Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

EXCLUSIVO LEONINO – SPORTING CAMPEÃO PODE TRAZER REFORÇOS DE PESO: VARANDAS DISPOSTO A ABRIR OS CORDÕES À BOLSA

Leões lideram Campeonato Nacional e têm tudo para levantar o tão desejado título no final da temporada

  |

Icon Comentário0

O andebol do Sporting é líder do Campeonato Nacional e tem tudo para conquistar o título, que foge desde 2017/18. Ao que apurou em exclusivo o Leonino, caso a turma de Ricardo Costa acabe mesmo por triunfar e assegure um lugar na Liga dos Campeões, Frederico Varandas está disposto a abrir os cordões à bolsa e investir na contratação de um ou dois reforços de peso, mediante as oportunidades de mercado que venham a surgir.


A estrutura já identificou as posições em que pode subir um degrau e as prioridades são claras: guarda-redes e pivô. A saída de Leo Maciel, que vai rumar a Espanha, já obrigava a turma de Alvalade a ir ao mercado, mas uma eventual presença na prova milionária pode trazer um nome sonante para o conjunto de Ricardo Costa.


Relativamente à posição de pivô, os leões perderam Benjamin Jakobsen a meio da época por motivos pessoais. No entretanto, o Sporting antecipou a chegada de Christian Moga e o atleta de 25 anos até tem dado boa conta de si, bem como Edy Silva. Todavia, os verdes e brancos devem trazer um peso pesado para o ataque à liga milionária.


Ao dia de hoje, os leões têm sete pontos de vantagem para o Porto e ainda vão receber os dragões na primeira fase. Se o Sporting vencer os azuis e brancos ainda durante este mês de março, é quase certo que o título não fugirá, mesmo tendo em conta que na segunda fase as equipas começarão com metade dos pontos.

Contas feitas – e imaginando duas vitórias da turma de Ricardo Costa nas últimas duas jornadas –, o Sporting arrancaria a segunda fase com 33 pontos e Porto e Benfica com 29. Ora, tendo em conta que esta última etapa da prova tem apenas seis jornadas e que a derrota dá um ponto, os leões têm tudo para voltar a vencer o Campeonato Nacional.


Recordar, ainda, que, esta temporada, o Clube de Alvalade já venceu a Supertaça, está nos quartos-de-final da EHF European League (irá defrontar o Rhein-Neckar Lowen ou o Nexe) e também marca presença nos oitavos de final da Taça de Portugal (terá pela frente Dom Fuas).

Confira aqui os festejos pela passagem aos quartos-de-final da EHF European League:


Modalidades

Choradinho do Porto não adianta! Sporting avança sozinho para a Liga dos Campeões

Apesar do apelo, formação azul e branca não fará parte da prova milionária que terá os leões como único representante luso

Com a pedido do Porto negado pela Federação Europeia, o Sporting é o único representante português na Liga dos Campeões
Com a pedido do Porto negado pela Federação Europeia, o Sporting é o único representante português na Liga dos Campeões

  |

Icon Comentário0

Está confirmado que o Sporting será o único representante português na Liga dos Campeões de andebol da próxima temporada, depois do Porto ter visto o seu pedido de acesso à edição 2025/26 negado pela Federação Europeia da modalidade.


Segundo notícia avançada pelo jornal A Bola, a formação comandada por Magnus Andersson apresentou candidatura a uma das vagas disponíveis para a prova milionária de andebol, mas acabou por não ser uma das equipas selecionadas pela entidade que regula a modalidade, juntamente com o Kadetten Schaffausen (Suíça) e Grosist Slovan (Eslovénia).


Outros clubes que fizeram o mesmo requerimento mas que tiveram luz verde da Federação Europeia de Andebol foram GOG (Dinamarca), Nantes (França), Pick Szeged (Hungria), Pelister (Macedónia), Kolstad (Noruega) e Kielce (Polónia).


Além do Sporting, que tem como objetivo vencer a competição, outras formações que já asseguraram a sua presença na Liga dos Campeões da próxima época, tal como o  Zagreb (Croácia), Aalborg (Dinamarca), Barcelona (Espanha), Paris Saint-Germain (França), Fuchse Berlin (Alemanha), Magdeburg (Alemanha), Veszprém (Hungria), Wisla Plock (Polónia) e Dinamo Bucureste (Roménia).

O Clube de Alvalade vai ficar a conhecer os seus adversários na competição na próxima sexta-feira às 16h00, altura em que o sorteio dos grupos será realizado. Quem já demonstrou o objetivo de vencer a competição foi o técnico Ricardo Costa: “O nosso foco passa agora por alcançar um título europeu. Estamos a construir algo duradouro, e acredito que essa conquista internacional será apenas uma questão de tempo”.



Modalidades

Campeão pelo Sporting a um pequeno passo de assinar pelo... Porto

Depois de ser despedido pelo Presidente Frederico Varandas, figura que deixou saudades em Alvalade está prestes a reforçar azuis e brancos

Figura muito acarinhada pelos adeptos e Sócios do Sporting está prestes a assinar contrato com o Porto
Figura muito acarinhada pelos adeptos e Sócios do Sporting está prestes a assinar contrato com o Porto

  |

Icon Comentário0

Paulo Freitas vai ser o próximo treinador da equipa de hóquei em patins do Porto. O técnico de 57 anos, que passou cinco temporadas e meia ao serviço do Sporting, tem estado em negociações com André Villas-Boas e já terá chegado a acordo para rumar ao Dragão. 


Segundo informações avançadas pelo portal Zerozero, a direção do Porto escolheu o antigo técnico do Sporting para ser o sucessor de Ricardo Ares que, ao que tudo indica, irá desempenhar funções no Barcelona a partir da próxima temporada desportiva.


Além de Paulo Freitas, outros nomes que estiveram em cima da mesa dos dirigentes azuis e brancos para comandar a equipa de hóquei em patins foram os de Rui Neto (Óquei de Barcelos) e Nuno Lopes (Tomar). No entanto, a escolha recaiu no atual Selecionador Nacional.


Vale a pena recordar que o treinador de 57 anos já tem uma ligação pré-existente com o Porto, que vem desde os seus tempos dentro do rinque. Enquanto jogador, Paulo Freitas representou o emblema do Norte do país entre 1985/86 a 1990/91, tendo nova passagem mais tarde, em 1999/00.

O técnico esteve no Sporting durante cinco temporadas e meia – entre 2016 e 2022 – e conquistou vários títulos. Como treinador da equipa de hóquei em patins dos leões, Paulo Freitas realizou 194 jogos, contabilizando 143 vitórias (73,7%). O técnico venceu seis troféus: duas Ligas dos Campeões (2018/19 e 2020/21), duas Taças Continentais (2019 e 2021) e dois Campeonatos Nacionais (2017/18 e 2020/21).



Modalidades

Tomás Paçó leva Nuno Dias ao desespero antes do jogo 4 entre Sporting e Benfica

Peça-chave da equipa de futsal verde e branca dá dor de cabeça ao treinador português antes do duelo decisivo com os encarnados

Tomás Paçó irá ficar de fora do quarto duelo entre Sporting e Benfica, algo que está certamente a preocupar Nuno Dias
Tomás Paçó irá ficar de fora do quarto duelo entre Sporting e Benfica, algo que está certamente a preocupar Nuno Dias

  |

Icon Comentário0

Num momento decisivo da temporada, o Sporting perde uma peça-chave para a luta pelo título. Tomás Paçó vai falhar o jogo 4 da final da Liga Placard de futsal, após ter sido admoestado com um cartão amarelo no encontro do último domingo, em que os leões bateram o Benfica por 5-1.


O fixo de 25 anos não dará o seu contributo ao plantel orientado por Nuno Dias, graças à acumulação de cartolinas, ficando assim de fora do encontro que poderá terminar com os leões a celebrarem com o primeiro pentacampeonato do seu palmarés e o primeiro da história da modalidade, em Portugal.


Em causa está o lance em que o internacional português rasteira o seu adversário na imediação da área do seu irmão gémeo, Bernardo Paçó. A jogada foi avaliada através do suporte de vídeo, com os árbitros a considerarem a marcação de um livre direto para o Benfica e admoestar o jogador com o amarelo.


Assim, o Clube de Alvalade perde um dos melhores jogadores de missão defensiva da sua equipa, a par do capitão João Matos. O jogo 4 da final do campeonato será disputado na próxima quarta-feira, às 20h00, no Pavilhão n.º 1 da Luz, onde os leões podem celebrar mais um título em terreno rival, à semelhança de 2023.

Tomás Paçó, vale notar, tem sido aposta regular de Nuno Dias, desde que chegou à equipa principal do Sporting. O fixo de 25 anos passou a integrar a equipa principal dos verdes e brancos em 2019/20, onde já apontou um total de 81 golos em 202 jogos.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Baixa de peso! Sporting ataca o campeonato sem jogador importante
Modalidades

Baixa de peso! Sporting ataca o campeonato sem jogador importante

 

Icon Comentário0
Ricardo Costa aponta o que falta fazer pelo Sporting: "Uma questão de tempo"
Modalidades

Ricardo Costa aponta o que falta fazer pelo Sporting: "Uma questão de tempo"

 

Icon Comentário0
Merlim reage a vitória no Sporting - Benfica: "Para sermos campeões, temos de..."
Modalidades

Merlim reage a vitória no Sporting - Benfica: "Para sermos campeões, temos de..."

 

Icon Comentário0