Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
01 Abr 2024 | 12:16 |
Jorge Fonseca, judoca do Sporting ex bicampeão mundial, conquistou o primeiro lugar na categoria -100 kg do Grand Slam de Antalya, na Turquia. O último dia da prova internacional foi o passado domingo, e Portugal conseguiu mais dois pódios - bronze de João Fernando, também atleta dos leões, nos -81 kg, para alegria de Frederico Varandas.
Jorge Fonseca venceu todos os combates que disputou no Antalya Sports Hall no caminho percorrido até à final, mas o último confronto foi indiscutivelmente o mais fácil. O português de 31 anos só teve de pisar o tatami para sair campeão, uma vez que Shady El Nahas, o canadiano que deveria ser seu adversário, não compareceu devido a lesão. Assim, Fonseca - 15º no ranking mundial - derrota El Nahas - 6º - por ippon, no quinto combate disputado entre os judocas.
Depois de meio ano em recuperação de lesões, o atleta do Sporting leva o segundo pódio no período de um mês, ao ganhar novamente o ouro na Turquia, dois anos depois, sendo que tinha sido prata no Grand Slam da Áustria em inícios do passado mês de março. Com a vitória na Turquia, Fonseca garante mais 1000 pontos para os rankings mundial e olímpico, sendo possível que passe agora a integrar o top 10, vindo da 15ª posição.
Quem se destacou também em Antalya foi João Fernando, judoca do Sporting que ocupava o 30º lugar no ranking mundial. O bronze conquistado no passado sábado marcou a terceira medalha do jovem português no Circuito Mundial. Fernando garantiu, com um ippon a 11 segundos do fim, o terceiro lugar frente ao russo David Karapetyan (37º).
O Sporting dominou na Turquia, mas é ainda de destacar a prestação de Taís Pina, do Algés, que levou a prata na categoria dos -70kg. A jovem judoca lusa, de 19 anos, caiu apenas na final contra a austríaca Michaela Polleres, sétima do ranking mundial e vice-campeã olímpica. A atleta fez assim história, ao tornar-se a primeira júnior de sempre na final de um Grand Slam.
Com as conquistas na Turquia, os judocas portugueses do Sporting e a júnior do Algés somam pontos no ranking que permite a apuração para os Jogos de Paris-2024, sendo que faltam apenas quatro provas para fechar a qualificação para os Olímpicos de verão na cidade francesa. Entretanto, ainda há muito pela frente. A próxima competição de judo decorre este mês de abril, entre os dias 6 e 7, no Europeu de Dubrovnik, e em maio, de dia 19 a 23, disputa-se o Mundial de Doha.
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1774496970842743079
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1774436925614510234
Na antevisão ao duelo diante dos azuis e brancos, jogador do Clube de Alvalade disse ainda estar "grato" por poder representar os leões
06 Fev 2026 | 17:16 |
A equipa de basquetebol do Sporting - que pode vir a ter um novo jogador - recebe este sábado, dia 7 de fevereiro, o Porto, em partida da 14.ª jornada da Liga, marcada para as 15h00. O base Stephan Swenson destacou o entusiasmo do grupo para o Clássico e a preparação intensa que têm feito ao longo da temporada. O jogador belga diz que quer aproveitar a má época dos dragões.
“É um jogo muito entusiasmante. Adoramos os grandes jogos, treinamos e preparamo-nos todos os dias para competirmos nestes jogos e a competição europeia deixa-nos ainda mais preparados para estes grandes jogos, como será frente ao Porto”, começou por dizer aos meios de comunicação do Clube de Alvalade
S. Swenson: “O Porto esta época não está a sair-se tão bem"
O basquetebolista analisou o adversário e alertou para o talento da equipa portista: “O Porto esta época não está a sair-se tão bem, mas têm uma equipa muito talentosa, muito boa equipa e ao virem para este jogo, vão querer fazer o melhor, mas vamos estar preparados”.
Stephan Swenson falou ainda sobre o momento da equipa e a abordagem para cada desafio: “Estamos num bom momento, mas cada jogo é um novo jogo. É uma abordagem diferente, tudo volta a começar do 0-0. Vamos para o próximo jogo cientes de que tudo pode acontecer, por isso temos de jogar o nosso melhor basquetebol”.
S. Swenson: “Sinto-me sempre grato por poder representar o Sporting"
Por fim, o pupilo de Luís Magalhães deixou um apelo aos adeptos: “Sinto-me sempre grato por poder representar o Sporting, pela oportunidade dada, por jogar com estes companheiros de equipa e esta equipa técnica, o que torna tudo ainda melhor. Estou a ter excelentes momentos. Venham apoiar-nos, estamos a ter um excelente ano e sabemos que podemos continuar assim, com eles a virem ao Pavilhão João Rocha”, terminou.
Direção do Clube de Alvalade terá chegado ao consenso de que falta reforçar um dos setores do seu plantel para dar maiores possibilidades à equipa
06 Fev 2026 | 03:00 |
O Sporting está na disposição de contratar um novo poste para a equipa de basquetebol. A Direção verde e branca tem como principal objetivo que a turma de Luís Magalhães lute pelo título e seja competitiva até ao final da temporada e, para isso, um reforço pode estar aí à porta.
Segundo informações recolhidas pelo nosso Jornal, em Exclusivo Leonino, os dirigentes dos leões estão convencidos em garantir a contratação de um poste estrangeiro que seja capaz de render no imediato, e que ajude o Sporting a cumprir os seus objetivos esta temporada, nomeadamente na luta pelo campeonato nacional.
O Sporting leva nove vitórias em 20 jogos esta época, e perdeu apenas por duas vezes na Liga Portuguesa - frente ao Esgueira e ao Benfica. No entanto, os responsáveis verdes e brancos ainda não estão convencidos que a equipa esteja 100% à altura de lutar pelo campeonato e pensam em reforçar o jogo interior do conjunto leonino até ao final da temporada.
O plantel leonino tem, de momento, dois postes que vão partilhando a quadra. Brandon Johns Jr., norte-americano de 25 anos, tem sido um dos maiores destaques da equipa verde e branca: participou em 29 encontros até ao momento e soma médias de 14,4 pontos, 1,7 assistências e 7,7 ressaltos por partida.
Rui Palhares é o outro poste da equipa de basquetebol do Sporting. O português de 24 anos chegou ao Clube de Alvalade no verão de 2025, proveniente do Galitos, mas não se tem assumido no conjunto verde e branco. Participou também em 29 partidas, mas com médias modestas de 4,3 pontos, 0,3 assistências e 3,6 ressaltos por jogo. Estes números deixam Frederico Varandas e os restantes responsáveis verdes e brancos com a crença de que a posição tem potencial para ser melhorada ainda esta temporada.
Jogadores celebram vitória na Luz:
Formação verde e branca disputou a sexta jornada da prova europeia nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, no seu reduto
05 Fev 2026 | 20:16 |
A equipa de hóquei em patins do Sporting venceu a Oliveirense, por 5-1, esta quinta-feira, dia 5 de janeiro, em jogo a contar para a sexta jornada da Liga dos Campeões da modalidade. Rafael Bessa, Henrique Magalhães, Danilo Rampulla, Roc Pujadas e Nolito Romero foram os autores dos golos dos leões.
A partida começou com oportunidades para ambos os lados, no entanto, foram mesmo os leões que acabaram por abrir o marcador, pelo stick de Rafael Bessa (6’). Ainda antes do intervalo, Henrique Magalhães aumentou a vantagem para a turma de Alvalade (20’).
No regresso dos balneários, o Sporting voltou mais forte e Danilo Rampulla fez o 3-0 à passagem pelo minuto 33. Xano Edo continuou imparável entre os postes, mas a Oliveirense acabou por reduzir aos 45’. Ainda assim, Roc Pujadas restabeleceu a vantagem logo de seguida (46’) e ainda houve tempo para Nolito deixar a sua marca (49’).
Com esta vitória - a 23.ª em 31 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch somam dez pontos e estão no segundo lugar no grupo B da competição. O Benfica é líder com 15, mas menos um jogo. Já o Liceo é terceiro classificado com sete pontos e também menos uma partida disputada.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 8 de fevereiro, frente ao CD Póvoa. O encontro diante da turma orientada por Vítor Silva, a contar para 15.ª jornada do Campeonato Nacional, jogar-se-á às 15h00, no Pavilhão João Rocha.