Futebol
Marco Silva reage à saída de Rui Borges do Sporting: "Apenas mando..."
03 Nov 2026 | 10:18
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
03 Jun 2026 | 16:26 | Por Redação
Debatendo o futuro do Sporting - que persegue um central inglês - , André Pinotes Batista acredita que, com base na recente temporada, o Clube tem de continuar a "marchar", começando com mercado de verão não "desbaratado". Contudo, o conhecido adepto verde e branco deixa votos de confiança a Rui Borges e Frederico Varandas.
A. Pinotes Batista: "Ter ativos cobiçados não implica a venda do onze ao desbarato"
"O Sporting tem vários jogadores com mercado. Coisa bem diferente de os ter colocado no mercado. Algumas saídas serão inevitáveis e outras entradas desejáveis, porém, sejamos claros: ter ativos cobiçados não implica a venda do onze ao desbarato", escreveu no seu mais recente texto de opinião, publicado no jornal Record.
Dessa mesma forma, o comentador afeto aos leões frisou: "Os atletas têm contratos, a SAD saúde financeira e a direção a possibilidade de usar as almofadas que construiu para tornar o nosso futebol ainda mais competitivo e resiliente.".
A. Pinotes Batista: "Quem quer competir em todas as frentes tem de somar ao talento em germinação, jogadores feitos, maduros e capazes de impactar logo à chegada"
O deputado reconhece que o esforço por parte do Clube terá de continuar. "O modelo que trouxe o Sporting ao atual patamar merece loas, todavia, o final da época transata revelou algumas dores, próprias do crescimento. Quem quer competir em todas as frentes tem de somar ao talento em germinação, jogadores feitos, maduros e capazes de impactar logo à chegada", destacou, de seguida 'protegendo' o futuro com Rui Borges.
"Parece ser este o rumo da marcha. Não trocar processo por impulso, mas evoluir dentro dele. E, para tal desígnios, Rui Borges não pode ser aprisionado na fatiota de treinador a prazo. Sendo ele o escolhido para a reconstrução, é digno de confiança, margem e proteção.".
A. Pinotes Batista: "Frederico Varandas tem títulos, legitimidade e autoridade moral para operar esta passagem"
Relativamente à capacidade de liderança por parte da direção do Sporting, o conhecido adepto verde e branco acredita que o presidente leonino seja competente. "Frederico Varandas tem títulos, legitimidade e autoridade moral para operar esta passagem. Cometerá um erro crasso se, por ser conhecedor das virtudes do caminho, não entender a necessidade imperiosa de o explicar, mobilizando, com o seu plano, uma massa adepta grata, porém ferida no seu orgulho", concluiu.
Pessoa muito próxima de técnico quebrou o silêncio para traçar o perfil daquele que será o novo elemento do Clube de Alvalade, substituindo Rui Borges
03 Nov 2026 | 11:49 | Por Redação
Rui Teixeira, também conhecido por Teixeirinha, jogou junto com Paulo Fonseca no Barreirense e tornaram-se amigos para a vida. O antigo jogador falou da personalidade do novo treinador do Sporting e divulgou que o técnico não fica nada agradado com injustiças.
R. Teixeira: "Não gosta de ver injustiças"
"Diz que é uma pessoa excecional, que tem um coração enorme e que não gosta de ver injustiças. O Paulo está sempre disponível para ajudar, é próprio dele e fá-lo com todo o gosto", disse, em entrevista exclusiva ao jornal Record.
Sportinguista confesso, o funcionário da Câmara Municipal do Barreiro reconhece ser também esse clube de infância de Paulo Fonseca. "Naturalmente que, depois, com o evoluir da sua carreira, foi agregando outras simpatias, como o Barreirense, onde jogou diversos anos, e o próprio E. Amadora, onde terminou a carreira, como jogador, e iniciou outra, como treinador dos juniores", justificou.
R. Teixeira: "Excelente trabalho no Lyon"
Rui Teixeira elogiou o desempenho do técnico no Lyon. "Excelente trabalho, fazendo o aproveitamento de jovens jogadores como Afonso Moreira ou Endrick, entre outros formados no clube. Levou o Lyon à pré-eliminatória da Champions League, ficando a escassa distância da qualificação direta, e tendo de vender alguns dos seus melhores jogadores. O Lyon está obrigado a vender e, depois das inúmeras saídas no verão, já se começava a falar de novas vendas em janeiro", relatou.
O amigo de Paulo Fonseca revelou ainda um motivo para a mudança do técnico para o Sporting. "Acredito que o motivo da sua saída esteja relacionado com a necessidade de o Lyon vender os seus melhores jogadores. Já se falava da saída de mais três ou quatro elementos em janeiro. Isso conjugado com o interesse do Sporting terá pesado na sua decisão de regressar a Portugal", salientou.
Comentador televisivo falou da saída do técnico de Mirandela do Clube de Alvalade e não teve papas na língua para disparar contra Frederico Varandas
03 Nov 2026 | 11:32 | Por Redação
A saída de Rui Borges do comando técnico do Sporting continua a motivar várias reações no universo desportivo pela sua complexidade. Vítor Pinto revelou que Paulo Fonseca nunca ligou ao técnico mirandelense e o Clube leonino já anda há procura de um novo treinador desde meados de outubro.
V. Pinto: "Paulo Fonseca nunca contactou Rui Borges"
"Paulo Fonseca nunca contactou Rui Borges, nem por chamada telefónica, nem por mensagem. Portanto, nunca houve um contacto entre os treinadores. O Sporting está ativamente à procura de treinador há três semanas", disse, no canal NOW.
De seguida, o comentador começou a disparar contra Frederico Varandas. "Sabem o que é grave? Sabendo que o Sporting está há três semanas à procura de treinador, vamos descobrir que o princípio do fim de Rui Borges foi o empate com o Arouca. Dias depois, Frederico Varandas veio dizer que nunca ia despedir um treinador ao fim de sete jogos", falou.
V. Pinto: "Só faltou encomendarem o lanchinho"
Vítor Pinto continuou a criticar o presidente leonino e utilizou uma expressão curiosa. "Neste domingo, o treinador que ia ser despedido esteve reunido ao mesmo tempo que o seu sucessor (Paulo Fonseca) estava a jogar. Só faltou encomendarem o lanchinho e assistirem ao jogo dele. Isto é inacreditável", disparou.
Rui Borges chegou a Alvalade em dezembro de 2024, depois da saída de João Pereira, que tinha sucedido a Ruben Amorim. Na primeira temporada ao serviço dos leões, o treinador conquistou um Campeonato Nacional e uma Taça de Portugal, deixando dois títulos no seu percurso pelo Clube.
Extremo australiano tem vindo a ganhar maior protagonismo no decorrer das últimas semanas ao serviço dos leões e novidade vem acalmar ânimos
03 Nov 2026 | 11:18 | Por Maria Pinto Jorge
O Sporting recebeu uma boa notícia relativamente a Nestory Irankunda. O extremo australiano já não vai desfalcar os verdes e brancos entre janeiro e fevereiro de 2027, depois de a Confederação Asiática de Futebol ter decidido adiar a Taça Asiática por quase um ano devido ao conflito no Médio Oriente e às preocupações de segurança na Arábia Saudita.
A competição estava inicialmente agendada para decorrer entre 7 de janeiro e 5 de fevereiro de 2027, período durante o qual Irankunda poderia ficar afastado das opções do Sporting caso fosse convocado pela Austrália. As novas datas apontam agora para um início a 23 de dezembro de 2027 e final a 21 de janeiro de 2028, estando ainda dependentes de aprovação da FIFA.
O adiamento acaba por ser particularmente positivo para o Sporting, que deixa de correr o risco de perder uma das soluções para as alas numa fase importante da temporada. Irankunda é presença habitual nas escolhas da seleção australiana e, mantendo-se o calendário anterior, seria um dos principais candidatos a integrar a convocatória para o torneio.
A decisão da AFC coloca assim um ponto final na incerteza que se arrastava há vários meses. Apesar de os responsáveis sauditas terem divulgado recentemente os horários e o calendário definitivo da competição, os recentes ataques na Arábia Saudita e as preocupações em torno da segurança acabaram por levar ao adiamento.
O torneio continuará previsto para contar com 24 seleções e terá jogos em oito estádios distribuídos por Riade, Jidá e Khobar. Para o Sporting, a principal consequência é imediata: Irankunda ficará, à partida, disponível no arranque de 2027, evitando uma ausência prolongada numa altura em que o australiano tem ganho cada vez mais espaço na equipa leonina.