Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
13 Fev 2026 | 18:18 |
O antigo avançado chileno Mauricio Pinilla, de 42 anos, revelou ter sido diagnosticado com um cancro de pele em fase inicial. O ex Sporting, que representou o Clube de Alvalade entre 2004 e 2005, já iniciou os tratamentos e chegou a estar internado durante quatro dias.
Mauricio Pinilla: "Fizeram-me vários exames e detetaram um cancro de pele"
"Fizeram-me vários exames por causa de umas manchas que apareceram na minha pele e detetaram um cancro de pele", comunicou recentemente, durante uma entrevista à estação de rádio La Metro. O antigo internacional chileno explicou que o diagnóstico surgiu após ter sido internado devido a uma prostatite.
"Passei quatro dias na clínica onde me fizeram todos os exames. Imaginem, a minha contagem de glóbulos brancos disparou", afirmou, acrescentando pormenores sobre o tratamento: "Esta é apenas a primeira parte, estas manchas precisam de ser queimadas e devem desaparecer em pouco tempo".
Mauricio Pinilla: "Estou a fazer a terapia adequada para que isto se resolva"
"Estou a fazer o tratamento, sim, estou a fazer a terapia adequada para que isto se resolva", revelou Mauricio Pinilla. O antigo ponta de lança do Sporting - que aposta 'fichas' noutro goleador - associou a condição à "muita exposição ao sol e aos treinos" ao longo da sua carreira.
Além da curta passagem por Alvalade, onde apontou sete golos em 28 encontros, Mauricio Pinilla é recordado por muitos pelo remate à barra da baliza brasileira nos minutos finais do prolongamento dos oitavos de final do Mundial 2014, um lance que poderia ter eliminado a seleção anfitriã. Nesse torneio, o avançado, então suplente utilizado por Jorge Sampaoli, participou em três jogos sem marcar golos.
Em relação à partida deste domingo frente aos famalicenses, que contará para a Liga Portugal Betclic, Clube aposta 'fichas' noutro protagonista
13 Fev 2026 | 17:51 |
Pote reencontra no domingo um adversário marcante no seu percurso. O médio do Sporting volta a defrontar o Famalicão, clube onde se afirmou no futebol português e deu o salto para Alvalade, num jogo em que os leões recebem os minhotos sem a presença de Luis Suárez, principal referência ofensiva da equipa de Rui Borges.
A ausência do avançado colombiano aumenta o peso ofensivo do 'camisola 8' leonino, numa fase em que a sua influência no jogo tem sido determinante. Apesar de uma temporada marcada por lesões, adaptações táticas e maior concorrência interna, Pote continua a ser um dos jogadores mais produtivos do plantel.
Os números sustentam essa importância. Em 24 jogos realizados na presente época, soma 11 golos e seis assistências, sendo o segundo melhor marcador do Sporting, apenas atrás de Suárez. Mesmo em momentos de menor fulgor exibicional, mantém um impacto direto nos resultados da equipa.
Após o encontro europeu em Bilbao, Rui Borges - que persegue recorde - não escondeu a confiança no internacional português, sublinhando o que a equipa ganha com a sua presença. A mensagem do treinador tem sido clara e passa também por devolver a Pote o conforto posicional que melhor potencia o seu rendimento.
Depois da experiência no Dragão, com Pote mais por dentro e Francisco Trincão no corredor esquerdo, o técnico deverá regressar à fórmula habitual. O camisola 8 leonino deverá voltar a partir da esquerda, enquanto o 'camisola 17' jogará mais próximo do avançado, posição que deverá ser ocupada por Faye.
Para além da organização ofensiva, espera-se que Pedro Gonçalves volte a assumir responsabilidades na finalização. Desde que chegou a Alvalade, o médio verde e branco soma 93 golos em 222 jogos oficiais, um registo expressivo e que ajuda a explicar o estatuto que conquistou no Clube.
Recorde-se que o emblema verde de branco volta a entrar em campo no domingo, dia 15 de fevereiro, frente ao Famalicão. O encontro, a contar para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Hugo Oliveira, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.
Internacional colombiano não poderá entrar nas escolhas de Rui Borges para a partida diante do Famalicão, no próximo domingo, 15 de fevereiro
13 Fev 2026 | 17:14 |
Ausente da receção ao Famalicão, agendada para domingo, às 20h30, no Estádio José Alvalade, devido a castigo por acumulação de cartões, mas também condicionado por um problema na perna direita, Luis Suárez - recentemente considerado o melhor jogador de janeiro - recorreu às redes sociais para partilhar uma reflexão, evidenciando a sua fé.
"Mesmo quando passamos por momentos complicados e testes, é importante dizer 'Graças a Deus'", escreveu o internacional colombiano, de 28 anos, numa publicação no Instagram, deixando ainda uma mensagem aos seguidores para que, perante qualquer adversidade, "se mantenham sempre alegres".
Esta será apenas a segunda vez na temporada que Rui Borges não poderá contar com o 'camisola 97' entre as palavras de Rui Borges, que participou em 35 dos 36 encontros oficiais realizados até ao momento pelo Clube de Alvalade.
Com Fotis Ioannidis ainda indisponível, a escolha para substituir o sul-americano deverá recair entre Souleymane Faye e Rafael Nel, embora o reforço proveniente do Granada parta, nesta fase, em vantagem sobre o jovem avançado da equipa B.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – leva 35 encontros: 21 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.769 minutos que esteve em campo, o ponta-de-lança marcou 26 golos e fez quatro assistências.
Já em preparação para o encontro deste domingo, que contará para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, técnico leonino tentará fazer história
13 Fev 2026 | 16:41 |
O Sporting tem vindo a construir, em Alvalade, um percurso que ganha cada vez mais peso na história do Clube. Desde outubro até fevereiro, os leões somam 12 vitórias consecutivas em casa, um registo que coloca a equipa orientada por Rui Borges num patamar reservado a treinadores que deixaram marca na história leonina e que mantém viva a ambição de continuar a somar triunfos perante os sportinguistas.
Este ciclo permitiu ao técnico de Mirandela igualar marcas alcançadas por Augusto Inácio, na temporada 1999/00, e por Ruben Amorim, em 2023/24, ambos com 12 vitórias seguidas como anfitriões. Os sucessos frente a Nacional, para o campeonato, e AFS SAD, já na Taça de Portugal, foram determinantes para alcançar este patamar e consolidar a série iniciada após a igualdade frente ao Braga.
Ainda assim, há registos mais distantes no tempo que continuam como referência maior em Alvalade. Em 1953/54, Joseph Szabo conduziu o Sporting a 15 vitórias consecutivas em casa, numa época marcada pelo tetracampeonato nacional. Duas décadas depois, em 1973/74, Mário Lino elevou a fasquia para 16 triunfos seguidos, recorde absoluto, numa temporada em que os leões conquistaram a dobradinha e chegaram às meias-finais europeias.
A série atual arrancou com o triunfo frente ao Marselha, na Liga dos Campeões, e inclui vitórias em diferentes competições, desde campeonato a Taça de Portugal, passando pela Allianz Cup e provas europeias. Alverca, Marinhense, Club Brugge, Estrela da Amadora, AVS SAD, Rio Ave, Casa Pia, PSG e Nacional fazem parte da lista de adversários superados em Alvalade.
Neste domingo, Rui Borges - que comanda regresso aos treinos com novidade - procura estender esse mesmo registo. Recorde-se que o emblema verde de branco volta a entrar em campo no dia 15 de fevereiro, frente ao Famalicão. O encontro, a contar para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Hugo Oliveira, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.