Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Após a derrota do Sporting na Supertaça frente ao Porto (4-3), Vladan Kovacevic e Zeno Debast foram alvo de duras críticas por parte dos adeptos e de comentadores desportivos. Mesmo assim, ao que tudo indica, Rúben Amorim não planeia descartar, para já, os jogadores e dar-lhes uma nova oportunidade. Eduardo Barroso, em entrevista em Exclusivo ao Leonino, não considera que a dupla seja a principal "culpada" e pede calma pelo central belga, que considera ser um "belíssimo central".
“Um deu um frango, o outro fez uma rosca. Se se considera isto culpado... Uma falha todos têm, mas, de facto, foram falhas que foram fatais. Agora não considero “culpados”, não é assim que nos devemos pronunciar em relação a uma equipa. Foram duas falhas, que de facto foram importantes, que deram dois golos ao Porto. Mas a equipa não vive de falhas individuais, vive do coletivo. Qualquer um pode falhar”, começou por dizer.
“Se o jogador que faz o erro não jogasse, nem o Cristiano Ronaldo jogava. Se os erros forem sistemáticos, claro que são jogadores que não têm o nível para jogar no Sporting. Agora um erro ou dois, não. Lembro-me de estar num jogo em Alvalade em que o Coates fez três penáltis. Saiu assobiadíssimo, foi expulso no terceiro penálti. Perdemos o jogo por 3-2. Aquele jogo correu-lhe muito mal. Depois sabemos que foi um capitão fantástico, um jogador decisivo”, acrescentou.
Eduardo Barroso não apresenta qualquer dúvida de que o jovem belga “vai ser um grande defesa central”. “O Debast é um miúdo. Já é um belíssimo central. Agora, precisa de calma, não é preciso atacá-lo”. Já no que diz respeito ao guardião bósnio, o ex-presidente da MAG garante: “Vladan Kovacevic foi analisado em muitos jogos, agora não é fazer um erro num jogo do Sporting que vai condená-lo. Isso é ridículo. Mas não percebi como é que ele não acerta na bola, como é que não agarra a bola. Mas estava tudo a correr mal”.
Com este resultado, os leões não conseguem erguer o troféu pela décima vez. Já os dragões venceram a competição em 24 ocasiões. Os verdes e brancos voltam a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 9 de agosto, frente ao Rio Ave na jornada inaugural da Liga Portugal Betclic 2024/25. O encontro jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.
Turma de Alvalade triunfou fora de casa, por 2-0, e conquistou triunfo importante que permite passagem à próxima fase da prova milionária
|
0A equipa de futebol feminino do Sporting triunfou, este sábado, dia 7 de setembro, frente às islandesas do Breidablik, por 2-0. Em jogo relativo à final de acesso à Liga dos Campeões, os golos da partida foram marcados pela inevitável Telma Encarnação. Veja AQUI como decorreu a partida.
Em Kópavogur, na Islândia, as leoas assumiram o controlo do jogo e abriram o marcador logo aos quatro minutos do encontro. Cláudia Neto, que marcou no jogo anterior, fez um excelente passe para Telma fazer o primeiro da partida e a incontornável máscara de Viktor Gyokeres.
Ainda no primeiro tempo, as verdes e brancas tiveram oportunidade para aumentar a vantagem em várias ocasiões, situação que se espelhou nos segundos 45 minutos. O Sporting dominou toda a partida, mas o golo tardava em aparecer. Telma Encarnação fez o bis e fechou as contas, aos 74'.
Com este triunfo – o quinto em cinco jogos na presente temporada –, as comandadas de Mariana Cabral estão na segunda eliminatória da Liga dos Campeões. A formação leonina aguarda agora o sorteio da prova milionária da UEFA e espera estar na fase de grupos da prova.
Depois da grande vitória diante da turma islandesa, as leoas viram atenções para o campeonato nacional. A segunda jornada da Liga BPI, frente ao Famalicão, está agendada para o próximo dia 13 de setembro, sexta-feira, e joga-se pelas 17h00, no terreno do adversário.
Assista ao primeiro golo de Telma e à celebração à Gyokeres:
'Camisola 13' de Rúben Amorim foi titular e totalista de todos os jogos oficiais da temporada, mas vai parar durante algum tempo
|
0O Sporting perdeu Vladan Kovacevic, devido a lesão. O bósnio, que foi titular e totalista em todos os jogos oficiais da temporada, tem uma entorse no tornozelo esquerdo e já é conhecido o tempo de paragem, que está, no entanto, sujeito a mudanças.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o guardião irá perder, pelo menos, os próximos dois jogos dos verdes e brancos, falhando, desta forma, a deslocação a Arouca, para a quinta jornada da Liga Portugal Betclic e a estreia na Liga dos Campeões, diante do Lille, no Estádio José Alvalade.
A lesão do reforço de verão abre espaço a Franco Israel, num timing quase perfeito para o uruguaio. Conforme noticiou em Exclusivo o Leonino, o novo 'camisola 1' do Sporting ia dar luta a Kovacevic, de forma a tentar recuperar a titularidade da baliza leonina.
Vladan Kovacevic - que tem um valor de mercado de 6 milhões de euros - disputou 47 partidas pelo Raków, em 2023/ 24: seis na Liga Europa (540’), oito na qualificação da Liga dos Campeões (720’), 29 no campeonato nacional polaco (2.610’), três na Pokal POL (330’) e um na Supertaça da Polónia (90’). Nos 4.290 minutos em campo, o guardião sofreu o total de 52 golos, o que dá uma média de 1,11 tentos sofridos por encontro.
Com a Listada verde e branca, o 'camisola 13' de Rúben Amorim tem sido a principal escolha do técnico, assumindo a titularidade em detrimento de Franco Israel. Pelo Sporting, Vladan soma cinco jogos, tendo disputado 480 minutos e sofrido seis golos.
Antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral dos verdes e brancos pronunciou-se sobre tema que tem feito correr muita tinta
|
0O primeiro Clássico da época 2024/25 diante do Porto, em partida relativa para a Supertaça, tem feito correr muita tinta. Além da reviravolta inespera dos azuis e brancos que, após estarem a perder por três bolas a zero, acabaram por vencer o jogo no prolongamento, a decisão de Rúben Amorim de efetuar substituições apenas depois dos 80 minutos é algo que tem dado que falar. Para Eduardo Barroso, “Amorim é que sabe”, mas admite, em Exclusivo ao Leonino, que não percebeu a situação.
“Acho que ele fez o que tinha de fazer. Ele é que sabe. Ele é que é o profissional. Já provou que é um técnico fenomenal, já provou que como todos os seres humanos erra às vezes. Se me pergunta se percebi muito bem o que ele fez, não percebi. Mas, por isso é que ele é profissional. E eu sou apenas um admirador de bancada e um treinador de bancada. Se toda a gente percebesse e fizesse as coisas iguais ao treinador, não era preciso treinadores. Qualquer um era”, começou por dizer o antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral dos leões.
“Se o Amorim puser o Sporting a jogar, não é preciso ser 90 minutos, ninguém joga 90 minutos àquele nível, mas se puser 60 minutos, transformar aquela primeira meia-hora em 60 minutos, não perdemos um único jogo no Campeonato. Não tenho a mínima dúvida. Jogámos muito bem. Noto algumas diferenças em relação ao ano título, se o Amorim está a fazer algumas coisas diferentes, não pode sair logo tudo bem à primeira”, acrescentou ainda.
“Agora, eu estou muito confiante de que vamos ser Campeões Nacionais. E que vamos, pelo menos, manter-nos até ao fim e que vai ser uma época muito boa para o Sporting. A minha confiança no Rúben Amorim é total, total. E continue com a sua maneira de ser, a sua maneira de comunicar, continue a fazer aquilo que acha que é o melhor para o Sporting, porque já nos deu nestes últimos quatro anos a prova de que merece ser apoiado e é muito competente”, completou.
Ao comando do Sporting, Rúben Amorim conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões para emblemas estrangeiros e 30 para clubes nacionais.