Futebol
Após insultos, ex Sporting recebe castigo pesado e avisa: "Vou continuar a ser assim" (vídeo)
18 Abr 2026 | 15:47
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
25 Out 2025 | 12:57 |
Augusto Inácio acredita que, de momento, João Simões deve ser titular no meio-campo do Sporting ao lado de Morten Hjulmand - que viu Frederico Varandas tomar uma decisão sobre a saída em janeiro. O antigo jogador, treinador e dirigente dos leões elogiou o médio formado em Alcochete, que tem vantagem perante o japonês e o georgiano.
Augusto Inácio: "Só Rui Borges pode dizer o que nos está a escapar"
"Só Rui Borges pode dizer o que nos está a escapar, porque quando se lança um miúdo, em Nápoles, em jogo da Champions, num estádio que não é o de Alvalade, e mostrou aquela personalidade toda, pensava que ia ter mais oportunidades. O certo é que no jogo seguinte nem foi convocado, depois tem andado para ali, mas não tem tido minutos, e, curiosamente, aparece com o Marselha, em Alvalade, e joga a titular", disse, ao jornal A Bola.
Para Inácio, a diferença entre o jovem e a concorrência tem sido notória: "Rui Borges é que sabe com o que conta, mas o que é certo é que Morita não atingiu o nível, desde o princípio da época, o Kochorashvili ainda não deu indicações de segurança para render o Morita na equipa titular, mas acho que pelo jogo que fez em Nápoles, o Simões é aquele que me parece melhor para jogar ao lado do Hjulmand".
Augusto Inácio: "Simões parece que está melhor do que Morita e Kochorashvili"
"Vemos que parece que está melhor do que Morita e Kochorashvili. Além da personalidade, também é aquele que apoia o ponta de lança, que aparece na área muitas vezes, no espaço vazio, é um jogador box-to-box, mas, acima de tudo, que quando tem a bola nos pés não a perde com facilidade e isso é muito bom para a equipa. Claro que tudo depende daquilo que o treinador está a pedir, o que vemos é que os outros médios entram muito pouco, é verdade que no sistema de 3x4x3 havia essa possibilidade, e o Morita aparecia muitas vezes na área, e o Kochorashvili já está no sistema 4x2x3x1 e, se calhar, não tem ordens para aparecer tanto na área. É tudo aquilo que é a estratégia de jogo do Rui Borges", acrescentou.
Augusto Inácio apontou ainda um menor impacto de Hjulmand, em comparação com épocas passadas, mas aponta o capitão como indiscutível: "Este ano ainda não apareceu com aquele fulgor e carisma como jogava no outro sistema, em que tinha outra importância. Às vezes parece-me que não sabe se há de esticar um bocadinho mais o jogo, se há de ficar, mas dá-se bem com quem estiver ao seu lado, é ele e mais dez, mas a sua performance e qualidade de jogo tem a ver com o que o treinador lhe diz. Mas, para mim, a importância de Hjulmand na equipa era muito maior no outro sistema do que agora. Às vezes, até parece-me algo perdido, que não ocupa tanto espaço, precisamente porque os médios interiores talvez não estejam tão metidos, tão dentro, como era no 3x4x3, e isso talvez seja uma forma de ele não ter tanta influência".
Jogador nunca conseguiu cair nas graças do treinador dos verdes e brancos e estrutura tenta encontrar opções para o seu futuro
19 Abr 2026 | 03:00 |
O Sporting está à espera do final da temporada para vender Biel, sabe o Leonino. O jogador brasileiro termina contrato com os sauditas do Al Taawoun em junho de 2026 e, depois disso, regressa à Academia Cristiano Ronaldo, onde não tem espaço.
Apesar de ser um ativo que ainda faz parte dos quadros do Clube de Alvalade, este não entra nas contas de Rui Borges para o plantel principal da próxima temporada desportiva. Assim sendo, os leões pretendem encontrar uma solução para o extremo, mas desta vez em definitivo.
A verdade é que Biel se encontra a realizar o seu segundo empréstimo consecutivo desde que assinou contrato com os verdes e brancos. O jogador foi contratado pela SAD leonina ao Bahia em fevereiro de 2025, nunca conseguiu afirmar-se na equipa principal dos leões e, depois de voltar de um empréstimo ao Atlético Mineiro, o Sporting optou por mais uma cedência para dar ao jogador a oportunidade de relançar a carreira.
Nesse cenário, o Sporting está preparado para agir rapidamente e encontrar uma solução que beneficie todas as partes, uma vez que não tem qualquer solução interna para o brasileiro, que tem contrato com os verdes e brancos até junho de 2029, mas nunca caiu nas graças de Rui Borges e perdeu espaço com as chegadas de Luís Guilherme Souleymane Faye.
Ao cabo de apenas dez partidas ao serviço de Al Taawoun, Biel - avaliado em 4,5 milhões de euros - soma apenas um golo na conta pessoal. O jogador de 25 anos de idade esteve em campo apenas durante 783 minutos, nos quais ainda não impressionou a estrutura do emblema saudita.
No dérbi lisboeta, as duas referências ofensivas chegam sob pressão e um fator comum pode mudar completamente o rumo do jogo
18 Abr 2026 | 17:46 |
O dérbi entre Sporting e Benfica coloca frente a frente os dois melhores marcadores da Liga, mas ambos chegam longe do melhor momento. Luis Suárez e Vangelis Pavlidis entram em campo com um objetivo claro: reencontrar os golos no jogo mais importante da temporada.
Do lado leonino, Suárez vive a melhor época da carreira, com 33 golos em todas as competições, 24 dos quais na Liga, números que o colocam na liderança dos maiores artilheiros. Ainda assim, o colombiano atravessa um jejum recente de cinco jogos sem marcar e procura não só voltar aos golos… como também estrear-se a marcar em dérbis frente ao Benfica.
Já Pavlidis enfrenta um cenário mais delicado. O avançado grego soma apenas dois golos nos últimos 12 jogos pelo Benfica (14 incluindo seleções), refletindo uma quebra evidente de rendimento. Apesar disso, mantém números sólidos no campeonato, com 21 golos, e continua a merecer a confiança de José Mourinho, mesmo depois de episódios como o penálti falhado frente ao Nacional.
A luta entre os dois tem sido intensa ao longo da época. Durante a primeira volta, Pavlidis chegou a liderar com vantagem confortável, mas a segunda metade da temporada mudou o cenário: desde a jornada 18, Suárez marcou nove golos, mais cinco do que o grego, consumando a ultrapassagem na corrida pela artilharia.
Agora, a poucas jornadas do fim, o dérbi - que pode não ter a presença de João Simões - pode ser o ponto de viragem. Entre a melhor época de um e a necessidade urgente de resposta do outro, há muito mais do que três pontos em jogo. Pode estar aqui a redenção ou a confirmação de uma tendência que já ninguém consegue ignorar.
Antes do dérbi com os leões, o técnico dos encarnados falou e as suas palavras sobre o treinador dos leões chamam a atenção
18 Abr 2026 | 17:17 |
José Mourinho: "O Rui Borges também não dá a dele"
"Quanto ao onze, não digo. O Rui Borges também não dá a dele, se ele quisesse trocar eu diria sem qualquer problema. Não dou, apesar de não ver grande vantagem em esconder. Também não haverá nenhuma surpresa que justifique o meu secretismo" , começou por dizer.
O técnico encarnado também analisou o momento do rival, deixando elogios claros ao desempenho recente dos leões, sobretudo na Europa. "O Sporting está muito bem, fez dois jogos muito bons na Champions. Temos de ser pragmáticos, coerentes, humildes no sentido de reconhecer que vamos ter um jogo difícil. O Benfica há muito tempo não ganha o dérbi de Alvalade, mas vamos lá para ganhar", afirmou.
José Mourinho: "Se calhar é uma coisa que não lhes interessa"
Por fim, Mourinho enquadrou a importância do encontro nas contas do campeonato, deixando claro que o peso do jogo vai muito além dos três pontos. "Podemos tentar contextualizar o dérbi no sentido em que os dois precisam de ganhar, o empate dará ao Sporting segurança em relação ao segundo lugar, mas se calhar é uma coisa que não lhes interessa. Independentemente de todas estas variantes, dérbi é dérbi. Posso tentar reduzir ao máximo a imprevisibilidade. Trabalhámos diferentes conceitos e cenários", concluiu.
O emblema verde e branco entra em campo no próximo domingo, dia 19 de abril, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma orientada por José Mourinho, jogar-se-á às 18h00, no Estádio José Alvalade.
Confira parte da antevisão de José Mourinho:
Após insultos, ex Sporting recebe castigo pesado e avisa: "Vou continuar a ser assim" (vídeo)
18 Abr 2026 | 15:47
Ruben Amorim já saiu do Manchester United, mas continua a dar que falar: "Eles sabiam que..."
18 Abr 2026 | 12:45
Renovação, elogios ao rival e "má tradução": Tudo o que disse Rui Borges antes do Sporting - Benfica
18 Abr 2026 | 13:22