Futebol
Titular do Athletic Bilbao deixa aviso a Luis Suárez e Sporting: "Estou preparado"
27 Jan 2026 | 12:25
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
27 Jan 2026 | 16:35 |
Há uma inesperada ausência na lista de convocados do Sporting para a visita a Bilbao. Zeno Debast, que apesar de ter estado no relvado nos 15 minutos em que os leões abriram do seu treino matinal aos jornalistas, não apareceu no grupo que embarcou até ao País Basco via Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
O internacional belga vinha somando minutos(Casa Pia e Arouca), após ter se lesionado no encontro da 3ª jornada da UEFA Champions League, frente ao Marselha, em outubro. Porém, o defesa-central volta a não constar na lista de opções do técnico leonino. Não se sabe ainda as razões para a sua ausência.
De resto, Rui Borges chamou um total de 24 futebolistas, com destaque para o central Eduardo Quaresma e o ala Nuno Santos, dupla recém reintegrada que integra a comitiva. O primeiro tirou algumas fotografias com funcionários da unidade de voo durante a entrada; o segundo, sorridente, não quis falar aos jornalistas, apesar da insistência. O presidente do Sporting, Frederico Varandas, apareceu ao lado do treinador, onde o bicampeão português joga o encerramento das suas contas na fase de liga da Champions.
De fora, por lesão, permanecem o extremo Geovany Quenda e o avançado grego Fotis Ioannidis, que é esperado que regresse às opções, a tempo da receção ao Nacional, no domingo, dia 1 de fevereiro, a contar para a 20.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Confira a lista de convocados para o encontro decisivo nas contas da Champions League:
Guarda-redes: Rui Silva, João Virgínia e Francisco Silva
Defesas: Iván Fresneda, Georgios Vagiannidis, Eduardo Quaresma,Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Nuno Santos e Ricardo Mangas
Médios: Morten Hjulmand, Hidemasa Morita, João Simões, Giorgi Kochorashvili e Daniel Bragança
Avançados: Geny Catamo, Flávio Gonçalves, Francisco Trincão, Pote, Alisson Santos, Maxi Araújo, Rafael Nel e Luis Suárez
Jogador dos verdes e brancos foi associado a uma possível mudança de ares neste mercado de transferências, mas situação alterou-se
27 Jan 2026 | 15:02 |
Apesar do interesse do Napoli em garantir o empréstimo de Alisson Santos neste mercado de transferências, o Sporting não vê com bons olhos essa opção e prefere manter o extremo canarinho no plantel de Rui Borges, pelo menos neste momento.
A informação é revelada pelo jornal A Bola que, apesar de confirmar a abordagem por parte do emblema italiano - adversário dos leões na Liga dos Campeões -, pelo extremo que chegou a Alvalade no último verão, tal acaba por não agradar aos leões.
Ainda assim, foi revelado no início do mês que os leões estão abertos à saída do jogador, uma vez que, após as chegadas de Luís Guilherme, proveniente do West Ham, e de Souleymane Faye, ex-Granada, o espaço de Alisson nas opções de Rui Borges será mais limitado.
Após um início fulgurante, o rendimento do atacante foi gradualmente caindo. A perda de fulgor é evidente, visto que o último golo apontado pelos leões aconteceu a 22 de outubro. Esse tento solitário surgiu no duelo europeu diante do Marselha, no triunfo, por 2-1, na Liga dos Campeões.
Nesta temporada, com a camisola do Sporting, Alisson – avaliado em 4 milhões de euros – realizou 29 jogos: 17 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Nos 663 minutos em que esteve em campo, o avançado marcou dois golos e fez duas assistências.
Recorde o Media Day de Alisson Santos:
Defesa internacional português é um dos destaques da equipa orientada por Rui Borges, que irá defrontar amanhã o Athletic Bilbao
27 Jan 2026 | 14:40 |
Habitual titular no eixo defensivo de Rui Borges, Gonçalo Inácio apresenta como um dos seus pontos fortes o acerto de passe e tal parâmetro foi agora destacado em termos de futebol europeu, mais concretamente a plataforma especializada em análise de dados no desporto rei, a "Data MB".
O estudo aponta que o central de 24 anos do clube de Alvalade lidera no capítulo do passe em termos das sete principais ligas do futebol europeu. Em específico, apresenta-se com mais passes progressivos por 90 minutos na amostra dos campeonatos analisado, e com uma taxa de 100%.
De resto, ainda é elogiado por outros padrões. 99% de passes completos, 92% conduções progressivas, 91% de duelos defensivos ganhos e 85% passes frontais. Dados que revelam a grande temporada que o defesa internacional português está a fazer de leão ao peito.
Vale lembrar que o Sporting oficializou a renovação de contrato de Gonçalo Inácio, que prolongou a ligação ao Clube até 2030, em dezembro do ano passado. O defesa central, formado em Alcochete, reforçou assim o compromisso com o emblema onde chegou ainda criança, com 11 anos.
Nesta temporada desportiva de 2025/26, Gonçalo Inácio - avaliado em 45 milhões de euros - é um dos pilares do Sporting. O defesa central verde e branco soma, até ao momento, 2.382 minutos em 27 jogos, nos quais já conseguiu fazer três assistências para golo.
Antigo jogador das águias foi colega do astro português no Real Madrid e conquistou uma Liga dos Campeões pelos merengues
27 Jan 2026 | 13:07 |
Ángel Di María, que foi companheiro de Cristiano Ronaldo no Real Madrid, aproveitou para esclarecer os motivos pelos quais optou por abandonar o clube madrileno para embarcar no Manchester United, no verão de 2014, a troco de uma verba na ordem dos 75 milhões de euros, assegurando que nada teve a ver com motivos de ordem financeira.
D.María: "Isso é mentira"
"Eu não queria sair. Disseram que eu queria ganhar o mesmo que o Cristiano, mas isso é mentira. Como é que iria pretender cobrar o mesmo que alguém que conquistou várias Bolas de Ouro? Estava muito feliz, tinha conquistado a Liga dos Campeões, e Ancelotti também não queria que eu saísse, mas tinha chegado o James (Rodríguez), e quem estava no mercado para poder sair era eu", atirou, em entrevista ao jornal espanhol "as".
Ainda assim, o jogador de 37 anos de idade guarda boas memórias do Santiago Bernabéu, sobretudo de Cristiano Ronaldo, ainda que o coloque atrás do compatriota Lionel Messi, que recebeu uma proposta para atuar na Arábia Saudita : "A questão é que o Cris funciona à base de trabalho e esforço para ser o número 1, mas o Messi toma mate no balneário logo depois dos jogos, demonstrando que tinha um dom que Deus lhe deu para ser o melhor".
D.María: "O Cris é o número 1, de longe"
"A nível de profissionalismo, o Cris é o número 1, de longe. A sua forma de trabalhar, de se cuidar, de tentar sempre ser o melhor, lutando com o Leo, era muito meritória, mas coincidiu com a era de Messi, e isso complicou bastante o seu objetivo", concluiu.
Juntos no Real Madrid, o ex Benfica e CR7 conquistaram um Campeonato Espanhol (2011/2012), duas Copas do Rei (2010/2011 e 2013/2014), uma Supertaça Espanhola (2012), uma Liga dos Campeões(2013/2014) e uma Supertaça da UEFA, no início da temporada 2014/2015.