Futebol
Rui Borges, técnico do Sporting, lembrado por goleador: “Foi uma montanha russa”
13 Jan 2026 | 16:21
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Dez 2025 | 11:01 |
Jorge Coroado não tem dúvidas: Ruben Semedo devia ter visto cartão vermelho, depois de ter atingido Giorgi Kochorashvili na cara com o seu cotovelo. O Sporting venceu o AVS SAD, por esclarecedores 6-0, na noite do último sábado, dia 13 de dezembro, mas, segundo os especialistas de arbitragem, Iancu Vasilica cometeu um erro grave.
Jorge Coroado: "Rúben Semedo foi objetivo na falta praticada, atingindo Kochorashvili no rosto, com o cotovelo. Cartão vermelho era de aplicar"
O lance aconteceu aos 60'. Ruben Semedo, antigo jogador do Sporting, que ontem deixou o relvado debaixo de uma assobiadela dos adeptos, travou um lance com Giorgi Kochorashvili, onde acertou com o cotovelo na cara do internacional pela Geórgia. O painel de especialistas do jornal O Jogo apontou esse erro do árbitro.
"Rúben Semedo foi objetivo na falta praticada, atingindo Kochorashvili no rosto, com o cotovelo. Cartão vermelho era de aplicar", começou por escrever Jorge Coroado. Para o especialista de arbitragem, a falta do ex Sporting era merecedora de expulsão. Relembrar que o jogador não foi, sequer, admoestado.
José Leirós não concorda com a cor do cartão, mas também é de opinião que o árbitro devia ter feito mais do que apenas assinalar a falta: "Rúben Semedo não quis jogar a bola e foi na direção de Kochorashvili para o derrubar, utilizando a perna e o braço. Livre bem assinalado, mas faltou exibir amarelo".
"Semedo tem uma entrada sem ter em conta o perigo ou as consequências para com o adversário. Falta merecedora de cartão amarelo, que não foi exibido", foi a análise de Fortunato Azevedo que, tal como os restantes colegas, apontou o erro do árbitro do Sporting - AVS SAD.
Confira, aqui, um grande golo de Kochorashvili:
Jogador que partilha balneário no Al Nassr com Cristiano Ronaldo tem estado no radar dos verdes e brancos para este mercado de transferências
14 Jan 2026 | 03:00 |
As contratações de Luis Guilherme e Souleymane Faye afastam Wesley do Sporting, sabe o Leonino. Apesar do jogador que partilha balneário no Al Nassr com Cristiano Ronaldo estar no radar dos leões, a estrutura não deverá avançar com uma proposta formal.
Ao que o nosso Jornal apurou, Rui Borges está satisfeito com a chegada de dois extremos neste mercado de transferências e a Direção não pretende entrar em mais loucuras em janeiro por outro jogador para a mesma posição, o que fará com o brasileiro acabe por ficar 'na prateleira', até porque o real sonho dos leões para o verão continua a ser Yeremay Hernández.
A verdade é que, até ao momento, o Sporting já investiu bastante nos dois nomes que juntou ao plantel - sendo que Luis Guilherme já foi oficial, carecendo apenas da apresentação de Faye. O primeiro foi contratado ao West Ham por 14 milhões de euros, com mais 3 milhões dependentes de objetivos; enquanto que para o segundo está previsto um gasto de 6,5M.
No que a Wesley diz respeito, os leões terão mesmo chegado a acenar com 15 milhões de euros pelo jogador do Al Nassr, isto ainda numa fase muito embrionária do defeso e, ao que parece, será mesmo por esses valores que o emblema saudita está disposto a libertar o extremo (10-15M).
Nesta temporada, com a camisola do Al-Nassr, Wesley – avaliado em 5 milhões de euros – realizou 16 jogos: sete na Liga Saudita, cinco na AFC Champions League Two, dois na Supertaça e dois na Taça do Rei. Nos 964 minutos em que esteve em campo, o atleta marcou quatro golos e fez uma assistência.
Novo emblema surge nos rumores para reforçar o comando técnico, com lenda do futebol mundial a falar em possíveis negociações
13 Jan 2026 | 17:54 |
Ruben Amorim regressou a Portugal após o seu despedimento em Inglaterra, mas os rumores sobre o futuro do treinador português não param de crescer. Segundo declarações de Sol Campbell, antigo internacional inglês, o Tottenham está a seguir de perto o percurso do técnico, explorando possíveis negociações para a próxima temporada.
"Provavelmente, já estão a falar com ele"
“Provavelmente, já estão a falar com ele, o que não me surpreenderia”, referiu, em declarações à Sky Bet, afirmando que o emblema londrino estaria a avaliar o português como uma opção para reforçar o comando técnico, elogiando o seu perfil e capacidade de liderança.
Ruben Amorim surge como um candidato de peso, para substituir Thomas Frank, graças à experiência em Portugal, aos resultados alcançados nos últimos anos com o seu clube de origem e ter algum conhecimento de Premier League.
"Mas eles vão falar com outros treinadores"
"Obviamente, se ele começar a dar a volta à situação e a ganhar jogos, isso ajuda. Mas eles vão falar com outros treinadores. Faz parte do processo", explicou o antigo central de Arsenal e Tottenham, que, mesmo com a possibilidade de recuperação do treinador atual da equipa, o clube continuará a analisar alternativas
Ao serviço do Manchester United, Ruben Amorim orientou a equipa em 63 jogos oficiais, somando 25 vitórias, 15 empates e 23 derrotas. A irregularidade dos resultados e a pressão constante acabaram por ditar o despedimento do antigo treinador do Sporting, no dia 5 de janeiro.
Estudo coloca a turma de Alvalade, orientada por Rui Borges, como uma das equipas mais sólidas do velho continente no setor mais recuado
13 Jan 2026 | 17:35 |
O Sporting integra o top-3 das defesas mais impenetráveis da Europa, segundo um estudo divulgado pelo CIES – Observatório do Futebol, em parceria com a Impect Football. Os leões aparecem na terceira posição no ranking de golos esperados consentidos a cada 90 minutos, com 0,63, ficando apenas atrás do Porto (0,51) e do Bayern Munique (0,55).
Em 17 jornadas da Liga Portugal Betclic, o Sporting sofreu apenas nove golos, um registo que confirma a solidez defensiva da equipa de Rui Borges nesta temporada. O rival azul e branco regista quatro golos consentidos, enquanto os bávaros já sofreram 12 em 16 rodadas da Bundesliga.
O estudo do CIES evidencia a consistência defensiva do Sporting em diversos aspetos estatísticos. As equipas mais sólidas são avaliadas com base em golos esperados (xG) sofridos, refletindo não apenas a quantidade de golos concedidos, mas também a qualidade das oportunidades criadas pelos adversários. Este indicador coloca os leões entre os melhores da Europa neste capítulo.
Além do Sporting e do Porto, o top-10 europeu inclui clubes como Olympiakos, Shakhtar Donetsk, PAOK, Slavia Praga, Dínamo Kiev, Arsenal e RFS, todos reconhecidos pela organização defensiva e capacidade de neutralizar adversários nos respetivos campeonatos nacionais.
Os leões querem continuar a melhorar este registo defensivo na sexta-feira, frente ao Casa Pia - que está desfalcado. O encontro, da 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, tem apito inicial marcado para as 20h15, no Estádio José Alvalade.
Confira a publicação: