Futebol
Souleymane Faye continua sem assinar pelo Sporting e faz publicação nas redes sociais
18 Jan 2026 | 09:32
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
18 Jan 2026 | 11:05 |
João Gião fez um balanço muito positivo do trabalho desenvolvido à frente da equipa B do Sporting, que orientou na subida de divisão em 2024/25 e que segue atualmente no terceiro lugar da segunda liga (após derrota no último encontro). O treinador destacou desde logo a integração de vários jogadores no plantel principal como um dos grandes objetivos do projeto e confessou que recusou convites de outros clubes antes de assinar pelos leões.
J. Gião: "Encantado da vida por já termos cinco jogadores da equipa B que se estrearam na A, num plantel tão forte como o do bicampeão nacional"
“Esse é o nosso objetivo. Encantado da vida por já termos cinco jogadores da equipa B que se estrearam na A, num plantel tão forte como o do bicampeão nacional. É muito gratificante para nós. Como é lógico, esta fase de muitas ausências na A tem efeito em cadeia em nós e isso vai impactar o desempenho da nossa equipa, mas tem sido importante para ver outros jogadores que eventualmente não teriam a oportunidade tão cedo”, disse, em entrevista à Sporting TV.
O técnico de 39 anos explicou ainda como essas circunstâncias permitiram acelerar o crescimento de alguns atletas: “Já estreámos o Rafael Mota e o Lucas Taibo, por exemplo, frente a uma frente de ataque forte como a do Académico de Viseu. Temos dado oportunidades a outros e temos continuado a ser competitivos, esse é o sinal mais importante que temos de extrair”, sublinhou.
J. Gião: "Já tinha tido uma ou outra possibilidade e achei que não estavam reunidas todas as condições"
Questionado sobre a escolha do Sporting, João Gião foi claro quanto ao momento e ao contexto da decisão. “Diria que foi o clube certo na hora certa. Fui-me preparando e quando surgiu o Sporting nem olhei para trás. Já tinha tido uma ou outra possibilidade e achei que não estavam reunidas todas as condições", acrescentou.
Por fim, abordou o papel formativo da equipa B e a relação próxima com Rui Borges, treinador da equipa principal. “Sempre com a verdade e a realidade. Temos uma relação muito informal e muito facilitada… falamos todos os dias, porque há um fluxo a gerir e uma troca de informações diária. É uma relação muito simples e fluída”, completou.
Nova data deverá ser formalizada na próxima reunião da Comissão Permanente de Calendários, agendada para o dia 19 de janeiro
18 Jan 2026 | 10:40 |
O duelo entre Porto e Sporting, referente à 21.ª jornada da Liga Betclic, deverá realizar-se numa segunda-feira, dia 9 de fevereiro, um dia após a eventual segunda volta das eleições presidenciais. A data deverá ser formalizada na próxima reunião da Comissão Permanente de Calendários, agendada para o dia 19 de janeiro, num cenário que recolhe abertura por parte de ambos os clubes.
Segundo o jornal Record, apesar de estarem previstos jogos do campeonato para este dia da primeira volta das eleições incluindo um encontro envolvendo os dragões, um encontro da dimensão de um Clássico poderia gerar um conflito mediático e de exposição entre eventos, situação que se pretende evitar.
Este detalhe tem impacto direto no Sporting, que enfrenta o AVS SAD no dia 4 de fevereiro, em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal. Para cumprir o período mínimo de 72 horas de descanso entre partidas, os leões não poderiam disputar o clássico com os dragões no sábado, dia 7, abrindo assim caminho para a solução de segunda-feira.
O duelo frente à turma orientada por Francesco Farioli surge num momento particularmente exigente para o Sporting, que sabe que já não pode desperdiçar mais pontos na luta pelo título. Com a margem de erro cada vez mais curta, os leões - que venceram a última partida - encaram a deslocação ao Dragão como uma autêntica final.
Neste momento, os comandados de Rui Borges têm 45 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (49) está no primeiro posto, mas tem menos um jogo disputado. Já o Benfica é terceiro com 42 pontos somados.
Avançado de 20 anos de idade está a despertar a atenção de vários clubes europeus; Clube de Alvalade quer fechar negócio ainda em janeiro
18 Jan 2026 | 10:18 |
Mohamed Ramdaoui, avançado de 20 anos de idade do Paradou e atual melhor marcador do campeonato argelino, está a despertar a atenção de vários clubes europeus, nomeadamente o Sporting, que está na corrida pela contratação do jovem futebolista.
De acordo com informações divulgadas pelo 'Maghreb-Foot', o emblema verde e branco surge como o clube mais bem posicionado na corrida pelo atleta. A SAD leonina estará determinada em avançar rapidamente para a contratação do atacante e já estará em negociações com o mesmo.
A estratégia do Clube de Alvalade passa por antecipar-se à concorrência e fechar o negócio ainda nesta janela, apostando no poder finalizador do futebolista, que tem sido uma das grandes revelações do futebol magrebino na presente temporada desportiva.
Apesar do interesse crescente, o Paradou não sente pressão para negociar. O avançado tem contrato válido até 2028, o que coloca o clube argelino numa posição confortável nas conversações. Assim, qualquer proposta do Sporting terá de ir ao encontro das exigências dos dirigentes argelinos.
Caso seja confirmado como reforço dos leões, o jovem deverá ser inserido na equipa de sub-23, à semelhança do que aconteceu com Victor Guzmán. Neste momento, a turma orientada por Filipe Neto está no sétimo e penúltimo lugar da Fase de Apuramento de Campeão da Liga Revelação com zero pontos.
Veja a publicação:
Rui Borges começa a ganhar algumas soluções, após regressos de Daniel Bragança, Zeno Debast e Ricardo Mangas, mas cenário clínico ainda preocupa
18 Jan 2026 | 09:46 |
Rui Borges começa a ganhar algumas soluções, após os regressos de Daniel Bragança, Zeno Debast e Ricardo Mangas, mas o cenário clínico do Sporting continua longe de estar resolvido. A lista de ausências mantém-se extensa e não é certo que encurte a tempo da receção ao PSG, apesar da expetativa em torno da situação de Ousmane Diomande.
O defesa - que continua a ser cobiçado no mercado - regressou da Taça das Nações Africanas com um desconforto muscular e, no regresso da equipa aos treinos na Academia, ainda não trabalhou no relvado. Entra, por isso, em dúvida para o duelo com os parisienses e numa corrida contra o tempo para tentar recuperar.
As incertezas prolongam-se para o ataque, com Fotis Ioannidis a ser reavaliado diariamente devido a problemas no joelho esquerdo e Salvador Blopa a aproximar-se do regresso após uma lesão muscular no gémeo. Em sentido contrário, Hidemasa Morita vai voltar a ser titular, tendo em conta a nova suspensão de Morten Hjulmand.
Já é certo que Pote não estará disponível para o jogo da prova milionária, estando o regresso do internacional português apontado para a deslocação a Arouca, na próxima jornada da Liga. Após cerca de um mês e meio afastado devido a uma lesão muscular na coxa direita, o departamento médico mantém uma abordagem cautelosa para evitar qualquer recaída.
Na presente temporada desportiva de 2025/26, Ousmane Diomande – avaliado em 45 milhões de euros – realizou 12 encontros pelo Sporting: seis na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Ao todo, o defesa-central contabiliza 947 minutos.
Souleymane Faye continua sem assinar pelo Sporting e faz publicação nas redes sociais
18 Jan 2026 | 09:32
Exclusivo Leonino - Reforços de inverno do Sporting mexem com futuro de Yeremay Hernández
17 Jan 2026 | 12:26
Filho de Eduardo Barroso fascinado com titular do Sporting: "Está feito um craque"
17 Jan 2026 | 15:31