Modalidades
Sporting destrói Benfica na última jornada e atira águias para o terceiro lugar
23 Mai 2026 | 16:09
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
14 Fev 2024 | 12:44 |
Na passada terça-feira, dia 13 de fevereiro, no Pavilhão João Rocha, a equipa de andebol do Sporting derrotou o Dinamo Bucareste, por 35-33, em jogo válido para a primeira jornada da Main Round da EHF European League. Orri Thorkelsson foi uma das grandes figuras da noite e obteve um registo absolutamente fascinante na partida.
Orri Thorkelsson, com nove golos, foi o melhor marcador da partida e conseguiu uma exibição exemplar, com 100% de eficácia na hora de disparar para o fundo das redes. O jogador do Sporting natural da Islândia, não falhou nenhuma das nove vezes em que mirou à baliza adversária.
Martim Costa (oito), Edy Silva (cinco) Kiko Costa (quatro), Mamadou Gassama e Natan Suárez (quatro) foram os senhores que se seguiram na tabela da melhores marcadores, numa partida de luxo por parte do Sporting para a competição europeia.
Relembre-se que o ponta do Sporting, internacional islandês, foi contratado pelo Clube de Alvalade no passado mercado de verão, em 2023. O jovem jogador de 23 anos prometeu vir dar mais soluções de finalização no plantel leonino e a verdade é que tem feito jus à sua aposta.
Os comandados de Ricardo Costa seguem com quatro pontos e ocupam o segundo lugar do Grupo IV da EHF European League, com esta vitória - a 26.ª em 29 jogos esta temporada. O Fuchse Berlim lidera (seis), o Constanta é terceiro (dois) e o Dinamo Bucareste fecha as contas (zero).
O Sporting vira agora atenções para o as competições nacionais vai preparar a próxima partida, agendada para sábado, dia 17 de fevereiro. O apito inicial do encontro frente ao Póvoa está agendado para as 15h00 e o duelo da jornada 18 do Campeonato Placard disputa-se no Pavilhão João Rocha.
Treinador fez ainda questão de agradecer o acompanhamento clínico e o apoio recebido no hospital, destacando o cuidado prestado
24 Mai 2026 | 15:11 |
Cândida Mota, mulher de Ricardo Costa, e mãe dos jogadores Martim e Francisco Costa, sofreu um AVC. A notícia foi partilhada através de uma mensagem nas redes sociais, divulgada poucas horas depois do dérbi frente ao Benfica, encontro em que o técnico esteve no banco mas sem assumir a orientação direta da equipa.
Na publicação, o treinador leonino começou por agradecer o apoio recebido, sublinhando a onda de solidariedade em torno da família: “Quero agradecer, do fundo do coração, todas as mensagens de força e preocupação que temos recebido nos últimos dias. É difícil responder a tanta gente. Sentimos o vosso carinho e preocupação, e é apenas por isso que venho aqui deixar uma breve mensagem”, escreveu.
O técnico do Sporting atualizou também o estado de saúde da esposa, transmitindo alguma tranquilidade aos seguidores: “A nossa Cândida sofreu um AVC, mas encontra-se bem, com o seu lindo sorriso e a força que sempre a caracterizou".
Ricardo Costa fez ainda questão de agradecer o acompanhamento clínico e o apoio recebido no hospital, destacando o cuidado prestado: “Temos sido tratados com um enorme cuidado por todos os profissionais de saúde, pelo que estamos profundamente gratos por todo o apoio e dedicação”.
A mensagem termina com uma nota de esperança sobre o futuro próximo, deixando uma garantia otimista quanto à recuperação: “Em breve, estará de volta a casa, ainda mais forte. Obrigado a todos pela amizade”, conclui a publicação assinada em nome do treinador, da esposa e dos dois filhos.
Veja a publicação:
Organização da competição decidiu eleger jovem lateral do emblema verde e branco como jogador mais valioso da temporada desportiva
24 Mai 2026 | 13:28 |
O Campeonato de andebol chegou ao fim e ficou marcado não só pelo domínio coletivo do Sporting, mas também pela distinção individual atribuída a Francisco Costa. A organização da competição decidiu eleger o jovem lateral direito como o jogador mais valioso da época.
Com apenas 21 anos, o internacional português foi uma das grandes figuras, assinando uma época de enorme consistência e qualidade. Em 21 jogos realizados, apontou 123 golos, números que ajudaram de forma determinante a equipa orientada por Ricardo Costa a alcançar os seus objetivos.
O percurso dos leões foi, de resto, avassalador, com 28 vitórias em 28 jogos disputados, um registo perfeito. Francisco Costa não integrou a ficha de jogo no encontro diante do Benfica, devido a uma questão familiar delicada, mas o seu contributo ao longo da época já tinha deixado marca suficiente.
No plano individual, o lateral direito cumpre a quinta temporada consecutiva ao serviço do Sporting, depois de ter deixado o Porto em 2021/2022. Desde então, afirmou-se no contexto sénior e confirmou as expetativas que sempre recaíram sobre si.
Francisco Costa poderá permanecer mais uma temporada no Sporting antes de rumar ao estrangeiro. O Flensburg-Handewitt, da Alemanha, surge como destino provável em 2027, num negócio que poderá atingir cerca de 1 milhão de euros.
Golaço de Kiko ao Benfica:
Triunfo frente ao Benfica, por 34-22, no encerramento do Campeonato Placard de andebol, ficou marcado por um ambiente de forte emoção
24 Mai 2026 | 11:25 |
O triunfo do Sporting frente ao Benfica, por 34-22, no encerramento do Campeonato Placard de andebol, ficou inevitavelmente marcado por um ambiente de forte emoção devido à situação delicada vivida pela família de Ricardo Costa. Apesar da vitória, todas as atenções acabaram centradas no estado de saúde de Cândida Mota.
A esposa de Ricardo Costa e mãe dos jogadores Martim Costa e Francisco Costa sofreu um AVC durante a última semana, encontrando-se atualmente internada no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. O estado clínico é considerado estável, embora a situação tenha naturalmente abalado toda a estrutura ligada ao andebol.
Martim e Kiko não integraram as opções para a partida. Também Ricardo Costa viveu a partida de forma particularmente difícil, permanecendo no banco, ainda que grande parte das indicações técnicas tenha sido assumida pelo adjunto Ricardo Candeias.
Dentro de campo, o Sporting conseguiu fechar uma temporada histórica, alcançando um registo absolutamente imaculado no campeonato, algo que os leões não conseguiam há várias décadas e para o qual nem existem registos absolutamente confirmados no historial do Clube.
No final, apesar da dimensão desportiva do resultado e da conquista alcançada pelo Sporting, o sentimento dominante foi de solidariedade para com a família Costa. O ambiente no Pavilhão ficou marcado pela emoção e pelas várias demonstrações de apoio dirigidas a Cândida Mota.
Sporting destrói Benfica na última jornada e atira águias para o terceiro lugar
23 Mai 2026 | 16:09
Sporting perde na Dinamarca e falha acesso às meias finais da Liga dos Campeões de andebol
06 Mai 2026 | 21:06
Treinador do Sporting quer vencer e aponta à Champions: "É o sonho de uma vida"
05 Mai 2026 | 11:19