Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

EXCLUSIVO LEONINO – REFORÇOS DO SPORTING PARA A PRÓXIMA ÉPOCA? FREDERICO VARANDAS TEM PLANO PARA 'NÃO GASTAR UM CÊNTIMO'

Clube de Alvalade vai atacar o mercado, mas tem estratégia para poupar muitos euros

  |

Icon Comentário0

80 milhões de euros: é esta a verba que Frederico Varandas, Presidente do Sporting, planeia receber com a venda de jogadores excedentários, receitas da próxima edição da Liga dos Campeões e, ainda, com uma eventual saída de Rafael Leão para o PSG, fruto do mecanismo de solidariedade.

No que diz respeito aos jogadores emprestados pelo Sporting na presente temporada, a verba ronda os 30 milhões. Por esta altura, só uma catástrofe impedirá o Leicester de regressar à Premier League e, portanto, pagar 18 milhões de euros por Fatawu, dado que a cedência contempla uma cláusula de compra obrigatória nesse cenário.


Para lá do internacional pelo Gana, há ainda os casos de Rúben Vinagre, Jovane Cabral, Sotiris Alexandropoulos e Mateo Tanlongo. Com estes quatro jogadores, Frederico Varandas que faturar cerca de 10 milhões de euros, algo que não se afigura como muito complicado, dado a avaliação de cada um dos atletas.


Por outro lado, existe a forte possibilidade de Rafael Leão rumar ao PSG, de acordo com as últimas notícias vindas da imprensa internacional, sendo que os franceses estarão dispostos a pagar a cláusula de rescisão do internacional português (170 milhões). Nesse cenário, o Sporting teria direito a 5% do montante total da transferência (8,5 milhões), relativo ao mecanismo de solidariedade.

Por fim, e numa estimativa que não entra em grandes loucuras, o Sporting prevê faturar cerca de 50 milhões de euros com a presença na Liga dos Campeões 2023/24, que terá um novo formato e mais milhões para distribuir pelos clubes. Importa ressalvar que esta verba inclui receitas diretas e indiretas (aumento da bilhética e merchandising, por exemplo).


Contas feitas, no final do dia, o Sporting até pode ver entrar nos cofres mais do que os 80 milhões referidos inicialmente, mas, por uma questão de precaução, esta é a verba que os responsáveis verdes e brancos têm planeado receber no próximo verão, isto sem contar com uma eventual venda de alguns dos titulares da turma de Rúben Amorim, nomeadamente Gonçalo Inácio ou Viktor Gyokeres.

Em parte, muitos destes milhões servirão para oferecer reforços de peso ao técnico do Sporting e a estratégia passa por repetir a que foi aplicada no verão de 2023, ou seja, contratar pouco, mas bem, mesmo que isso implique investimentos avultados, tal como Viktor Gyokeres ou Morten Hjulmand.

Confira aqui este golo de Fatawu:

Futebol

PROPOSTA POR POTE A CAMINHO: SPORTING COM OFERTA MUITO INFERIOR À CLÁUSULA

'Camisola 28' dos verdes e brancos tem sido alvo de bastante assédio, mas valores não convencem Direção leonina

Pote é visto como um dos intocáveis do plantel do Sporting
Pote é visto como um dos intocáveis do plantel do Sporting

  |

Icon Comentário0

O Aston Villa está a estudar a possibilidade de fazer, ao Sporting, uma proposta por Pedro Gonçalves ainda nesta janela de transferências. O interesse do emblema da Premier League no 'camisola 8' dos leões não é novidade, mas pode vir a tomar forma num futuro próximo, depois de já terem preparado uma oferta de 40 milhões de euros, considerada insuficiente.

De acordo com a informação divulgada pelo jornal O Jogo, na sua edição desta quarta-feira, dia 19 de junho, a continuidade de Pote no Clube de Alvalade ainda não é uma garantia, até porque tem mercado pela Europa fora. Posto isto, os villans seguem atentos à situação do médio-ofensivo e encontram-se, por esta altura, "na expectativa para perceber os sinais do mercado" e aí sim, avançarem com uma proposta que possa ser do interesse tanto do jogador como do Sporting.


A mesma fonte recorda, ainda, que já no passado os ingleses tentaram avançar com uma proposta pelo craque do Sporting, na ordem dos 40 milhões de euros. No entanto, uma vez que Pote é visto como um dos intocáveis do plantel de Rúben Amorim, o Aston Villa acabou por recuar, percebendo que o valor não seria suficiente para negociar com a SAD leonina.


Em 2023/24, ao serviço do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – realizou 49 jogos: 32 no Campeonato Nacional, nove na Liga Europa, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Nos 3.601 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o avançado de 25 anos fez 18 golos e 16 assistências.

Desde que chegou ao Sporting no verão de 2021, oriundo do Famalicão, Pedro Gonçalves contabiliza 178 partidas, 76 golos, 43 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira. Pote tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2027 e uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.



Futebol

DESEJO DO SPORTING É PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL: PROPOSTA DE 25 MILHÕES DA PREMIER LEAGUE FOI... REJEITADA

Quantia impossível de suportar pela Direção do Clube de Alvalade está em equação, o que dificulta negócios no mercado de verão

Quantia impossível de suportar pela Direção do Sporting está em equação, o que pode levar jogar rumo à Premier League
Quantia impossível de suportar pela Direção do Sporting está em equação, o que pode levar jogar rumo à Premier League

  |

Icon Comentário0

O Ipswich intrometeu-se no negócio do Sporting por Fotis Ioannidis (saiba mais AQUI). O emblema treinado por Kieran Mckenna aceitava pagar os 25 milhões de euros exigidos pelo Panathinaikos, valor que tirou os leões da corrida pelo avançado grego. No entanto, parece que o clube recém promovido à Premier League não terá assim tanta sorte.

Após ter sido noticiado que os ingleses estavam dispostos a bater o montante pedido, a imprensa grega garante que os atenienses voltaram a exceder-se e... recusaram novamente. O preço de Ioannidis, que começou a ser falado por valores em torno dos 18 milhões de euros, vai lá além dos 25 e muito perto dos 30, algo que deixa o Sporting sem possibilidades de lutar pela contratação do ponta de lança.

O Record revelou que, além dos ingleses, e do Bolonha - que já terá o 'sim' dado pelo próprio jogador (saiba mais AQUI), também Sevilla, Estugarda e Lille estão, para lá do Sporting, interessados no futebolista. No entanto, os valores mencionados já são algo difíceis de comportar para a Direção leonina.

Em 2023/24, ao serviço do Panathinaikos, Fotis Ioannidis – avaliado em 13 milhões de euros – realizou 43 partidas: 27 na Liga Grega, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa e quatro na Taça da Grécia. Ao todo, nos 2.954 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o avançado que está na mira do Sporting marcou 23 golos e fez 10 assistências.

Contas feitas, em média, o internacional grego de 24 anos – que tem contrato até junho de 2027 – conta com uma finalização certeira a cada 128 minutos. Se juntarmos os passes para golo, este número é ainda melhor, com Fotis Ioannidis a contribuir para balançar as redes adversárias a cada 89 minutos, o que é visto com bons olhos pela estrutura do Sporting.



Modalidades

EXCLUSIVO LEONINO - SAÍDA DE PESO NO FUTSAL DO SPORTING: ALA DEIXA ALVALADE

Turma leonina pode vir a passar por várias mudanças ainda este verão

Equipa do Sporting vai passar por algumas baixas
Equipa do Sporting vai passar por algumas baixas

  |

Icon Comentário0

A equipa de futsal feminino do Sporting pode muito bem vir a sofrer uma saída de peso: Kika deverá deixar o Clube de Alvalade neste verão e o destino mais provável são os Leões de Porto Salvo, sabe o Leonino, que acabaram de garantir a subida à primeira divisão.

De acordo com fontes próximas do processo, a ala de 24 anos tem sido cobiçada pelo emblema de Oeiras, que irá marcar o seu regresso à Liga Placard Feminina na temporada que se avizinha, depois de ter descido em 2020/21 e ter passado duas épocas no segundo escalão da modalidade em Portugal.


Por esta altura, a ainda comandada de João Filipe Soares, terminou finalmente a temporada, depois de ter feito parte das convocadas da Seleção Nacional no mundial universitário de futsal, prova em que Portugal acabou por se sagrar vice-campeã, caindo apenas na final, com o Brasil.

Kika chegou ao Sporting em 2015/2016, oriunda do Quinta dos Lombos, tendo-se estreado na equipa principal das leoas em 2017/18 e acabado por sair, novamente para o clube de Carcavelos, em 2020/21. Regressou ao Clube de Alvalade ao fim de duas temporadas (22/23), tendo cumprindo a sua quinta época de verde e branco.

Na última temporada, a jogadora disputou 19 partidas pelo Sporting: 18 no Campeonato Nacional e um na Taça de Portugal, nos quais contabilizou seis golos. No total, ao longo dos seus anos de ligação ao Clube de Alvalade, Kika soma o total de 120 jogos, 68 tentos e seis assistências.


A época não correu de feição à equipa feminina do Sporting. As leoas acabaram por ficar pelo caminho ainda nos quartos-de-final do playoff da competição, onde foram eliminadas pela Novasemente, por 2-1, depois de terem terminado a fase regular na sexta posição, com 33 jogos conquistados em 22 partidas disputadas: 11 vitórias e 11 derrotas.

A equipa de futsal feminino de Portugal conquistou a prata no Mundial Universitário da modalidade:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


OLHA, OLHA… AFINAL, DIOMANDE PODE DEIXAR SPORTING, MAS NÃO PELA PREMIER LEAGUE
Futebol

OLHA, OLHA… AFINAL, DIOMANDE PODE DEIXAR SPORTING, MAS NÃO PELA PREMIER LEAGUE

 

Icon Comentário0
OFICIAL! EX SPORTING REVELOU QUE SACRIFICOU FAMÍLIA PARA REGRESSAR A PORTUGAL E AGORA É... POSTO NA RUA
Futebol

OFICIAL! EX SPORTING REVELOU QUE SACRIFICOU FAMÍLIA PARA REGRESSAR A PORTUGAL E AGORA É... POSTO NA RUA

 

Icon Comentário0
UI, UI! SPORTING NÃO RECEBE TOTALIDADE DA TRANSFERÊNCIA DE PAULINHO E SAD DESESPERA
Futebol

UI, UI! SPORTING NÃO RECEBE TOTALIDADE DA TRANSFERÊNCIA DE PAULINHO E SAD DESESPERA

 

Icon Comentário0