
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Miguel Luís, médio do Warta Poznan, concedeu, no passado domingo, 14 de janeiro, uma entrevista onde falou de Francisco Trincão, extremo do Sporting, numa altura em que este tem mostrado serviço, tendo apontado dois golos nos últimos três jogos do Clube de Alvalade.
"A confiança é importante para ele, como é importante para qualquer jogador. As coisas saem-lhe mais naturais. Começou a ganhar confiança aos poucos", começou por dizer o antigo médio do Sporting, que deu mérito a Rúben Amorim no florescer de Trincão.
“É sempre importante ter um treinador que dê confiança. Penso que o míster Amorim faz isso com todos os jogadores. Continuou a confiar nele mesmo nas fases piores. Agora pode ser o momento de Trincão. Aproveitou a oportunidade que lhe foi dada", atirou o médio.
Recorde-se que Miguel Luís fez grande parte da sua formação como atleta no Sporting, e chegou à equipa principal na época 2018/19. Ao serviço da formação A, o português marcou por duas ocasiões em 21 jogos disputados. Venceu ainda uma Taça da Liga e uma Taça de Portugal.
Já Francisco Trincão, contratado pelo Sporting ao Barcelona no verão 2022, conta, atualmente, com 23 jogos (1.075 minutos) oficiais em 2023/24, onde totalizou três golos e uma assistência nesta primeira metade da época, não tendo conseguido, ainda, afirmar-se na totalidade de verde e branco.
Ao todo, desde que chegou ao Sporting, oriundo do Barcelona, Francisco Trincão leva 75 jogos, nos quais apontou 16 golos e fez cinco assistências. O internacional português custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 10 milhões de euros por 50% dos direitos económicos.
Confira aqui os melhores momentos de Francisco Trincão, frente ao Chaves:
Jovem avançado dinamarquês concedeu uma entrevista recente onde abordou um dos maiores triunfos da temporada verde e branca em 2024/25
|
Conrad Harder voltou a relembrar a vitória do Sporting na final da Taça de Portugal, quase um mês depois do triunfo. O avançado dinamarquês falou da partida onde saiu do banco para ser decisivo, e lembrou o que sentiu numa conversa com o portal 'Campo'.
Conrad Harder: "Entrei e mudei tudo. Estou muito orgulhoso por isso"
"Eles [Benfica] jogaram melhor durante a maioria do jogo, mas a nossa equipa nunca desiste. Antes de ser entrar (aos 75’) só pensava que tinha de conseguir mudar o jogo. E depois aconteceu. Entrei e mudei tudo. Estou muito orgulhoso por isso", atirou Conrad Harder sobre essa partida e sobre o seu desempenho.
Para o avançado dinamarquês, nesse jogo ficou perfeitamente espelhado a "forte mentalidade" do Sporting, equipa que este ano se tornou bicampeã nacional, após uma época com muitos altos e baixos que chegou a contar com três treinadores principais.
Relembrar que nesse jogo da final da Taça de Portugal, que o Sporting venceu com 3-1 após prolongamento, Conrad Harder só entraria em campo aos 75', quando os leões perdiam por 1-0. O avançado verde e branco foi muito importante na partida e acabou por ser considerado o MVP do encontro - que ainda está a ter consequências para o plantel dos leões.
Conrad Harder seguiu, depois da final da Taça de Portugal, para o estágio da sua Seleção sub-21, conjunto que esteve a ajudar no Campeonato da Europa da categoria, onde a Dinamarca atingiu os quartos-de-final. O ponta-de-lança vai, agora, tal como Geovany Quenda, gozar um período de férias antes de se juntar aos colegas nos trabalhos da equipa do Sporting.
Treinador verde e branco vai ter de começar a pré-temporada sem um dos jogadores que foi um dos maiores destaques do Clube de Alvalade em 2024/25
|
Depois da participação no Europeu sub-21, Geovany Quenda vai chegar mais tarde que o restante da equipa do Sporting à pré-época dos leões. O extremo verde e branco fez parte do conjunto nacional que chegou aos quartos-de-final do campeonato da europa, após cair frente aos Países Baixos. Relembrar que o jogador está sob fogo da FPF.
Geovany Quenda foi um dos jogadores mais utilizados durante a época do Sporting, e somou a esse desgaste um torneio internacional no fim da época, onde até acabou por estar em bom plano. Finalmente terminada a temporada, o jogador vai gozar um período de férias.
No entanto, as férias de Goevany Quenda acabam por cair praticamente em cima do início da pré-temporada da equipa do Sporting, que arranca na Academia de Alcochete no próximo dia 1 de julho. Por isso, o extremo verde e branco é obrigado a perder esses primeiros dias de trabalho.
Rui Borges fica, assim, sem uma peça importante da equipa para o arranque das sessões, início que normalmente está reservado para a preparação física, e para os jogadores reporem os índices depois de um período de paragem. Geovany Quenda vai ser obrigado a saltar esta fase da preparação, e juntar-se aos colegas já no próximo dia 12 de julho, diretamente no estágio do Algarve, que começa nessa data.
Geovany Quenda vai entrar na próxima época em posição muito diferente quando comparado com o último ano. Foi um dos jogadores mais utilizados da equipa, com participação total em 61 jogos (Clube e Seleção), e chega como atleta do Chelsea (no Sporting por empréstimo), pelo que tem, agora, outro estatuto. No entanto, mantém-se 100% focado em Alvalade.
Novela que os leões estão a viver com o avançado sueco desde o fim da temporada está a ter um impacto maior do que o desejado este mercado
|
Viktor Gyokeres é a peça que está a travar a contratação de Luis Suárez por parte do Sporting. Os leões estão interessados no avançado colombiano do Almeria, mas só vão avançar para a compra depois de resolverem o dossier do ponta de lança sueco.
Segundo o jornal Record, os últimos dias não têm trazido qualquer desenvolvimento no que toca à possível saída de Viktor Gyokeres. Apesar do avançado sueco ter muitos pretendentes no mercado, a verdade é que as propostas escasseiam em Alvalade.
Da parte do jogador, o objetivo principal continua a ser a mudança para o Arsenal de Londres. No entanto, os gunners ainda só enviaram uma proposta oficial para o Sporting, no valor de 55 + 10 milhões de euros, números que ficaram muito aquém da expetativa do Sporting em relação à venda de Viktor Gyokeres.
A imprensa nacional informa que Viktor Gyokeres continua, no entanto, a ser um dos alvos preferenciais do Arsenal, encontrando-se logo a seguir a Benjamin Sesko, ponta-de-lança esloveno que atua nos alemães do Leipzig, na lista de alvos dos gunners.
Viktor Gyokeres tem mais pretendentes para além do Arsenal. Só da Premier League chegam mais dois gigantes, que voltaram a reafirmar o interesse recentemente: o Manchester United e o Liverpool, sendo que, em ambos os casos, nenhuma proposta oficial chegou a Alvalade pelo sueco.