Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
12 Fev 2024 | 12:24 |
O Sporting aplicou a terceira goleada por 5-0 ao Braga, em casa, num intervalo de apenas 14 meses. A festa de golos do passado domingo permitiu aos leões continuar 100 por cento vitoriosos para a Liga esta época em Alvalade, agora com 11 triunfos, superando os 10 que haviam registado na temporada 2017/18 com Jorge Jesus ao comando da equipa.
A turma agora orientada por Rúben Amorim não é derrotada no seu estádio para a Liga há precisamente um ano (2-1, no clássico com o Porto, a 12 de fevereiro de 2022)- há 11 partidas atrás- e somou o 7.º triunfo seguido neste campeonato, o que equivale também ao melhor ciclo da temporada leonina- superando, desta forma, o registo do atual treinador do Al Hilal.
De resto, a jogar no seu reduto e com o apoio dos seus adeptos, os verdes e brancos estão a realizar uma campanha praticamente irrepreensível. Além de ter sido a 12.ª vitória consecutiva, foi a 16ª em 17 jogos disputados no José Alvalade, sendo só ‘pedra no sapato’ a derrota com a Atalanta (2-1) no grupo da Liga Europa.
Foi ainda a quinta vez esta temporada que a turma de Rúben Amorim marcou cinco ou mais golos numa única partida e nos últimos três duelos para a Liga o líder feriu os seus adversários por 16 vezes. Os leões não marcavam tanto nos primeiros 20 jogos do campeonato desde a temporada 1973/74 (66). Agora são 58, o que permitiu reforçar o estatuto de ataque mais concretizador da prova.
Pela sexta vez na história, os verdes e brancos conseguem vencer 11 jogos consecutivos em casa na mesma edição do campeonato. E este registo é esperançoso para o universo leonino, uma vez que nas cinco ocasiões anteriores o clube acabou sempre o campeonato a festejar o título, sendo que a última aconteceu há 24 anos (época 1979/80) com Fernando Mendes ao leme.
No entanto, existe um obstáculo significativo para uma negociação; Emblema britânico não aceita negociar futebolista por menos de 15M
31 Ago 2026 | 03:00 |
O Sporting tem Jhon Solís referenciado e acompanha o médio colombiano desde a época passada, período durante o qual o jogador despertou o interesse, sabe o Leonino. O jogador do Birmingham City é visto em Alvalade como um futebolista com características interessantes e margem para continuar a evoluir.
No entanto, ao que o nosso Jornal apurou, existe um obstáculo significativo para uma negociação: o emblema inglês não aceita negociar o atleta por menos de 15 milhões de euros, valor considerado demasiado elevado pelos responsáveis verdes e brancos.
O atleta, de 21 anos, atua preferencialmente no meio-campo e destaca-se pelo perfil físico, capacidade para ocupar diferentes zonas e disponibilidade para participar nos momentos defensivos. O futebolista iniciou a formação no Racing de Guacarí antes de chegar ao Atlético Nacional, clube pelo qual se estreou como profissional em 2022. Em 2023 deu o salto para a Europa, sendo contratado pelo Girona.
A passagem pelo futebol espanhol permitiu-lhe ganhar experiência ao mais alto nível, antes de, em janeiro de 2026, rumar por empréstimo ao Birmingham City. A aventura em Inglaterra acabou por convencer o clube, que exerceu a opção de compra de 7,5M e garantiu definitivamente o médio.
Na temporada de 2026/27, Jhon Solis - avaliado em 4,5 milhões de euros - disputou cinco jogos: três no Championship e dois na Taça da Liga inglesa. Nos 450 minutos de utilização, o futebolista ainda não fez qualquer golo ou assistência na conta pessoal.
Atletas têm características distintas e treinador leonino já definiu uma estratégia para tirar máximo rendimento de ambos ao longo da época
30 Ago 2026 | 17:42 |
O Sporting prepara uma época particularmente exigente e Rui Borges já tem em mãos uma questão importante para gerir: a utilização de Luis Suárez e Fotis Ioannidis no ataque. Os dois avançados partiram para o encontro com o Rio Ave em igualdade de circunstâncias físicas, mas o treinador leonino voltou a apostar no colombiano como titular, depois de também o ter feito diante do Alverca.
A decisão acabou por dar frutos da melhor forma possível. Suárez respondeu com dois golos no Estádio dos Arcos e passou a liderar a lista de melhores marcadores dos leões neste início de temporada, com três remates certeiros. O "cafetero" recuperou, assim, o estatuto de principal candidato ao lugar de avançado.
O regresso ao trabalho aconteceu mais tarde devido à participação no Mundial e, entretanto, o avançado também atravessou um período complicado na relação com os adeptos, depois de ter sido associado a uma candidatura derrotada à presidência do Fenerbahçe. O episódio que protagonizou com a equipa técnica, ao abandonar o relvado mais cedo do que os companheiros, aumentou ainda mais a tensão. Apesar disso, a SAD não recebeu qualquer proposta concreta pelo jogador e Frederico Varandas mantém a posição de que uma eventual saída apenas acontecerá pelo valor da cláusula de 80 milhões de euros ou por uma verba muito próxima.
Do outro lado está Ioannidis, jogador que Rui Borges continua a considerar determinante. O internacional grego já ultrapassou os problemas físicos que o impediram de defrontar o Alverca e continuará muito próximo de Suárez nas opções do treinador. A intenção da equipa técnica passa por aumentar a rotatividade entre os dois avançados e evitar uma situação semelhante à da época passada, quando uma lesão do helénico obrigou o colombiano a acumular jogos consecutivos sem o descanso desejado.
O calendário do Sporting, com a presença na fase de liga da Champions, deverá obrigar a uma gestão ainda mais cuidadosa. Rui Borges não descarta sequer a utilização simultânea dos dois avançados em determinados encontros, fórmula que já foi testada frente ao Rio Ave durante 22 minutos e que também funcionou em 2025/26. Luis Suárez oferece capacidade técnica, versatilidade e qualidade na ligação, enquanto Ioannidis acrescenta explosão, força física e capacidade para disputar duelos com os defesas.
Emblema verde e branco decidiu não avançar para compra definitiva do jogador de 22 anos, cuja opção estava fixada nos 4 milhões de euros
30 Ago 2026 | 16:58 |
É negócio fechado. Rômulo Júnior está a caminho do Criciúma, depois de uma passagem pelo Sporting em que não conseguiu afirmar-se. O defesa central brasileiro, de 22 anos, pertence ao Atlético Mineiro e estava cedido aos leões, mas vai agora prosseguir a carreira na segunda divisão do Brasil.
A informação é avançada por Venê Casagrande e confirmada pela imprensa local. O Criciúma não terá custos com a chegada do atleta, que é esperado nos próximos dias para realizar os exames médicos e assinar contrato, ficando ligado ao clube até ao final de 2027.
O defesa será, desta forma, o primeiro reforço do novo emblema nesta janela de transferências, que permanece aberta no futebol brasileiro até 11 de setembro. O objetivo passa por dar minutos e visibilidade ao jogador, que procura relançar a carreira.
O emblema verde e branco decidiu não avançar para a compra definitiva do jogador, cuja opção estava fixada nos 4 milhões de euros. Desta forma, o central terminou uma curta experiência em Alvalade marcada por pouca utilização na equipa A, de Rui Borges.
Com a camisola do Sporting, Rômulo Júnior – avaliado em 450 mil euros - somou 15 partidas pela formação secundária e duas ao serviço da equipa A, perfazendo o total de 1.006 minutos em campo, sem qualquer golo ou assistência.