
Futebol
Boulahrouz a torcer por... Pavlidis! Ex Sporting já escolheu quem quer ver campeão em Portugal
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting sonha com o regresso de Pablo Sarabia. Tal como revela o nosso Jornal, neste Exclusivo Leonino, o extremo internacional espanhol é muito querido em Alvalade e a SAD liderada por Frederico Varandas estuda uma eventual contratação no mercado de verão.
Segundo informação avançada por fonte próxima do processo, este é um dossiê ainda por explorar, estando, para já, numa fase bastante inicial. A ideia dos responsáveis verdes e brancos passa por acrescentar alguma experiência a um plantel bastante jovem.
De momento, Rui Silva (31), Nuno Santos e Matheus Reis (30), Ricardo Esgaio (31) e Hidemasa Morita (29) são os jogadores mais velhos da equipa, sendo que os últimos três estarão, ao que tudo indica, a viver a última temporada com a camisola do Sporting.
Assim sendo, os leões pensam em trazer Pablo Sarabia, que não é indiscutível no plantel do Wolverhampton, estando na condição de suplente. Apesar de ter participado em 22 dos 36 jogos dos comandados de Vítor Pereira, o antigo 'camisola 17' dos leões soma apenas 862 minutos, média de 39 por encontro.
Pablo Sarabia - avaliado em 7 milhões de euros - soma dois remates certeiros e duas assistências ao longo das 22 partidas disputadas esta temporada, tendo feito metade das contribuições de golo na última partida. O atleta foi muito importante no Sporting na temporada de 2021/22, chegando por empréstimo do Paris-Saint Germain. Em Alvalade, conquistou uma Taça da Liga e o coração de todos os adeptos. O extremo fez uma das melhores épocas da carreira, tendo participado em 45 jogos, com 21 golos marcados e oito assistências.
Extremo brasileiro blaugrana, que passou pelos leões, voltou a estar em destaque na vitória dos catalães sobre a formação da Alemanha, com golo e assistência
|
Decorreu esta quarta-feira, dia 9 de abril, o Barcelona – Borussia Dortmund, a contar para a primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. Os catalães dominaram a partida, que jogaram em casa, e deram um passo importante rumo às meias-finais da prova milionária.
Uma partida com muitas caras conhecidas para o Sporting. Do lado do Barcelona, claro está, a presença de Raphinha, que este ano é candidato à Bola de Ouro. Do lado contrário, a equipa que eliminou os leões da Liga dos Campeões, depois de 3-0 no conjunto das duas mãos no play-off de acesso aos oitavos de final da prova.
Em relação à partida, foi dominada desde início pelo Barcelona. A jogar em casa, os catalães não quiseram deixar nada ao acaso, e começaram a confirmar a superioridade aos 25 minutos da partida – golo de Raphinha, que ‘roubou’ o momento ao jovem Cubarsí, com um toque gentil em cima da linha de golo, quando a bola iria entrar de qualquer maneira. 1-0 no marcador que se manteve até ao intervalo.
Na segunda parte, o Borussia Dortmund tentou ser mais ameaçador, mas o ascendente do Barcelona foi difícil de contrariar. Logo aos 48 minutos, Lewandowski dobrou a vantagem catalã, após assistência de Raphinha, numa grande jogada coletiva que também incluiu Lamine Yamal. O polaco bisou aos 66, e Yamal também faturou, aos 77’, com nova assistência do ex Sporting.
Com esta vitória por 4-0, o Barcelona dá um grande passo em direção às meias-finais da Liga dos Campeões. Os catalães vão levar à Alemanha uma vantagem confortável e têm tudo para atingir a fase já muito avançada da prova milionária.
Confira, aqui, o momento em que Raphinha ‘roubou’ o golo ao colega de equipa:
Jogador que vai reforçar o Clube de Alvalade na próxima temporada concedeu, recentemente, entrevista onde abriu o livro e partilhou tudo
|
Chega ao Sporting no próximo verão, mas Giorgi Kochorashvili tem estado em destaque em Espanha. O georgiano de 25 anos, que atua ainda no Levante, participou numa ação levada a cabo pelo clube de Valência com em conjunto com o grupo de saúde Ribera - 'Sentir a Camisola'.
A ação prende-se com uma demonstração do impacto positivo do desporto na saúde. Giorgi Kochorashvili foi o escolhido para abordar o tema da saúde mental e o médio, que ainda atua pelo conjunto de Valência, contou tudo acerca do seu percurso e das dificuldades que sentiu.
"Trabalho com meu psicólogo desportivo desde 2020. Percebi que não me estava a divertir em campo como quando era criança. A meditação ajudou-me muito, principalmente quando me lesionei. Sentia a pressão de dececionar os meus pais e eles até me proibiram de falar sobre futebol com eles", começou por partilhar o médio georgiano.
Prosseguiu: "Conversar com o meu psicólogo permitiu-me aliviar esse peso. A tensão que eu acumulava durante os jogos causava-me dor depois de dez minutos, algo que não acontecia nos treinos. Agora sei como lidar com essa pressão e gosto mais do futebol". De seguida, falou de como as palavras negativas impactam os jogadores.
"As críticas afetam muito e aconselharam-me a deixar o Twitter, mesmo que eu queira saber o que estão a dizer. As pessoas só assistem aos 90 minutos, mas o mais importante é lembrar que o único que sofre ou aproveita cada dia sou eu. Acordo na segunda-feira às sete horas e já penso em como melhorar. Só se vê o relvado, mas às vezes a pressão não te deixa expressar tudo o que trabalhaste durante a semana", rematou Giorgi Kochorashvili, futuro reforço do Sporting, acerca do tema da saúde mental.
Médio ofensivo brasileiro pode muito bem tornar-se na próxima contratação de Frederico Varandas, e reforçar o plantel verde e branco para o ano
|
Depois de Alisson Santos e Giorgi Kochorashvili, o Sporting pode estar perto de encontrar o seu terceiro reforço para a época 25/26. Falamos de Diego Guerra, jogador brasileiro que se encontra a treinar, à experiência, nas instalações dos leões, em Alcochete.
O jovem jogador, de apenas 17 anos, representa o Retrô FC, emblema da Serie C do Brasil, e está, então, a cumprir testes no Sporting. Tem aparecido nalgumas fotografias, e recentemente conseguiu tirar uma com um extremo da sua idade que vai encantando a Europa de verde e branco: Geovany Quenda.
Na sua conta pessoal da rede social Instagram, o jovem Diego Guerra, jogador brasileiro de 17 anos, publicou um story, visível para os seus seguidores, onde aparece ao lado de Geovany Quenda, extremo da mesma idade que já tem confirmada a saída de Alvalade rumo ao Chelsea, da Premier League.
Acerca de Diego Guerra, o jornal Record falou com Milton Mendes, antigo técnico do Marítimo, que é filho do dono do Retrô FC, onde o jovem jogador atua. O treinador disse o seguinte: "Vejo o Diego ao nível do Bragança, no que à qualidade técnica diz respeito. Quando ele conseguir o arreganho de marcar, pressionar forte o adversário e não apenas fazer sombra - aspetos que Bragança já desenvolveu na formação -, vai chegar ao topo", começou por explicar.
Prosseguiu na sua análise: "Qualidade técnica ele tem, vai para o golo, finaliza bem e não podemos esquecer-nos de que tem apenas 17 anos, pelo que tem uma margem de progressão muito grande (...) Não é um jogador pronto. No momento em que ele melhorar o pressing e conseguir uma marcação mais dura, vai dar um salto de patamar facilmente", rematou Milton Mendes acerca de Diego Guerra, que conseguiu recentemente uma fotografia com o extremo do Sporting, Geovany Quenda.