Futebol Formação
Oficial! Lateral que jogou 5 anos no Benfica chega a acordo com o Sporting: "Estou muito feliz"
24 Jul 2026 | 15:36
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
11 Jun 2026 | 09:14 |
O Sporting reagiu às notícias que davam conta de uma alegada revolução na Academia Cristiano Ronaldo e garantiu estar totalmente confiante no trabalho desenvolvido na formação leonina. Em comunicado, os verdes e brancos reforçaram a confiança na estrutura, nos profissionais e no projeto que tem vindo a ser implementado nos últimos anos.
No texto divulgado pelos leões, o Clube destaca os resultados alcançados pela Academia, sublinhando o papel que Alcochete continua a desempenhar no desenvolvimento de talentos para a equipa principal. O Sporting lembra que mais de 80 jogadores formados no Clube chegaram à equipa principal, sendo que 43 dessas estreias aconteceram durante os mandatos de Frederico Varandas.
A Direção leonina faz ainda questão de destacar o impacto financeiro da formação. Segundo o comunicado, a Academia Cristiano Ronaldo gerou mais de 350 milhões de euros em receitas, com Dário Essugo e Geovany Quenda a representarem, apenas no último ano, um encaixe superior a 70 milhões de euros para os cofres do Clube.
A tomada de posição surge no mesmo dia em que o jornal Record noticiou uma alegada "razia" na formação do Sporting. Entre as saídas apontadas estavam Paulo Gomes, diretor da Academia, além dos treinadores dos sub-23 e dos juniores, numa fase de mudanças ao nível das equipas técnicas dos escalões jovens.
Apesar das alterações já confirmadas em alguns cargos técnicos, o Sporting faz questão de transmitir uma mensagem de estabilidade e confiança no futuro, reafirmando o compromisso com um modelo de formação que continua a ser visto como um dos pilares estratégicos do Clube.
Confira o comunicado na íntegra:
"Perante as notícias hoje divulgadas por um órgão de comunicação social, o Sporting Clube de Portugal considera necessário esclarecer e reafirmar a sua total confiança no projeto da Academia Cristiano Ronaldo, na estrutura do futebol de formação e nos profissionais que diariamente trabalham para garantir a excelência daquele que continua a ser um dos mais reconhecidos modelos de formação do futebol mundial.
O Sporting CP mantém uma visão estratégica clara e consistente para a sua formação: um modelo centrado no jogador, orientado para o desenvolvimento integral do talento. Para a atual administração, o principal objetivo da formação é preparar e integrar jogadores na equipa principal.
Desde a inauguração da Academia, em 2002, mais de 80 jogadores formados no Clube estrearam-se na equipa principal do Sporting CP. Destes, 43 realizaram a sua estreia na equipa A durante o mandato desta Direção, evidenciando a aposta contínua na promoção de talento proveniente da formação.
Nenhum outro clube nacional lançou tantos jogadores oriundos da sua formação na equipa principal como o Sporting CP. Esta aposta tem sido um dos pilares fundamentais do sucesso desportivo alcançado nos últimos anos, contribuindo de forma decisiva para a conquista de títulos e para a consolidação de uma identidade competitiva.
Paralelamente, a formação tem desempenhado um papel determinante na sustentabilidade financeira do Sporting CP. Desde 2018, os jogadores formados na Academia geraram mais de 350 milhões de euros em receitas para o Sporting CP. Apenas no último ano, as transferências de Dário Essugo e Geovany Quenda representaram um encaixe superior a 70 milhões de euros, evidenciando a capacidade da Academia para criar valor desportivo e económico.
Perante estes resultados, o Sporting CP rejeita categoricamente as notícias hoje veiculadas, que não correspondem à realidade dos factos nem refletem o trabalho desenvolvido na Academia e na estrutura de formação do Clube.
O Sporting CP reafirma, por isso, a sua total confiança na direção da Academia, na estrutura técnica e médica, e em todos os profissionais envolvidos no desenvolvimento dos jovens atletas, mantendo-se firme na execução de um projeto que continuará a colocar a formação no centro da estratégia desportiva do Clube".
Emblema verde e branco assumiu desde cedo o controlo do encontro e confirmou o favoritismo no duelo diante da formação lisboeta
09 Ago 2026 | 13:04 |
A equipa de juniores do Sporting arrancou a temporada 2026/27 com uma vitória frente ao Casa Pia por 2-0 na primeira jornada da primeira fase do Campeonato Nacional. No Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, os jovens leões assumiram desde cedo o controlo do encontro e confirmaram o favoritismo.
A equipa orientada por Pedro Guerreiro, que se estreou oficialmente no comando técnico, criou várias oportunidades durante a primeira parte e acabou por chegar à vantagem aos 31 minutos. José Garrafa esteve na origem da jogada, Duarte Rosa rematou para defesa de Joaquim Pereira e José Mendes apareceu na recarga para fazer o 1-0.
O segundo golo surgiu logo no início da etapa complementar. Aos 49 minutos, José Mendes voltou a marcar, desta vez após uma excelente iniciativa individual, finalizando de ângulo apertado e completando o bis que permitiu aumentar a vantagem para 2-0.
Depois do segundo golo, os leões continuaram a criar ocasiões para ampliar o resultado, embora o Casa Pia também tenha ameaçado nos minutos finais. O resultado não sofreu alterações e o Sporting começou o campeonato com três pontos. Segue-se uma deslocação à União de Leiria no próximo sábado, dia 15 de agosto, às 17h00.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco foi composto por: Afonso Redondo (Guarda-redes), Salvador Fortuna, Mário Almeida, Francisco Cabeçana, Duarte Rosa, Sandro Gamboa, David Almeida, Martim Almeida, José Mendes, Martim Ribeiro e José Garrafa.
Leões continuam a reforçar a estrutura para a nova temporada e uma escolha da SAD verde e branca recaiu sobre treinador português
01 Ago 2026 | 16:19 |
O Sporting continua a preparar a nova temporada em todas as frentes e a estrutura liderada por Frederico Varandas voltou a mexer-se nos bastidores. Desta vez, os leões reforçaram um departamento considerado estratégico para o futuro do Clube, apostando num profissional com um percurso consolidado dentro e fora de Portugal.
O escolhido é Vítor Pereira, que vai assumir o cargo de coordenador de guarda-redes do futebol de formação do Sporting. O técnico português, de 54 anos, chega a Alvalade depois de uma passagem pelo Zamalek, no Egito, e de duas temporadas ao serviço do Al Hilal, da Arábia Saudita, onde trabalhou ao lado de Jorge Jesus e foi responsável pelo treino do internacional marroquino Bono.
Antes da aventura no Médio Oriente, Vítor Pereira construiu um currículo sólido em Portugal, representando clubes como Arouca, Desportivo das Aves, Boavista e Vitória de Setúbal. Seguiu depois para França - onde vai atuar Faye - , onde integrou a estrutura do Bordéus, desempenhando funções como treinador de guarda-redes e coordenador da formação, experiência que agora volta a colocar em prática ao serviço dos verdes e brancos.
O novo elemento da estrutura leonina conta ainda com uma passagem pelo Pharco, também no Egito, reforçando um percurso marcado por experiências em diferentes campeonatos e metodologias de trabalho. A aposta do Sporting pretende potenciar o desenvolvimento dos jovens guarda-redes da Academia Cristiano Ronaldo, uma das maiores referências do futebol europeu na formação de talentos.
Segundo as informações da imprensa nacional, Vítor Pereira inicia funções no arranque do mês de agosto, integrando de imediato os trabalhos da formação leonina. João Spínola continuará a desempenhar o cargo de subcoordenador do departamento, numa estrutura que pretende elevar ainda mais a qualidade do trabalho desenvolvido nos escalões jovens do Sporting.
Técnico, que integra emblema verde e branco desde 2019/20, realizou um bom trabalho e mostrou-se satisfeito com o novo desafio
30 Jul 2026 | 11:53 |
É oficial. O Sporting anunciou a nova equipa técnica dos sub-15 para a temporada 2026/27, com Filipe Santos a assumir o comando da equipa. O treinador, que integra a estrutura leonina desde 2019/20 e orientava os sub-14 na última época, mostrou-se satisfeito com o novo desafio.
F. Santos: "É um momento de continuidade e, naturalmente, de muita alegria por representar este grande Clube"
"É um momento de continuidade e, naturalmente, de muita alegria por representar este grande Clube". A equipa técnica será composta por Pedro Loureiro, Diogo Valente e João Eusébio, que desempenharão funções de treinadores-adjuntos. Tiago Simões será o responsável pelos guarda-redes, André Cruz assumirá a preparação física e João Proença ficará encarregado da análise.
Filipe Santos destacou ainda o conhecimento que tem da geração de 2012, lembrando que acompanha estes jogadores há vários anos: "Vamos dar seguimento ao trabalho com a geração de 2012, que teve um grande crescimento e que eu conheço desde há muito tempo", afirmou.
O técnico leonino valorizou igualmente a continuidade da equipa técnica: "Trabalhamos juntos há muitos anos, conhecemo-nos muito bem e isso faz com que o nosso trabalho seja muito mais forte e assim possamos ajudar também os jogadores da melhor forma possível para as etapas seguintes", referiu.
Quanto aos objetivos para a nova temporada, o treinador de 35 anos garantiu que a prioridade passa pela evolução dos jogadores: "O primeiro objetivo é manter o que fizemos na época passada: dar-lhes ferramentas, trabalhá-los em todas as vertentes e ajudá-los a evoluir individualmente", explicou, acrescentando que a ambição passa por "estar presente na fase final e ser competitivo em todos os jogos". Também os sub-17 têm novo técnico.