
Futebol
João Palhinha em destaque no Alemanha - Portugal! Ex Sporting com enorme gesto de fair-play
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Gonçalo Inácio pode estar de saída do Sporting, dado que o Arsenal estará na disposição de bater a cláusula de rescisão (60 milhões de euros) do internacional português. De acordo com Ekrem Konur, jornalista especializado no mercado de transferências, o emblema inglês estará mesmo a estudar avançar para a contratação do central leonino.
Gonçalo Inácio, jovem jogador de apenas 22 anos, tem despertado o interesse de diversos clubes europeus. Conta para já com o Paris Saint-Germain, o Newcastle, o Liverpool, o Chelsea e o Manchester United a serem também associados ao defesa, para além do Arsenal.
Gonçalo Inácio tem sido uma peça-chave na defesa do Sporting e no plantel de Rúben Amorim, algo que não passou despercebido aos olhos dos clubes estrangeiros, e o Arsenal parece, até então, quem lidera na corrida para garantir o jogador leonino.
A turma inglesa já havia sido associada ao internacional português no último mercado de transferências, onde já se dizia que a sua saída apenas aconteceria se pagassem o valor referente à sua cláusula de rescisão (60 milhões de euros).
Gonçalo Inácio, recorde-se, renovou com o Clube de Alvalade no passado mês de agosto. O novo vínculo, que tem duração até junho de 2027, viu uma subida na cláusula anteriormente estipulada no contrato, que era apenas de 45 milhões de euros. Ainda assim, a subida não afasta os tubarões europeus, que veem os 60M como um preço apetecível pelo defesa.
Esta temporada, Gonçalo Inácio, jovem central dos leões – avaliado em 40 milhões de euros – regista 35 jogos (2.634 minutos) pelo Sporting, tendo feito o gosto ao pé em quatro ocasiões – frente ao Vitória de Guimarães, um bis diante do Sturm Graz, e ainda um último frente ao Young Boys, ambos na Liga Europa. Para já não soma assistências.
Clube inglês dá prioridade ao reforço do ataque da equipa de Mikel Arteta e o goleador internacional sueco está entre os favoritos dos dirigentes dos 'gunners'
|
As excelentes prestações de Viktor Gyokeres ao serviço do Sporting continuam a atrair o interesse de vários tubarões europeus, entre os quais o Arsenal. O clube inglês já terá apresentado uma proposta para a contratação de Benjamin Sesko, mas permanece muito atento à situação do goleador internacional sueco.
De acordo com a informação avançada por Fabrizio Romano, especialista no mercado de transferências, num programa da DAZN, o Arsenal já iniciou as negociações junto do Leipzig, tendo em vista a contratação de Sesko. Nas últimas duas temporadas, o internacional esloveno destacou-se no clube alemão, com o saldo de 87 jogos, 39 golos e oito assistências.
No entanto, os ‘gunners’ sabem que Sesko desperta a cobiça de muitos emblemas e, por isso, as negociações não se preveem fáceis. Neste sentido, o Arsenal mantém em aberto a possibilidade de apresentar uma proposta por Gyokeres - que já falou sobre a possível mudança para o Emirates. Vale sublinhar que o Sporting exige uma verba entre os 65 e os 70 milhões de euros para aceitar vender o internacional sueco, que tem contrato com o Clube de Alvalade válido até junho de 2028.
De resto, os dirigentes do clube londrino admitem mesmo a contratação dos dois avançados. Sesko e Gyokeres são vistos como jogadores com características diferentes e, por isso, poderão ser, em conjunto, uma mais valia no ataque da equipa treinada por Mikel Arteta. O treinador dos ‘gunners’ estabeleceu como grande prioridade o reforço do setor ofensivo da formação inglesa, no mercado de verão.
Em 2024/25, Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – participou em 52 encontros, ao serviço do Sporting: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Lateral-esquerdo formado na Academia Cristiano Ronaldo foi figura central na reviravolta da Seleção das quinas frente aos germânicos
|
Depois de conquistar a Liga dos Campeões na Allianz Arena, Nuno Mendes regressou ao mesmo estádio para representar as cores da Seleção Nacional contra a Alemanha, em partida a contar para as meias-finais da Liga das Nações. Depois de uma bela prestação individual e da vitória portuguesa por 2-1, o lateral made in Sporting falou à imprensa.
Nuno Mendes: "Estou feliz pela vitória, mas temos de nos manter concentrados porque temos agora a final"
Após o triunfo da seleção das quinas, Nuno Mendes prestou declarações ao Canal 11 e à Sport TV, aproveitando para fazer referência à conquista da prova milionária, ao serviço do PSG: ”Por mim jogava sempre aqui, ficava já aqui, já conheço o país. Já estou feliz pela vitória, mas temos de nos manter concentrados porque temos agora a final. Temos de chegar na melhor condição para ganhar”
Questionado sobre a sua participação no segundo golo de Portugal, o lateral formado no Sporting respondeu: ”Pensei em rematar, mas como sou lateral pensamento é sempre olhar para o lado. Vi o Cris, foi um bom momento, dei-lhe a bola e ele marcou. Estou muito contente”.
“Quando chego ali, naquela zona, sei que o Cristiano está na área, é o melhor jogador na área do mundo por isso tento procurá-lo e servi-lo da melhor forma, conseguimos fazer um golo, podiam ser mais”, acrescentou ainda sobre o lance da assistência para o maior goleador da história da Seleção Nacional.
Nuno Mendes: "Melhor lateral do Mundo? Ajudo ao máximo a equipa e esse é o meu trabalho"
Questionado sobre a sua exibição e o seu bom momento de forma, Nuno Mendes respondeu: ”Tenho essa noção. Naquele momento o jogador da Alemanha estava um bocadinho cansado. Hoje fiquei mais atrás, recuperei energias. No lance do golo tive mais explosão e foi um bom momento. Sinto-me bem. Faço o que posso dentro de campo, ajudo ao máximo a equipa e esse é o meu trabalho”.
Ponta-de-lança do Clube de Alvalade esteve imparável na última temporada e mostra o porquê de ser um dos mais cobiçados no mercado de transferências
|
Apesar de estar lesionado e se ausentar dos trabalhos da seleção sueca,Viktor Gyokeres continua a ter motivos para sorrir. Depois de uma brilhante temporada ao serviço do Sporting, o avançado sueco tornou-se no melhor marcador do futebol europeu, no que diz respeito a competições de clubes.
Segundo dados apurados pela Playmaker Stats, Viktor Gyokeres foi o goleador máximo do futebol de clubes do velho continente, somando um total de 54 remates certeiros pelo Sporting, distribuídos em partidas da Liga Portugal, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga dos Campeões.
Os 54 golos do ponta-de-lança verde e branco foram suficientes para ficar à frente do vencedor da Bota de Ouro, Kylian Mbappé (Real Madrid) com 43 e Robert Lewandowski (Barcelona) que somou 42, fechando assim o pódio dos maiores goleadores.
Fechando o top 5 estão Harry Kane (Bayern Munique) com 38 golos, na época em que ganhou o primeiro troféu da sua carreira e Victor Osihmen (Galatasaray) que apontou um total de 37 tiros certeiros nesta temporada desportiva 2024/25.
A completar a segunda metade da tabela estão nomes como Mohammed Salah (Liverpool), Serhou Guirassy (Borussia Dortmund) e Raphinha (Barcelona) todos com 34 golos. Ousmane Dembelé (PSG) e Daizen Maeda (Celtic) vêm depois, ambos com 33 remates certeiros às balizas adversárias.