Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Rúben Amorim esteve, esta quinta-feira, dia 22 de agosto, na conferência de imprensa de antevisão ao encontro entre o Farense e o Sporting. Entre vários temas abordados, o treinador dos leões foi questionado sobre se o mercado de transferências e explicou que em janeiro tentou a contratação sem sucesso de um ala e que Geovany Quenda poderia ter sido esse reforço, mas que o jogador "não tinha espaço para treinar e para se mostrar".
"O plantel dá garantias porque já vivemos fases piores. Portanto, quando nós temos a experiência de vivermos fases mais difíceis, quando temos esta fase, tem de nos dar garantias. Porque nós não sabemos às vezes quais são as surpresas, no meio da dificuldade, que surgem", começou por dizer.
"E há que olhar, por exemplo o caso, volto a falar do Quenda. O Quenda apareceu porque nós em janeiro passado falámos aqui de um jogador para a ala que não conseguimos, tentámos, tentámos e não conseguimos, se calhar estava cá esse jogador e o Quenda não tinha espaço para treinar e para se mostrar. Portanto, é olhar um bocadinho para o lado positivo, mas ainda não terminou e alguma coisa poderá acontecer ou não, vamos ver", referiu.
Neste momento, o Clube de Alvalade já segue na liderança da Liga Portugal Betclic, com seis pontos, e vai lutar pela conquista do bicampeonato. Famalicão, Porto, Moreirense e Vitória de Guimarães somam os mesmos pontos, mas têm desvantagem na diferença de golos relativamente aos leões.
O Sporting volta a entrar em campo esta semana frente ao Farense, em jogo relativo à terceira jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma algarvia jogar-se-á na próxima sexta-feira, dia 23 de agosto, às 20h15, no Estádio do Algarve.
Ponta de lança do Panathinaikos brilhou na partida diante dos franceses do Lens
|
0Fotis Ioannidis, alvo do Sporting para a frente de ataque, estreou-se a marcar na nova temporada desportiva e fez um grande golo pelos gregos do Panathinaikos, esta quinta-feira, dia 22 de agosto, na primeira mão do playoff de acesso da Liga Conferência.
Aos 53 minutos, o ponta de lança pegou na bola junto à área da equipa gaulesa, passou por cinco defesas da equipa francesa e, na cara do guarda-redes, rematou de pé esquerdo para o fundo das redes, reduzindo a desvantagem do emblema da cidade de Atenas para 2-1 no marcador.
A SAD liderada por Frederico Varandas irá colocar em cima da mesa uma proposta de cerca de 20 milhões de euros fixos mais 5 milhões em objetivos coletivos ou individuais. Caso falhe a contratação de Fotis Ioannidis, os verdes e brancos procurarão novas alternativas para o setor ofensivo.
O perfil de jogador que os leões estão à procura será semelhante ao do grego, o que significa que é um futebolista que joga, sobretudo, na posição 9, mas que conta com características para descair para os corredores. Apesar de o Sporting já estar a preparar esta alternativa, a verdade é que os leões ainda não desistiram do avançado grego, por quem pretendem ter uma nova reunião nos próximos dias.
Em 2023/24, ao serviço do Panathinaikos, Fotis Ioannidis – que está avaliado em 13 milhões de euros – realizou 43 partidas: 27 na Liga Grega, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa e quatro na Taça da Grécia. Ao todo, nos 2.954 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o avançado que está na mira do Sporting marcou 23 golos e fez 10 assistências. Em 2024/25, leva um golo em quatro jogos.
Veja o golo de Fotis Ioannidis:
Defesa do Clube de Alvalade faz escolha semelhante à do atual jogador do Manchester City
|
0João Muniz tomou uma decisão drástica na carreira e recusou representar a seleção brasileira de sub-20. Apesar de ter nascido no Funchal, o jogador tinha a possibilidade de alinhar pelo 'escrete', mas o atleta pretende jogar por Portugal, numa decisão semelhante à de Matheus Nunes que, em 2021, disse 'não' à chamada de Tite para as eliminatórias para o Mundial do Qatar.
De acordo com o jornal Record, a própria Federação Portuguesa de Futebol - ainda liderada por Fernando Gomes - colocou-se em contacto com o jogador leonino quando soube deste interesse da CBF. A ideia passada ao central foi de que é uma peça importante, sendo que essa argumentação coincidiu com o desejo que o defesa já tinha bem presente.
O futebolista de 20 anos tem dupla nacionalidade, uma vez que os pais são brasileiros, pelo que teria a hipótese de jogar pelos canarinhos. A Confederação Brasileira de Futebol tentou uma jogada de antecipação para seduzir o esquerdino, mas esbarrou na vontade firme que João Muniz que quer representar a equipa das quinas.
Em janeiro, o Bayer Leverkusen - atual campeão da Bundesliga - fez uma oferta de 10 milhões de euros para levar o central do Clube de Alvalade. Uma vez que a esperança da Direção de Frederico Varandas e restante estrutura do Sporting é bastante elevada, a transferência do jovem para a Alemanha foi prontamente negada e travada com o aval de Rúben Amorim.
Em 2023/24, João Muniz – avaliado em 500 mil euros – somou 18 encontros pela equipa B do Sporting e um pela equipa de sub-23, contabilizando um total de 1.246 minutos, não tendo marcado nenhum golo ou feito qualquer assistência. O defesa-central tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Futebolista de 23 anos que não singrou em Alvalade interessa ao clube brasileiro
|
0O Flamengo está em avançadas negociações para a contratação de Gonzalo Plata, extremo equatoriano, de 23 anos, que jogou no Sporting e que agora representa o Al-Sadd, do Qatar. O interesse de emblemas brasileiros no jogador não é novo, já que o ex-leão esteve recentemente na mira do Corinthians, que ofereceu cerca de 7,5 milhões de euros, mas o emblema do Médio Oriente recusou a proposta.
O Globoespeorte adianta que a vontade do jogador é deixar o atual clube, uma vez que não quer trabalhar com o novo treinador Félix Sanchéz, seu antigo selecionador do Equador que o deixou fora dos convocados da última edição da Copa América, que se realizou nos Estados Unidos.
Gonzalo Plata, jogador avaliado em 6 milhões de euros, representou o Sporting de 2018/19 a 2020/21. Na equipa principal dos leões, o equatoriano fez 38 jogos onde marcou e assistiu por quatro ocasiões, mas nunca caiu nas graças de Rúben Amorim, muito por culpa de atitudes extra-campo e problemas que não agradavam ao técnico verde e branco.
O internacional pelo equador conquistou ainda uma Liga Portuguesa e uma Taça da Liga, ambas na temporada 2020/21, ao comando de Rúben Amorim. Foi emprestado aos espanhóis do Valladolid na época 2021/22 onde foi transferido a título definitivo no ano seguinte.
Pelos espanhóis, o futebolista realizou duas temporadas antes de rumar ao Médio Oriente, por 12 milhões de euros. Esta época leva 12 golos e oito assistências, em 33 encontros disputados, ajudando, deste modo, a equipa do Médio Oriente a vencer a Liga e a Taça do Catar.