Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Porto, Famalicão e substituto de Suárez; Tudo o que disse Rui Borges na conferência do Sporting

Treinador elogiou "uma das melhores equipas do campeonato", falou sobre as opções na frente de ataque e comentou as incidências no Clássico

Rui Borges falou sobre as opções na frente de ataque do Sporting e comentou as incidências no Clássico frente ao Porto
Rui Borges falou sobre as opções na frente de ataque do Sporting e comentou as incidências no Clássico frente ao Porto

14 Fev 2026 | 13:52 |

Icon Comentário0

Rui Borges abordou o encontro entre Sporting e Famalicão, em conferência de imprensa, no Auditório Artur Agostinho, em Alvalade. O treinador elogiou "uma das melhores equipas do campeonato", falou sobre as opções na frente de ataque e comentou as incidências no Clássico frente ao Porto.


Encontro com o Famalicão


"Acima de tudo, espero uma equipa igual a si própria. É uma equipa que tem a sua própria ideia de jogo, que gosta de a manter durante todos os jogos, independentemente do adversário, e que se adapta bem àquilo que é o momento do jogo. No meu entendimento, é uma boa equipa, muito competitiva, muito intensa, uma equipa que faz muitas faltas. Nota-se bem a intensidade que mete no jogo e a sua organização defensiva também é muito competente. É uma equipa que tem muitas ações de corredor, muito um para um, muitas combinações. Uma equipa que cruza muito, à procura de referências e à procura de homens na área. Por isso, acima de tudo, acho que é uma equipa muito competente e das melhores equipas do campeonato. Está a fazer uma boa época, apesar de aqui ou ali ter um resultado menos conseguido ou uma exibição menos conseguida. No cômputo geral, é uma boa equipa".


Gestão na frente de ataque

"Testámos algumas soluções. O Fotis está em dúvida para o jogo. Vamos ver se pode ou não dar o seu contributo. Por isso, e de entre os jogadores que temos disponíveis, entraremos com 11, com toda a certeza. Mas, muito sinceramente, ainda não sei quem jogará. Mas, dentro das opções disponíveis, iremos em busca de algumas características individuais. Claro, nunca fugindo à nossa ideia e àquilo que nos identifica em termos colecivos".


Pós-clássico

"Acho que nós, e vocês também que têm esse papel, devemos valorizar muito mais os jogadores, as equipas, o jogo e o nosso futebol. Agora, também concordo que não se deve relativizar algumas coisas que se passaram, porque parecia que estávamos a voltar ao século passado. Estamos em 2026, acho que não se deve relativizar. Agora, não vou entrar nessa luta. Estou muito mais focado em tentar valorizar o futebol em si, o jogo, os jogadores de uma equipa e de outra, não só do Sporting, porque estavam grandes jogadores dentro do campo. E, acima de tudo, temos de valorizar quem pratica futebol e quem faz por ser um desporto tão espetacular como é".

Sporting ‘refém’ de Luis Suárez?

"É natural que se possa pensar dessa forma, porque o Luís tem sido muito importante e marcado muitos golos. Agora, o Luís consegue marcá-los graças a um grande coletivo e não apenas pela qualidade individual. Por isso, é nisso que nos focamos diariamente: no nosso coletivo. E depois, dentro de um coletivo forte, sim, vem ao de cima o talento individual. É impossível dizer que não é uma peça importante e acabará sempre por fazer falta. Mas, como eu digo sempre, só faz falta quem está. Vou focar-me nos 11 que escolher e nos outros que tiver no banco. E, com toda a certeza, seremos competentes, para não fugirmos daquilo que temos sido enquanto Sporting, para mantermos uma boa qualidade de jogo, uma dinâmica muito própria, e levarmos de vencido um bom Famalicão".

Prestação no clássico

"Duas grandes equipas, duas equipas bastante competentes. Há algumas coisas que poderíamos ter feito de forma diferente, mas não só neste jogo, em todos. Depois de rever, achamos sempre coisas diferentes. Agora, acima de tudo, fizemos um jogo bastante competente. Jogámos com a equipa que tem a melhor defesa. É uma equipa que defende muito bem a sua baliza. Podíamos ter feito mais? Podíamos. Mas isso podemos sempre, depois de ver as coisas. E ver o jogo pela televisão é sempre mais fácil, podemos ver as coisas de forma diferente, mas não foi nunca por falta de ambição de quem quer que seja".

Souleymane Faye na frente de ataque?

"Qualquer jogador da linha avançada pode jogar avançado, não só o Faye. Vamos tentar perceber qual será a melhor opção e aquilo que fará mais sentido. Mas não é só ele quem nos pode dar essa solução. Acho que qualquer jogador da frente pode jogar aí e foram vários os que treinaram nessa posição".

Francisco Trincão pode ser opção na frente?

"É claramente um jogador que também pode jogar ali. Já disse, qualquer jogador da frente pode jogar a avançado. Por isso, não me preocupa. Terão características diferentes, é o que temos, mas vamos à luta, isso é certo. E vamos ser competentes. E vamos ganhar, contra uma grande equipa, mas vamos ganhar, vamos fazer tudo para ganhar. Acima de tudo, deixem-me enaltecer o Trincão. Está sempre em prol da equipa e eu tenho dito muito isso. Acho que é dos jogadores que mais têm dado em prol da equipa. No final do jogo com o Porto, fizeram-me uma pergunta, e eu expliquei um pouco. É perceber as circunstâncias, porque ser treinador de fora, às vezes, é fácil. “Ah, eu punha estes 11, ah, eu ganhava este jogo”. Claro. Mas é preciso perceber muitas coisas.

Rafael Nel pode ser opção?

"Sim, está convocado. Tem treinado connosco, tem feito parte até dos jogadores disponíveis para jogo, e é mais uma opção. Treinou na sua posição e, dentro daquilo que perspectivarmos para o jogo, veremos qual será a melhor opção inicial, seja o Nel ou qualquer outro jogador que jogue na linha avançada".


Futebol

Varandas prefere quartos da Champions ou vencer a Taça? Líder do Sporting dá resposta muito clara

No Portugal Football Summit, Presidente leonino defendeu que Clube precisa de conjugar sucesso desportivo com sustentabilidade financeira

Frederico Varandas prefere que Sporting chegue aos quartos de final da Liga dos Campeões a vence uma Taça de Portugal
Frederico Varandas prefere que Sporting chegue aos quartos de final da Liga dos Campeões a vence uma Taça de Portugal

23 Set 2026 | 17:52 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas voltou a explicar o modelo que tem permitido ao Sporting crescer financeiramente e manter uma aposta forte no futebol, destacando a importância da Liga dos Campeões e da valorização de jogadores. No Portugal Football Summit, o Presidente leonino defendeu que o Clube precisa de conjugar sucesso desportivo com sustentabilidade financeira, apontando Viktor Gyokeres e Issa Doumbia como exemplos do perfil de jogador que os leões procuram. Além do mais, referiu que prefere chegar aos quartos de final da Liga dos Campeões a vence uma Taça de Portugal.


“É mais difícil comprar jogadores de 30M€ do que vender de 70M€. Não se pode pedir racionalidade à paixão. Há uma pessoa que tem ordenado de 600 euros e gasta 500 numa Gamebox. Claro que essa pessoa tem paixão e há irracionalidade. Sporting precisa de Gyökeres, Doumbias e jogadores que façam crescer o Sporting e depois do rendimento desportivo deem mais valias”, explicou.


O dirigente revelou ainda que a presença na Champions pesou diretamente na contratação de dois reforços no último mercado: “Não teríamos contratado dois jogadores se não houvesse Champions no último mercado. Tenho uma visão fria do que é um jogador do Sporting. Temos de entender que um jogador tem os seus objetivos, crescimento e num momento o seu fim. Temos de agradecer o que fizeram, colocar o nome na história do Sporting e a seguir ir buscar outros. Não podemos ter um Gyökeres quatro ou cinco anos. Se acontecer, é porque algo correu mal”.


F. Varandas: "Trocaria uns quartos de final da Champions por qualquer Taça de Portugal"

A Liga dos Campeões assume, por isso, um papel central na estratégia leonina. Varandas classificou a competição como “indispensável” e lembrou que a campanha da temporada passada, que terminou nos quartos de final, representou cerca de 80 milhões de euros para o Clube. “Uma performance desportiva daquelas significou 80 milhões de euros ao Sporting e eu trocaria uns quartos de final da Champions por qualquer Taça de Portugal. Se me derem a escolher, quero tudo, mas se pudesse escolher, escolheria aquilo sempre. 80 milhões de euros dão condições financeiras para continuarmos a ser altamente competitivos, por isso a Champions é o objetivo número um”, afirmou.


Além do mais, aproveitou também para voltar a defender Rui Borges, sobretudo perante as críticas à continuidade do treinador. Varandas destacou os resultados alcançados na Champions e lembrou o triunfo sobre o Galatasaray: “Recentemente fui massacrado por manter um treinador que não vence, mas e a Champions? Se calhar é importante alguém avisar o Galatasaray, porque estão convencidos de que perderam e se calhar não perderam... mas perderam! Champions League, campeão turco, uma equipa que se reforça no Bayern, Man. City, Milan, com três vezes a nossa massa salarial... somámos três pontos, mas também 2,1 milhões. A performance de um treinador tem vários quadrantes, mas esta não é valorizada”, atirou.

Varandas terminou a intervenção reforçando a evolução financeira alcançada pelo Sporting desde 2018. A SAD apresentou um lucro de 34,7 milhões de euros em 2025/26, o quinto exercício consecutivo com resultados positivos, enquanto o volume de negócios passou de cerca de 150 para 300 milhões de euros e os capitais próprios evoluíram de 13 milhões negativos para 76 milhões positivos. “Nunca daremos um passo maior do que a perna, mesmo que haja histerismo, de que é muito importante vencer. Quando era o campeonato era o bi, depois do bi era o tri... é muito importante vencer, mas queremos vencer com sustentabilidade e garantia do futuro. Estou tranquilo, porque aconteça o que acontecer, o Sporting vai ter condições de voltar a ser competitivo e lutar novamente pelo título. Não estamos numa montanha russa”, concluiu.


Futebol

R. Dias bate palmas ao rendimento de craque do Sporting: "Resposta implacável"

Futebolista está a atravessar um momento de grande eficácia nos leões, depois de um início de época marcado por alguma turbulência

Luis Suárez está a atravessar um momento de grande eficácia no Sporting; Rui Dias destacou resposta do avançado dos leões
Luis Suárez está a atravessar um momento de grande eficácia no Sporting; Rui Dias destacou resposta do avançado dos leões

23 Set 2026 | 16:28 |

Icon Comentário0

Luis Suárez está a atravessar um momento de grande eficácia no Sporting, depois de um início de época marcado por alguma turbulência. O avançado colombiano recuperou espaço na equipa e tem respondido dentro de campo, com uma sequência goleadora que o voltou a colocar entre os principais protagonistas dos leões.


Desde que reconquistou a titularidade, diante do Alverca, marcou em todos os seis jogos que disputou. O registo permite-lhe somar já sete golos em oito partidas realizadas esta temporada, sendo que seis desses tentos foram apontados na Liga.


O percurso recente ganha ainda mais relevância tendo em conta o contexto vivido pelo jogador no arranque da época. Rui Dias, jornalista do jornal 'Record', lembra que o atacante “tem sido sempre um caso no Sporting. Primeiro pelo amuo que só a persistência de Rui Borges resolveu a seu favor, depois porque, desde que reconquistou a titularidade".


R. Dias: “Implacável resposta de Luis Suárez"

Na análise publicada pelo jornalista, a atual fase do avançado representa uma resposta clara ao momento complicado que atravessou. “Implacável resposta de Luis Suárez. O colombiano está a reequilibrar-se depois de um início de época conturbado”.


Com sete golos no total e seis no campeonato, Suárez tem ainda um objetivo individual ao alcance. O camisola 97 mantém Pavlidis na mira, sendo que o internacional cafetero, que terminou como melhor marcador de 2025/26, contabiliza oito golos na Liga.


Futebol

Ruben Amorim tentou impedir que tanque dos leões rumasse ao Sporting no verão

Rossoneri quiseram entrar na corrida, mas não chegaram a transformar interesse numa proposta antes de os leões fecharem negócio

Issa Doumbia chegou ao Sporting proveniente do Venezia depois de uma temporada de grande nível e esteve também na mira do Milan, de Ruben Amorim
Issa Doumbia chegou ao Sporting proveniente do Venezia depois de uma temporada de grande nível e esteve também na mira do Milan, de Ruben Amorim

23 Set 2026 | 15:55 |

Icon Comentário0

Issa Doumbia foi uma das apostas do Sporting no último mercado e rapidamente ganhou espaço no meio-campo leonino. O médio italiano, de 22 anos, chegou proveniente do Venezia depois de uma temporada de grande nível e esteve também na mira do Milan, de Ruben Amorim.


Segundo a Gazzetta dello Sport, a diferença acabou por estar na velocidade de reação. De acordo com a imprensa italiana, o Sporting identificou Doumbia antes de outros interessados e avançou rapidamente para garantir a contratação, colocando 20 milhões de euros sobre a mesa, aos quais podem juntar-se mais 6 milhões em objetivos.


O Milan terá ponderado entrar na corrida, mas não chegou a transformar o interesse numa proposta antes de os leões fecharem o negócio. O interesse despertado pelo médio surgiu na sequência de uma excelente época ao serviço do Venezia.


Poucos meses depois da mudança para Alvalade, a aposta dos leões ganhou ainda maior dimensão. Doumbia tornou-se uma presença regular na equipa de Rui Borges e soma sete jogos na Liga portuguesa esta temporada, num total de 593 minutos, tendo ainda uma assistência.

Além do mais, Roberto Mancini incluiu o médio na primeira convocatória desde o regresso ao comando da seleção italiana, numa lista de 34 jogadores que contou com várias novidades. Também o Benfica esteve na corrida pelo 'camisola 77' dos leões.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting está à procura de reforços e quer tirar avançado a Martin Anselmi
Futebol

Sporting está à procura de reforços e quer tirar avançado a Martin Anselmi

23 Set 2026 | 15:35

Icon Comentário0
Abel Ferreira visto como preferido para ser novo treinador do Sporting
Futebol

Abel Ferreira visto como preferido para ser novo treinador do Sporting

23 Set 2026 | 13:47

Icon Comentário0
Diretora de Segurança do Sporting tem ideia arrojada: "É possível ter estádios seguros com álcool"
Futebol

Diretora de Segurança do Sporting tem ideia arrojada: "É possível ter estádios seguros com álcool"

23 Set 2026 | 12:58

Icon Comentário0