Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

EM TODO O LADO! SPORTING FOI À TURQUIA E SAIU CAMPEÃO: VARANDAS NÃO PODIA ESTAR MAIS FELIZ

Clube de Alvalade triunfou com mérito e mereceu reconhecimento internacional

  |

Icon Comentário0

Jorge Fonseca, judoca do Sporting ex bicampeão mundial, conquistou o primeiro lugar na categoria -100 kg do Grand Slam de Antalya, na Turquia. O último dia da prova internacional foi o passado domingo, e Portugal conseguiu mais dois pódios - bronze de João Fernando, também atleta dos leões, nos -81 kg, para alegria de Frederico Varandas.


Jorge Fonseca venceu todos os combates que disputou no Antalya Sports Hall no caminho percorrido até à final, mas o último confronto foi indiscutivelmente o mais fácil. O português de 31 anos só teve de pisar o tatami para sair campeão, uma vez que Shady El Nahas, o canadiano que deveria ser seu adversário, não compareceu devido a lesão. Assim, Fonseca - 15º no ranking mundial - derrota El Nahas - 6º - por ippon, no quinto combate disputado entre os judocas.


Depois de meio ano em recuperação de lesões, o atleta do Sporting leva o segundo pódio no período de um mês, ao ganhar novamente o ouro na Turquia, dois anos depois, sendo que tinha sido prata no Grand Slam da Áustria em inícios do passado mês de março. Com a vitória na Turquia, Fonseca garante mais 1000 pontos para os rankings mundial e olímpico, sendo possível que passe agora a integrar o top 10, vindo da 15ª posição.


Quem se destacou também em Antalya foi João Fernando, judoca do Sporting que ocupava o 30º lugar no ranking mundial. O bronze conquistado no passado sábado marcou a terceira medalha do jovem português no Circuito Mundial. Fernando garantiu, com um ippon a 11 segundos do fim, o terceiro lugar frente ao russo David Karapetyan (37º).

O Sporting dominou na Turquia, mas é ainda de destacar a prestação de Taís Pina, do Algés, que levou a prata na categoria dos -70kg. A jovem judoca lusa, de 19 anos, caiu apenas na final contra a austríaca Michaela Polleres, sétima do ranking mundial e vice-campeã olímpica. A atleta fez assim história, ao tornar-se a primeira júnior de sempre na final de um Grand Slam.


Com as conquistas na Turquia, os judocas portugueses do Sporting e a júnior do Algés somam pontos no ranking que permite a apuração para os Jogos de Paris-2024, sendo que faltam apenas quatro provas para fechar a qualificação para os Olímpicos de verão na cidade francesa. Entretanto, ainda há muito pela frente. A próxima competição de judo decorre este mês de abril, entre os dias 6 e 7, no Europeu de Dubrovnik, e em maio, de dia 19 a 23, disputa-se o Mundial de Doha.

https://twitter.com/SCPModalidades/status/1774496970842743079

https://twitter.com/SCPModalidades/status/1774436925614510234


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting empata (5-5) na jornada em atraso e não consegue aproximar-se do Benfica na liderança
Modalidades

Sporting empata (5-5) na jornada em atraso e não consegue aproximar-se do Benfica na liderança

 

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Varandas desiludido com equipa do Sporting: Presidente esperava mais
Modalidades

Exclusivo Leonino - Varandas desiludido com equipa do Sporting: Presidente esperava mais

 

Icon Comentário0
Sporting vence no campeonato e partilha liderança com Benfica e Porto
Modalidades

Sporting vence no campeonato e partilha liderança com Benfica e Porto

 

Icon Comentário0