Futebol
Bomba! Depois de insatisfação do Sporting, craque ruma em direção à Itália
03 Fev 2026 | 10:54
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
03 Fev 2026 | 13:30 |
Iturralde González, antigo árbitro internacional espanhol, analisou os principais lances polémicos da 20.ª jornada da Liga Portugal Betclic, começando pelo encontro entre Sporting e Nacional (2-1), que gerou discussão num lance na área envolvendo Ousmane Diomande e os defesas Léo Santos e Zé Vítor.
Sobre essa situação, o ex-juiz considerou acertada a decisão da equipa de arbitragem, explicando: “Não vejo uma falta clara do defesa do Nacional. Léo Santos coloca o braço em volta do corpo do jogador do Sporting e, quando este sente o contato e percebe que não consegue alcançar a bola, cai. Para mim, não é penálti. O futebol tem um grande problema com simulações”.
Iturralde González comentou ainda o lance entre Hidemasa Morita e Matheus Dias na área leonina, afastando a existência de infração para grande penalidade e sublinhando a interpretação das regras sobre o contacto entre jogadores.
Na sua análise ao jornal Record, afirmou: “Não vejo o lance como suficiente para justificar um penálti. As regras dizem segurar, não agarrar. Pode-se segurar um jogador enquanto se disputa a bola, mas quando essa falta diminui a velocidade do adversário ou restringe os seus movimentos, então é penálti. Nesta jogada, vejo muito mais que é o jogador do Nacional a cair do que o jogador do Sporting a fazer uma falta, ou seja que impeça o adversário de avançar ou disputar a bola”.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 5 de fevereiro, frente ao AVS SAD. O encontro, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal, diante da turma liderada por João Henriques, jogar-se-á às 20h45, em Alvalade.
Segundo recente anúncio feito pela Federação Portuguesa de Futebol, já é conhecido o dia e hora da primeira mão das meias-finais da prova rainha
03 Fev 2026 | 13:14 |
A Federação Portuguesa de Futebol revelou, na última segunda-feira, a data e a hora da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, que envolverá o vencedor do Sporting - AVS, frente ao Porto. O encontro está agendado para o dia 3 de março, com apito inicial marcado para as 20h45.
O local do jogo dependerá do desfecho do encontro dos quartos de final ainda por disputar. Caso o Sporting siga em frente, a partida será realizada no Estádio José Alvalade; se for o AVS a garantir a qualificação, o duelo terá lugar na Vila das Aves. Em qualquer dos cenários, a partida contará com transmissão televisiva em sinal aberto, através da RTP, e também na Sport TV.
Esta definição surge numa fase em que a Taça de Portugal entra numa etapa decisiva. A outra meia-final da competição arranca já esta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, com o confronto entre Fafe e Torreense, marcado para as 20h15, deixando assim desenhada a primeira mão da eliminatória que antecede a final no Jamor.
De acordo com o planeamento divulgado pela FPF, as segundas mãos das meias-finais apenas serão disputadas no mês de abril, garantindo um intervalo significativo entre os dois encontros. A confirmação dos horários da Taça de Portugal foi feita no mesmo dia em que o organismo anunciou também as datas e horas relativas às 22.ª e 23.ª jornadas da Liga, clarificando o calendário competitivo das próximas semanas.
Recorde-se que o emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 5 de fevereiro, frente ao AVS. O encontro, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal, diante da turma liderada por João Henriques, jogar-se-á às 20h45, em Alvalade.
Influenciado pelo rendimento apresentado nas últimas semanas, dirigente máximo do clube decidiu avançar para a extensão do vínculo do extremo
03 Fev 2026 | 12:45 |
O Olympiakos chegou a acordo com Gelson Martins para a renovação de contrato, assegurando, assim, a permanência do extremo português no clube do Pireu. Em sentido inverso, o médio turco Yusuf Yazici prepara-se para deixar a equipa, com o campeonato francês a ser o destino mais provável.
O vínculo anterior do internacional luso, de 30 anos, terminava no próximo verão, mas continha uma opção de prolongamento que o clube grego decidiu agora acionar, garantindo a continuidade do antigo jogador do Clube de Alvalade - que definiu valor de saída de Hjulmand.
Recorde-se que Gelson Martins chegou ao Olympiakos em janeiro de 2024, numa transferência que custou três milhões de euros aos cofres do clube, pagos ao Mónaco. Desde então, o extremo somou 76 jogos, nos quais marcou 13 golos e fez 13 assistências.
Por sua vez, Yusuf Yazici parece estar a viver os últimos dias no clube. O médio ofensivo turco está muito perto rumar à liga francesa. Na presente temporada, Yazici participou em 20 encontros em todas as competições nacionais, contribuindo com seis golos e outras tantas assistências.
Nesta temporada com a camisola do Olympiakos, Gelson Martins - avaliado em 2,5 milhões de euros - marcou presença em 22 encontros: 14 na Liga Grega, sete na UEFA Champions League e um na Taça da Grécia. Em 1.401 minutos disputados, o extremo português aponta 4 golos marcados.
Janela de transferências desde inverno fechou na última segunda-feira, dia 2 de fevereiro, e sabem-se agora novos pormenores de cada dossiê
03 Fev 2026 | 12:37 |
O Atlético de Madrid manifestou intenção de reforçar o plantel com a contratação de Morten Hjulmand ao Sporting, mas Frederico Varandas rejeitou de imediato essa possibilidade, tendo em conta a importância do médio dinamarquês na equipa e os compromissos que os leões ainda têm pela frente nesta temporada, revela o jornal O Jogo.
É também conhecido que Hjulmand ambiciona dar um novo rumo à carreira, procurando atuar numa liga mais competitiva e representar um clube com maior capacidade financeira do que o Sporting, o que lhe permitiria, igualmente, garantir um contrato superior ao atual - cenário que se enquadraria nos colchoneros. Este contexto esteve na origem da sua ausência no encontro frente ao Nacional, na última jornada do campeonato.
No verão passado, o internacional dinamarquês foi alvo de interesse de vários clubes europeus, mas acabou por permanecer em Alvalade depois de um entendimento com Frederico Varandas. Ficou então acordado que Hjulmand continuaria a liderar o meio-campo leonino até ao final da presente época, sendo a sua situação reavaliada no próximo defeso.
O jogador tem contrato com o Sporting até 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros. Ainda assim, o Presidente do Clube estará disponível para negociar uma eventual saída por valores a rondar os 40 milhões de euros, montante que o Atlético de Madrid poderia, em teoria, alcançar.
Sem margem para assegurar a contratação de Hjulmand, o clube espanhol direcionou as atenções para Rodrigo Mendoza, médio de 20 anos do Elche, uma das revelações da LaLiga. Os colchoneros pagaram 16 milhões de euros pelo jogador, naquela que se tornou a principal operação do mercado interno em Espanha.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand – avaliado em 50 milhões de euros – participou em 28 partidas: 17 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, duas na Taça de Portugal, uma na Taça da Liga e outra na Supertaça. Nos 2.522 minutos em que esteve em campo, o capitão dos leões marcou dois golos e fez três assistências.