![Sporting quer Juanlu Sánchez, campeão pela Espanha](/storage/media-items/images/2025/01/juanlu-sanchez-sporting_20250120014517.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting pode, afinal de contas, não ir ao mercado para colmatar a vaga na lateral-direita, sabe o Leonino.
Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, a experiência com José Ángel Carmona e a conturbada forma física de Jeremiah St. Juste deixam Rúben Amorim de pé atrás.
Fantasmas do passado
José Ángel Carmona, defesa do Sevilha, foi o escolhido para concorrer com Ricardo Esgaio. Contudo, uma lesão contraída em abril, diante do Barcelona, fez com que o negócio caísse, uma vez que os responsáveis leoninos acreditam que o problema físico possa piorar, futuramente. Jeremiah St. Juste, contratado na época passada, fez excelentes exibições... quando jogou. O central neerlandês tem sido baixa constante devido a problemas físicos, o que não estava nos planos do Sporting.
Lamptey, o escolhido, padece do mesmo problema
Tariq Lamptey, lateral do Brighton, é o alvo mais pedido pelo técnico dos leões. Contudo, o jovem ganês, tal como Carmona e St. Juste, padece de lesões 'crónicas'. Em 2020/21, o jogador falhou 35 jogos por indisponibilidade física. Na época seguinte, tudo parecia melhorar: Lamptey falhou apenas uma partida e fez 32 encontros, o máximo na carreira. Apesar das boas indicações, 2022/23 voltou a ser um ano de tormenta e o defesa voltou a falhar 17 jogos.
van Ewijk não convence e Sugawara é caro
Milan van Ewijk, do Heerenveen, e Yukinari Sugawara, do AZ Alkmaar, são alternativas a Lamptey. Contudo, ambos têm um entrave que impede a sua contratação.
Apesar de van Ewijk já ter, oficialmente, confirmado o interesse do Sporting, Rúben Amorim parece não estar 'para aí virado'. Avaliado em apenas 7 milhões de euros, o neerlandês foi preterido por Carmona.
Já Sugawara tem um elevado custo: o nipónico iria custar entre 9-10 milhões de euros, valor que o Sporting não consegue pagar, de momento.
Alternativas já estão a ser testadas
Os leões disputaram ontem, sexta-feira, dia 14 de julho, dois jogos de pré-época - frente ao Estrela da Amadora, e com o Marítimo. Contra o emblema da Reboleira, Esgaio e Nuno Santos foram os alas utilizados, mas, diante dos insulares, a história foi outra. Geny Catamo, Afonso Moreira e Tiago Ferreira - todos eles extremos - foram responsáveis pelos corredores verdes e brancos para serem testados nas novas posições. Além disso, o Sporting ainda conta com Gonçalo Esteves que, apesar de estar, para já, fora dos planos de Rúben Amorim, as suas prestações no Campeonato da Europa de sub-19 podem fazer com que o técnico mude de ideias.
Assim sendo, a menos que surja uma oportunidade de mercado, ou que os leões façam um esforço (muito) grande por Sugawara, é provável que não chegue nenhum lateral-direito.
Jogador dos leões tem-se assumido como um dos pilares da equipa, e depois de período complicado, deu novidades positivas aos adeptos Sportinguistas
|
A equipa do Sporting tem sido fustigada por lesões recentemente, com o novo treinador dos leões, Rui Borges, a ver a sua entrada no Clube condicionada pelos jogadores que estão de fora. No entanto, aos poucos, surgem as boas notícias para os adeptos Sportinguistas. Hidemasa Morita e Daniel Bragança voltaram à equipa no último jogo dos verdes e brancos, mas não foram os únicos: Gonçalo Inácio, defesa central, também voltou aos relvados.
O jovem leão assinalou o regresso às competições com uma partilha feita através da sua conta pessoal da rede social Instagram, onde deixou uma mensagem para os adeptos leoninos acerca da titularidade que voltou a assumir na partida contra o Rio Ave, que terminou com vitória por 3-0 para o Sporting.
"Muito feliz por estar de volta e pela grande exibição da equipa. Obrigado a todos os adeptos que se deslocaram a Vila do Conde! Lado a lado", escreveu, então, o internacional português na partilha que fez com os seus seguidores.
Relembrar que Gonçalo Inácio estava afastado dos relvados desde dia 5 de novembro, quando alinhou os 90 minutos da partida frente ao Moreirense. Esteve depois fora da equipa durante seis jogos - quatro para o campeonato, um para a Taça de Portugal e outro para a Liga dos Campeões. Voltou ao banco de suplentes, de onde não saiu, nos dois desafios da final four da Taça da Liga, e voltou agora ao onze inicial, no encontro em Vila do Conde.
O regresso de Gonçalo Inácio coincidiu com uma vitória por 3-0 do Sporting frente ao Rio Ave. Com esse triunfo, os leões mantiveram-se no primeiro lugar isolado da Liga Portugal Betclic, em virtude dos 44 pontos somados em 18 jogos realizados. O segundo classificado, Benfica, soma 41 pontos, e o Porto segue depois, com 40 pontos conquistados.
Estrutura do Clube de Alvalade já admitiu estar aberta a negociar passe do experiente lateral-direito, que não entra nas contas de Rui Borges
|
O Sporting quer vender Ricardo Esgaio já neste mercado de inverno. O experiente lateral-direito não faz parte dos planos de Rui Borges e, depois de noticiada uma possível mudança para o Brasileirão, surgem interessados na liga turca - a 10.ª melhor do Mundo segundo o coeficiente da UEFA.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, vários emblemas turcos mostraram cobiça na contratação do defesa. A mesma fonte recorda abordagens de clubes canarinhos e até gregos, mas não menciona quaisquer moldes de uma possível transferência.
Recentemente, foi revelado que o Sporting aceitaria vender o lateral por uma verba a rondar os 500 mil euros e o Red Bull Bragantino era um dos interessados. Foi ainda mencionado que um empréstimo não está descartado, estando a hipótese em segundo plano caso não se realize uma saída em definitivo.
Na presente temporada desportiva, Ricardo Esgaio - avaliado em 2 milhões de euros - leva oito jogos disputados com a Listada verde e branca, contabilizando o total de 339 minutos em campo, nos quais marcou um golo, frente ao Amarante, para a Taça de Portugal.
O lateral voltou ao Sporting no início da temporada 2021/22 depois de ter representado o Braga por quatro épocas consecutivas. No total, pelo Clube de Alvalade, Ricardo Esgaio realizou 180 partidas, marcou dois golos, fez 19 assistências e conquistou um Campeonato Nacional (2023/24), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22), duas Taças de Portugal (2014/15, 2020/21) e uma Taça da Liga.
'Camisola 57' da formação liderada por Rui Borges vem sendo a surpresa da temporada verde e branca, nesta que é a primeira época na equipa principal
|
Geovany Quenda é destaque no estrangeiro. Vários são os clubes interessados no ala do Sporting, que cumpre apenas a primeira temporada na equipa principal, mas demonstra números bastante positivos. A tenra idade, aliada à qualidade indiscutível, vale-lhe uma comparação com Lamine Yamal.
O jornal Sport escreve que o jovem craque "está destinado a tornar-se um jogador que pode marcar uma era no futebol europeu, se mantiver esta evolução". O diário desportivo do país vizinho aponta até semelhanças com a estrela do Barcelona.
"A precocidade, o talento e o jogo de desequilíbrio" são fatores referidos pela fonte acima mencionada, que não esquece os recordes do 'camisola 57' ao ser o mais jovem de sempre a marcar na Liga pelo Sporting, ultrapassando Cristiano Ronaldo, mas também o mais jovem a jogar na Champions pelos leões, a marcar em Clássicos e a ser convocado para a Seleção Nacional.
Esta época, Geovany Quenda - avaliado em 30 milhões de euros - leva 31 partidas, nas quais disputou 2.147 minutos dentro das quatro linhas. O desequilibrador canhoto tem, para já, quatro assistências e dois golos apontados - na Supertaça, diante do Porto e frente ao Famalicão.
Sendo esta a sua primeira temporada ao serviço da equipa principal do Clube de Alvalade, na época anterior, Geovany Quenda participou em 24 encontros pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, apontou 11 golos e fez sete assistências.