Futebol
Geny Catamo desperta batalha no mercado de transferências e Sporting já definiu preço
29 Out 2026 | 11:30
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
29 Out 2026 | 15:48 |
Iván Fresneda pode estar a ficar mais longe do Barcelona. Depois de o lateral-direito do Sporting ter sido associado aos catalães, Joan Laporta terá agora definido Pedro Porro como uma das grandes prioridades para os próximos mercados, cenário que poderá reduzir o espaço do jogador leonino nas contas dos blaugrana.
Segundo o ‘Diario Sport’, o presidente do Barcelona aprecia particularmente o internacional espanhol do Tottenham e pretende avançar para a sua contratação. Pedro Porro deverá ser encarado como um investimento importante numa altura em que o clube catalão prepara alterações no setor defensivo.
A necessidade de reforçar o corredor direito está também relacionada com o futuro de Jules Koundé. O francês tem sido apontado a uma possível saída do Barcelona, com o Chelsea entre os clubes associados ao jogador, o que poderá obrigar os catalães a procurar uma nova solução para a posição.
É neste contexto que Pedro Porro ganha força e Fresneda pode perder terreno. O jogador do Sporting tinha surgido entre os laterais associados ao Barcelona, mas a aparente preferência de Laporta pelo antigo leão coloca agora outro nome claramente em destaque para ocupar a posição.
Pedro Porro, atualmente com 27 anos, tem contrato com o Tottenham até 2031 e regressou recentemente de lesão, somando cinco partidas na presente temporada. O lateral conhece bem o futebol português depois da passagem pelo Sporting, onde deixou uma imagem muito positiva antes de seguir para a Premier League.
Nome do treinador do Swansea é agora associado aos leões, ainda que uma possível vinda para Alvalade tenha contornos complicados
29 Out 2026 | 15:28 |
Vítor Matos é um dos nomes que o Sporting tem em consideração para uma eventual sucessão de Rui Borges no comando técnico. O treinador português surge entre as possibilidades estudadas pela estrutura verde e branca, numa altura em que Frederico Varandas continua a avaliar diferentes cenários para o futuro do banco leonino.
A informação foi avançada na CNN Portugal, onde o nome do técnico surgiu na 'shortlist' de alvos do Sporting. No entanto, no mesmo programa, Nuno Faria revelou um obstáculo importante a uma eventual aproximação: Vítor Matos não tem, neste momento, intenção de abandonar o Swansea, o que complica uma mudança imediata para Alvalade.
Vítor Matos iniciou a temporada 2025/26 no Marítimo, onde somou seis vitórias em 12 partidas, antes de rumar ao Swansea. No clube do Championship, fechou essa mesma época com 14 triunfos em 31 encontros, tendo acabado por consolidar a sua posição no comando técnico.
Já em 2026/27, Vítor Matos mantém números positivos ao serviço do Swansea, contabilizando sete vitórias em 13 jogos. O rendimento conseguido no País de Gales tem colocado o português em destaque, mas, para já, a vontade do próprio passa por continuar o projeto que assumiu durante a última temporada.
O nome de Vítor Matos junta-se, assim, a uma lista que tem vindo a crescer nos últimos dias. Abel Ferreira, Leonardo Jardim, Vítor Pereira e Sérgio Conceição também já foram relacionados com uma eventual sucessão de Rui Borges, ainda que todos apresentem diferentes graus de dificuldade ou tenham sido apontados como cenários pouco prováveis nesta fase.
Internacional belga encontra-se afastado das escolhas de Rui Borges devido a lesão, mas existe uma nova previsão para o seu regresso à competição
29 Out 2026 | 15:03 |
Zeno Debast está cada vez mais perto de regressar às opções de Rui Borges no Sporting. O defesa-central belga encontra-se afastado desde meados de setembro devido a lesão, mas a recuperação está a evoluir favoravelmente e poderá voltar aos convocados já na próxima semana.
Segundo o jornal Record, Debast deverá integrar a comitiva leonina que viajará para Londres, onde o Sporting defronta o Shakhtar Donetsk, na quarta jornada da Champions League. O internacional belga encontra-se na fase final do processo de recuperação e poderá, assim, voltar a estar disponível para competição.
Antes disso, contudo, Debast não vai somar qualquer minuto frente ao Casa Pia, na 10.ª jornada do campeonato. O central não irá sequer integrar a ficha de jogo, assim como Rodrigo Zalazar, com a equipa técnica a evitar riscos antes de uma possível reintegração definitiva nos trabalhos do conjunto verde e branco.
A passagem do jogador por Alvalade tem sido marcada por vários problemas físicos. Desde a grave lesão no joelho esquerdo sofrida em outubro de 2025, Debast já falhou cerca de 30 encontros por lesão, num período que tem condicionado bastante a continuidade do defesa nas opções do Sporting.
Contratado em 2024, Zeno Debast tem contrato com os leões até 2029 e uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. Esta temporada soma seis partidas sem qualquer golo, procurando agora recuperar definitivamente para voltar a disputar um lugar no onze de Rui Borges.
Imprensa internacional encontra-se a avançar que três emblemas seguem atentamente o lateral nesta fase da temporada, mas negócio será difícil
29 Out 2026 | 14:33 |
Tony Strata entrou no radar do Sporting para o futuro. O lateral do Vitória de Guimarães está a ser acompanhado pelos verdes e brancos, numa altura em que também Benfica e Braga estarão atentos à evolução do internacional romeno.
De acordo com o site romeno ‘Digisport’, os principais clubes portugueses têm seguido de perto o percurso de Tony Strata em Guimarães. Apesar do alegado interesse, a SAD vitoriana ainda não terá recebido qualquer proposta concreta pelo jogador.
O Vitória de Guimarães, ainda segundo a mesma fonte, não pretende facilitar uma eventual saída. Os responsáveis vimaranenses só estarão disponíveis para negociar o internacional romeno caso surja uma proposta considerada financeiramente vantajosa.
Tony Strata chegou ao emblema vimaranense no verão de 2025, depois de terminar a ligação ao Ajaccio, de França. Desde então, o lateral tem vindo a ganhar espaço na equipa e soma já duas internacionalizações pela seleção principal da Roménia.
Na presente temporada, o jogador foi utilizado em 10 encontros oficiais e registou uma assistência. O interesse do Sporting surge, assim, num contexto de acompanhamento de mercado, sem que exista, para já, qualquer proposta formal pelo jogador.