Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Augusto Inácio é perentório: "Sporting não tem mais possibilidades" frente ao Arsenal com Hjulmand

Antigo jogador e treinador dos leões deixou a sua antevisão à partida da segunda mão da Liga dos Campeões, que se disputa em Londres

Augusto Inácio anteviu o Arsenal - Sporting e comentou o regresso de Morten Hjulmand, que esteve fora da primeira mão por castigo
Augusto Inácio anteviu o Arsenal - Sporting e comentou o regresso de Morten Hjulmand, que esteve fora da primeira mão por castigo

13 Abr 2026 | 12:09 |

Icon Comentário0

O Sporting terá de subir os índices ofensivos se quiser inverter a desvantagem de 1-0 frente ao Arsenal, na segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, em Londres. A ideia é defendida por Augusto Inácio, que aponta à necessidade de maior agressividade sempre que surgir oportunidade.


"De cada vez que apanhar uma perda de bola do Arsenal, o Sporting não pode demorar a atacar, nem jogar para o lado ou para trás, senão dá oportunidade ao adversário para se organizar defensivamente", afirmou à Lusa, destacando ainda a organização dos ingleses: "Já se percebeu que, quando é para defender, o Arsenal fá-lo com onze e todos ficam atrás da linha da bola".


O antigo jogador e treinador do Sporting analisou também o jogo da primeira mão, decidido por Kai Havertz já nos descontos: "Foi um jogo dividido e com alternâncias. Não se pode dizer que o Arsenal tenha sido uma equipa avassaladora e com grandes oportunidades. Foi calculista, cínica e jogou para o resultado da segunda mão. O Sporting também não se destapou muito, sob pena de ser surpreendido, e jogou naquela de tentar marcar um golo, mas também de não sofrer".


Na análise individual, Augusto Inácio destacou o trabalho de Geny Catamo e Iván Fresneda, bem como o controlo defensivo sobre Viktor Gyökeres: "Geny Catamo e Fresneda estiveram excelentes em termos táticos e isso fez com que Gyokeres ficasse entalado entre Gonçalo Inácio e, principalmente, Ousmane Diomande, que o marcou, não lhe deu qualquer hipótese e jogou limpinho".

Apesar do perigo criado por Madueke, o ex-técnico considera que o Sporting esteve bem no sector mais recuado, apontando outro fator decisivo: "O Sporting teve consistência a defender" e só "o banco marcou a diferença a favor do Arsenal": "Os jogadores do Sporting não tiveram reação nesse passe do Martinelli. Acho que o Sporting perde por estar mais desgastado".


Para o jogo em Londres, Inácio antevê um cenário semelhante, pelo menos na primeira parte: "Não estou a ver o Arsenal a expor-se muito, porque sabe que o Sporting é perigoso no contragolpe. Se o Sporting tiver de correr alguns riscos enquanto estiver 0-0, vai ser só no segundo tempo".

Por fim, abordou o regresso de Morten Hjulmand após castigo na primeira mão, relativizando o impacto: "É evidente que Hjulmand faz sempre falta a qualquer equipa, mas não é por estar disponível que o Sporting passa a ter mais possibilidades de ganhar".


Futebol

Exclusivo Leonino - Varandas muda política de mercado no Sporting e regressa ao 'modelo Amorim'

Estrutura do Clube de Alvalade tomou decisão que promete impactar a próxima janela de transferências e a temporada 2026/27

Exclusivo Leonino - Varandas pretende mudar a estratégia de contratações e voltar ao 'modelo Amorim' no Sporting
Exclusivo Leonino - Varandas pretende mudar a estratégia de contratações e voltar ao 'modelo Amorim' no Sporting

14 Mai 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

O Sporting prepara uma mudança estratégica na política de contratações para a próxima temporada, apostando novamente de forma forte no mercado nacional, sabe o Leonino. Ao que o nosso Jornal apurou, a estrutura liderada por Frederico Varandas pretende recuperar um modelo que trouxe resultados desportivos e financeiros no passado recente, sobretudo durante o ciclo de Ruben Amorim.


A inspiração passa diretamente pelo modelo seguido em 2020/21, época em que o Sporting construiu uma base campeã através de várias apostas cirúrgicas no campeonato português. Foi nesse contexto que chegaram nomes como Matheus Reis, Nuno Santos, Pedro Gonçalves e Hidemasa Morita, recrutados ao Rio Ave, Famalicão e Santa Clara.


Além do sucesso dentro de campo, os leões conseguiram também importantes encaixes financeiros com jogadores valorizados em Portugal antes de serem vendidos ao estrangeiro. Exemplos disso foram Manuel Ugarte, Matheus Nunes ou Alisson Santos, operações que renderam muitos milhões aos cofres da SAD verde e branca.


A decisão surge depois de algumas dificuldades sentidas na adaptação de reforços vindos do estrangeiro. Em Alvalade, casos como os de Souleymane Faye, Georgios Vagiannidis ou Giorgi Kochorashvili serviram de alerta interno, levando os responsáveis do Sporting a privilegiarem jogadores já habituados à realidade da Liga Portugal Betclic, reduzindo riscos e acelerando os processos de integração competitiva.

Esta nova orientação está a ser desenhada em total sintonia com Rui Borges, que considera fundamental aumentar a profundidade e competitividade do plantel e os primeiros exemplos são mesmo os de Rodrigo Zalazar - já fechado - e de Pedro Lima. Ainda assim, o futuro muito dependerá do apuramento para a próxima edição da Liga dos Campeões. Sem esse encaixe financeiro, o Sporting terá obrigatoriamente de abordar o mercado de forma mais cautelosa, sobretudo no que toca a grandes investimentos internacionais.



Futebol

Sporting subiu a parada por Sergi Altimira, mas acabou por levar 'nega'

Médio continua muito bem referenciado pelos leões, mas a SAD verde e branca já teve uma resposta negativa e enfrenta concorrência pesada

Sporting apresentou uma proposta de 14 milhões de euros mais dois por Sergi Altimira, valor que foi recusado pelo Bétis
Sporting apresentou uma proposta de 14 milhões de euros mais dois por Sergi Altimira, valor que foi recusado pelo Bétis

13 Mai 2026 | 17:55 |

Icon Comentário0

O Sporting não desistiu de Sergi Altimira e deu um passo importante para tentar assegurar a contratação do médio do Betis já neste mercado de verão, apesar de a resposta não ter sido a mais esperada pelo Clube liderado por Frederico Varandas.


Segundo informações do jornal A Bola, a SAD leonina apresentou uma proposta formal de 14 milhões de euros, acrescida de mais 2 milhões por objetivos, numa tentativa clara de convencer os espanhóis. Apesar da investida verde e branca, o Betis recusou a oferta inicial, muito por culpa da forte concorrência que existe pelo jogador.


O Leipzig também entrou na corrida pelo médio de 24 anos e já teve contactos diretos com o atleta e o respetivo empresário, numa reunião realizada em Sevilha. Ainda assim, em Alvalade mantém-se a esperança de fechar o negócio. O Sporting acredita que a transferência poderá ser concluída por um valor a rondar os 20 milhões de euros, aproveitando a necessidade dos espanhóis em realizar encaixes financeiros até ao final de junho para cumprir as exigências impostas pela La Liga.


Sergi Altimira é visto como uma peça muito interessante para o meio-campo de Rui Borges, sobretudo pela capacidade física, qualidade na construção e margem de progressão. Esta temporada, o espanhol somou 39 jogos pelo Betis, registando dois golos e três assistências.

Apesar da insistência no médio de 24 anos, o Sporting continua a trabalhar em paralelo noutras soluções para o setor intermédio. Pedro Lima, Issa Doumbia e João Palhinha permanecem na lista da SAD leonina, sendo que o internacional português continua a sonhar com um regresso a Alvalade.



Futebol

Rui Borges e Varandas podem perder meia equipa após duelo decisivo do Sporting

Leões recebem o Gil Vicente num jogo de tudo ou nada, mas os bastidores estão ao rubro e há vários nomes importantes com futuro em aberto

Nomes com Pote, Francsico Trincão e Hjulmand podem deixar o Sporting, abandonarem a equipa de Rui Borges e serem vendidos pelo Clube liderado por Varandas
Nomes com Pote, Francsico Trincão e Hjulmand podem deixar o Sporting, abandonarem a equipa de Rui Borges e serem vendidos pelo Clube liderado por Varandas

13 Mai 2026 | 17:02 |

Icon Comentário0

O Sporting recebe o Gil Vicente, no próximo sábado, num encontro absolutamente decisivo para assegurar o segundo lugar da Liga e a consequente presença na próxima edição da Liga dos Campeões. Contudo, além da pressão desportiva, o duelo em Alvalade pode também ficar marcado por várias despedidas no universo leonino.


A lista de jogadores com futuro incerto é extensa e inclui algumas das principais figuras da equipa orientada por Rui Borges. Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande, Maxi Araújo, Francisco Trincão e Morten Hjulmand continuam a despertar forte interesse de vários tubarões europeus, sendo vistos como potenciais encaixes milionários para a SAD liderada por Frederico Varandas.


Há ainda situações praticamente definidas. Hidemasa Morita, em final de contrato, está cada vez mais perto de abandonar Alvalade, tendo o Leeds como principal candidato à contratação. Já jogadores como Giorgi Kochorashvili e Souleymane Faye poderão sair por empréstimo, depois de temporadas abaixo das expectativas.


Pote também surge entre os atletas que podem agitar o mercado. Apesar da recente renovação até 2030, o internacional português mantém mercado em Inglaterra e Alemanha, enquanto Iván Fresneda continua bem referenciado por clubes como o Manchester City, muito atento à evolução do lateral espanhol.

Depois da venda já oficializada de Geovany Quenda ao Chelsea, Rui Borges prepara-se para um verão de mudanças profundas no Sporting. Antes disso, porém, os leões sabem que o foco passa por derrotar o Gil Vicente e garantir o regresso à Champions, num encontro que promete emoções fortes dentro e fora das quatro linhas.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Jogar fora de Alvalade? Não há problemas para o Sporting de Rui Borges; Os números
Futebol

Jogar fora de Alvalade? Não há problemas para o Sporting de Rui Borges; Os números

13 Mai 2026 | 15:54

Icon Comentário0
Rui Borges faz história no Sporting e há apenas um registo melhor neste século
Futebol

Rui Borges faz história no Sporting e há apenas um registo melhor neste século

13 Mai 2026 | 15:23

Icon Comentário0
Histórico inglês rende-se a Gyökeres e atira: "Se o Arsenal ganhar..."
Futebol

Histórico inglês rende-se a Gyökeres e atira: "Se o Arsenal ganhar..."

13 Mai 2026 | 13:12

Icon Comentário0