Modalidades
Ricardo Costa mostra-se orgulhoso do Sporting tricampeão: "Uma equipa muito especial"
03 Mai 2026 | 10:58
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
03 Jun 2024 | 11:20 |
Espen Vag está mesmo de saída do Sporting, tal como o Leonino havia avançado, em exclusivo, sendo a mesma notícia agora confirmada pelo Clube de Alvalade e o próprio treinador de andebol dos leões, Ricardo Costa, depois da conquista da Taça de Portugal, frente ao Porto, por 34-30, este domingo.
No final do Clássico - que valeu à turma verde e branca o triplete na presente temporada -, o técnico leonino acabou por agradecer aos quatro jogadores que estão de saída da sua equipa: Vag, Edmilson Araújo, Leo Maciel e Étienne Mocquais.
"Os jogadores que saem fazem-no porque querem sair, mas eles sabem que fazem parte desta equipa e até nisso tenho a certeza de que eles os quatro são agradecidos ao Sporting e nós agradecidos a eles, pela maneira como lutaram abnegadamente pela equipa. Terei muitas saudades deles e desejo-lhes a melhor sorte do Mundo, menos contra o Sporting. Foi uma época muito exigente para nós, agora é o momento de recarregarmos baterias, porque bem precisamos”, vincou Ricardo Costa.
De leão ao peito, Espen Vag, contabilizou 86 partidas onde abanou as redes adversárias por 57 ocasiões, nas duas temporadas que esteve ao serviço do Clube de Alvalade, depois de chegar em 2022/23, oriundo do Drammen HK (Noruega). No 'bolso', leva quatro títulos pelo Sporting: um Campeonato Nacional, uma Supertaça de Andebol e duas Taças de Portugal.
Na última temporada como comandado de Ricardo Costa, o jogador participou em 49 partidas: 12 na EHF European League, 28 no campeonato nacional, dois na Supertaça, cinco na Taça de Portugal e dois na Supertaça Ibérica. No total, acabou por marcar 25 golos.
Confira aqui os festejos do Sporting na conquista da Taça de Portugal:
Emblema verde e branco precisava de uma vitória, depois do empate na primeira mão, mas poderio ofensivo da turma nórdica ditou derrota
06 Mai 2026 | 21:30 |
A equipa de andebol do Sporting perdeu frente aos dinamarqueses do Aalborg por 37-36, esta quarta-feira, dia 6 de maio, em jogo da segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. Os leões precisavam de uma vitória, depois do empate (31-31) primeira mão, mas não conseguiram ser felizes.
Num duelo disputado no reduto da formação nórdica, ambas as equipas entraram determinadas em garantir o passaporte de acesso à próxima fase da competição internacional. Ao intervalo, a formação da casa tinha um golo de vantagem (18-17).
Na etapa complementar, o Sporting, a correr atrás do prejuízo, tentou reagir ao poderio ofensivo do adversário, que ocupa o primeiro lugar na liga dinamarquesa, mas a grande exibição do guarda-redes Niklas Landin impediu que o Clube de Alvalade pudesse triunfar.
Kiko Costa, com 13 golos, foi o melhor marcador do encontro. Thomas Arnoldsen foi o artilheiro em destaque para os visitados com 10 tentos apontados. Com esta derrota - a nona em 52 jogos oficiais esta temporada - os comandados de Ricardo Costa dizem assim adeus às competições europeias.
O andebol do Sporting vira agora atenções para as competições nacionais e vai enfrentar o Águas Santas. O encontro, diante da turma liderada por Marco Sousa, está marcado para as 18h30 do próximo sábado, dia 9 de maio, no reduto do adversário, em jogo da quinta jornada da fase final.
Técnico dos leões deixou o mote na antevisão à partida que poderá entrar para a história do Clube de Alvalade e o desporto português
05 Mai 2026 | 17:14 |
A equipa de andebol do Sporting desloca-se a terreno dinamarquês esta quarta-feira, às 19h45, horário de Portugal continental, para defrontar o Aalborg, na segunda mão dos quartos de final da EHF Champions League. Após o empate na primeira mão, por 31-31, no Pavilhão João Rocha, este será o jogo das grandes decisões.
Ricardo Costa: "Sabemos da dificuldade, mas acreditamos a 100% nisso"
“O jogo fora é sempre diferente, mas jogámos realmente bem em Płock (no play-off), por exemplo. O empate (na primeira mão) dá-nos o alento de que podemos estar a 60 minutos de Colónia (palco da final-four). Sabemos da dificuldade, mas acreditamos a 100% nisso”, assegurou o treinador Ricardo Costa. “Estivemos ao nível exigido (em casa) e lá temos de ser a mesma equipa”, acrescentou, em declarações aos meios oficiais do Clube.
Esta quarta-feira joga-se uma histórica passagem à final-four, um feito “extremamente difícil” de atingir. Ricardo Costa não o esconde, mas é com determinação e crença máxima que a equipa do Sporting parte para a Dinamarca.
“Nós já sonhámos muito, acho que é hora de tornarmos os nossos sonhos realidade. É extremamente difícil, mas chegar aqui, nestas condições, e acalentar esse sonho é extraordinário. Mas não nos contentamos só com isso, queremos ir a Colónia. É o sonho de uma vida”, esclareceu, prometendo uma equipa que entrará em campo disposta “a lutar com tudo”.
Recorde-se que o Sporting se sagrou tricampeão nacional este sábado, dia 2 de maio, no Pavilhão João Rocha. Na partida da consagração, recebeu e venceu o Porto, por 36-29. Desta forma, os leões poderão terminar a época apenas com vitórias a nível nacional, caso vençam Benfica e Águas Santas para o campeonato e conquistem a Taça de Portugal, também frente às águias, feito que lhes poderá valer o terceiro “triplete” consecutivo.
Apesar de emblema verde e branco já ter posição inalterada na tabela da Liga portuguesa, Clube de Alvalade traça meta ambiciosa
05 Mai 2026 | 03:00 |
A equipa de andebol do Sporting já tem o tricampeonato nacional assegurado, mas em Alvalade a época está longe de estar encerrada. Além de tentarem chegar o mais longe possível na Liga dos Campeões e de vencer a Taça de Portugal, o objetivo é vencer todos os jogos das competições domésticas até ao final da temporada, sabe o Leonino.
Mesmo com o troféu já garantido, a ambição mantém-se no máximo. O plantel verde e branco, orientado por Ricardo Costa, quer fechar o campeonato sem qualquer deslize, consolidando ainda mais o estatuto de melhor equipa portuguesa da atualidade.
Em causa está também uma meta histórica: ultrapassar o registo do ABC dos anos 90, uma referência maior da modalidade em Portugal. A possibilidade de terminar a época interna com um registo praticamente perfeito é vista como um marco que reforçaria ainda mais a dimensão do atual ciclo leonino.
Num projeto que arrancou em 2021/22 e que tem crescido de forma sustentada, com estabilidade e continuidade, o Clube de Alvalade quer fechar mais uma página com autoridade. Ainda com fome competitiva, a ideia é vista com grande otimismo no balneário.
O andebol do Sporting vira agora atenções para a Liga dos Campeões, onde vai enfrentar o Aalborg. O encontro, que vale a passagem à fina-four da EHF Champions League, está marcado para as 19h45 da próxima quarta-feira, dia 6 de maio, na Dinamarca. Está tudo por decidir após empate na primeira mão.