
Futebol
Campeão pelo Sporting está nas meias-finais da Libertadores... sem jogar um minuto
24 Set 2025 | 08:45
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
24 Set 2025 | 10:49 |
André Pinotes Batista recordou a chegada de Rui Borges ao comando técnico do Sporting. O natural de Mirandela - que recebeu boas notícias no último treino - entrou pelas portas do Clube de Alvalade em dezembro de 2024, para suceder a Ruben Amorim e uma curta passagem de João Pereira.
Pinotes Batista: "Rui Borges foi contratado sem tempo, sem rede e sem indulgência"
“No final de 2024, o abalo gerado pela saída abrupta de Ruben Amorim fez tremer o reino do Leão até então dominador. Seguiu-se uma brevíssima desaventura de João Pereira e, com ela, uma queda súbita que deixou sobre Alvalade os pós da instabilidade e do medo”, conta ao jornal Record.
De seguida, Pinotes Batista explica a difícil conjuntura que Rui Borges encontrou na sua chegada ao Sporting: “Rui Borges foi contratado sem tempo , sem rede e sem indulgência. Homem simples, de trato direto e honesto, não se esforçou por criar impressões elaboradas ou percepções artificiais. Limitou-se ao essencial: a paixão ao futebol e o orgulho ao seu novo cargo”.
Pinotes Batista: "Rui Borges? Com inteligência, fez o Sporting bicampeão"
Apesar de assumir uma equipa assente num estilo de jogo que não era o seu, o comentador desportivo acredita que o técnico dos leões conseguiu adaptar-se e fazer o mais difícil: “O treinador de Mirandela fez o mais difícil: travou a decadência, estabilizou o grupo e conquistou o título nacional e a Taça de Portugal. Com inteligência, fez o Sporting bicampeão”.
Em jeito de conclusão, Pinotes Batista mostrou-se confiante em relação ao que resta desta nova temporada: “Melhor ataque, volume ofensivo, segurança defensiva e tranquilidade perante a adversidade. Na Liga dos Campeões, a entrada foi fulgurante. O Sporting soma vitória atrás de vitória e as exibições vão convencendo. É tempo de relembrarmos que, mesmo quando parece que não, ganhar é sempre melhor do que perder”.
Depois de negar várias ofertas para sair no último mercado de verão, central neerlandês foi relegado para a equipa B do Clube de Alvalade
24 Set 2025 | 10:44 |
Jeremiah St. Juste perdeu o seu cacifo no balneário do Estádio de Alvalade. O defesa central de 28 anos tem sido uma dor de cabeça para o Sporting, depois deste ter recusado uma série de ofertas para sair dos leões, no último mercado de transferências, e acabou por ser relegado para a equipa B, por decisão do Clube.
Tal como foi possível ver no último Backstage Sporting, referente à semana dos jogos frente ao Kairat Almaty e Moreirense, foram filmadas imagens do grupo dentro dos vestiários, sem a presença do cacifo número três, referente ao neerlandês. O central estaria entre Matheus Reis e Hidemasa Morita, que vestem a dois e a cinco, respetivamente.
De notar que Jeremiah St. Juste esteve presente nos últimos dois jogos do Sporting no Estádio de Alvalade. Apesar de ter perdido o acesso ao camarote VIP dos jogadores, conseguiu aceder aos mesmos através de um convite de um colega de equipa. A sua presença acabou por causar o desconforto a alguns funcionários do Clube, muito fruto pelo seu comportamento no decorrer das partidas.
Relembrar que o neerlandês chegou ao Sporting em 2022, proveniente do Mainz, a troco de cerca de 10 milhões de euros. Apesar de ter conseguido demonstrar o porquê da SAD leonina ter gasto esse valor, o defesa-central nunca se conseguiu assumir como titular, muito por culpa das lesões, que sempre o apoquentaram. A chegada de Rui Borges, e a mudança para um sistema com dois centrais, ao invés de três, acabaram por tirar ainda mais espaço ao jogador, que treina agora com a equipa B, ao serviço de João Gião.
Em 2024/2025, St. Juste – avaliado em 6 milhões de euros – fez 28 jogos com a camisola do Sporting: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o defesa somou 1.385 minutos, não tendo marcado ou feito qualquer assistência.
Mesmo depois da saída de Viktor Gyokeres, os pupilos do treinador natural de Mirandela não dão sinais de abrandar a sua veia matadora
24 Set 2025 | 10:17 |
Apesar da quantidade impressionante de golos marcados por Viktor Gyokeres e a sua saída para o Arsenal, os jogadores do Sporting mostraram que não estão dependentes do avançado sueco para golear na partida. À sexta jornada, os pupilos de Rui Borges deram a melhor resposta e são o ataque mais certeiro da Liga Portugal Betclic.
De acordo com as estatísticas, o plantel leonino de 2025/26 é o segundo mais goleador do Clube de Alvalade desde a virada do século XXI. Depois da vitória frente ao Moreirense por 3-0, no passado dia 22 de setembro, os verdes e brancos chegaram a um impressionante registo de 16 golos marcados, com uma marca de 3 tentos por jogo, em média.
Neste novo milénio, apenas o Sporting da temporada 2024/25 superou os números da presente época, com 22 golos marcados em seis jogo. Dessa mais de duas dezenas de remates certeiros, 11 foram apontados por Viktor Gyokeres, números que mostram uma maior dependência de um só homem para ferir as ambições adversárias, algo que não acontece em 2025/26.
Os 16 golos apontados pelos pupilos de Rui Borges mostram uma maior democracia nos seus autores, uma vez que estão mais distribuídos. Nesta primeira meia dúzia de jornadas na Liga Portugal, Pote tem sido o melhor marcador com cinco, seguido de Luis Suárez com quatro e Francisco Trincão a fechar o pódio com três.
O Sporting procura aumentar o seu registo de golos no próximo sábado, dia 27 de setembro, frente ao Estoril, em jogo relativo à sétima jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Ian Cathro jogar-se-á às 20h30, no Estádio Estádio António Coimbra da Mota, reduto adversário.
Espanhol e brasileiro foram desejos dos verdes e brancos no mercado de transferências de verão, mas acabaram por não rumar a Alvalade
24 Set 2025 | 09:01 |
Yeremay Hernández e Kevin foram alvos concretos do Sporting no mercado de verão. No entanto, os leões falharam ambas as contratações e ficaram com poucas soluções para o corredor esquerdo do ataque, mas Alisson Santos tem sido uma agradável surpresa.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, Rui Borges não esperava um impacto tão grande do brasileiro, tanto que os leões tentaram Jota Silva até ao último minuto do mercado de verão, com objetivo de Alisson passar mais tempo na equipa B.
No entanto, o extremo canarinho acabou por ficar no plantel principal em definitivo, uma vez que o Sporting não contratou qualquer jogador para a posição, e tem surpreendido Rui Borges, com um grande impacto na equipa, apesar de jogar pouco tempo.
A brilhar no Sporting, Alisson Santos tem o sonho de chegar à seleção do Brasil. Messias, pai do jogador, representou a Tunísia e o avançado também é elegível para jogar pelo país, estando em contacto constante com responsáveis da Federação.
Apesar de ser uma aposta regular nas convocatórias de Rui Borges, Alisson Santos - avaliado em 1,5 milhões de euros - não tem tido muito tempo de jogo neste início de temporada. Desde a sua chegada ao Sporting, o extremo brasileiro soma apenas 42 minutos, em quatro partidas de utilização, com um golo marcado e uma assistência.
Campeão pelo Sporting está nas meias-finais da Libertadores... sem jogar um minuto
24 Set 2025 | 08:45