Modalidades
Varandas propôs renovação a duas estrelas do Sporting, mas continua sem resposta
11 Abr 2026 | 11:30
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
27 Nov 2025 | 03:00 |
Frederico Varandas pretende garantir a contratação de um novo guarda-redes para a equipa de futsal do Sporting, sabe o Leonino. A chegada de um reforço para a posição da turma de Nuno Dias está a ser avaliada como uma das prioridades para a temporada 2026/27.
Segundo apurou o nosso Jornal, junto de fonte próxima do processo, a estrutura verde e branca olha para a baliza da modalidade como uma das posições mais deficitárias e acredita que um dos passos para o sucesso possa ser a contratação de um novo guardião que, ao que tudo indica, deverá ser estrangeiro.
Atualmente, Nuno Dias conta com três guarda-redes: Bernardo Paçó, Henrique Rafagnin e Gonçalo Portugal. Enquanto o primeiro tem sido utilizado como titular, o Sporting acredita que poderá melhorar com maior competição no plantel. O internacional português é tido como mais que suficiente para a fase regular, mas os leões pretendem outra experiência para os play-offs, finais e UEFA Futsal Champions League.
Por seu turno, Rafagnin deverá deixar a equipa do Sporting no final da presente temporada, tal como avançou o Leonino, em exclusivo. O brasileiro perdeu o lugar para Paçó na época transata e tarda a agarrar a sua oportunidade em Alvalade. A saída deste não formado localmente (NFL) abre a entrada de outro.
Também Gonçalo Portugal pode colocar um ponto final à sua passagem no Sporting no fim de 2025/26. Depois de praticamente 15 temporadas em Alvalade, o guarda-redes de 33 anos tem cada vez menos utilização por parte de Nuno Dias e sua saída poderá abrir espaço ao regresso de Guilherme Cintra, que está atualmente emprestado à UVPN.
Bernardo Paçó e Henrique Rafagnin têm-se mostrado muito unidos no Sporting:
Direção liderada por Frederico Varandas ainda aguarda resposta, mas há sinais positivos no que diz respeito à evolução do processo
22 Abr 2026 | 03:00 |
Alex Merlim pode ficar mais um ano no Sporting, sabe o Leonino. O jogador da equipa de futsal do Clube de Alvalade encontra-se em final de contrato e, apesar de a saída ser uma possibilidade, ainda é possível que se dê a sua continuidade para 2026/27.
A verdade é que, tal como noticiado recentemente, a Direção verde e branca terá feito chegar às mãos do histórico ala uma proposta nesse sentido e, apesar de ainda não existir uma resposta da sua parte, a opção está a ser equacionada de forma positiva, devido à feliz relação entre as partes ao longo dos anos.
Vale lembrar, em todo o caso, que Alex Merlim tem também uma oferta do Semey, do Cazaquistão, e pondera ainda a hipótese de regressar a Itália. O ala está há 11 épocas no Sporting, soma 227 golos e 305 assistências em 450 jogos e conquistou 26 títulos com a Listada verde e branca.
No número total de troféus conquistados por Alex Merlim no Sporting, destacam-se as duas Ligas dos Campeões, erguidas em 2018/19 e 2020/21. O italiano foi peça-chave em várias conquistas, tornando-se uma referência dentro e fora da quadra ao longo de mais de uma década com a Listada verde e branca.
De resto, o Sporting já prepara o futuro. Os leões procuram garantir a contratação do guarda-redes Matheus Assunção, que termina contrato com o Joinville, e já asseguraram o regresso de Erick Mendonça, que deixará o Barcelona no final da temporada para voltar ao Pavilhão João Rocha.
Verdes e brancos têm o planeamento para a próxima temporada desportiva delineado e não pretendem perder tempo e correr riscos nesta fase
13 Abr 2026 | 03:00 |
O Sporting já terá chegado a acordo verbal com Matheus Assunção, sabe o Leonino. Por esta altura, tudo está encaminhado para que o guarda-redes internacional brasileiro seja reforço da equipa de futsal dos leões na próxima temporada desportiva.
Apesar de também o Benfica ter mostrado o seu interesse no guardião que se encontra ao serviço do Joinville, o jogador sempre terá estado mais inclinado para a possibilidade de representar os verdes e brancos e ser treinado por Nuno Dias, algo que pode estar agora mais perto de acontecer.
Caso o processo se desenrole da melhor forma e o Sporting chegue a acordo também com o emblema brasileiro - uma vez que Matheus Assunção tem contrato até ao final de 2026 -, este irá ocupar o lugar de Henrique Rafagnin, que está de saída do Clube de Alvalade após ter perdido espaço para Bernardo Paçó.
Vale lembrar que, além da situação contratual do canarinho ser favorável, a recente mudança de representação do jogador para a Five Company facilitou a aproximação entre as duas partes envolvidas no negócio. Esta agência detém vários atletas de elite no panorama mundial e mantém uma ligação de grande proximidade com a estrutura do Sporting.
Matheus Assunção já atuou no Grêmio Pague Menos, São José Futsal e Cascavel Futsal. O guarda-redes está no Joinville desde 2024 e, neste ano de 2026, o guardião leva três golos apontados no total de nove partidas disputadas.
Confira este golo do guarda-redes:
Atleta do emblema verde e branco fez um dos tentos do encontro; Equipa lusa completa duplo particular da melhor maneira possível
12 Abr 2026 | 18:29 |
A Seleção Nacional de futsal venceu o Japão por 3-2, em Coimbra, num jogo particular de preparação onde Bruno Pinto esteve em evidência ao estrear-se a marcar um dos golos portugueses. O ala da equipa de futsal do Sporting de 32 anos voltou a mostrar argumentos importantes na equipa das quinas.
Depois de já ter vencido o primeiro encontro entre as duas seleções, Portugal encontrou agora maiores dificuldades frente a um Japão mais agressivo e organizado. Ainda assim, o conjunto comandado por Jorge Braz conseguiu superiorizar-se, construindo várias oportunidades ao longo da partida.
O primeiro golo surgiu aos 17 minutos, por intermédio de Hugo Neves - também ele com passagem por Alvalade -, mas os japoneses responderam perto do intervalo, com Kazuya Shimizu a empatar. No início da segunda parte, Bruno Pinto colocou novamente Portugal em vantagem, aproveitando uma bola parada para fazer o 2-1.
O Japão voltou a igualar já na reta final, através de Yuta Tsutsumi, numa fase em que apostava no 5x4. No entanto, a resposta portuguesa não tardou a aparecer e Erick Mendonça, - que está perto de voltar ao Sporting -, garantiu o triunfo ao marcar o golo decisivo aos 40 minutos.
De regresso a Alvalade, a turma de Nuno Dias mantém-se atento à Liga Placard. Os verdes e brancos vão defrontar o Famalicão em jogo válido para a 21.ª jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma orientada por Hugo Oliveira está marcado para sexta-feira, dia 17 de abril, às 20h30, no Pavilhão João Rocha.
Varandas propôs renovação a duas estrelas do Sporting, mas continua sem resposta
11 Abr 2026 | 11:30
Sporting e Benfica vão à luta por guarda-redes internacional brasileiro, mas leões são 'favoritos'
11 Abr 2026 | 10:04
Oficial! Sporting segura avançado com histórico no Benfica : "Não tive dúvidas"
10 Abr 2026 | 15:58