Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

EXCLUSIVO LEONINO - TÍTULOS DE CAMPEÃO DO SPORTING ESTÃO EM RISCO: FEDERAÇÃO ‘ATIRA-SE’ A VARANDAS COM ‘UNHAS E DENTES’

Situação do Clube de Alvalade não é legal aos olhos da Federação, que admite “não reconhecer os títulos”, em conjunto com o Estado Português

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

08 Mai 2023 | 07:00 |

Icon Comentário0

As modalidades de Kickboxing e Muay Thai do Sporting estão ‘ilegais’ aos olhos do Estado Português. A confirmação foi dada em exclusivo ao Leonino, por uma fonte da Federação Portuguesa de Kickboxing e Muay Thay (FPKMT), a única entidade verificada e regulada em Portugal, para regulamentar e gerir as modalidades mencionadas e na qual o Sporting não está inscrito.


Como consequência, todos os títulos de Campeão Nacional, Europeu e Mundial, conquistados por atletas dos leões, não são válidos nem reconhecidos aos olhos do Estado, nem da FPKMT.


Sporting atua numa associação não afeta à FPKMT


De momento, os verdes e brancos competem em provas da WAKO (World Association of Kickboxing Organizations), associação não afeta à FPKMT, que integra a ISKA (International Sport Kickboxing Association). Apesar de, outrora, a Federação ter feito parte da primeira, ambas seguiram caminhos diferentes e a ISKA é, agora, a única autoridade desportiva da modalidade que alberga a FPKMT, tal como reconhecido pelo Estado.

Títulos conquistados na WAKO


Os títulos ganhos pelo Sporting, tanto a nível Europeu, como Mundial, foram através da WAKO, contudo, como a FPKMT não integra a WAKO, mas sim a ISKA, os Campeonatos Europeu de 2019, em Low Kick -64,5 kg, do Mundo de 2022, em - 66,8 kg, conquistados por André Santos, e Intercontinental de 2022, em K1 66,8 kg, conquistado por Tiago Santos, ‘não são válidos’, como foi indicado ao Leonino por fonte próxima do processo.

“Os eventuais títulos conquistados em campeonatos e/ou eventos da Europa e/ou do Mundo por atletas que não estejam federados, não são reconhecidos pela FPKMT nem pelo Estado Português”, explicam.

Sendo a FPKMT a única entidade de kickboxing e muay thai com estatuto UPD (Unidade Pública Desportiva) em Portugal, conforme despacho publicado em Diário da República, cabe-lhe apenas, e em exclusivo, a regulamentação e gestão das provas em solo nacional, bem como o reconhecimento e organização de seleções para representações internacionais. “O Sporting Clube de Portugal não se encontra inscrito na FPKMT”, garantem.

Assim sendo, os três campeonatos (Europeu, Mundial e Intercontinental), acima mencionados, são, aos olhos do Estado Português e da FPKMT, ‘ilegais’, tanto como qualquer troféu ou título que os leões possam conquistar no futuro.

Reveja aqui um dos títulos conquistados por Fernando Fernandes, um histórico da modalidade leonina:


Modalidades

Lenda do Sporting está internado em Lisboa e com prognóstico reservado

Figura histórica do emblema verde e branco e internacional português, de 79 anos de idade, deu entrada no Hospital Egas Moniz

António Ramalhete, histórico guarda-redes de hóquei em patins e do Sporting, está internado no Hospital Egas Moniz, em Lisboa,
António Ramalhete, histórico guarda-redes de hóquei em patins e do Sporting, está internado no Hospital Egas Moniz, em Lisboa,

24 Out 2026 | 16:29 |

Icon Comentário0

António Ramalhete, histórico guarda-redes de hóquei em patins, está internado no Hospital Egas Moniz, em Lisboa, com prognóstico reservado. O antigo atleta do Sporting e internacional português, de 79 anos de idade, não consegue falar.


Nascido a 8 de dezembro de 1946, em Monsanto, a figura histórica dos leões é considerado um dos melhores de sempre da modalidade. Ao longo da carreira, representou Benfica e Sporting, deixando uma marca importante nos dois clubes e no hóquei em patins nacional.


Em Alvalade, destacou-se como membro do célebre 'Cinco Maravilha', ao lado de Júlio Rendeiro, João Sobrinho, Chana e António Livramento. O grupo marcou uma das épocas mais gloriosas da história da modalidade no Sporting, conquistando vários troféus nacionais e internacionais.


Entre os principais feitos ao serviço dos leões está a conquista da Taça dos Campeões Europeus, em 1977, numa equipa que se tornou histórica por ter levado o Sporting ao topo do hóquei europeu. Ramalhete também venceu campeonatos nacionais e outras competições ao longo das passagens pelo Clube.

A carreira do antigo guarda-redes ficou igualmente marcada pelo percurso ao serviço da Seleção Nacional. Somou 220 internacionalizações, conquistou dois Campeonatos do Mundo, em 1974 e 1982, e cinco Campeonatos da Europa, em 1971, 1973, 1975, 1977 e 1979.



Modalidades

Treinador do Sporting sonha alto: "Ganhar a Liga dos Campeões é um objetivo"

Técnico dos verdes e brancos deixou garantias sobre a prova europeia, apesar de ter consciência das dificuldades que tem pela frente

Sporting bateu o Kristianstad por 42-40, esta quinta-feira, no Pavilhão João Rocha, em encontro da quinta jornada do Grupo D da Liga dos Campeões de andebol
Sporting bateu o Kristianstad por 42-40, esta quinta-feira, no Pavilhão João Rocha, em encontro da quinta jornada do Grupo D da Liga dos Campeões de andebol

23 Out 2026 | 11:07 |

Icon Comentário0

O Sporting bateu o Kristianstad por 42-40, esta quinta-feira, no Pavilhão João Rocha, em encontro da quinta jornada do Grupo D da Liga dos Campeões de andebol. No final da partida, Ricardo Costa mostrou satisfação pelo percurso europeu dos leões, mas manteve um discurso de ambição controlada quanto às possibilidades de conquistar a competição.


Ricardo Costa: "Ganhar a Liga dos Campeões é um objetivo não digo irrealista"


“Ganhar a Liga dos Campeões é um objetivo não digo irrealista, porque estamos em competição e, por isso, é possível, mas eu gosto de estar com os pés bem assentes no chão e o que já temos feito tem sido histórico e algo que nenhuma equipa [em Portugal] conseguiu”, começou por afirmar o treinador do Sporting.


Apesar da prudência, Ricardo Costa não escondeu o sonho de chegar ao topo da Europa. “Sim, quero ganhar a Liga dos Campeões, quero ganhar os Jogos Olímpicos, quero ganhar o Campeonato do Mundo e o Campeonato da Europa que nunca ganhei. Sim, gostava”, acrescentou o técnico dos verdes e brancos.

O treinador leonino recusou, porém, desviar o foco do compromisso seguinte. “O próximo jogo é com o Póvoa e é esse o nosso grande foco. Depois vamos preparar-nos para o jogo da Liga dos Campeões [com os dinamarqueses do GOG]. Eles querem retificar a imagem que deixaram cá. Agora vamos preparar o jogo do campeonato”.


Do lado do Kristianstad, Bjorn Satherstrom lamentou sobretudo a falta de eficácia dos guarda-redes. “Não foi um jogo com guarda-redes de ambos os lados. Acontece algumas vezes. Penso que jogámos bem defensivamente. Infelizmente não houve grandes defesas hoje. Se tivéssemos feito algumas talvez tivéssemos ganho, pelo menos, um ponto hoje”, explicou, destacando ainda a importância deste tipo de encontros para a evolução dos jogadores mais jovens.


Modalidades

Sporting mostra quem manda na Champions e vence por 2 golos; Estrela de saída foi o destaque

Equipa dos verdes e brancos voltou a vencer para a competição europeia na partida disputada na última quinta-feira, dia 22 de outubro

A equipa de andebol Sporting voltou a vencer para a EHF Champions League, frente ao IFK Kristianstad, por 42-40
A equipa de andebol Sporting voltou a vencer para a EHF Champions League, frente ao IFK Kristianstad, por 42-40

23 Out 2026 | 09:39 |

Icon Comentário0

A equipa de andebol Sporting voltou a vencer para a EHF Champions League. Os tricampeões nacionais somaram a terceira vitória consecutiva, ao vencerem o IFK Kristianstad numa dura partida esta quinta-feira, por 42-40, no Pavilhão João Rocha.


Na ressaca de um folgado triunfo diante do Águas Santas, os leões começaram a tentar construir o triunfo desde os primeiros minutos. A certa altura, os verdes e brancos garantiram uma distância já mais confortável, por quatro golos, aos 17 minutos. Ao intervalo, o Sporting ia vencendo por 20-18.


No segundo tempo, a equipa de Alvalade geriu a vantagem sem nunca permitir que o adversário colocasse o triunfo em causa ou sequer sem perder a dianteira do marcador. Ainda assim, a partida manteve-se altamente equilibrada e competitiva, com os leões a acabaram por vencer por 42-40.


Francisco Costa foi o melhor marcador da equipa do Sporting e principal destaque do encontro, com 14 golos assinalados. Carlos Alvaréz e Martim Costa foram os nomes que se seguiram, com 6. Salvador Salvador, por seu turno, apontou 4.

Com esta vitória - a 14.ª em 16 partidas oficiais nesta temporada - os verdes e brancos continuam na liderança do grupo D da competição, com 9 pontos. O Sporting volta agora e entrar em campo no próximo domingo, 25 de outubro, frente ao Póvoa AC, no Pavilhão João Rocha.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Extremo do Sporting faz-se de herói no último segundo e garante vitória louca no prolongamento
Modalidades

Extremo do Sporting faz-se de herói no último segundo e garante vitória louca no prolongamento

22 Out 2026 | 10:23

Icon Comentário0
Goleador que está de saída do Sporting prevê noite mágica na Champions: "Queremos ganhar"
Modalidades

Goleador que está de saída do Sporting prevê noite mágica na Champions: "Queremos ganhar"

21 Out 2026 | 14:07

Icon Comentário0
CD fecha os olhos a insinuações do Benfica sobre arbitragem após derrota com Sporting
Modalidades

CD fecha os olhos a insinuações do Benfica sobre arbitragem após derrota com Sporting

20 Out 2026 | 11:37

Icon Comentário0