Modalidades
Após destruir sonhos do Benfica, estrela do Sporting dedica conquista à mãe: "Tem sido difícil...
08 Jun 2026 | 18:40
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
15 Abr 2026 | 12:38 |
A equipa de andebol do Barcelona prepara uma renovação profunda no plantel e já definiu o sucessor de Dika Mem, que vai sair no verão de 2027 rumo ao Fuchse Berlin. O escolhido para reforçar o futuro dos catalães é o Marcos Fis, lateral-direito de apenas 19 anos do Granollers.
A notícia foi avançada pelo jornal espanhol 'Mundo Deportivo' que confirma assim um Exclusivo do nosso Jornal do passado mês de março que adiantou que, apesar do interesse do Sporting no atleta, a vontade do mesmo era representar o emblema da Catalunha (Recorde AQUI).
A aposta surge num contexto em que o Barcelona pode enfrentar saídas importantes. Perante as mudanças e limitações financeiras, o clube optou por uma estratégia centrada em jovens talentos, mais acessíveis e com potencial de crescimento.
A alternativa surge também depois de o emblema espanhol não ter conseguido assegurar Kiko Costa, jogador do Sporting, cujo valor de mercado e interesse do Flensburg-Handewitt acabaram por tornar o negócio inviável para os catalães.
Na presente temporada, ao serviço do Granollers, Marcos Fis já realizou 34 partidas oficiais: 24 no campeonato espanhol e dez na EHF European League. No total dos encontros disputados, o lateral direito já registou 174 remates certeiros.
Grande golo de Marcos Fis:
Com pouco investimento por parte da estrutura do Clube de Alvalade, os verdes e brancos decidiram fechar mais uma secção que vai tomando proporções
12 Jun 2026 | 17:06 |
Apesar de vários escalões ainda estarem a competir e com as atletas de andebol feminino sub-18 qualificado para a próxima temporada, o Sporting está a contactar as atletas transmitindo-lhes que irá acabar com todos os escalões da formação feminina na modalidade, que conta com dezenas de jovens inscritas.
Segundo apurou o Jornal de Notícias, uma das razões alegadas para este fim prende-se, “com o facto de não haver uma equipa sénior na qual as atletas possam prosseguir na modalidade”. Até ao momento, não existe qualquer anúncio ou comunicado oficial do Clube a dar conta desta decisão.
Com andebolistas espalhadas pelos diferentes escalões de formação, o Sporting marcava presença com equipas nos Minis, sub-14, sub-16 e sub-18, dividindo-se entre campeonatos nacionais e regionais. Com esta decisão, as jovens atletas veem a sua etapa de formação a ser interrompida. Assim, em sentido inverso ao andebol masculino - que tem tido um forte investimento - o setor feminino irá encerrar.
A 7 de junho, no momento da conquista do triplete nacional pela equipa sénior do Benfica, sob a direção de Luís Monteiro, o técnico lamentou a ausência de aposta na modalidade por parte dos maiores clubes nacionais. “Falta o FC Porto e o Sporting terem andebol feminino, com todo o respeito pelos outros clubes. É uma realidade incontornável”, referiu.
“Sabemos que as modalidades crescem quando Benfica, Porto e Sporting participam nas competições. E contra mim falo, que se for treinador do Benfica e tiver o Porto e o Sporting, se calhar, fico com a vida mais complicada, mas penso numa visão mais holística. É importante que os clubes que conseguem investir mais possam ter andebol feminino para a modalidade conseguir crescer”, concluiu.
Encontrando-se a atravessar um momento familiar complicado, técnico dos verdes e brancos mostrou-se grato pelo apoio de todo o universo leonino
09 Jun 2026 | 15:11 |
Ricardo Costa, treinador da equipa de andebol, fez, esta terça-feira, o balanço de uma época que afirma ser “histórica”. Através de uma publicação nas suas redes sociais, o técnico destacou os três títulos conquistados esta temporada e sublinhou o feito dos “10 troféus consecutivos”.
Ainda na mensagem, num tom mais emotivo, assinalou o momento complicado que atravessa, dado que a sua mulher, Cândida Mota, se encontra a recuperar de um grave problema de saúde. O treinador não esquece que a temporada que terminou foi “uma das mais longas, das mais duras e, talvez por isso, uma das mais especiais”.
"Mais uma época chega ao fim. Uma das mais longas, das mais duras e, talvez por isso, uma das mais especiais. Este ano vivemos, dentro e fora do pavilhão, uma intensidade que vai ficar para sempre. Todos sabem do momento delicado que passámos e, só com o apoio de todos, a vida vai voltando, pouco a pouco, ao normal.”, começou por referir no seu texto publicado no Instagram.
“As palavras não descrevem tudo o que fizeram por nós neste momento. Por ter sentido essa união, venho aqui sossegar e dizer que ainda não passou na totalidade, mas estamos onde queremos estar. Dentro do campo, fizemos história. Uma vez mais, três títulos esta época, dez troféus consecutivos. Agora é tempo de família. O andebol volta e voltaremos mais fortes. Mas hoje, o que quero mesmo é estar em casa", pode ler-se ainda.
Já após a conquista da Taça de Portugal, este domingo, frente ao Benfica, por 41-39, Ricardo Costa se mostrou um treinador satisfeito e, depois de muitas notícias que davam conta do interesse de equipas estrangeiras em si e nos seus filhos Kiko e Martim, deixou uma garantia: “Vamos ter os 4 Costas (na próxima época). O andebol é uma parte importante da minha vida. A vida tem corrido bem e vai continuar assim”, concluiu.
Com uma temporada de alto rendimento desportivo, atleta dos verdes e brancos revelou-se muito feliz pelos resultados alcançados
09 Jun 2026 | 12:22 |
O Museu Sporting voltou a abrir portas, esta segunda-feira, para receber mais dois troféus, relativos à conquista da Taça de Portugal e do Campeonato Nacional conquistados pela equipa de andebol do Clube. Acompanhados por Frederico Varandas, os comandados de Ricardo Costa celebraram o fim de mais uma temporada vitoriosa, com a conquista do terceiro triplete seguido e um inédito 10.º troféu seguido em provas internas.
Numa final entre Sporting e Benfica, em Alcobaça, os leões venceram por 41-39, já em tempo de prolongamento. Martim Costa, jogador decisivo na partida, marcou no prolongamento o golo que colocou o Sporting na frente do mercador - tendo, no fim, dedicado a conquista à sua mãe. Na entrega dos troféus ao museu, o jogador verde e branco prestou declarações à Sporting TV.
“Queríamos marcar uma era no andebol português, acho que já o fizemos. Somos provavelmente a melhor equipa que já existiu em Portugal no andebol, mas queremos mais e mais”, esclareceu, tendo em mente a supremacia dos leões em território nacional.
“A fasquia tem de ser sempre alta e cada vez mais alta. A final-four da EHF Champions League tem de ser um objetivo da equipa, já o era este ano, mas ainda mais na próxima época poder atingir a final-four da EHF Champions League. É um objetivo que tenho no Sporting, de jogar essa fase da competição e vamos dar tudo o que temos. Ganhar tudo em Portugal é o principal objetivo, mas temos de ter na nossa cabeça chegar o mais longe possível na EHF Champions League e queremos muito ir à final-four”.
O golo que marcou nos últimos segundos foi encarado pelo lateral como uma recompensa ao coletivo: “Senti o alívio de ter ganho a competição (Taça de Portugal). Senti uma felicidade enorme. A verdade é que independentemente de quem marca o golo, o principal foi termos ganho o jogo e sinceramente foi uma sensação de extrema felicidade, não por ter marcado o golo, mas por ter ganho a Taça de Portugal e é isso que mexe comigo, de poder ajudar a minha equipa, contribuir da maneira que for para ajudar a equipa a ganhar. Foi com o golo no final, o jogo foi longo, foi durante 70 minutos, mas super-feliz por marcar o golo e ajudar a equipa a ganhar”.
Veja a publicação:
Após destruir sonhos do Benfica, estrela do Sporting dedica conquista à mãe: "Tem sido difícil...
08 Jun 2026 | 18:40
Miguel Afonso fala do problema de saúde que impactou plantel do Sporting: "Abalou muito"
08 Jun 2026 | 11:17
Kiko e Martim Costa brilharam pelo Sporting e já sabem onde vão jogar em 2026/27
08 Jun 2026 | 10:23