Futebol
Farioli responde a Sporting e Varandas após declarações de Villas-Boas (vídeo)
03 Abr 2026 | 13:52
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
04 Mar 2026 | 13:21 |
Iturralde González, antigo árbitro internacional espanhol, analisou os principais lances polémicos do Clássico entre Sporting e Porto, relativo à primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, e voltou a apontar um dos problemas que considera mais graves no futebol atual: as simulações.
Na sua análise ao encontro disputado em Alvalade, realizada ao jornal Record, o antigo juiz espanhol destacou que muitos dos momentos polémicos acabam por nascer de comportamentos dos próprios jogadores, que procuram exagerar ou provocar faltas para influenciar a decisão da equipa de arbitragem, sobretudo no que diz respeito à falta de que o Porto se queixa.
No que ao lance que daria o segundo amarelo e consequente vermelho a Alberto Costa, por infração sobre Geny Catamo, o especialista não teve dúvidas: "Amarelo claríssimo. Quer seja pela falta em si, porque faz um carrinho no relvado, derrubando o Geny Catamo ou simplesmente porque trava um ataque prometedor, de onde poderia sair um cruzamento. Qualquer uma delas poderia ser razão para amarelo. Não chega a cortar a bola e o que faz é acertar no jogador quando ele ia em direção à área. Ficou, claramente, um amarelo por mostrar".
Logo de seguida, sobre o lance de grande penalidade que decidiu o jogo - em que Morten Hjulmand foi derrubado por Fofana na área do Porto -, Iturralde González acaba por concordar com a decisão de Cláudio Pereira: "Este é diferente, é muito mais penálti. São o tipo de ações que o jogador não quer fazer. O Fofana vai a rematar a bola, mas o Hjulmand adianta-se e acaba por acertar no médio do Sporting, quase na coxa. É uma jogada imprudente do jogador do Porto que queria ter chegado primeiro à bola, mas não conseguiu".
Antes de terminar, o antigo árbitro internacional 'desfaz' as queixas do Porto, que reclama uma falta de Maxi Araújo sobre Pepê, mas que Cláudio Pereira apitou simulação: "O árbitro esteve muito bem, não é falta. É verdade que o Maxi Araújo coloca um pouco as mãos nas costas do Pepê, mas ele sente o contacto e deixa-se cair. Estamos a falar outra vez de simulações... Não é possível que de 50 árbitros, em Portugal, Itália, Espanha, Alemanha, neste tipo de jogadas, quando o defesa está a proteger a bola, sente um ligeiro contacto, e se deixa cair, que só um apitem. Faz parecer que esse árbitro é que está errado, mas é o que está certo. Não há falta alguma, mas os jogadores já sabem disso, que 90% deles teriam apitado a favor da equipa que defende. No entanto, não podem deixar isto ser uma espécie de Robin dos Bosques, têm de o fazer todos e acabar com a simulação".
Verdes e brancos regressaram ao ativo após a pausa para compromissos internacionais e venceram os açorianos no Estádio José Alvalade
03 Abr 2026 | 22:31 |
O Sporting venceu o Santa Clara, por 4-2, esta sexta-feira, dia 2 de abril, em jogo a contar para a 28.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Depois do 'passeio' em Alverca antes da pausa para compromissos internacionais, os leões voltaram ao ativo com mais três pontos no bolso.
A jogar no Estádio José Alvalade, os comandados de Rui Borges não podiam ter tido pior forma. Aos três minutos, Klismahn colocou os açorianos na frente. Os leões ainda demoraram a reagir, empatando a partida aos 22’ de grande penalidade, convertida por Pote. A partir daqui, só deu Sporting: Daniel Bragança colocou a equipa leonina na frente aos 39’ e Francisco Trincão aumentou a vantagem (42’).
Na segunda parte, os verdes e brancos começaram a gerir o resultado e o jogo tornou-se muito mais morno. O Santa Clara ainda viu um golo anulado a Gonçalo Paciência aos 83’, mas conseguiu mesmo reduzir para o Santa Clara aos 89’. Rafael Nel acalmou os ânimos em Alvalade ao marcar aos 90’+4.
Com esta vitória – a 33.ª em 45 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm agora 68 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (72) está no primeiro posto (mais um jogo). Já o Benfica é terceiro com 65, mas também mais uma partida disputada.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 7 de abril, frente ao Arsenal. O encontro, a contar para primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, diante da turma orientada por Mikel Arteta, jogar-se-á no Estádio José Alvalade, pelas 20h00.
Pedro Gonçalves (1-1)
Daniel Bragança (2-1)
Francisco Trincão (3-1)
Rafael Nel (4-2)
Peça-chave para o xadrez de Rui Borges no Clube de Alvalade deixou claro que considera que os leões continuam na luta pelo título de campeão
03 Abr 2026 | 17:41 |
Geny Catamo acredita que o Sporting ainda está plenamente na luta pelo título e considera que a classificação atual não reflete a qualidade do plantel. Além de ter deixado um aviso ao Arsenal, o extremo mostrou confiança na capacidade dos leões para ultrapassar o líder e apontou à conquista do tricampeonato.
Geny Catamo: "Estamos numa posição que não merecemos"
“A equipa está sempre motivada. Temos noção de que a última fase do campeonato é a mais difícil porque há equipas a lutar pela permanência e outras pelo campeonato. Estamos numa posição que não merecemos e sabemos isso porque o nosso potencial é muito elevado. Acreditamos que o campeonato ainda não acabou e que vamos conseguir dar a volta”, afirmou o internacional moçambicano em entrevista ao jornal do Clube de Alvalade.
Geny Catamo: "Vamos ter um mês decisivo e temos de nos preparar fisicamente e psicologicamente"
O 'camisola 10' destacou ainda a importância do mês de abril, período em que o Sporting decide o futuro nas três competições. “O grupo continua focado, vamos ter um mês decisivo e temos de nos preparar fisicamente e psicologicamente. Temos noção do potencial do grupo. Sabemos que é possível ter bons resultados nos jogos que vamos ter, mas não vai ser fácil”, disse, deixando também um apelo aos adeptos: “Que continuem a puxar por nós. Precisamos da energia deles.”
A viver a melhor época da carreira, com oito golos e quatro assistências, Geny Catamo mostrou-se orgulhoso pela evolução e recordou um momento marcante: o bis frente ao Benfica em 2023/24. “É sempre especial jogar contra grandes equipas. Não imaginava marcar dois golos e dar a vitória ao Sporting. Não consigo explicar bem o primeiro golo, que foi logo no primeiro minuto. O segundo foi no final... senti-me um leão feroz”, recordou.
O internacional moçambicano falou ainda do percurso até se afirmar em Alvalade, após empréstimos e uma fase difícil no Marítimo. “Tive algum azar com as lesões. Passei quase a época inteira com queixas, mas o Marítimo ajudou-me a nível psicológico, tal como o Sporting. Aconselharam-me a trazer a minha mulher para Portugal e, a partir de aí, tudo mudou. Marquei logo golo e consegui terminar vários jogos”, concluiu.
Informação do interesse do emblema que atua na Serie A veio a público nesta sexta-feira, 3 de abril, e promete mexer com as ambições dos leões
03 Abr 2026 | 16:34 |
Concorrência por Sergio Arribas: depois do já conhecido braço de ferro entre Sporting e Real Madrid, agora também a Roma parece estar interessada na contratação do extremo que atua ao serviço do Almería e que tem estado em destaque na presente temporada.
Segundo a informação revelada por Gianluca Di Marzio, o emblema da Serie A tem o nome do espanhol na sua lista para poder colmatar a eventual saída de Paulo Dybala no próximo mercado de transferências, ainda que não existem mais detalhes.
Vale lembrar que o Sporting tem acompanhado atentamente a evolução do jogador e vê com bons olhos uma possível contratação no verão. No entanto, o Real Madrid continua ligado ao atleta, uma vez que mantém 50% dos seus direitos económicos, podendo beneficiar financeiramente de uma eventual transferência.
O Almería, por sua vez, não pretende facilitar a saída do jogador. Com contrato válido até 2029 e uma cláusula de rescisão fixada nos 40 milhões de euros, o clube espanhol aponta para valores elevados numa possível negociação, sendo pouco provável que aceite propostas inferiores a 25 milhões.
Esta temporada, ao serviço do Almería, Sergio Arribas – avaliado em 15 milhões de euros – leva 34 encontros disputados: 33 na segunda divisão espanhola e um na Taça do Rei. Ao todo, nos 2.734 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, marcou 20 golos e fez seis assistências.