Futebol
Ex dirigente aponta dedo a Rui Borges: "Não é treinador para o Sporting"
07 Jan 2026 | 09:19
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Jul 2024 | 03:00 |
O Sporting tentou contratar Beatriz Cameirão para a equipa de futebol feminino, sabe o Leonino. A médio de 23 anos que deixou o Damaiense no final da última temporada estava livre no mercado, mas o Benfica acabou por se antecipar aos leões e garantiu o regresso da jogadora ao clube da Luz.
Ao que o nosso Jornal apurou, a internacional sub-19 por Portugal era um dos alvos a atacar por parte do emblema verde e branco, contudo o emblema liderado por Rui Costa ofereceu melhores condições salariais à atleta, que também queria voltar às águias, onde esteve de 2018 a 2022.
Na primeira aventura pelas encarnadas, Beatriz Cameirão conquistou seis títulos: duas Ligas BPI, uma Taça de Portugal, duas Taças da Liga e um Campeonato da II Divisão. Pela equipa da Damaia, a futebolista marcou oito golos e deu 10 assistências em 54 partidas - entre 2022 e 2024.
A equipa comandada por Mariana Cabral vai sofrer algumas mudanças em 2024/25. Para já, as leoas já oficializaram as chegadas de Catriona Sheppard, guarda-redes norte-americana de 23 anos, proveniente do Clube de Albergaria, Ana Filipa Ribeiro e Bia Meio-Metro (Braga), Mégane Sauvé (Valadares Gaia) e Georgia Eaton-Collins (Køge). Por outro lado, Bruna Lourenço (Celtic) e Olivia Smith (Liverpool) disseram adeus ao Clube.
De recordar que o Clube de Alvalade terminou a Liga BPI no segundo lugar com 54 pontos com e viram o Benfica terminar com mais dois pontos (56) e sagrarem-se campeãs nacionais pela quarta vez consecutiva. A última conquista do Sporting aconteceu na temporada de 2017/18.
Confira aqui este golaço de Beatriz Cameirão:
Há novidades sobre a novela entre o antigo treinador dos leões e o emblema inglês, sendo conhecidos mais motivos para o 'divórcio' entre as partes
07 Jan 2026 | 10:09 |
O jornal britânico Daily Mail revelou novos detalhes sobre o desgaste progressivo da relação entre Ruben Amorim e a direção do Manchester United, um processo que culminou na rescisão contratual oficializada na passada segunda-feira, após o empate (1-1) frente ao Leicester City, em Elland Road. Curiosamente, há muito Sporting à mistura.
De acordo com a publicação, a estratégia definida pelos red devils para o mercado de transferências esteve no centro das tensões entre as partes. Desta vez, são identificados quatro nomes bem conhecidos do universo leonino que o treinador português terá sugerido, sem sucesso, para reforçar o plantel de Old Trafford: Ousmane Diomande, Salvador Blopa, Morten Hjulmand e Geovany Quenda.
Ruben Amorim conhecia bem o quarteto da sua passagem pelo Sporting e acreditava que estes poderiam encaixar na sua ideia de jogo e ajudar a acelerar o processo de reconstrução do clube inglês. Contudo, sentiu que a sua visão para o futuro do Manchester United não estava a ser partilhada pela hierarquia, o que acabou por aprofundar o fosso entre treinador e administração.
O cenário agravou-se ainda mais com a situação de Geovany Quenda. A jovem promessa do Sporting está a caminho de Inglaterra no final da temporada 2025/26, mas para reforçar o Chelsea, num negócio avaliado em cerca de 50,7 milhões de euros, podendo chegar aos 53 milhões mediante objetivos. Segundo a mesma fonte, o extremo chegou a ser vetado pela direção do United por apresentar um perfil considerado demasiado semelhante ao de Amad Diallo, atualmente ao serviço da Costa do Marfim na CAN.
Já os restantes alvos provenientes de Alvalade acabaram igualmente por não avançar, por diferentes razões, contribuindo para o crescente descontentamento de Ruben Amorim no Manchester United, mas não foram os únicos. O técnico luso também terá recomendado a contratação de Nuno Mendes (PSG), Emiliano Martínez e Ollie Watkins (ambos do Aston Villa). No entanto, a estrutura diretiva optou por outras soluções, apostando em Patrik Dorgu (Lecce), Senne Lammens (Antuérpia) e Benjamin Sesko (Leipzig), escolhas que acabaram por evidenciar a rutura definitiva entre treinador e clube.
Estrutura do Clube de Alvalade terá tido avanços significativos no decorrer das últimas horas pela contratação do jogador senegalês
07 Jan 2026 | 09:49 |
Sporting e Granada estão a um passo de fechar o acordo para a transferência de Souleymane Faye para Alvalade. Depois de negociações intensas nas últimas horas, os responsáveis dos dois clubes conseguiram aparar arestas e aproximar posições, sobretudo no capítulo financeiro, que era o principal entrave ao negócio.
Os leões partiram de uma proposta inicial de 5,5 milhões de euros, valor bastante abaixo dos 10 milhões exigidos, sem objetivos, pelo emblema andaluz. Pelo meio, caiu por terra a tentativa do Granada de baixar o preço mediante a permanência do jogador por empréstimo até ao final da época, cenário rejeitado de imediato pela SAD leonina.
Encontrado o ponto de equilíbrio, o jornal Record avança que o Sporting apresentou uma nova oferta: 5 milhões de euros fixos, acrescidos de 2 milhões em variáveis de fácil concretização, além da cedência de uma percentagem de uma futura mais-valia ao clube espanhol. Um pacote que deixou o entendimento muito próximo de ser selado.
Sinal claro disso foi dado na noite da última terça-feira. Na receção ao Rayo Vallecano, para a Taça do Rei (derrota por 3-1), Souleymane Faye não saiu do banco de suplentes, mesmo com a equipa em desvantagem. Uma ausência interpretada como medida de proteção, enquanto se aguarda a confirmação de que o extremo está, de facto, prestes a tornar-se jogador do Sporting.
Na presente temporada, Souleymane Faye — avaliado em 1,5 milhões de euros — já conta com 20 partidas oficiais com a camisola do Granada: 18 na segunda divisão espanhola e duas na Taça do Rey. Nos 1.574 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o jogador registou dois golos e seis assistências.
Comentador desportivo realizou a sua habitual análise à partida do Clube de Alvalade e não deixou de apontar alguns nomes em destaque pela negativa
07 Jan 2026 | 09:29 |
Tomás da Cunha deixou a sua análise sobre o Sporting - Vitória SC da última terça-feira, dia 6 de janeiro, que os leões perderam, por 2-1. Através da sua conta na plataforma 'X', o comentador desportivo abordou os pontos negativos da turma de Rui Borges, assim como a falta de rendimento de Morten Hjulmand, mas não só.
"O tema das lesões não vai apenas limitar as opções de Rui Borges (fez entrar sexto central, usou dois extremos que podiam andar na B). Manter disponibilidade/rendimento dos que sobram (Hjulmand acumulou perdas) é o desafio. Fresneda e Rômulo com problemas a defender cruzamento", começou por escrever.
De seguida, Tomás da Cunha deixou um último comentário, este mais direcionado ao jogo realizado pelos vimaranenses: "De cabeça não iria buscar a última vez em que um ponta-de-lança do Vitória fez dois golos para mudar o registo de um jogo importante. Teve as defesas de Charles para aguentar e foi mais eficaz do que o Sporting. Saviolo, à esquerda e com metros para correr, provoca coisas".
Com esta derrota – a quinta em 29 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges falham a presença na final da Allianz Cup. Os minhotos vão assim enfrentar o vencedor do duelo entre Benfica e Braga, agendado para a próxima quarta-feira, dia 7 de janeiro.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Gonçalo Brandão jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.
Ex dirigente aponta dedo a Rui Borges: "Não é treinador para o Sporting"
07 Jan 2026 | 09:19
Há novidades sobre Eduardo Quaresma e tempo previsto de ausência assusta Sporting
07 Jan 2026 | 08:48
Exclusivo Leonino - Defesa do Sporting tem guia de marcha e pode rumar ao 7.º classificado da Liga
06 Jan 2026 | 15:58