Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
10 Fev 2026 | 16:57 |
Raphinha, capitão do Barcelona e antigo atleta do Sporting, voltou a deixar bem claro que não lhe caiu nada bem o facto de ter sido "esquecido", ora na gala da Bola de Ouro (organizada pela France Football), ora na dos The Best (realizada pela FIFA), e lançou uma "boca", nesta segunda-feira.
Raphinha: "É preciso ser amigo das pessoas que votam"
"Eu não devo nada a ninguém. Eu sei a temporada que fiz, e sei que foi muito injusto. No final, é algo que não controlamos. Fora do campo, não controlo nada. No final, é preciso ser amigo das pessoas que votam", afirmou, em entrevista à rádio espanhola Cadena SER, após ter recebido o prémio Toreski, atribuído pela mesma emissora.
O internacional brasileiro valoriza mais os prémios coletivos, mas não "esquece" a importância do reconhecimento individual. " Para mim, o que conta são os prémios coletivos, que foi por isso que vim para o clube, mas, se dissesse que os prémios individuais não são importantes, estaria a mentir", confessou.
Raphinha: "Sentimos como se fosse nossa casa"
Ao concluir, o extremo esquerdo agradece o tempo que vive em Barcelona. "É algo de muito especial poder receber este prémio, para mim e para a minha família. Sentimo-nos muito bem acolhidos nesta cidade, que sentimos como se fosse nossa casa. É muito especial para nós, apesar de levar pouco tempo aqui", completou.
Nesta temporada, com a camisola dos culés, Raphinha – avaliado em 80 milhões de euros – realizou 22 jogos: 14 na La Liga, cinco na Liga dos Campeões- competição que o Sporting tem dois novos jogadores em lista - dois na Supertaça Espanhola e um na Taça do Rei. Nos 1.408 minutos em que esteve em campo, o esquerdino marcou 13 golos e fez cinco assistências.
Antigo árbitro internacional espanhol analisou os principais lances da partida entre leões e dragões, em partida da 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic
10 Fev 2026 | 15:10 |
Iturralde González, antigo árbitro internacional espanhol, analisou os casos do clássico da 21.ª jornada da Liga Betclic entre Porto e Sporting, que terminou em empate a uma bola. O especialista concordou com a grande penalidade assinalada a favor do Sporting e ainda equaciona que Kiwior pudesse ser expulso.
"Mesmo que Kiwior tenha conseguido afastar a bola, é falta. Assim que o defesa do Porto cortou a bola, fez uma entrada com as travas da chuteira para cima, atingindo o tornozelo de Geny Catamo. Foi uma falta clara para cartão amarelo, porque foi uma falta grave sobre o avançado do Sporting. A questão aqui é se poderia mesmo ter sido cartão vermelho por jogo violento. Existe um equívoco comum no futebol, o de que se o jogador tocou na bola antes, não pode ser falta. Isso não é verdade", disse, quando questionado sobre se Luís Godinho tinha feito bem em não assinalar falta neste lance.
No que ao penálti tem respeito, por braço na bola de Francisco Moura após cruzamento de Iván Fresneda, Iturralde González não mostrou dúvidas: "É penálti claro. A mão de Francisco Moura está a apontar para baixo ainda antes do cruzamento e no momento em que Fresneda cruza, o defesa do Porto estende o braço, tocando na bola e intercetando o passe do jogador do Sporting dentro da área".
Outro dos lances polémicos na partida, com algumas queixas do Porto, trata-se de um lance na fase inicial do Clássico, entre Maxi Araújo e Pepê. O antigo árbitro deixa claro que o uruguaio não faz penálti: "Não há dúvidas aqui, é apenas uma disputa normal pela bola. Pepê corta para dentro e Maxi Araújo toca-lhe com as mãos, fazendo o jogador do Porto cair, mas não nos podemos esquecer que o futebol é um desporto de contacto e essa disputa faz simplesmente parte do jogo. São jogadas em que o avançado faz mais para cair do que propriamente o defesa para derrubá-lo".
Com este empate – o quinto em 36 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm agora 52 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (56) está no primeiro posto. Já o Benfica é terceiro com 49.
Informação está a ser avançada nesta terça-feira, dia 10 de fevereiro, com as intenções dos dragões a serem reveladas pela imprensa
10 Fev 2026 | 14:47 |
O Porto decidiu avançar com uma queixa contra Morten Hjulmand, na sequência de um lance ocorrido no encontro entre o Sporting e o AVS, a contar para a Taça de Portugal, que acabou por não ser sancionado pela equipa de arbitragem.
Segundo apurou o jornal Record, os dragões encontram-se a ultimar a recolha de meios de prova e, nesse sentido, já solicitaram à Federação Portuguesa de Futebol as imagens da bodycam do árbitro André Narciso, entendendo que essas imagens poderão ser esclarecedoras relativamente ao sucedido.
Em causa está um lance ocorrido já no prolongamento, ao minuto 115, numa altura em que o marcador registava um empate a dois golos. Na sequência de uma disputa de bola, o capitão do Sporting, após cair no relvado, terá atingido com a chuteira direita a cabeça do jogador argentino do AVS, Tiago Galletto.
Durante a transmissão televisiva da partida, assegurada pela RTP, o lance não foi alvo de repetições que permitissem analisar o movimento na totalidade, não se tendo verificado, igualmente, qualquer intervenção percetível por parte do VAR, Bruno Esteves.
O Porto entende que o contacto não foi fortuito, considerando que existiu uma agressão por parte de Morten Hjulmand, enquadrável como conduta violenta, que poderia ter colocado em causa a integridade física de Tiago Galletto.
Apesar de o AVS não ter apresentado qualquer reclamação relativamente ao lance, os dragões optaram por avançar com um recurso junto do Conselho de Disciplina da FPF, expondo o médio dinamarquês a uma eventual sanção disciplinar e adensando o clima de tensão entre as duas SAD, já marcado por várias queixas de parte a parte ao longo da presente temporada.
Recorde-se que, após o polémico clássico disputado esta segunda-feira (1-1), Porto e Sporting voltam a medir forças no dia 3 de março, em Alvalade, e novamente a 22 de abril, no Estádio do Dragão, em jogos a contar para as meias-finais da Taça de Portugal.
Confira o agradecimento do plantel aos adeptos no Dragão:
Internacional uruguaio foi titular pela turma de Rui Borges no Clássico da 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic e não ficou indiferente
10 Fev 2026 | 13:32 |
Horas depois do empate a uma bola entre o Porto e o Sporting, Maxi Araújo, que foi titular no Clássico disputado no Estádio do Dragão, recorreu às redes sociais para sublinhar o significado do encontro entre dragões e leões. Através de uma publicação na sua conta de Instagram, o lateral-esquerdo deixou uma mensagem virada para o que ainda falta jogar no campeonato.
"Lindo clássico! Não conseguimos o resultado desejado, mas lutámos até ao final e isso é o importante. Ainda falta muito campeonato e obrigado Sportinguistas pelo apoio de sempre", escreveu o internacional uruguaio, de 25 anos, nas suas redes sociais.
Nesta temporada ao serviço do Sporting, Maxi Araújo - avaliado em 22 milhões de euros - realizou 29 jogos: 17 na Liga Portugal Betclic, oito na UEFA Champions League, dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 2.227 minutos em que esteve em campo, o ala apontou cinco golos e fez três assistências.
Com este empate – o quinto em 36 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm agora 52 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (56) está no primeiro posto. Já o Benfica é terceiro com 49.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 15 de fevereiro, frente ao Famalicão. O encontro, a contar para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Hugo Oliveira, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.
Confira a publicação: