Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Porto, Famalicão e substituto de Suárez; Tudo o que disse Rui Borges na conferência do Sporting

Treinador elogiou "uma das melhores equipas do campeonato", falou sobre as opções na frente de ataque e comentou as incidências no Clássico

Rui Borges falou sobre as opções na frente de ataque do Sporting e comentou as incidências no Clássico frente ao Porto
Rui Borges falou sobre as opções na frente de ataque do Sporting e comentou as incidências no Clássico frente ao Porto

14 Fev 2026 | 13:52 |

Icon Comentário0

Rui Borges abordou o encontro entre Sporting e Famalicão, em conferência de imprensa, no Auditório Artur Agostinho, em Alvalade. O treinador elogiou "uma das melhores equipas do campeonato", falou sobre as opções na frente de ataque e comentou as incidências no Clássico frente ao Porto.


Encontro com o Famalicão


"Acima de tudo, espero uma equipa igual a si própria. É uma equipa que tem a sua própria ideia de jogo, que gosta de a manter durante todos os jogos, independentemente do adversário, e que se adapta bem àquilo que é o momento do jogo. No meu entendimento, é uma boa equipa, muito competitiva, muito intensa, uma equipa que faz muitas faltas. Nota-se bem a intensidade que mete no jogo e a sua organização defensiva também é muito competente. É uma equipa que tem muitas ações de corredor, muito um para um, muitas combinações. Uma equipa que cruza muito, à procura de referências e à procura de homens na área. Por isso, acima de tudo, acho que é uma equipa muito competente e das melhores equipas do campeonato. Está a fazer uma boa época, apesar de aqui ou ali ter um resultado menos conseguido ou uma exibição menos conseguida. No cômputo geral, é uma boa equipa".


Gestão na frente de ataque

"Testámos algumas soluções. O Fotis está em dúvida para o jogo. Vamos ver se pode ou não dar o seu contributo. Por isso, e de entre os jogadores que temos disponíveis, entraremos com 11, com toda a certeza. Mas, muito sinceramente, ainda não sei quem jogará. Mas, dentro das opções disponíveis, iremos em busca de algumas características individuais. Claro, nunca fugindo à nossa ideia e àquilo que nos identifica em termos colecivos".


Pós-clássico

"Acho que nós, e vocês também que têm esse papel, devemos valorizar muito mais os jogadores, as equipas, o jogo e o nosso futebol. Agora, também concordo que não se deve relativizar algumas coisas que se passaram, porque parecia que estávamos a voltar ao século passado. Estamos em 2026, acho que não se deve relativizar. Agora, não vou entrar nessa luta. Estou muito mais focado em tentar valorizar o futebol em si, o jogo, os jogadores de uma equipa e de outra, não só do Sporting, porque estavam grandes jogadores dentro do campo. E, acima de tudo, temos de valorizar quem pratica futebol e quem faz por ser um desporto tão espetacular como é".

Sporting ‘refém’ de Luis Suárez?

"É natural que se possa pensar dessa forma, porque o Luís tem sido muito importante e marcado muitos golos. Agora, o Luís consegue marcá-los graças a um grande coletivo e não apenas pela qualidade individual. Por isso, é nisso que nos focamos diariamente: no nosso coletivo. E depois, dentro de um coletivo forte, sim, vem ao de cima o talento individual. É impossível dizer que não é uma peça importante e acabará sempre por fazer falta. Mas, como eu digo sempre, só faz falta quem está. Vou focar-me nos 11 que escolher e nos outros que tiver no banco. E, com toda a certeza, seremos competentes, para não fugirmos daquilo que temos sido enquanto Sporting, para mantermos uma boa qualidade de jogo, uma dinâmica muito própria, e levarmos de vencido um bom Famalicão".

Prestação no clássico

"Duas grandes equipas, duas equipas bastante competentes. Há algumas coisas que poderíamos ter feito de forma diferente, mas não só neste jogo, em todos. Depois de rever, achamos sempre coisas diferentes. Agora, acima de tudo, fizemos um jogo bastante competente. Jogámos com a equipa que tem a melhor defesa. É uma equipa que defende muito bem a sua baliza. Podíamos ter feito mais? Podíamos. Mas isso podemos sempre, depois de ver as coisas. E ver o jogo pela televisão é sempre mais fácil, podemos ver as coisas de forma diferente, mas não foi nunca por falta de ambição de quem quer que seja".

Souleymane Faye na frente de ataque?

"Qualquer jogador da linha avançada pode jogar avançado, não só o Faye. Vamos tentar perceber qual será a melhor opção e aquilo que fará mais sentido. Mas não é só ele quem nos pode dar essa solução. Acho que qualquer jogador da frente pode jogar aí e foram vários os que treinaram nessa posição".

Francisco Trincão pode ser opção na frente?

"É claramente um jogador que também pode jogar ali. Já disse, qualquer jogador da frente pode jogar a avançado. Por isso, não me preocupa. Terão características diferentes, é o que temos, mas vamos à luta, isso é certo. E vamos ser competentes. E vamos ganhar, contra uma grande equipa, mas vamos ganhar, vamos fazer tudo para ganhar. Acima de tudo, deixem-me enaltecer o Trincão. Está sempre em prol da equipa e eu tenho dito muito isso. Acho que é dos jogadores que mais têm dado em prol da equipa. No final do jogo com o Porto, fizeram-me uma pergunta, e eu expliquei um pouco. É perceber as circunstâncias, porque ser treinador de fora, às vezes, é fácil. “Ah, eu punha estes 11, ah, eu ganhava este jogo”. Claro. Mas é preciso perceber muitas coisas.

Rafael Nel pode ser opção?

"Sim, está convocado. Tem treinado connosco, tem feito parte até dos jogadores disponíveis para jogo, e é mais uma opção. Treinou na sua posição e, dentro daquilo que perspectivarmos para o jogo, veremos qual será a melhor opção inicial, seja o Nel ou qualquer outro jogador que jogue na linha avançada".


Futebol

Última hora! Sporting chama Rui Borges para reunião sobre o futuro

Com base em tudo que tem vindo a acontecer na atual temporada, Direção verde e branca toma decisão, pretendendo reunir com o técnico

Após o que tem vindo a acontecer nas últimas semanas no Sporting, Frederico Varandas decide reunir com Rui Borges... de modo a renovar o contrato do técnico
Após o que tem vindo a acontecer nas últimas semanas no Sporting, Frederico Varandas decide reunir com Rui Borges... de modo a renovar o contrato do técnico

18 Mar 2026 | 17:43 |

Icon Comentário0

Assegurada a presença do Sporting nos quartos de final da Liga dos Campeões e com a Direção liderada por Frederico Varandas preparada para mais um mandato de quatro anos, estão reunidas as condições para se iniciarem as negociações relativas à renovação do contrato de Rui Borges.


Segundos as informações reveladas pelo jornal Record, a primeira reunião vai decorrer na quarta-feira, dia 25 de março, e servirá, sobretudo, para as duas partes colocarem as respetivas condições em cima da mesa. De referir que o atual contrato do técnico só termina em julho de 2027.


Em discussão estará o prolongamento da ligação por mais duas temporadas, mas falta ainda definir os detalhes pois poderá ser por mais um ano com o segundo por opção. A cláusula irá manter-se nos 20 milhões de euros, e toda a equipa técnica será alvo de uma revisão salarial.


Rui Borges já declarou publicamente que se sente "feliz" no Sporting e, após a goleada ao Bodø/Glimt assegurou que "não se move por dinheiro". A direção leonina, por seu turno, está satisfeita com o sucesso desportivo e a valorização verificada no plantel principal.

Recorde-se que, antes das negociações, o emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 22 de março, frente ao Alverca. O encontro, a contar para a 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma orientada por Custódio Castro, jogar-se-á as 18h00, no reduto do adversário.



Futebol

Após o Sporting - Bodø/Glimt, Ousmane Diomande recebe tremenda notícia

Defesa internacional costa-marfinense participou na mágica reviravolta verde e branca sobre os noruegueses, esta terça-feira, no Estádio José Alvalade

Um dia depois da goleada do Sporting sobre o Bodø/Glimt (5-0), Ousmane Diomande vê o seu nome na lista de convocados da Costa do Marfim
Um dia depois da goleada do Sporting sobre o Bodø/Glimt (5-0), Ousmane Diomande vê o seu nome na lista de convocados da Costa do Marfim

18 Mar 2026 | 17:19 |

Icon Comentário0

A federação de futebol da Costa do Marfim divulgou, esta quarta-feira, 18 de março, a lista de convocados de Emerse Faé para os jogos de preparação com Coreia do Sul, dia 28 de março, e Escócia, dia 31, com três jogadores que atuam em Portugal nos eleitos, um deles, Ousmane Diomande.


Junto do defesa central do Sporting estão Seko Fofana, médio do Porto, e Ghislain Konan, lateral esquerdo do Gil Vicente. Contudo, a grande nota de destaque do lote de selecionados assenta na ausência de Nicolas Pépé, extremo do Villarreal que soma 53 internacionalizações e vê assim em risco a presença no Mundial, uma vez que esta é a última convocatória antes do anúncio final dos eleitos para o certame.


No Mundial'2026, a seleção da Costa do Marfim irá defrontar o Equador (a 15 de junho), Alemanha (a 20 de junho) e Curaçau (a 28 de junho), nações com as quais partilha o Grupo K da cobiçada prova, esta que será organizada conjuntamente pelos Estados Unidos, México e Canadá.


Recorde-se que, apesar de ter marcado presença na segunda mão frente ao Bodø/Glimt (5-0), esta terça-feira, Diomande não constou no onze inicial estruturado por Rui Borges. A gestão física do costa-marfinense pesou na decisão.

Na presente temporada desportiva de 2025/26, Ousmane Diomande – avaliado em 45 milhões de euros – realizou 18 encontros pelo Sporting: 12 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Ao todo, o defesa-central contabiliza 1.731 minutos e marcou um golo.



Futebol

Sporting vencer o Arsenal? Há quem acredite que depois de PSG e City "é apenas mais um"

Verdes e brancos venceram o Bodø/Glimt e garantiram presença nos quartos de final da Champions League, onde vão defrontar os gunners

Virgílio acredita que o Sporting tem condições para continuar a fazer história na Champions League frente ao Arsenal, depois de ter batido City e PSG
Virgílio acredita que o Sporting tem condições para continuar a fazer história na Champions League frente ao Arsenal, depois de ter batido City e PSG

18 Mar 2026 | 15:51 |

Icon Comentário0

Virgílio acredita que o Sporting tem todas as condições para continuar a fazer história na UEFA Champions League, mesmo tendo pela frente o Arsenal nos quartos de final. O antigo lateral-direito, que fez parte da equipa leonina que chegou aos 'quartos' em 1982/83, mostrou-se confiante na capacidade do atual plantel.


Virgílio: "Sporting tem condições suficientes para ganhar a qualquer uma dessas equipas"


"O Sporting tem qualidade, condições suficientes para ganhar a qualquer uma dessas equipas", começou por afirmar em declarações à agência Lusa, logo a seguir à reviravolta épica dos verdes e brancos diante do Bodø/Glimt, no Estádio José Alvalade.


Virgílio destacou o crescimento competitivo dos leões e lembrou que a equipa já demonstrou valor frente a grandes adversários europeus: "Já vencemos o Manchester City, o PSG, uma série de clubes e agora é mais um. É um Sporting que tem qualidade, condições suficientes para ganhar a qualquer equipa", atirou

Virgílio: "Arsenal? Se trabalharmos mais que eles ficamos em vantagem"


Para o antigo jogador, o fator determinante será manter a mesma atitude exibida na goleada frente ao Bodø/Glimt: "É uma questão do mesmo espírito de ontem existir nesses jogos. Na qualidade somos muito semelhantes, pelo que se trabalharmos mais que eles ficamos em vantagem", explicou.

Virgílio elogiou também o ambiente interno e o trabalho de Rui Borges, destacando a forma como conseguiu dar continuidade ao projeto após a saída de Ruben Amorim: "Não diria que tem sido perfeito, mas muito bom. Espero que continue assim, sinceramente, porque gosto muito do Rui Borges".

O antigo defesa considera ainda que este Sporting está mais forte do que o da sua geração, sublinhando a consistência recente do clube: "Estão bastante melhor e acho que têm todas as condições para lutar em todas as competições", atirou, dando a 'tática' para a partida frente ao Arsenal: "Espero que o Rui não mude nada, porque este Sporting está tão perfeito quanto é possível sê-lo no futebol".


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Com o reencontro de Gyökeres à vista, histórico do Sporting atira: "Que não tenha sucesso"
Futebol

Com o reencontro de Gyökeres à vista, histórico do Sporting atira: "Que não tenha sucesso"

18 Mar 2026 | 14:31

Icon Comentário0
Tomás da Cunha encantado com exibição de titular do Sporting: "Quer o estatuto de jogador da época"
Futebol

Tomás da Cunha encantado com exibição de titular do Sporting: "Quer o estatuto de jogador da época"

18 Mar 2026 | 14:19

Icon Comentário0
Sporting - Bodø/Glimt: Mágica reviravolta conta com reações e celebrações... bastante conhecidas
Futebol

Sporting - Bodø/Glimt: Mágica reviravolta conta com reações e celebrações... bastante conhecidas

18 Mar 2026 | 13:37

Icon Comentário0