Futebol
Habitual titular do Sporting confessa desejo: "Quero jogar em Espanha"
29 Out 2025 | 13:55
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
29 Out 2025 | 15:26 |
João Couto explicou a razão pela qual Salvador Blopa abandonou a posição de ponta-de-lança, para passar a jogar nas alas. O jornal Record falou com vários elementos do staff da Academia do Sporting, que viram o jovem jogador crescer, depois do bis na estreia de leão ao peito, frente ao Alverca, nos quartos-de-final da Taça da Liga.
João Lourenço, técnico na Academia, trabalhou com Salvador Blopa e contou algumas histórias: "Não teve um contexto fácil mas sempre mostrou determinação, humildade e capacidade de trabalho. Para dar um exemplo participámos em França num torneio de sub-10, o 'Europoussins', onde ficámos numa vivenda onde os miúdos já tinham as suas responsabilidades como fazer a própria cama. O Blopa não só fazia tudo o que lhe pediam como logo em criança perguntava se podia pôr a mesa ou fazer mais coisas. Sempre foi uma pessoa humilde e educada dentro dos valores corretos".
"Estava em 1.º lugar na lista de talentos dos jovens que deviam transitar do Pólo EUL para Academia... foi uma excelente fornada onde também estava o Gabriel Silva, por exemplo. Em relação ao Salvador ainda não tinha dado o salto pubertário - período de aceleração rápida do crescimento - e isso só o tornava mais prometedor como se veio a verificar", explicou, de seguida, João Couto, antigo coordenador da Academia verde e branca.
João Lourenço falou, depois, da versatilidade do jogador, complementado, de seguida, por João Couto: "Nos sub-10 e sub-11 ainda não definimos as posições e ele ia jogando a avançado e médio-ofensivo pelas características técnicas. Só mais tarde, já nos sub-15, passou para extremo. Faz parte do processo de formação experimentar diferentes posições. Na ala mostrou ser um atleta capaz de fazer todo o corredor".
"Começou por ser identificado como avançado pela velocidade e resistência e era um ponta-de-lança dinâmico mas nunca poderia jogar fixo pois assim não seria possível explorar a sua velocidade. Tem a facilidade de rematar com os dois pés - qualidade inata que foi aperfeiçoando - e sentimos que seria melhor jogar de trás para a frente por isso começou a jogar a lateral. Acima de tudo tinha que jogar, só precisávamos de acertar a posição", rematou o antigo coordenador da Academia do Sporting.
Jovem jogador, que está no Clube de Alvalade a título de empréstimo, conseguiu chegar aos melhores números do seu (ainda) curto percurso profissional
29 Out 2025 | 15:06 |
Geovany Quenda superou o seu recorde de golos numa temporada, no Sporting - Alverca da última terça-feira, dia 28 de outubro. O jogador formado na Academia verde e branca cumpre a segunda temporada na equipa principal dos leões, e, ao terceiro mês de competição, já bateu um recorde pessoal.
Começar por destacar que Geovany Quenda cumpriu o seu primeiro ao serviço da equipa principal do Sporting. O jovem jogador nunca tinha apontado dois golos na mesma partida enquanto sénior, marca que alcançou na partida frente ao Alverca, para os quartos-de-final da Taça da Liga.
Com esse recorde, chegou outro: Geovany Quenda fixou um novo máximo de golos apontados numa temporada, com os quatro que já apontou esta época. No ano passado, quando se estreou pela equipa principal dos leões, conseguiu um registo de três tentos, número que ultrapassa agora, numa altura em que o ano desportivo vai, apenas, no fim de outubro.
Também foi a primeira vez na carreira de Geovany Quenda em que o jovem extremo dos leões marcou em dois jogos consecutivos. O camisola 7 de Alvalade tinha fechado a goleada frente ao Tondela, no último encontro dos verdes e brancos para o campeonato, e deu seguimento com o bis frente ao Alverca. O primeiro da temporada tinha sido na vitória frente ao Kairat Almaty, por 4-1, para a Liga dos Campeões.
Geovany Quenda tem, agora, sete golos ao serviço da equipa principal do Sporting, em 69 partidas disputadas, sendo que a relação com as balizas contrárias parece ter melhorado em relação à última temporada. Relembre-se que o jogador está em Alvalade a título de empréstimo, uma vez que já foi comprado pelo Chelsea, no decorrer da última época, por valores a rondar os 50 milhões de euros.
Clube de Alvalade defrontou, na passada terça-feira, dia 29 de outubro, o conjunto do Alverca, numa partida que terminou com goleada por 5-1
29 Out 2025 | 14:50 |
Flávio Gonçalves mostrou-se muito contente, depois da sua estreia ao serviço da equipa principal do Sporting. O jovem jogador, que atua no conjunto B dos leões, foi uma das muitas caras novas lançadas por Rui Borges na partida dos quartos-de-final da Taça da Liga, frente ao Alverca.
O jovem jogador da formação do Sporting não escondeu a sua felicidade depois do término do encontro. Flávio Gonçalves fez uso das suas redes sociais para partilhar algumas imagens do jogo contra ao Alverca, nas quais deixou uma descrição sentida sobre a sua estreia em Alvalade, ainda que com um aviso para o futuro.
"Trabalhei ao longo de anos para poder cumprir o sonho de um dia jogar em Alvalade. Obrigado a todos os que me ajudaram para que este dia pudesse chegar. Feliz pela estreia e feliz pela vitória, mas consciente de que o caminho é longo. Vamos por mais Sporting", escreveu Flávio Gonçalves.
O jogo frente ao Alverca acabou por ser especial para o Sporting, com destaque para a formação verde e branca. Geovany Quenda apontou dois golos, sendo que o grande destaque foi Salvador Blopa, que também bisou, na sua estreia - ultrapassando Peyroteo. Flávio Gonçalves foi outra das figuras do encontro: foi lançado aos 62', e aproveitou para fazer uma assistência para o quarto tento dos leões.
Flávio Gonçalves, relembre-se, vem sendo uma das principais figuras do Sporting B, equipa que neste momento lidera a tabela classificativa na Liga 2. O jovem já disputou um total de 12 jogos esta época, divididos entre essa campanha na segunda divisão, a UEFA Youth League, e agora a Taça da Liga. Ao todos, leva já seis golos e duas assistências, em 609 minutos que somou em campo esta temporada.
Jogador formado nas camadas jovens do Clube de Alvalade foi lançado por Rui Borges, no encontro da Taça da Liga, e brilhou de verde e branco
29 Out 2025 | 14:23 |
Salvador Blopa tornou-se no jogador mais novo de sempre a bisar pelo Sporting no jogo de estreia, ultrapassando a lenda verde e branca, Peyroteo. Os leões disputaram os quartos-de-final da Taça da Liga, frente ao Alverca, e Rui Borges lançou o jovem a titular.
A partida terminou com goleada verde e branca: 5-1 no marcador, e apuramento confirmado para a final four da Taça da Liga, numa noite de recordes: Salvador Blopa tornou-se no primeiro jogador formado no Sporting a bisar no jogo de estreia, desde que se disputa o Campeonato Nacional de Juniores (1938/39).
Para além desse dado, Salvador Blopa ultrapassou um nome mítico do Sporting: tornou-se no mais jovem de sempre a bisar de leão ao peito, com 18 anos e cinco meses. Atrás de si está, agora, Peyroteo, que detinha o recorde, quando marcou dois golos com 19 anos e sete meses de idade.
Salvador Blopa, relembre-se, apontou o segundo golo do Sporting, na partida frente ao Alverca. O jovem, que começou a titular na ala esquerda dos leões, aproveitou um grande trabalho de Fotis Ioannidis aos 30 minutos de jogo para atirar a vantagem verde e branca para 2-0.
Já na segunda parte, aos 70 minutos, o jovem voltou a brilhar. Desta feita foi Geovany Quenda a servir Salvador Blopa, que atirou a contar para fazer o 4-0 a favor do Sporting. O jovem jogador cumpriu, assim, o bis, no jogo de estreia pela equipa principal verde e branca, logo no Estádio de Alvalade.