Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A saída de Viktor Gyokeres continua a fazer correr muita tinta. Uma possível mudança para a Premier League é falada desde a temporada passada, com vários tubarões a mostrarem interesse na contratação do sueco. O Manchester City é, de momento, o destino mais provável.
Segundo informação avançada por Ekrem Konur - jornalista turco especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - o 'camisola 9' de Rúben Amorim quer deixar Alvalade se os citizens enviarem uma proposta à Direção verde e branca.
No entanto, a mudança para o Etihad só teria efeito caso Erling Haaland partisse numa outra aventura. Ainda assim, Frederico Varandas é perentório - levar o goleador de serviço dos leões apenas mediante o pagamento total da cláusula de rescisão, tal como destacou a imprensa italiana.
Viktor Gyokeres - avaliado em 70 milhões de euros – foi utilizado em 13 encontros (1.121 minutos) esta temporada ao serviço do Sporting, onde apontou 13 golos e fez quatro assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação pelo ‘camisola 9’. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Assista a alguns dos momentos de Gyokeres:
Capitão dos verdes e brancos é o pêndulo do meio campo da equipa comandada por Rúben Amorim e começa a despertar interesse do estrangeiro
|
0Brian Riemer vê Morten Hjulmand na Premier League. O técnico orientou o capitão do Sporting nos sub-19 do Copenhaga e foi, recentemente, escolhido como novo selecionador da Dinamarca, deixando grandes elogios ao 'camisola 42' dos leões.
"É um jogador que se destaca pela sua paixão, pela sua liderança. É alguém que torna os jogadores à volta melhores. Com a sua liderança, com o seu jogo com e sem bola. É um jogador muito assertivo no passe, não complica o jogo. Torna as coisas fáceis para os jogadores à volta, controla o jogo, estrutura a equipa. Dá segurança com bola. É um líder e torna os outros jogadores melhores", disse ao jornal O Jogo.
"Estive dois anos na Premier League e acho que ele tem as qualidades necessárias para jogar nos seis/sete melhores clubes da liga inglesa. O Tottenham, o Arsenal, o Liverpool, o Manchester United, o Manchester City... A uma certa altura da sua carreira, acredito que ele vá chegar a uma dessas equipas", admitiu Brian Riemer.
Esta temporada, Morten Hjulmand soma 11 partidas, tendo feito uma assistência. Em 2023/24, com a camisola do Sporting, realizou o total de 49 encontros: 30 no Campeonato Nacional, 10 na Liga Europa, sete na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga.
Morten Hjulmand - avaliado em 40 milhões de euros - chegou ao Sporting no verão de 2023, oriundo do Lecce, a troco de 18 milhões de euros, mais 3 por objetivos, tornando-se na, na altura, a segunda contratação mais cara a história do Clube de Alvalade, sendo superado apenas por Viktor Gyokeres (20 milhões, mais 4M por objetivos).
Futebolista de Rúben Amorim é tido em conta para as melhores ligas do Mundo, mas nunca "para uma equipa de meio da tabela"
|
0Zeno Debast começou a temporada com uma partida menos conseguida, diante do Porto. No entanto, o central do Sporting vem ganhando confiança e agora é um dos jogadores mais em forma da formação verde e branca. Brian Riemer orientou o belga no Anderlecht e vê uma possível saída de Alvalade no futuro.
"Não creio que a Serie A e a Bundesliga sejam adequadas para ele. Por isso, acho que os dois campeonatos onde o veria seriam Espanha ou Inglaterra. Debast não é um jogador que vá jogar numa equipa do meio da tabela. Só pode jogar em clubes importantes devido ao seu estilo de jogo", admitiu, ao jornal O Jogo.
No mesmo momento, o novo selecionador da Dinamarca revelou que o 'camisola 6' de Rúben Amorim começou a carreira como médio e foi Brian Riemer quem o ensinou a defender, ainda nos tempos em que o orientou no Anderlecht (saiba mais AQUI).
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast – avaliado em 22 milhões de euros - cumpriu 12 encontros. Nos 834 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o central fez duas assistências e, ainda, um golo na Champions League - o primeiro da carreira.
O defesa internacional belga assinou um contrato válido por cinco épocas, com uma cláusula de rescisão fixada em 80 milhões de euros. A SAD do Sporting pagou pelo seu passe 15,5 milhões de euros, num negócio que pode chegar aos 21 milhões mediante o cumprimento de objetivos.
Equipa de Alvalade tem à sua espera, a partir de 26 de outubro, um desafio enorme que é visto pelo treinador como decisivo
|
0A equipa do Sporting tem feito um arranque de época quase perfeito, com onze vitórias em treze jogos: está no primeiro lugar da liga portuguesa, passou a eliminatória da Taça de Portugal e tem-se dado bem na Liga dos Campeões, atualmente ocupando um lugar de apuramento direto (primeiros oito da fase liga) na prova milionária.
No entanto, o ciclo de jogos que espera os comandados de Rúben Amorim nos próximos 31 dias vai ser um teste às capacidades dos leões. Vão ser sete jogos no espaço de um mês - o Sporting realizou até agora treze jogos em dois meses e meio – pelo que a intensidade, e dificuldade, promete aumentar.
O Sporting vai estar, pelo menos até à paragem das seleções, a jogar de três em três dias. O ciclo começa já dia 26 de outubro, com uma deslocação historicamente difícil a Famalicão para o campeonato (depois de os leões já terem jogado a meio da semana para a Liga dos Campeões). Segue-se, dia 29 de outubro, o jogo em casa contra o Nacional – a estreia do Sporting na presente edição da Taça da Liga, nos quartos de final da prova.
Dia 1 de novembro recebe o Estrela da Amadora em casa, novamente a contar para a liga. Depois, dois jogos de alta dificuldade: dia 5 de novembro a equipa de Alvalade recebe o Manchester City em jogo para a Liga dos Campeões, e dia 10 de novembro vai a Braga para o campeonato. Rúben Amorim vai poder descansar um pouco com a pausa das seleções que se segue, e o ciclo termina com mais dois jogos: Amarante em casa para a Taça de Portugal dia 22 de novembro, e Arsenal, para a Liga dos Campeões - também em Alvalade, dia 26 de novembro.
Um dos pontos positivos deste ciclo é que cinco dos sete jogos vão ser jogados em casa – e Alvalade tem sido um porto seguro para o Sporting: na época passada esteve imbatível em casa, e venceu 23 dos 25 jogos que lá realizou – os leões não perde no seu Estádio há mais de um ano e meio, desde dia 12 de fevereiro de 2023.