
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
29 Jun 2024 | 03:00 |
João Muniz ainda não será aposta de Rúben Amorim para a temporada 2024/25, sabe o Leonino. Segundo informações apuradas pelo nosso jornal, o central de 19 anos é visto como um dos mais promissores na sua posição, mas o seu futuro ainda não deverá passar pelo eixo defensivo da equipa principal dos leões.
O português teve um crescimento exponencial na turma secundária do Clube de Alvalade, nomeadamente na Liga 3 e, tal facto, proporcionará ao jovem um lugar entre a pré-temporada de Rúben Amorim, porém não é certo que este cumpra a época de leão ao peito e uma eventual cedência coloca-se como cenário provável.
No entanto, o camisola 43 dos verdes e brancos só rumará a outras paragens, caso a proposta agrade às três partes do negócio e possibilite ao futebolista somar minutos de modo regular e jogar ao mais alto nível, de modo a ganhar maturidade competitiva. Recorde-se que a concorrência neste setor do plantel do Sporting é grande. Sebastián Coates, Ousmane Diomande e Gonçalo Inácio são donos dos três postos, além de Jeremiah St. Juste, Eduardo Quaresma e Matheus Reis como opções válidas.
Importa recordar que, no mercado de janeiro, o Sporting chegou mesmo a recusar uma proposta de 10 milhões de euros de um emblema da Bundesliga por João Muniz, uma vez que Rúben Amorim vetou a saída do defesa-central formado em Alvalade, depositando muitas esperanças no seu futuro.
Em 2023/24, João Muniz – avaliado em 500 mil euros – somou 18 encontros pela equipa B do Sporting e um pela equipa de sub-23, contabilizando um total de 1.246 minutos, não tendo marcado nenhum golo ou feito qualquer assistência. O defesa-central tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Com a saída do lateral direito leonino, Frederico Varandas consegue resolver um dos vários dossiês deste mercado de transferências
01 Set 2025 | 18:04 |
É oficial! Ricardo Esgaio é reforço do Karagumruk. O lateral direito natural da Nazaré termina assim a sua segunda passagem pelo Sporting, quando regressou à sua casa de formação em 2021, pelas mãos do treinador que já tinha encontrado na sua passagem no Braga, Ruben Amorim.
Segundo a publicação do emblema do campeonato da Turquia, o antigo ‘camisola 47’ do Clube de Alvalade assinou contrato válido por duas temporadas, naquela que será a primeira aventura do jogador em campeonatos fora de Portugal. Fora dos leões, apenas representou o Braga por quatro anos e a Académica por uma temporada, através de um empréstimo.
Vale a pena recordar que já no mercado de transferências de janeiro, Ricardo Esgaio já tinha sido associado ao futebol turco, numa transferência que nunca chegou a materializar-se. Já nesta janela de verão, o nazareno de 32 anos esteve perto de rumar ao Corinthians, mas o negócio acabou por cair por terra por um castigo da FIFA aplicado ao emblema brasileiro.
Relembrar que a saída de Ricardo Esgaio era previsível, sendo que durante toda a janela de transferências surgiram notícias que apontavam nesse sentido. O jogador termina uma ligação muito longa com os leões, depois de ver o plantel de Rui Borges com cada vez menos espaço para que pudesse ser útil ao treinador português.
Desta forma, Ricardo Esgaio - avaliado em 1,5 milhões de euros - termina uma ligação de 17 anos com o Sporting. Depois de ter sido formado na Academia de Alcochete, o ‘camisola 47’ realizou um total de 192 jogos pela equipa principal dos leões, onde os seus dois golos e 18 assistências contribuíram para a conquista de duas Ligas Portugal, duas Taça de Portugal, duas Supertaças e uma Taça da Liga .
Confira o vídeo de despedida de Ricardo Esgaio:
Aos 22 anos, antigo jogador do Clube de Alvalade assinou um contrato até 2029 e pode enfrentar os leões na 17.ª e 34.ª rondas da Liga portuguesa
01 Set 2025 | 17:09 |
É oficial. Joelson Fernandes é reforço do Gil Vicente. O antigo jogador do Sporting - que lucra com esta mudança - chega a Barcelos depois de duas temporadas na Turquia, onde representou o Hatayspor. Aos 22 anos, o atleta assina um contrato até 2029 e pode enfrentar os leões na 17.ª e 34.ª rondas da Liga portuguesa.
O extremo assinou pelos gilistas por quatro temporadas, passando a ser mais uma das opções de ataque de César Peixoto. Joelson Fernandes reencontra o clube contra quem se estreou a nível profissional, quando ainda estava ao serviço do emblema verde e branco.
Joelson: "O clube passou-me confiança, que era o que eu queria neste momento"
"Já tive oportunidade de jogar na Liga portuguesa, inclusivamente joguei contra o Gil Vicente, mas não tive muitas oportunidades. Acho que, este ano, vou ter muito mais oportunidades para ajudar. O clube passou-me confiança, que era o que eu queria neste momento", revelou Joelson aos meios de comunicação do clube.
Joelson: "Falei com o mister quando estava na Turquia"
O novo futebolista dos minhotos reforçou ainda o papel decisivo de César Peixoto na sua chegada a Barcelos. "Falei com o mister quando estava na Turquia. Ligou-me, falámos várias vezes e passou-me muita confiança. Recebeu-me muito bem, tal como toda a estrutura", destacou.
Na última temporada, Joelson Fernandes – avaliado em 1,4 milhões de euros – alinhou em 36 partidas na Turquia, tendo feito três golos e três assistências na conta pessoal. O Hatayspor terminou na 18º. posição do campeonato com 26 pontos e não evitou a descida de divisão.
Jogador tinha tudo acertado com novo emblema, mas negócio sofreu um volte face perto do fecho da janela de transferências
01 Set 2025 | 16:45 |
Tomás Handel pode mesmo ser desviado. O jogador do Vitória de Guimarães tinha tudo acertado para se tornar no mais recente reforço do CSKA de Moscovo, mas o negócio entre os clubes da Cidade Berço e da capital russa pode mesmo sofrer um volte face.
Segundo informações avançadas pelo jornal A Bola, o emblema de D. Afonso Henriques acabou por riscar a proposta dos moscovitas e o médio defensivo de 24 anos deverá rumar ao Estrela Vermelha - clube que se sagrou campeão europeu em 1990/91 - num negócio que pode render 3 milhões de euros para a SAD vimaranense.
Muito recentemente, Tomás Handel até tinha vindo a ser recompensado pelo Vitória de Guimarães, naquela que pode ter sido uma jogada para que o luso-austríaco não saísse dos minhotos. Após a saída de Bruno Varela para o futebol da Arábia Saudita, o antigo internacional jovem português foi promovido a capitão de equipa.
Vale a pena recordar que, tal como avançado por um Exclusivo no nosso Jornal, o trinco de 24 anos fez parte da lista de potenciais reforços do Sporting. O jogador foi visto como uma possibilidade numa altura em que Hidemasa Morita mostrou não ter intenções de renovar com o Clube, com a direção verde e branca a tentar tirar proveito da bola relação que o jogador teria com Rui Borges.
Tomás Handel - avaliado em 13 milhões de euros - tem sido um dos jogadores mais preponderantes do Vitória e é dos atletas com mais mercado, podendo render um bom encaixe financeiro à SAD liderada por António Miguel Cardoso, numa temporada em que não pode contar com o encaixe financeiro das competições europeias.