Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
18 Set 2024 | 03:00 |
A ascensão meteórica de Geovany Quenda no Sporting pode ditar a saída de Iván Fresneda no mercado de inverno, sabe o Leonino. O ala espanhol de 19 anos ficou 'tapado' pelo jovem de 17 anos e perdeu espaço nas opções de Rúben Amorim neste início de temporada.
A Direção liderada por Frederico Varandas não tem em mente a venda do jogador, mas, ao que o nosso Jornal apurou, não exclui a hipótese de ceder o jogador na próxima janela de transferências, de modo a dar minutos de jogo ao futebolista que custou cerca de 9 milhões de euros (mais 2 milhões por objetivos) aos leões no verão de 2023.
O espanhol ainda não convenceu em Alvalade, mas o emblema verde e branco está confiante de que o futebolista ainda vai a tempo de demonstrar todo o potencial que lhe era reconhecido. Depois de uma época em que foi submetido a uma cirurgia para corrigir uma instabilidade no ombro esquerdo, o problema físico acabou por atrasar o seu desenvolvimento, sendo que o atleta ficou três meses de fora dos relvados.
Importante lembrar que Iván Fresneda reforçou o Clube de Alvalade para ocupar o lugar deixado a arrefecer por Pedro Porro, que rumou a Inglaterra para reforçar o Tottenham. O lateral espanhol assinou contrato com o Sporting até junho de 2028, com uma cláusula de rescisão que ronda os 80 milhões de euros.
Em 2023/24, ao serviço do Sporting, Iván Fresneda – avaliado em 9 milhões de euros – contou apenas com 10 encontros na equipa A (200 minutos): quatro na Liga Europa, cinco na Liga Portugal Betclic e um na Taça de Portugal, contabilizando ainda um duelo na turma secundária verde e branca (90 minutos), com uma assistência na conta pessoal. Em 2024/25, soma dois encontros (25 minutos no total).
Recorde esta jogada fantástica de Iván Fresneda:
'Camisola 11' dos verdes e brancos esteve ausente por cerca de 15 meses, como consequência de uma rotura total do tendão rotuliano
18 Fev 2026 | 09:36 |
Fotis Ioannidis está prestes a deixar o boletim clínico do Sporting, numa lista que ainda integra Zeno Debast, Giorgi Kochorashvili e Geovany Quenda. Este último continua a recuperação em Londres e tem regresso previsto a Alcochete no próximo mês, no entanto, há mais uma situação a ter em conta em Alvalade: Nuno Santos.
Importa esclarecer a situação do 'camisola 11' nesta fase. Depois de ultrapassar uma lesão grave, o ala esquerdo, de 31 anos, voltou a competir no início do mês, frente ao AVS SAD. No entanto, por opção técnica e numa lógica de gestão física, ficou de fora dos dois encontros seguintes.
A decisão prendeu-se com a necessidade de controlar a carga, uma vez que, no jogo da Taça de Portugal - que se prolongou para além dos 90 minutos -, Nuno Santos somou 43 minutos, mais do que inicialmente estava previsto pela equipa técnica e pelo departamento médico.
Para já, continuam as dúvidas sobre a possível utilização do jogador por parte de Rui Borges na deslocação ao reduto do Moreirense. A partida está marcada para o próximo sábado, dia 21 de fevereiro, com o apito inicial a acontecer às 18h00, em Moreira de Cónegos.
A paragem prolongada durou cerca de 15 meses, consequência de uma intervenção cirúrgica ao joelho direito após rotura total do tendão rotuliano, a terceira lesão grave do género na carreira do ala do Sporting. O processo de recuperação de Nuno Santos conheceu vários adiamentos, depois de inicialmente ter sido equacionado um regresso ainda na época passada, mas a decisão final passou por aguardar condições clínicas totalmente seguras, sem risco de recaída.
Futebolista tem sido aposta de Rui Borges na presente temporada desportiva e o seu nome não passa despercebido além-fronteiras
18 Fev 2026 | 09:22 |
Reconhecido publicamente por Rui Borges em várias ocasiões, Iván Fresneda, da geração de 2004, assumiu-se como titular indiscutível no lado direito da defesa do Sporting. A regularidade exibicional tem-lhe valido crescente projeção, refletida também na evolução ao serviço das seleções jovens de Espanha: estreou-se recentemente nos sub-21 e aponta agora à equipa principal.
As prestações consistentes do 'camisola 22' não têm passado despercebidas. Segundo revela o jornal Record, vários clubes espanhóis têm acompanhado atentamente o lateral, que chegou a Alvalade em agosto de 2023, proveniente do Real Valladolid, por 9 milhões de euros.
No último mercado de transferências surgiram, a partir de Itália, informações sobre uma alegada proposta do Napoli já perto do fecho da janela. Contudo, a mesma fonte confirma que tal cenário não correspondeu à realidade, embora o nome de Fresneda esteja referenciado por vários emblemas da Serie A.
Utilizado com bastante regularidade por Rui Borges na presente temporada, o jogador internacional sub-21 por Espanha tem contrato válido com o Sporting até 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros.
Iván Fresneda - avaliado em 12 milhões de euros - já cumpriu 30 jogos com a camisola do Sporting nesta temporada: 18 na Liga Portugal, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça. Nos 2.186 minutos de participação, já soma um golo e duas assistências.
Verdes e brancos regressam aos trabalhos esta quarta-feira, 18 de fevereiro, e são esperadas novidades para o treinador dos leões
18 Fev 2026 | 09:10 |
O Sporting regressa esta manhã de quarta-feira, 18 de fevereiro, aos treinos na Academia, após dois dias de folga concedidos por Rui Borges no rescaldo do encontro com o Famalicão. As atenções centram-se agora na possível reintegração sem limitações de Fotis Ioannidis nos trabalhos do grupo.
O avançado grego, de 26 anos, acabou por ficar fora da ficha de jogo frente aos famalicenses, apesar de ter estado em dúvida até perto da hora do apito inicial. Ainda assim, existe esperança entre os responsáveis leoninos de que possa regressar às opções para a deslocação a Moreira de Cónegos.
Ioannidis está afastado da competição há cerca de mês e meio, desde que voltou a ressentir-se do joelho esquerdo no encontro diante do Vitória de Guimarães, a 6 de janeiro. Tratando-se de um problema semelhante ao que já o tinha afastado entre novembro e dezembro, após o jogo com o Santa Clara, o departamento médico tem acompanhado o processo com especial cautela, procurando garantir que não existe risco de recaída numa zona particularmente sensível.
Nas últimas semanas, o internacional helénico iniciou corrida no relvado da Academia, trabalho com bola e progressiva recuperação do ritmo competitivo. Está, por isso, a um curto passo de voltar aos convocados, podendo estar disponível para o desafio de sábado, desde que se apresente sem qualquer resquício de dor no joelho.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 21 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 931 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com a Listada verde e branca.