Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Nov 2025 | 15:44 |
Mauro Xavier considera que o Sporting foi beneficiado em seis dos 11 jogos da Liga Portugal Betclic. O sócio do Benfica, figura célebre entre os adeptos encarnados, e que chegou a ser falado como possível candidato nas eleições do clube rival, concedeu uma entrevista ao Notícias ao Minuto, onde falou do clima do futebol português.
"Os casos não se limitam ao que aconteceu no Estádio do Dragão com Fábio Veríssimo, ao lance que antecede o golo da vitória do Sporting frente ao Santa Clara nem às polémicas do Benfica-Casa Pia. Infelizmente, são muitos mais. O campeonato já vai na 11.ª jornada e o Sporting foi já beneficiado diretamente em seis desses 11 jogos", começou por apontar Mauro Xavier, sem detalhar, no entanto, quais foram esses encontros.
Depois, o sócio do Benfica apresentou algumas soluções: "Ainda assim, a Federação Portuguesa de Futebol recebeu do Governo a responsabilidade de organizar os quadros competitivos e manteve a arbitragem. Cabe aos clubes pedirem ao Governo que faça uma intervenção direta e cabe ao Governo perceber que a arbitragem precisa de levar uma volta muito grande, uma vez que, infelizmente, os dirigentes da FPF e da Liga ainda não perceberam que este modelo não está a contribuir com nada de positivo".
"Acho que é momento de adotar medidas concretas. Não podemos é deixar continuar com erros recorrentes que só têm prejudicado o Benfica, pelo que percebo a questão da agitação que está a acontecer. É aqui que o Governo pode entrar para tomar medidas com algo que já referi, que passa por retirar a arbitragem do cargo da FPF. Não há razão nenhuma para ser a FPF a gerir a arbitragem", explicou, de seguida, Mauro Xavier.
O adepto do Benfica terminou, da seguinte forma: "A arbitragem deve ser totalmente isenta e independente de tudo o resto. Depois, tem de haver uma tabela atualizada para os árbitros, tal como há para os clubes, de forma a que todos saibam a classificação geral dos árbitros ao longo da época".
Numa partida disputada no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, o emblema verde e branco chegou a estar a perder por 2-1, mas operou reviravolta
15 Fev 2026 | 12:55 |
A equipa B do Sporting venceu o Portimonense por 4-3, este domingo, dia 15 de fevereiro, em partida a contar para a 22.ª jornada da Liga 2 Meu Super. Os leões somaram a terceira vitória consecutiva diante da turma de Tiago Fernandes, ex técnico do Clube de Alvalade.
Numa partida disputada no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, o emblema verde e branco chegou à vantagem aos 9 minutos. Mauro Couto teve um cruzamento perfeito para a pequena área, onde apareceu Bruno Ramos a marcar de cabeça. A turma algarvia viria a operar a reviravolta no marcador ainda antes do intervalo. Aos 35', Welat Cagro empatou e, aos 40', Mateus Sarará fez o 2-1.
Na segunda parte, os leões chegaram à igualdade aos 48'. Primeiro Gabriel Silva acertou na barra, depois de uma grande jogada. Na insistência, Salvador Blopa é servido à entrada da área e, com uma bomba, fez um grande golo. Aos 65', foi assinalada grande penalidade ao Portimonense, mas Diego Callai não tremeu frente a Xavier e defendeu o castigo máximo. Aos 71', Paulo Cardoso tentou um cruzamento para Gabriel Silva. O avançado falhou o desvio e a bola acaba mesmo por entrar. Aos 81', Samuel Justo fez o 4-2. Aos 90+5', Mesaque Djú fez o 4-3 final.
Com esta vitória – a 12.ª em 22 jogos na presente temporada – os comandados de João Gião estão no terceiro lugar da tabela classificativa, com 38 pontos. Em primeiro está o Marítimo, com 44 pontos. A próxima partida está marcada para sábado, 21 de fevereiro, frente aos madeirenses, pelas 14h00, no Funchal.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco foi composto por: Diego Callai (Guarda-redes), David Moreira (C), João Muniz, Bruno Ramos, Rodrigo Dias, Mateo Tanlongo, Samuel Justo, Rayan Lucas, Mauro Couto, Paulo Cardoso e Gabriel Silva. Rafael Nel foi ausência e está convocado para a equipa A.
Receita reverte para a APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental - da cidade da Maia
15 Fev 2026 | 11:31 |
Rui Silva decidiu leiloar as luvas e a camisola que usou no Sporting - PSG, colocando os equipamentos na plataforma ‘Match Worn Shirt’ e destinando toda a receita a uma causa social. O leilão teve como objetivo apoiar a APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental da Maia), cidade onde o jogador nasceu e cresceu.
No total, a venda dos itens usados contra o campeão francês rendeu 842 euros, que serão entregues à instituição de solidariedade. As luvas, personalizadas com os nomes dos filhos de Rui Silva, Tomás e Manuel, foram adquiridas por 422 euros, enquanto a camisola alcançou 420 euros no leilão.
O jogo frente aos franceses, a 20 de janeiro, ficou marcado na memória dos adeptos leoninos. Os leões protagonizaram uma das maiores noites europeias da sua história ao bater o campeão em título por 2‑1, com dois golos de Luis Suárez. O tento do PSG foi apontado por Khvicha Kvaratskhelia.
A entrega da receita representa um contributo concreto do jogador - que esteve no centro das atenções frente ao Porto - para apoiar a inclusão de cidadãos com deficiência intelectual e respetivas famílias, ligando um momento desportivo marcante a uma ação de responsabilidade social.
Na presente temporada desportiva de 2025/26, com a camisola do Sporting, Rui Silva – avaliado em 7 milhões de euros - soma 28 partidas e é um titular indiscutível. O internacional português de 32 anos de idade disputou um total de 2.520 minutos, nos quais encaixou 24 golos.
Veja a publicação:
Especialista visou transferência do jogador por apenas 2 milhões de euros e refere que o mesmo merecia mais oportunidades em Alvalade
15 Fev 2026 | 11:09 |
Desde que deixou o Sporting para rumar ao Lyon, Afonso Moreira tem sido um dos destaques da equipa francesa. Para Nuno Félix, scout internacional, criticou a venda do jogador por apenas 2 milhões de euros e diz que o mesmo "foi despachado" do Clube de Alvalade.
No plano desportivo, destaca a influência do extremo na turma de Paulo Fonseca: “Percentagens elevadas de passe no último terço, capacidade de criar ocasiões claras e impacto consistente em jogos de maior exigência”, pode ler-se no jornal 'Record'.
Sobre a sua saída do Sporting, Nuno Félix foi incisivo: “Formado integralmente na Academia, titular em todos os escalões, capitão em etapas decisivas do seu percurso formativo, Moreira representava um custo zero em termos de aquisição para a equipa de Rui Borges”. Saldos!? Pechincha? Até o Amora vende mais caro parciais dos direitos desportivos do Catamo”.
N. Félix: "Poderão até alegar que Afonso Moreira foi despachado para o Lyon"
O especialista critica ainda a estratégia do Clube após a venda, já que o Sporting gastou quase 40 milhões em Biel, Alisson, Faye e Luís Guilherme: “À luz dos números que tem vindo a produzir em Lyon, a decisão revelou-se lesiva para o Sporting, tanto no plano desportivo, como o foi à época financeiramente altamente discutível. Os mais críticos poderão até alegar que Afonso Moreira foi despachado para o Lyon para abrir caminho para que estes, ou outros, negócios se realizassem”.
Esta temporada, com a camisola do Lyon, Afonso Moreira - avaliado em 5 milhões de euros - disputou 28 jogos: 19 na Ligue 1, seis na Liga Europa e três na Taça de França. Nos seus 1.546 minutos de utilização, o jogador apontou seis golos e fez nove assistências.