Futebol
Com máscara de Gyokeres à mistura, Sporting vence e avança na Liga dos Campeões (veja os golos)
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting jogou a sua segunda jornada para a Liga Europa, saindo derrotado no José Alvalade por 2-1 frente aos italianos da Atalanta. Jorge Faustino, antigo árbitro, embaixador do Plano Nacional de Ética no Desporto, membro do International Fair Play Committee e comentador do Record analisou os lances polémicos da partida destacando os em que Rafael Tolói esteve envolvido.
A partida foi chefiada por espanhóis, começando com Alejandro Hernández, que foi o árbitro central, José Naranjo e Diego Sánchez Rojo, que foram os árbitros assistentes e Alejandro Muñiz Ruiz o quarto árbitro. Guillermo Cuadra foi o VAR, e o mesmo teve a auxílio de Cesar Soto Grado.
O primeiro lance de análise terá sido ao minuto 60, com o jogador da Atalanta a derrubar Geny Catamo num “takle deslizante feito de forma claramente negligente”, como refere o mesmo. Adiciona que o árbitro esteve bem ao marcar livre e punir o jogador com o cartão amarelo.
Mais à frente, aos 83 minutos, surge o lance que mais deu que falar aos adeptos leoninos. Segundo Faustino, “Tolói agarrou Gyökeres pelo pescoço de forma claramente ostensiva e com único propósito de parar o atacante do Sporting”. Sublinhou ainda a falha de Alejandro Hernández ao não mostrar o segundo amarelo ao jogador da equipa italiana que daria consequente expulsão.
Os verde e brancos voltam a encontrar a equipa transalpina no próxima dia 30 de novembro, no estádio Gewiss, em Bergamo, às 17h45 (hora portuguesa). Até lá, os leões ainda vão jogar para o campeonato, Taça de Portugal, Taça da liga e até da Liga Europa, contra os polacos do Raków.
Presidente dos leões tem tudo alinhavado para aumentar salário a jogador que é muito utilizado pelo técnico, Rúben Amorim
|
0O Sporting quer aumentar o salário de Viktor Gyokeres. O principal obreiro do título, dentro das quatro linhas, terá um maior vencimento em Alvalade, como forma de gratidão de Frederico Varandas. No entanto, não existirá qualquer anúncio público.
Segundo avança Record, o objetivo do Presidente leonino é premiar o avançado pela dedicação e lealdade ao Clube, mas mantendo discrição. O diário desportivo refere que o aumento da cláusula e renovação contratual não estão nos planos, mas sabe o nosso Jornal que foram abordados.
Tal como noticiou em Exclusivo o Leonino, a SAD quer renovar o vínculo de Gyokeres ao Sporting e tem ainda um plano, de mais difícil concretização, que visa subir a cláusula para valores em torno dos 120 ou 150 milhões de euros (saiba mais AQUI).
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de euros – foi utilizado em cinco encontros (480 minutos). No total, o 'camisola 9' fez sete golos e já leva três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e a maior cláusula de rescisão do plantel, fixada na ordem dos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Futebolista da formação do Clube de Alvalade foi afastado do próximo encontro e justificação foi dada no último treino da equipa
|
0Gonçalo Inácio foi riscado do próximo jogo da seleção nacional. Portugal enfrenta a Escócia este domingo, dia 8 de setembro, e o central do Sporting está fora das contas de Roberto Martínez, que informou o 'camisola 25' de Rúben Amorim do motivo para tal.
A decisão deve-se apenas a uma opção técnica do treinador espanhol. O craque verde e branco tinha sido titular, na vitória por 2-1 frente à Croácia, e agora está fora da ficha de jogo, para Martínez avaliar outros jogadores da mesma posição, como é o caso de Renato Veiga.
“O Rúben Dias, neste momento, tem uma liderança e uma importância para nós muito alta e depois acreditámos no António Silva e no Gonçalo Inácio. Seria muito bom ver o Renato Veiga no relvado, porque uma coisa é chegar à seleção e outra é ganhar jogos com a seleção, com os seus desempenhos, faz parte do processo, mas acho que temos muitos jogadores para poder olhar para a frente", disse, após o encontro com os croatas.
Com a camisola do Sporting, Gonçalo Inácio – avaliado em 45 milhões de euros – soma cinco partidas esta temporada, tendo disputado 460 minutos, nos quais marcou um golo e fez uma assistência. Em 2023/24, o canhoto fez 49 jogos pelo Sporting, sendo um dos jogadores mais utilizados.
Ao todo, pelos leões, Gonçalo Inácio contabiliza 176 partidas, 16 finalizações certeiras, nove assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol anunciou nomeados para jogos da 17º jornada da Liga
|
0No próximo sábado, o Sporting terá uma deslocação difícil ao terreno do Desportivo de Chaves num encontro promovido pela 17º jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro de dia 13 de janeiro já conhece aquele que será o juíz da partida: Luís Godinho. Decorreu hoje, a nomeação para os encontros da próxima ronda. O árbitro da AF Évora será o árbitro principal, nesta que será a sua terceira vez na época encontro a arbitrar um jogo dos homens orientados pelo treinador Rúben Amorim. O juíz havia já arbitrado dois encontros nesta época 2023/24. Na deslocação do leão a Faro na vitória por 3-2 frente ao Farense e na deslocação a Braga (1-1). A restante equipa será composta pelo assistente Rui Teixeira e Pedro Mota, pelo 4.º árbitro: Halim Shirzad, por Bruno Esteves no VAR e Pedro Felisberto no AVAR.
De recordar que Tiago Melo, fisioterapeuta do Sporting, foi expulso em Braga na quarta jornada jornada da Liga Portugal Betclic. O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol revelou, poucos dias depois, o motivo da expulsão.
Segundo o relatório de Luís Godinho, árbitro do encontro, o membro do staff leonino recebeu ordem de expulsão na partida - quando decorria o minuto 87 - por ter agarrado um apanha-bolas do clube minhoto "com um abraço violento".