
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting vai realizar uma sessão de autógrafos com três jogadores da equipa B, esta quarta-feira, na Loja Verde. Os adeptos do Clube de Alvalade vão ter a oportunidade de conversar e tirar fotografias com Mauro Couto, Manuel Mendonça e Flávio Gonçalves, que foram presenças assíduas na formação secundária leonina, em 2024/25.
Os três jovens jogadores tiveram um papel preponderante na temporada realizada pelo Sporting B, na Liga 3, que culminou com a subida à Segunda Liga. O médio Manuel Mendonça e o extremo Mauro Couto foram titulares na receção vitoriosa ao Amarante (2-0), no passado sábado, que carimbou o regresso ao segundo escalão do futebol português.
Mauro Couto teve mesmo direito a duas oportunidades na equipa principal do Sporting. Em dezembro, o internacional sub-19 português somou 14 minutos na vitória caseira (2-1) diante do Santa Clara, nos oitavos de final da Taça de Portugal e, no encontro seguinte, atuou durante três minutos no empate 0-0 frente ao Gil Vicente, referente à 15ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Vale lembrar que o Sporting B terminou a época, com o registo de 13 vitórias, 13 empates e seis derrotas em 32 jogos, na Liga 3. A formação secundária terminou a Série B da prova no quarto lugar, com 26 pontos. Já na Fase de Apuramento de Campeão, a equipa leonina também somou 26 pontos e classificou-se na segunda posição, assegurando a subida de divisão. No total, os verdes e brancos marcaram 41 golos e sofreram 33.
Na próxima temporada, o Sporting B vai participar pela sétima vez na Segunda Liga portuguesa. As primeiras seis presenças no segundo escalão registaram-se entre 2012/13 e 2017/18. A melhor prestação foi alcançada logo na primeira época, com um quarto lugar na tabela classificativa e 66 pontos somados.
Pinturas chocantes deixadas nas paredes da sede em Alcochete geram revolta entre os sportinguistas; Tudo aconteceu na noite dos festejos
|
O Núcleo do Sporting em Alcochete foi alvo de um ataque de vandalismo durante a madrugada de sábado para domingo, precisamente no fim de semana em que os Sportinguistas celebravam a conquista do campeonato. A denúncia foi feita pelo próprio Núcleo, que através de um comunicado oficial deu conta da destruição nas suas instalações, com as paredes a serem pintadas com frases em letras vermelhas, com mensagens alusivas ao rival Benfica.
O episódio gerou grande indignação local e entre os associados leoninos. "Após um fim de semana de festejos leoninos e tendo sido feita análise do ocorrido nas instalações do Núcleo Sporting Clube de Portugal, na madrugada de sábado para domingo entendemos manifestar a nossa condenação pública pelo ato de vandalismo", pode ler-se na nota divulgada.
A direção do Núcleo realça o espírito de convivência saudável que sempre imperou naquele espaço e lamenta o desrespeito evidente por parte de quem cometeu o ato. "Alcochete em geral e o Núcleo do Sporting Clube de Portugal em particular estamos na vida social e desportiva pela competitividade desportiva mas pugnamos muito o convívio social, respeitando as divergências entre cidadãos", prossegue o comunicado, que sublinha ainda que o espaço já acolheu adeptos de vários clubes sem qualquer problema.
O Núcleo vai mais longe e recorda que esta não é a primeira vez que algo do género acontece. "Os autores certamente dos atos de vandalismo talvez sejam elementos que conhecem os nossos valores e vivências, por isso também condenamos os fatos ocorridos alguns dias atrás e de forma idêntica na casa de um ex-presidente do Núcleo. Apelamos a todos os nossos associados, que vivendo um momento de euforia desportiva que se deseja perpetuar no tempo, não alteremos a nossa forma de bem receber nas nossas humildes instalações porque é desses valores que também se fazem os campeões.»
Recorde-se que, ainda este ano, no início de maio, a estátua do leão na Rotunda Visconde de Alvalade foi vandalizada com tinta vermelha. A PSP foi chamada ao local e foram vistos seis indivíduos a fugir, num carro e em duas motas. Além deste ato de vandalismo, outro Núcleo do Sporting foi também vandalizado, por parte dos adeptos encarnados.
Veja a publicação:
Antigo lateral direito do Clube de Alvalade revela bomba antes da final da liga europeia entre o Manchester United e o Tottenham
|
Pedro Porro está prestes a viver um dos momentos mais importantes da sua carreira, mas antes da final da Liga Europa, frente ao Manchester United, não esquece quem o ajudou a dar o salto. Em entrevista ao 'Independent', o lateral espanhol recordou os primeiros tempos no Sporting e não poupou elogios a Ruben Amorim, técnico com quem trabalhou três anos em Alvalade. Agora rivais, os dois reencontram-se num palco europeu onde só um sairá vitorioso.
"Quando cheguei ao Sporting, foi um pouco difícil para mim, mas como tudo no futebol, às vezes é difícil no início. As coisas na vida nem sempre correm como queremos, mas quando lá cheguei, a verdade é que tive muita ajuda dele", começou por dizer Porro, antes de se mostrar grato por tudo o que viveu sob o comando de Amorim. "E, nesse momento, o meu futebol explodiu. Para ser sincero, estou-lhe muito grato por isso. Trabalhei com ele durante três anos e é um treinador magnífico. Conheço-o muito bem. Falou sempre comigo como pessoa, não foi só a forma como me tratou do ponto de vista futebolístico. A forma como trabalha em campo também é muito boa, mas, neste caso, espero ser eu a feliz.", conta o lateral direto, deixando largos elogios ao antigo treinador leonino.
A final da UEFA Europe League marca o terceiro duelo entre Tottenham e Manchester United esta época. Apesar do histórico recente favorecer os londrinos, Porro rejeita qualquer favoritismo. "Cada jogo tem a sua história. Jogar uma final é muito diferente de jogar um jogo do campeonato, porque envolve muitos fatores", afirmou, destacando ainda a solidez do adversário: "Acho que eles nunca perderam na Liga Europa. É uma equipa muito boa, com um treinador muito bom. Acabaram por não ter sorte na Premier League, como nós. Mas somos duas equipas que sabem como se apresentar e vai ser uma final muito bonita. Espero que sejamos nós os felizes no final."
O lateral não esconde a vontade de conquistar o seu primeiro troféu europeu e colocar um ponto final no longo jejum dos spurs: "A verdade é que nos sentimos muito bem. Ignorando a Premier League, estamos a sentir-nos bem, o trabalho que a equipa tem feito na Europa tem sido enorme e penso que sentimos que estamos num bom lugar. Esses sentimentos têm de ser transferidos para o dia da final", sublinhou.
Para Porro, esta final representa mais do que uma simples oportunidade de vencer: é um sonho de criança prestes a ser concretizado "Seria muito, muito importante para nós e para mim, pessoalmente, seria uma história de fé. É algo com que sonho desde pequeno. É a minha primeira final europeia e toda a gente no mundo teria motivação para isso", concluiu o antigo jogador do Sporting, agora pronto para escrever mais um capítulo da sua história. Com a 17ª classificação do Tottenham de Pedro Porro, o futuro do espanhol é incerto. Reveja aqui, os clubes interessados no lateral direito.
Antiga peça-chave da equipa verde e branca comentou, em tom muito crítico, o desfecho do ato eleitoral que se realizou no passado domingo
|
No passado domingo, dia 18 de maio, realizaram-se eleições legislativas em Portugal, com a Aliança Democrática a vencer e Partido Socialista e Chega empatados no segundo lugar. Mariana Cabral, ex-treinadora da equipa de futebol feminino do Sporting, reagiu aos resultados eleitorais e manifestou-se muito surpreendida.
“Sem palavras para esta barbaridade”, escreveu a técnica de 37 anos, numa publicação na rede social X. Desta forma, Mariana Cabral manifestou a sua insatisfação com o desfecho das eleições, que foram vencidas pela coligação PSD-CDS, com 32,1% dos votos, que se traduz na eleição de 89 deputados.
PS e Chega elegeram ambos 58 deputados, sendo que a diferença entre os partidos foi de 48.812 votos, com vantagem para os socialistas. Outras seis forças políticas também elegeram deputados à Assembleia da República: Iniciativa Liberal (nove mandatos), Livre (seis), CDU (três), Bloco de Esquerda (um), PAN (um) e Juntos pelo Povo (um).
Vale lembrar que Mariana Cabral treinou a equipa principal feminina do Sporting entre junho de 2021 e setembro de 2024. Num total de 101 jogos, a treinadora somou 72 vitórias, 11 empates e 18 derrotas, sendo que, sob o seu comando, as verdes e brancas conquistaram duas Supertaças e uma Taça de Portugal. Além da formação principal, a técnica treinou as equipas B e sub-19 femininas do Clube de Alvalade.
Em abril, numa entrevista, Mariana Cabral fez o balanço da sua passagem pelo Sporting e recordou a saída consumada no início da presente temporada: “As coisas não correram da forma que entendia que poderiam correr e, por isso, entendi que seria o melhor para mim, também para o clube e para as jogadoras, que houvesse outro caminho. Não partilhámos as mesmas ideias”. Depois de deixar Alvalade, a treinadora é técnica-adjunta das norte-americanas do Utah Royals.
Confira a publicação de Mariana Cabral: