Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Penálti, forma de Pote e Benfica; Tudo o que disse Rui Borges após Arsenal - Sporting

Em conferência de imprensa, treinador fez um balanço “muito positivo” do percurso feito pelo Clube de Alvalade na prova milionária

Rui Borges, técnico dos leões, fez a análise ao empate da segunda mão dos quartos-de-final entre Arsenal e Sporting (0-0)
Rui Borges, técnico dos leões, fez a análise ao empate da segunda mão dos quartos-de-final entre Arsenal e Sporting (0-0)

16 Abr 2026 | 09:37 |

Icon Comentário0

Rui Borges, técnico dos leões, fez a análise ao empate da segunda mão dos quartos de final entre Arsenal e Sporting (0-0). Em conferência de imprensa, o treinador fez um balanço “muito positivo” do percurso feito pelo Clube de Alvalade na Liga dos Campeões.


Análise global à eliminatória


"A palavra orgulho é a certa para falar da equipa. Por tudo o que fizemos nestes dois jogos, acho que merecíamos mais, pelo menos disputar o prolongamento, hoje. Tanto num jogo como no outro, as melhores oportunidades são do Sporting. O carácter e personalidade que tivemos de nos batermos com uma das melhores equipas da Europa foi fantástico. A palavra orgulho é certa para falar deste grupo e da demonstração de caráter, força e qualidade que têm demonstrado em toda a época. Claro que hoje tem mais impacto por ser Champions, mas mostrámos que também somos os melhores".


Sobre o possível penálti sobre Maxi Araújo

“Não vou falar disso porque seria desvalorizar o que fizemos ao longo do jogo, a nossa capacidade e qualidade”.


Estratégia cumprida

“Em termos estratégicos, a equipa esteve fantástica. Tivemos as melhores oportunidades e o Arsenal não criou assim tantas oportunidades, tanto hoje como em Alvalade. E com bola era tentar não deixar partir o jogo, entrar no meio-campo do Arsenal e ter ataques organizados para o desgastar. Nós somos uma equipa que gosta de ter bola, com jogo ofensivo e não fugimos a isso. Mostrámos a nossa ideia, carácter e personalidade, e isso orgulha-me muito”.

Sobre a ambição demonstrada

“Fomos muito ambiciosos nos dois jogos, as melhores oportunidades foram do Sporting. Isso mostra a ambição e qualidade coletiva e individual. Fomos corajosos e comprometidos, estamos a jogar Champions”-

Dérbi em perspectiva com o Benfica

“Agora, vamos pensar no próximo. É recuperar, respirar e pensar nisso com calma. O Benfica está mais fresco porque joga de semana a semana, mas vamos com o nosso espírito, ambição e com os nossos adeptos. A energia deles será muito importante e faço esse apelo desde já, para domingo estarem como têm estado ao nível da equipa”.

Sensações após o desfecho inglório

“Não pode existir frustração, mas sim orgulho pelos dois grandes jogos que conseguimos fazer contra uma das melhores equipas da Europa. Se queremos estar entre os melhores da Europa, temos de conseguir dar resposta a esta exigência de três em três dias. Tem de nos alavancar para os próximos jogos. Não podemos baixar o nível. Tem de servir de motivação, nunca como frustração”.

Dificuldades para marcar e chaves da consistência defensiva

“O Arsenal tem uma das melhores linhas defensiva da Europa, com centrais fortíssimos e rápidos. Fisicamente não somos uma equipa forte em duelos, gostamos de jogo apoiado e alguns momentos de transição. Era importante conseguir instalar-nos e ficar com bola, ataques demorados, sem deixar partir o jogo. Em termos defensivos, não deixámos o Arsenal criar. Estivemos muito compactos, concentrados e rigorosos. A equipa esteve fantástica".

Balanço da campanha europeia

“Muito positivo. Marcámos a História do Sporting e podemos olhar para trás orgulhosos. Temos de olhar de forma positiva e pensar que é o início de um sonho, do crescimento do Clube para que cada vez mais olhem para o Sporting de maneira diferente. O sentimento é de orgulho, mas ainda temos um longo caminho para percorrer e que seja sempre crescente”.

Momento de forma de Pedro Gonçalves

“Fez um bom jogo e a equipa até caiu quando ele saiu. Está à procura da melhor forma, mas não deixa de ser importante. É um jogador importante e os números dele falam por si”.

Faltou sorte?

“A sorte ou azar, não ligo muito a isso. A sorte dá muito trabalho. Digo que podíamos ter sido mais eficazes. Sorte é trabalho, competência e tentamos ter sempre muita".


Futebol

Tática infalível para convencer o Sporting! Sunderland prepara oferta de quase 50M por Geny Catamo

Emblema inglês continua a ver a contratação do internacional moçambicano como uma das suas prioridades e promete voltar a apresentar proposta

Sunderland equaciona apresentar uma proposta de 40 milhões de euros fixos, acrescida de 8 milhões mediante objetivos por Geny Catamo ao Sporting
Sunderland equaciona apresentar uma proposta de 40 milhões de euros fixos, acrescida de 8 milhões mediante objetivos por Geny Catamo ao Sporting

19 Ago 2026 | 10:09 |

Icon Comentário0

O Sunderland prepara uma nova ofensiva por Geny Catamo e desta vez pretende aproximar-se das exigências colocadas pelo Sporting. Os ingleses equacionam apresentar uma proposta de 40 milhões de euros fixos, acrescida de 8 milhões mediante objetivos.


Segundo o jornal Record, a investida deverá acontecer mais perto do fecho do mercado inglês, numa estratégia destinada a reduzir a margem de reação dos verdes e brancos. A janela da Premier League encerra a 1 de setembro, enquanto em Portugal será possível negociar até dia 4.


A primeira proposta dos ‘black cats’ tinha sido de 30 milhões fixos mais 10 milhões em variáveis, mas foi prontamente rejeitada. A SAD leonina não ficou convencida sobretudo porque apenas 1,5 milhões dos bónus eram considerados de fácil concretização. Frederico Varandas exige, pelo menos, 40 milhões garantidos para aceitar abrir negociações.


Geny Catamo é uma das peças consideradas fundamentais por Rui Borges e o Sporting não pretende perder o 'camisola 10' nesta fase da temporada. Caso a transferência acabe por acontecer, a estrutura terá de regressar ao mercado para contratar um extremo com características semelhantes, uma vez que Luís Guilherme ficaria como principal solução de raiz para o lado direito.

O Sunderland procura também convencer diretamente o internacional moçambicano através de um forte aumento salarial. Geny recebe atualmente cerca de 700 mil euros líquidos por temporada em Alvalade e poderá auferir cinco vezes mais em Inglaterra. O jogador tem contrato com o Sporting até 2029, numa altura em que o dossiê promete continuar quente até aos últimos dias do mercado.



Futebol

Zekri já não está sozinho: Sporting recebe luz verde por alvo mais experiente

Estrutura dos verdes e brancos continua à procura de uma alternativa a Maxi Araújo, com o objetivo de fechar o mercado após a chegada de reforço

Moncef Zekri continua a ser uma das possibilidades mais fortes para reforçar o lado esquerdo da defesa do Sporting, mas leões olham para outro lateral
Moncef Zekri continua a ser uma das possibilidades mais fortes para reforçar o lado esquerdo da defesa do Sporting, mas leões olham para outro lateral

19 Ago 2026 | 09:47 |

Icon Comentário0

Moncef Zekri continua a ser uma das possibilidades mais fortes para reforçar o lado esquerdo da defesa do Sporting, mas a SAD ainda não tomou uma decisão definitiva. Os leões têm uma proposta entre 3 e 4 milhões de euros preparada pelo jovem do Mechelen, embora outra opção tenha ganho força.


De acordo com o jornal A Bola, trata-se de um lateral mais experiente que inicialmente parecia fora do alcance dos verdes e brancos. Nos últimos dias, porém, terão chegado indicações a Alvalade de que o respetivo clube está disponível para negociar uma transferência, levando a estrutura a reavaliar as opções.


Zekri continua muito bem referenciado. Aos 17 anos, o internacional sub-17 por Marrocos já soma 20 jogos pela equipa principal do Mechelen, 14 deles como titular, e tem contrato até 2028. Ficou fora da segunda jornada do campeonato belga, com o treinador a limitar-se a explicar que estava “indisponível”.


A principal dúvida do Sporting prende-se com o futuro. Além de uma alternativa imediata a Maxi Araújo, a SAD pretende contratar alguém capaz de assumir a titularidade caso o uruguaio seja transferido no próximo verão. Existe algum receio de que Moncef Zekri, então com apenas 18 anos, ainda não esteja preparado para assumir sozinho esse estatuto.

O marroquino não está, contudo, descartado. O Sporting continua a equacionar avançar pelo jovem, sabendo que, numa eventual saída de Maxi, poderá sempre voltar ao mercado por uma opção de maior peso caso Zekri ainda necessite de tempo para crescer. A decisão final deverá passar pela escolha entre o potencial do jogador do Mechelen e uma solução mais experiente para o imediato.



Futebol

Árbitro controverso é o escolhido para apitar o Sporting - Alverca

Verdes e brancos disputam a 3.ª jornada da Liga Portugal Betclic no próximo sábado, dia 22 de agosto, novamente no Estádio José Alvalade

Fábio Veríssimo foi o escolhido para apitar o encontro entre Sporting e Alverca, que se disputa sábado, pelas 20h30, no Estádio José Alvalade
Fábio Veríssimo foi o escolhido para apitar o encontro entre Sporting e Alverca, que se disputa sábado, pelas 20h30, no Estádio José Alvalade

19 Ago 2026 | 09:26 |

Icon Comentário0

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta terça-feira, dia 18 de agosto, a equipa de arbitragem nomeada para a 3.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Fábio Veríssimo foi o escolhido para apitar o encontro entre Sporting e Alverca.


O juiz da Associação de Futebol de Leiria foi eleito árbitro principal do duelo e contará com Pedro Mota e Hugo Ribeiro como assistentes. Já o quatro juiz será José Rodrigues, enquanto que o VAR contará com o contributo de João Malheiro Pinto. André Campos será o AVAR.


Recorde-se que Fábio Veríssimo guarda um historial de arbitragem polémico frente ao Sporting. O juiz português arbitrou apenas dois encontros dos leões na temporada 2025/26 - Supertaça com o Benfica e Tondela em Alvalade - e cinco jogos em 2024/2025, sendo que a primeira controvérsia surgiu frente ao Famalicão, com os verdes e brancos e reclamarem um penálti não assinalado, por falta de Mihaj sobre Gyokeres.


Já frente ao AVS, na mesma época, o Clube de Alvalade também teve razões de queixa. Um lance entre Diomande e Lucas Piázon, que resultou numa grande penalidade a favor dos avenses, também foi bastante contestado, tanto pelo lado do Sporting, que não considerou falta do central. O marcador acabaria empatada (2-2).

O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 22 de agosto, frente ao Alverca. O encontro, a contar para a terceira jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma orientada por Sérgio Ferreira, jogar-se-á às 20h30, no Estádio José Alvalade.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Médio posto de parte por Rui Borges pode deixar o Sporting e há destino à vista, mas por empréstimo
Futebol

Médio posto de parte por Rui Borges pode deixar o Sporting e há destino à vista, mas por empréstimo

18 Ago 2026 | 20:06

Icon Comentário0
Sporting apanhou grande susto com Ioannidis; Ponto de situação do grego
Futebol

Sporting apanhou grande susto com Ioannidis; Ponto de situação do grego

18 Ago 2026 | 19:58

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Grego não convenceu Rui Borges e ruma à Turquia, mas deixa Sporting de borla
Futebol

Exclusivo Leonino - Grego não convenceu Rui Borges e ruma à Turquia, mas deixa Sporting de borla

18 Ago 2026 | 13:10

Icon Comentário0