
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Miguel Gouveia, jovem guardião de 16 anos do Sporting que tem Adán como ídolo, assinou contrato profissional recentemente com os leões e é uma das grandes esperanças dos responsáveis verdes e brancos. Neste Exclusivo Leonino, falámos com Ricardo Carvalho, que orientou o guardião na temporada 2018/19, e o mesmo afirma que o atleta é o futuro da baliza verde e branca, fazendo até uma comparação com Thibaut Courtois.
Miguel Gouveia? “É um jogador de futuro dentro do Sporting”
Em entrevista ao Leonino, Ricardo Carvalho considera que Miguel Gouveia pode vir a singrar nos leões: “É um jogador de futuro dentro do Sporting e ficou agora concretizada essa ambição na continuidade do seu desenvolvimento. O Miguel [Gouveia] deve procurar seguir a mesma fórmula utilizada até aqui, procurando sempre treinar ao mais alto nível, jogar, errar e continuar com uma grande capacidade de resposta aos mesmos”.
“Deve por isso continuar dedicado e focado, sem medos (que eu sei que não existem, tal é a sua vontade em afirmar-se) de jogar entre os jogadores de elite e que se encontram ainda um passo à sua frente. É através da coragem e determinação que irá chegar, ver e vencer”, atirou o técnico do guardião do Sporting na época 2018/19.
“O Miguel Gouveia é, essencialmente, um jovem bastante focado e esforçado. Alguém que sabe o quanto trabalha diariamente para triunfar e que procura combater os seus pontos menos fortes, com bastante resiliência. É uma jovem promessa com uma serenidade, tranquilidade e confiança acima da média, além de uma excelente capacidade de resposta ao erro, qualidades que lhe permitem enquadrar-se naquilo que se pretende de um guarda-redes de equipa grande”, atira Ricardo Carvalho sobre o jovem do Sporting.
“Jovem promessa com serenidade, tranquilidade e confiança acima da média”
Quando questionado sobre como se comporta o guarda-redes do Sporting fora das quatro linhas, Ricardo Carvalho só tem elogios a fazer: “É a continuação daquilo que é dentro de campo. Um jovem genuíno, calmo, amigo do seu amigo e bastante dedicado à escola e à família. É alguém com bases fortes bastante estabelecidas, o que lhe permite a tranquilidade necessária para ir à luta pelos seus sonhos”.
“Considero-o um guarda-redes numa linha moderna com boa capacidade no jogo de pés, bom domínio territorial perto da baliza, saindo de forma destemida a situações de cruzamento e que voa dentro dos postes, daqueles que dá sempre um extra pela sua equipa e pelas cores que defende”, defende Ricardo Carvalho relativamente ao atleta do Sporting.
“Jogador semelhante? Escolheria o Courtois”
Por fim, o técnico, perguntado sobre um jogador com o qual Miguel Gouveia tenha características semelhantes, não hesita: “Escolheria um guarda-redes internacional, Courtois. Sem dar muito nas vistas, muito competente, tranquilo e na hora certa a dar sempre resposta. Um guarda-redes com bom jogo de pés e que perto da baliza domina as várias vertentes”.
Confira aqui os melhores momentos de Miguel Gouveia:
Peça-chave do Clube de Alvalade poderá exercer todas as funções na receção dos leões à formação de Moreira de Cónegos, mas aguarda decisão
|
Frederico Varandas foi suspenso durante quase dois meses. Depois de uma queixa da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), devido às declarações do Presidente numa entrevista à Sporting TV, a 21 de fevereiro, o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu castigar o líder leonino, que está impedido de entrar no balneário. No entanto, o recurso já entrou no TAD e o líder verde e a proibição foi levantada na partida diante do Moreirense.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, Varandas anexou ao recurso uma providência cautelar, que levanta as inibições do Presidente do Sporting entrar no balneário e estar presente nas áreas técnicas até haver resposta concreta do TAD.
A mesma fonte garante que não existirá uma conclusão até à receção dos verdes e brancos à formação de Moreira de Cónegos, pelo que o dirigente máximo do Clube de Alvalade estará na Tribuna do reduto leonino, contrariamente ao que se sucedeu nos Açores, frente ao Santa Clara, pois o recurso não tinha dado entrada no TAD.
Vale recordar que, além dos 51 dias de suspensão - originalmente 68, mas encurtados devido ao "bom comportamento" do Presidente do Sporting, Varandas foi obrigado a pagar uma multa de 8.566 euros. Agora, resta esperar a decisão final das entidades competentes.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 18 de abril, frente ao Moreirense. O encontro, a contar para a 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Cristiano Bacci, jogar-se-á às 20h30, no Estádio José Alvalade.
Jogador que chegou aos leões proveniente do Vitória de Guimarães está, neste momento, emprestado ao Burnley, e pode dar boas notícias aos verdes e brancos
|
Marcus Edwards chegou ao Sporting proveniente do Vitória de Guimarães, e teve um percurso de altos e baixos no Sporting. Em 24/25 não conseguiu ser aposta de nenhum dos três treinadores que passaram por Alvalade, e foi emprestado ao Burnley no inverno. De Inglaterra, podem chegar ótimas notícias para os cofres do Clube verde e branco.
Quando o Sporting emprestou Marcus Edwards ao Burnley, ficou prevista no seu contrato uma cláusula de compra obrigatória no valor de 11 milhões de euros (10 fixos, mais um em bónus), no caso de o clube inglês atingir a promoção direta para a Premier League, algo que o extremo iria tentar ajudar a equipa a alcançar.
Esse cenário está cada vez mais perto de se verificar, uma vez que a poucos jogos do final da temporada, o Burnley encontra-se no segundo lugar do Championship, com 88 pontos, os mesmos que o líder Leeds United. O duo da frente tem cinco pontos de vantagem para o terceiro lugar, primeira posição de apuramento para os play-offs de promoção. Caso a atual equipa de Marcus Edwards termine numa das duas primeiras posições, a cláusula de compra do inglês aciona automaticamente.
Nessa eventualidade, o Frederico Varandas e o Sporting já vão fazendo contas à vida. Devem faturar um valor a rondar os 6,5 milhões de euros, uma vez que o Clube de Alvalade só detém 65% do passe de Marcus Edwards (o resto pertence ao Tottenham Hotspurs, clube onde foi formado).
Com dois golos e uma assistência desde que trocou Alvalade pelo Burnley, Marcus Edwards vai aparecendo em bom plano na segunda divisão inglesa, o que já lhe mereceu muitos elogios por parte do novo treinador, Tim Sherwood.
Jogador que nasceu para o futebol nas camadas jovens do Clube de Alvalade está prestes a ser recompensado depois de uma grande época
|
É, sem dúvida, um dos grande destaques da temporada do Sporting. João Simões ganhou o seu lugar no plantel principal dos leões com João Pereira, e assumiu-se como um jogador muito importante no meio campo verde e branco com Rui Borges. Lesionou-se e ficou de fora até ao final da época, mas nem por isso vai deixar de ser recompensado.
O jovem jogador de 18 anos já tem, segundo o jornal A Bola, a sua renovação de contrato apalavrada com o Sporting, e tudo indica que se tornará oficial no final da presente temporada ou no início da próxima, de modo a que João Simões comece a época com a sua situação esclarecida.
Este é, de resto, um reconhecer das capacidades de João Simões por parte do Sporting. Relembrar que o jovem jogador se estreou pela equipa principal a 22 de novembro, contra o Amarante, num jogo que também foi de estreia para João Pereira - apesar dos maus resultados da equipa sob o antigo técnico, o período serviu para o jovem médio agarra o lugar no plantel verde e branco.
Pelos vistos, nem uma lesão que o tirou da competição durante algum tempo lhe conseguiu tirar esse lugar. Um dos objetivos da renovação de contrato é a promoção, definitiva, de João Simões à equipa principal do Sporting. O médio passará, assim, a fazer parte do lote de jogadores às ordens de Rui Borges em 25/26.
Para além de um aumento salarial, esta renovação também traz uma novo estatuto ao jogador dentro da hierarquia do Sporting. O jogador deve, ainda, garantir a sua ligação ao Clube até 2030, um prolongamento de cinco anos no seu vínculo a Alvalade.