Futebol
Jornalista d' A Bola sobre Rui Borges: "Nunca foi visto no Sporting como um projeto de futuro"
03 Nov 2026 | 13:27
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
03 Nov 2026 | 19:36 | Por Maria Pinto Jorge
O Sporting venceu o Shakhtar Donetsk, por 1-0, nesta terça-feira, no primeiro encontro sem Rui Borges. Em partida válida para a quarta jornada da Liga dos Campeões, Tiago Fernandes fez várias mudanças e conseguiu arrancar a vitória frente aos ucranianos.
A jogar em Stamford Bridge, disputou-se uma primeira parte intensa, muito dividida e marcada por vários duelos físicos. As duas equipas procuraram ter bola, embora os ucranianos tenham conseguido maior controlo da posse, sem que daí resultassem muitas ocasiões claras. A melhor oportunidade pertenceu mesmo ao Shakhtar e foi flagrante: após um excelente cruzamento de Nazaryna, Kauã Elias apareceu praticamente com a baliza aberta, mas atirou escandalosamente por cima, desperdiçando a grande chance dos primeiros 45 minutos.
No regresso dos balneários, o Clube de Alvalade procurou o golo e acabou por se colocar em vantagem aos 59 minutos: Issa Doumbia aproveitou o desvio para colocar a bola dentro da baliza e os leões na frente. Depois disso, ambas as equipas se queixaram de grandes penalidades - mas o árbitro mandou seguir -, e os últimos 15 minutos foram de verdadeiro sufoco para o Sporting: o Shakhtar foi pressionando e encostando a equipa leonina às cordas, mas o resultado acabou por se manter.
Com esta vitória - a décima em 15 jogos na presente temporada - os verdes e brancos somam 9 pontos na prova milionária, sendo este o terceiro triunfo da turma leonina nesta edição da Champions League, após Galatasaray (3-1) e Lens (2-0), não somando pontos apenas diante do LASK Linz (2-1).
O emblema leonino volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 7 de novembro, frente ao Moreirense. O encontro, a contar para a 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma de Vasco Botelho da Costa, jogar-se-á às 20h30, no Estádio José Alvalade.
Avançado internacional grego teceu a sua opinião sobre o fim de ligação entre o técnico de Mirandela e o Clube de Alvalade
03 Nov 2026 | 17:31 | Por Redação
Fotis Ioannidis falou antes do jogo entre o Shakhtar Donetsk e o Sporting, da quarta jornada da fase de liga da Champions League. Entre os temas, o avançado grego foi questionado sobre a saída de Rui Borges e a chegada de Paulo Fonseca e diz que é o "futebol".
Fotis Ioannidis: "É duro, mas é futebol e parte dele"
"Saída de Rui Borges? É duro, mas é futebol e parte dele. Estamos focados no jogo, falta apenas uma hora. Paulo Fonseca? Vamos ficar com o jogo, amanhã veremos o treinador", disse, em declarações exclusivas ao canal da SportTV.
Acerca do jogo em si, o helénico espera muitas dificuldades. "Jogo muito difícil. Sabemos que temos um adversário de peso. Estamos preparados para esta noite", falou, antevendo dificuldades criadas pela equipa orientada por Arda Turan.
Fotis Ioannidis: "Gostamos um do outro e de jogar juntos"
Ioannidis acabou de confirmar a sua titularidade ao lado de Luis Suárez - que esteve "ameaçado". "Ambos começamos (Suárez e Ioannidis). Gostamos um do outro e de jogar juntos. A equipa é forte, podemos pressionar juntos, criar espaços. Vamos ver como tudo se desenrola", finalizou.
Ainda com Tiago Fernandes no banco, o Sporting entra em campo esta terça-feira, dia 3 de novembro, frente ao Shakhtar Donetsk. O encontro, a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões, diante dos ucranianos, tem início pelas 17h45, em Stamford Bridge.
Mudança no comando técnico do Clube de Alvalade volta a colocar em cima da mesa um cenário que já teve desfechos históricos
03 Nov 2026 | 17:18 | Por Redação
A saída de Rui Borges e a chegada iminente de Paulo Fonseca colocam o Sporting perante um dos desafios mais exigentes do futebol: assumir o comando de uma equipa com a temporada em andamento e manter a ambição de conquistar títulos. O novo treinador terá pouco tempo para implementar as suas ideias e dar continuidade aos objetivos definidos em Alvalade.
Ainda assim, a história do futebol demonstra que chegar a meio de uma época não significa estar condenado ao insucesso. O próprio Rui Borges é um exemplo recente: assumiu o Sporting em dezembro de 2024, sucedendo a João Pereira, e terminou a temporada de 2024/25 com a conquista do campeonato nacional.
Outro caso marcante na história leonina é o de Augusto Inácio. O antigo treinador chegou ao Clube em 1999/2000 e conduziu os verdes e brancos à conquista da Liga portuguesa, colocando fim a um jejum de 18 anos sem títulos de campeão.
Mas os exemplos não se ficam por aí. Fernando Vaz, em 1969/70, Joseph Szabo, em 1953/54, e Juca, em 1961/62, também fazem parte da lista de treinadores que conseguiram conquistar o campeonato pelo Sporting depois de assumirem a equipa durante a temporada.
É neste enquadramento histórico que Paulo Fonseca se prepara para assumir os leões. O técnico português terá pela frente a responsabilidade de dar uma nova dinâmica à equipa e lutar pelos objetivos ainda em aberto, estando o Sporting a nove pontos do Porto.
Leões receberam comitiva da organização no seu reduto, numa inspeção que se enquadra no processo de preparação de um grande evento internacional
03 Nov 2026 | 17:11 | Por Redação
O Estádio José Alvalade recebeu esta segunda-feira uma visita técnica da FIFA, que foi ao recinto do Sporting avaliar as condições da infraestrutura. A inspeção foi realizada no âmbito da candidatura conjunta de Portugal, Espanha e Marrocos para organizar o Mundial 2030.
Os representantes do organismo que rege o futebol mundial estiveram acompanhados por Rui Caeiro, secretário geral da FPF, enquanto André Bernardo, vice-presidente do Sporting, serviu de anfitrião, mostrando todos os melhoramentos no recinto e que "impressionaram a FIFA", segundo a FPF.
De resto, durante esta terça, realizaram-se também visitas a unidades hoteleiras e a instalações que poderão servir de centros de treino durante o torneio, nomeadamente a Academia Cristiano Ronaldo - onde Rui Borges já não treina mais - , o Estádio Nacional do Jamor, o Estádio do Restelo, o Estádio do Real SC e o Estádio Pina Manique.
Gonçalo Reis, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, acredita que a cidade está preparada para receber a prova daqui a quatro anos. "O Mundial 2030 será um grande desafio, mas sabemos fazer isto. Lisboa tem demonstrado, ao longo das últimas décadas, uma grande capacidade para organizar e entregar grandes eventos", sublinhou.
António Laranjo, diretor e coordenador da equipa da FPF responsável pela preparação do Mundial 2030, destacou a importância do reconhecimento, vindo da FIFA, do trabalho que tem sido desenvolvido e do alinhamento existente entre as várias entidades envolvidas. "O papel da Federação é exatamente esse. Ser a cola entre todos, fazer com que falemos todos à mesma voz", falou.
Jornalista d' A Bola sobre Rui Borges: "Nunca foi visto no Sporting como um projeto de futuro"
03 Nov 2026 | 13:27
Ex dirigente do Sporting deseja que Paulo Fonseca não seja "mal tratado" como foi Rui Borges
03 Nov 2026 | 13:06
Negócio fechado! Paulo Fonseca prepara-se para assinar com Sporting já de viagem marcada
03 Nov 2026 | 16:20