Futebol Formação
Sporting recupera de desvantagem de 2-0 e ganha 4-2 no reduto do Vitória
23 Ago 2026 | 15:36
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
03 Abr 2020 | 14:15 |
A Federação Portuguesa de Futebol decidiu cancelar os campeonatos dos escalões de formação o que obrigou os diversos clubes a procederam a alterações na sua organização. Em entrevista ao diário desportivo Record, Miguel Sampaio, responsável pelo departamento de psicologia e pedagogia, explicou como está o Sporting CP a reorganizar-se. “Concordo inteiramente com a decisão! Todos temos pena, mas era absolutamente necessário tomar decisões de saúde, e que ajudassem os clubes e as famílias a reorganizar-se”, começou por dizer Miguel Sampaio. Sobre a natural frustração que esta decisão pode causar aos atletas, o responsável leonino explicou qual a abordagem que tem sido adotada para com os atletas: “O nosso discurso foi que esta época valeu a pena pois permitiu-lhes evoluir como jogadores e como pessoas. Também assinalámos que isto os torna mais fortes e resilientes. E ainda os lembrámos que estão melhores jogadores hoje, e que, entretanto, se tornaram mais criativos no processo de treino”. O responsável pelo departamento de psicologia e pedagogia recorda que toda esta situação começou a ser gerida ainda no final de fevereiro: “Decidimos colar essas informações na Academia quando ainda tínhamos lá os residentes, e sensibilizámos os atletas que se cumprimentavam muito e partilhavam os espaços comuns”. Contudo, Miguel Sampaio confidenciou que rapidamente os leões se aperceberam que “mais tarde ou mais cedo, teríamos de mandá-los para casa. Iniciámos uma fase de organização interna com todas as áreas para definirmos os prazos do final dos treinos e do regresso a casa”. Relativamente aos atletas mais carenciados, Miguel Sampaio garante que o Sporting CP está a tomar todas as medidas necessárias para garantir o bem-estar dos jogadores: “Em relação aos pais que nos preocupam temos mais contacto e, caso seja necessário - coisa que ainda não aconteceu - iremos distribuir comida ou arranjar-lhes um vale para irem ao Pingo Doce pois temos um protocolo assinado”. Por fim, sobre a hipótese da realização de uma pré-época antes do retomar das competições, o responsável leonino defende que, apesar dos planos de treino que os atletas têm seguido, será essencial que a mesma aconteça: “Uma coisa é estarmos em casa a fazer algum treino físico; outra é estar num campo ou competição. Os mais jovens também terão de fazer sempre uma pré-época pois muitos já passam várias horas no treino e no ginásio”.
Fotografia Sporting CP
Emblema verde e branco foi superior durante grande parte da partida e justificou conquista dos três pontos na quarta jornada
29 Ago 2026 | 15:56 |
O Sporting venceu este sábado o Torreense por 2-1, em Torres Vedras, em encontro da quarta jornada da primeira fase do Campeonato Nacional de sub-19. Os jovens leões foram superiores durante grande parte da partida e justificaram a conquista dos três pontos.
Depois da vitória no dérbi na ronda anterior, a equipa leonina entrou determinada e chegou ao golo inaugural aos 10 minutos. José Mendes aproveitou uma assistência de Duarte Rosa para colocar o Sporting na frente, mas a resposta do Torreense foi imediata, com a formação da casa a restabelecer a igualdade através de uma grande penalidade.
O resultado manteve-se empatado até ao intervalo, mas o Sporting voltou do balneário com a mesma intenção de assumir o controlo do encontro. Logo nos primeiros minutos da segunda parte, Sandro Gamboa apareceu para voltar a colocar os leões em vantagem (2-1).
Com este triunfo, os comandados de Pedro Guerreiro somaram mais três pontos num encontro em que controlaram as principais incidências. O próximo compromisso está marcado apenas para 13 de setembro, às 11h00, frente ao Alverca, na Academia Cristiano Ronaldo.
O onze do emblema verde e branco foi composto por: William Lodmell (Guarda-redes), Salvador Fortuna, Jakub Stasiak, Samuel Tavares, Duarte Rosa, Sandro Gamboa, David Almeida, Leonardo Tavares, José Mendes, Martim Almeida (C) e José Garrafa.
Equipa verde e branca esbarrou, contudo, na falta de eficácia na finalização e numa boa exibição do guardião da formação ribatejana
29 Ago 2026 | 15:20 |
Os sub-15 do Sporting arrancaram este sábado, dia 29 de agosto, o Campeonato Nacional com um empate a uma bola diante do Alverca (1-1), num encontro em que os jovens leões acabaram por ficar aquém relativamente à exibição apresentada,
Depois da goleada num torneio amigável, a equipa orientada por Filipe Santos dominou grande parte da partida e terminou com 24 remates, 12 dos quais enquadrados. O Clube de Alvalade entrou forte e instalou-se desde cedo no meio-campo adversário, chegando mesmo a marcar aos 11 minutos, mas o lance acabou invalidado por fora de jogo. Contra a corrente da partida, o Alverca adiantou-se aos 22’, através de Dinis Fabião.
A resposta leonina surgiu praticamente de imediato. Apenas dois minutos depois, Amido Baldé apareceu no sítio certo para aproveitar uma defesa incompleta e restabelecer a igualdade. O lance nasceu de uma boa jogada coletiva pelo lado esquerdo e premiou a atitude ofensiva demonstrada pelos jovens leões.
Após o empate, o Sporting manteve o controlo da partida e continuou a criar situações para chegar à vantagem. A equipa leonina esbarrou, contudo, na falta de eficácia na finalização e numa boa exibição do guarda-redes do Alverca. Depois do intervalo, o cenário manteve-se. Apesar da pressão exercida até ao final, o Sporting não conseguiu voltar a marcar.
A equipa apresentada pelo emblema verde e branco foi composta por: Frederico Marques (Guarda-redes), Tiago Ferreira, Gabriel Rato, Rodrigo Costa, Jugelson Bari, Yuran Sanches (C), Gabriel Teixeira, Manuel Fernandes, Amido Baldé, Rodrigo Brito e Martim Vaz.
Verdes e brancos voltaram a ficar aquém das expetativas e redes sociais não perdoaram nas críticas após a partida deste fim de semana
24 Ago 2026 | 10:43 |
Tiago Fernandes foi alvo de fortes críticas nas redes sociais depois da derrota do Sporting B, por 2-0, no terreno do Penafiel. As escolhas do treinador e a qualidade de jogo apresentada pelos jovens leões estiveram no centro das principais queixas.
“Impressionante como a mediocridade é recompensada”, pode ler-se, antes de questionar algumas das decisões do técnico: “Bafdili continua a comer banco. Até já há Grombahi e nada. Kauã e Ivanildo continuam a ter minutos”. Outro dos reparos foi direcionado para o futebol apresentado: “Não há um pingo de fio de jogo”.
No encontro da terceira jornada da Liga 2, o Sporting teve mais bola durante vários períodos, mas sentiu dificuldades para criar oportunidades claras. Um erro de Eduardo Felicíssimo na saída permitiu a Davo inaugurar o marcador aos 39 minutos, antes de Max Svensson estabelecer o 2-0 já perto do final.
"Já não para falar do que se faz com o Felicíssimo. Empurrado para central pela esquerda, só falta ser lateral…" ou "As opções de hoje davam para um estudo de caso. Inacreditável" são outros comentários que se podem encontrar após o encontro.
Com o desaire, o Sporting B mantém os seis pontos conquistados nas três primeiras jornadas da Segunda Liga. Os comandados de Tiago Fernandes tinham vencido o Chaves na ronda anterior e procuram agora dar uma resposta no próximo compromisso.