Futebol
Rui Borges deve sair do Sporting ou não? Dias Ferreira muito claro sobre tema do momento
24 Out 2026 | 10:47
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
25 Out 2024 | 20:05 |
Filipe Çelikkaya antevê um futuro risonho a Rúben Amorim. Em entrevista ao jornal A Bola, o ex treinador da equipa B dos leões refere que o treinador do Clube de Alvalade vai sair do emblema leonino "mais tarde ou mais cedo" e "tem todas as condições para chegar ao topo do futebol mundial”.
“Sim, sim, sim. Mais tarde ou mais cedo vai chegar. Não quer dizer se é para o ano se é daqui a dois anos, daqui a três, mas tem todas as condições para chegar ao topo do futebol mundial”. O antigo treinador das camadas jovens dos leões abordou mesmo uma possível movimentação para o Man City.
O técnico afirmou que Rúben Amorim não teria dificuldades em seguir as pisadas de Pep Guardiola: “Não acredito (que o legado de Guardiola pudesse pesar) porque quando chegamos a um patamar em que a nossa abstração é tal que tudo o que possa vir não nos influência e ele vai estar nesse patamar.”
Filipe Çelikkaya abordou ainda a qualidade de Amorim e possíveis desafios que pode sentir no futuro: “Ele tem muita qualidade naquilo que faz. Vai ter que subir patamares como se calhar eu estou a subir, como outros treinadores estão a subir, porque este é um patamar intermédio para chegar a um patamar mais alto. E no patamar mais alto vai ter outro tipo de desafios aos quais vai ter que responder positivamente para a sua carreira continuar a evoluir".
O antigo dirigente rematou o tema Amorim, fazendo uma ressalva - também será preciso um pouco de sorte: “Isso aplica-se também a mim, nessa mesma subida de patamar - é exatamente igual - e cada um no seu espaço, como é óbvio, mas penso que ele tem todas as condições, mas também é preciso ter alguma sorte na forma como a bola entra dentro da baliza.”
Comentador considera ainda que Rui Borges tem razões para se queixar das mudanças profundas no plantel do Clube de Alvalade
24 Out 2026 | 12:10 |
Rui Santos considera que Rui Borges tem razões para se queixar das mudanças profundas no plantel do Sporting, mas entende que alguns reforços estão longe de render o que podem. O comentador destaca, em particular, o caso de Sergi Altimira, que entende ser capaz de dar muito mais à equipa.
"Rui Borges pode queixar-se de uma transformação profunda no plantel. É um facto. Perdeu (além de Quenda, que já era perda adquirida) Hjulmand, Francisco Trincão, Diomande, Pedro Gonçalves, Morita e Daniel Bragança, mas a SAD fez um esforço apreciável para lhe dar jogadores capazes de constituir uma equipa competitiva e ganhadora. O Sporting contratou Zalazar por um valor que continuo a achar absurdo (30M€), foi buscar Altimira que é um atleta interessante mas não é um Palhinha; e adquiriu Ibrahima Ba (lesionado) para a defesa, Issa Doumbia para o meio-campo, assim como Silas Andersen e Pedro Lima e, para o ataque, Irankunda e Jesse Derry (emprestado pelo Chelsea), sem esquecer Kaique para fazer concorrência ao guarda-redes Rui Silva, a oscilar tanto como a própria equipa no seu todo", escreveu no jornal 'Sol'.
O comentador recordou também as boas indicações deixadas por alguns dos reforços na pré-temporada: "Na pré-época, nos jogos particulares, vi Doumbia, Altimira, Silas Andersen e Zalazar praticarem um futebol muito interessante e com um grau de entrosamento muito raro para quem acabara de se encontrar. Essa manifestação de qualidade criou a ilusão de que as saídas haviam sido compensadas", referiu. Contudo, a avaliação atual é diferente.
R. Santos: "Doumbia está muito mal aproveitado, Altimira pode dar muito mais, assim como Silas Andersen e Zalazar"
"Hoje, a visão é outra. Os jogadores são bons (estes quatro, pelo menos, têm qualidade para jogar mais e melhor) mas já tenho muitas dúvidas de que algum dos reforços seja melhor do que aqueles que saíram. Uma coisa é certa: Doumbia está muito mal aproveitado, Altimira pode dar muito mais, assim como Silas Andersen e Zalazar".
Por fim, Rui Santos destacou Irankunda como uma surpresa positiva, mas questionou a forma como Flávio Gonçalves tem sido utilizado: "Irankunda é uma boa surpresa, mas o que se está a fazer com Flávio Gonçalves (que potencial!) também ninguém entende. Está a jogar bem? Sai", escreveu.
Ex responsável abordou futuro do atual técnico dos verdes e brancos e destacou o nome do treinador dos brasileiros do Palmeiras
24 Out 2026 | 11:50 |
Rui Barreiro não exclui a possibilidade de Abel Ferreira vir a orientar o Sporting, numa altura em que Rui Borges enfrenta pressão após os resultados recentes. O antigo conselheiro leonino abordou o futuro do atual técnico dos verdes e brancos e destacou o nome do treinador do Palmeiras como uma hipótese a ter em conta.
O antigo responsável começou por criticar a exibição frente ao LASK Linz, apontando vários problemas: "Houve muitos erros individuais, começando na defesa, nem os laterais, nem os centrais tiveram uma prestação à altura. Não se percebe porque é que o Ibrahima Ba não joga", afirmou ao 'Desporto ao Minuto'.
Quanto à continuidade de Rui Borges, Rui Barreiro lembrou que os leões já perderam seis pontos no campeonato e sofreram 13 golos em 11 jogos, entendendo que o treinador precisa de dar uma resposta rápida, começando pelo próximo encontro frente ao Académico de Viseu.
R. Barreiro: "Já se sabe que Frederico Varandas tem apreço por Abel Ferreira"
Sobre Abel Ferreira, Rui Barreiro foi claro quanto à possibilidade de este vir a assumir o comando técnico: "Acho que faz sentido. Os bons treinadores fazem todos sentido para o Sporting. Se isso já está nas considerações de Frederico Varandas ou não, só ele poderá responder. Mas já se sabe que Frederico Varandas tem apreço por Abel Ferreira. É um treinador de qualidade. E, portanto, ser um treinador de qualidade é sempre um potencial treinador para o Sporting".
Rui Barreiro foi mais longe e admitiu que o nome do atual técnico do Palmeiras poderá estar a ser equacionado: "Acho que, se esses nomes se colocam, por alguma razão será. Não sei o que é que o Abel Ferreira pretende fazer da vida dele, mas certamente sentir-se-ia honrado se o Sporting o pudesse, eventualmente, contactar. O mais importante neste momento é que sejam dadas condições para o Rui Borges para ele poder não ter desculpas pelos insucessos e, neste momento, eu acho que ainda tem algum capital de desculpas, considerando o plantel que o Sporting tem e aquilo que lhe foi fornecido".
Depois da derrota frente ao LASK Linz na Liga dos Campeões, Rui Borges pondera fazer alterações no próximo onze verde e branco
24 Out 2026 | 11:36 |
Geny Catamo deve perder a titularidade no Sporting na receção ao Académico de Viseu, com Luís Guilherme a ganhar argumentos para ocupar o lugar do internacional moçambicano na ala direita. Depois da derrota frente ao LASK Linz, Rui Borges pondera fazer alterações no onze.
O brasileiro entrou aos 80 minutos do encontro com os austríacos, precisamente para substituir Geny, e aproveitou a oportunidade para deixar boas indicações. O canarinho participou na jogada do golo de Luis Suárez, ao cruzar para o cabeceamento de Jesse Derry que originou a recarga certeira do colombiano.
Nos minutos que esteve em campo, o extremo também se destacou nos duelos individuais: venceu os cinco que disputou e completou os quatro dribles que tentou. Os números reforçam a candidatura do brasileiro a um lugar no onze, numa altura em que procura somar a segunda titularidade da temporada, depois de ter começado de início no empate frente ao Famalicão.
Já Geny atravessa uma fase menos produtiva. Depois de registar dois golos e três assistências nos primeiros seis jogos da época, o moçambicano conseguiu apenas mais um passe para golo nos cinco encontros seguintes, na vitória diante do Braga. Frente ao Lens, foi substituído aos 66 minutos, sem conseguir completar qualquer drible ou cruzamento, mas voltou a ser titular diante do LASK.
Caso fique no banco frente ao Académico de Viseu, Geny terá a primeira ausência do onze inicial nesta temporada. O extremo foi titular em todos os jogos dos leões, tal como Altimira e Doumbia, pelo que a gestão do esforço físico poderá pesar na decisão de Rui Borges.