Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
08 Mai 2023 | 06:00 |
As modalidades de Kickboxing e Muay Thai do Sporting estão ‘ilegais’ aos olhos do Estado Português. A confirmação foi dada em exclusivo ao Leonino, por uma fonte da Federação Portuguesa de Kickboxing e Muay Thay (FPKMT), a única entidade verificada e regulada em Portugal, para regulamentar e gerir as modalidades mencionadas e na qual o Sporting não está inscrito.
Como consequência, todos os títulos de Campeão Nacional, Europeu e Mundial, conquistados por atletas dos leões, não são válidos nem reconhecidos aos olhos do Estado, nem da FPKMT.
Sporting atua numa associação não afeta à FPKMT
De momento, os verdes e brancos competem em provas da WAKO (World Association of Kickboxing Organizations), associação não afeta à FPKMT, que integra a ISKA (International Sport Kickboxing Association). Apesar de, outrora, a Federação ter feito parte da primeira, ambas seguiram caminhos diferentes e a ISKA é, agora, a única autoridade desportiva da modalidade que alberga a FPKMT, tal como reconhecido pelo Estado.
Títulos conquistados na WAKO
Os títulos ganhos pelo Sporting, tanto a nível Europeu, como Mundial, foram através da WAKO, contudo, como a FPKMT não integra a WAKO, mas sim a ISKA, os Campeonatos Europeu de 2019, em Low Kick -64,5 kg, do Mundo de 2022, em - 66,8 kg, conquistados por André Santos, e Intercontinental de 2022, em K1 66,8 kg, conquistado por Tiago Santos, ‘não são válidos’, como foi indicado ao Leonino por fonte próxima do processo.
“Os eventuais títulos conquistados em campeonatos e/ou eventos da Europa e/ou do Mundo por atletas que não estejam federados, não são reconhecidos pela FPKMT nem pelo Estado Português”, explicam.
Sendo a FPKMT a única entidade de kickboxing e muay thai com estatuto UPD (Unidade Pública Desportiva) em Portugal, conforme despacho publicado em Diário da República, cabe-lhe apenas, e em exclusivo, a regulamentação e gestão das provas em solo nacional, bem como o reconhecimento e organização de seleções para representações internacionais. “O Sporting Clube de Portugal não se encontra inscrito na FPKMT”, garantem.
Assim sendo, os três campeonatos (Europeu, Mundial e Intercontinental), acima mencionados, são, aos olhos do Estado Português e da FPKMT, ‘ilegais’, tanto como qualquer troféu ou título que os leões possam conquistar no futuro.
Reveja aqui um dos títulos conquistados por Fernando Fernandes, um histórico da modalidade leonina:
Clube de Alvalade entrou em campo, esta quinta-feira, dia 4 de dezembro, para jogar a segunda mão dos oitavos-de-final da competição internacional
04 Dez 2025 | 22:01 |
A equipa de futsal do Sporting derrotou o AEK de Atenas por 8-3, esta quinta-feira, dia 4 de dezembro, em jogo da segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões da modalidade. Depois da vitória no fim-de-semana, para o campeonato, os leões garantiram presença na fase seguinte da competição internacional.
O Sporting entrou com tudo, e inaugurou o marcador logo no primeiro minuto, por Bruno Pinto. Os leões mantiveram a pressão, e aos 3' já lideravam por 3-0 (Bruno Pinto e Allan Guilherme fizeram os golos). Aos 13', o AEK conseguiu reduzir, e deixou o marcador com 3-1 ao intervalo, a favor dos verdes e brancos.
Nos segundos 20 minutos, a formação helénica conseguiu reduzir a vantagem para apenas um golo, aos 23'. No entanto, o Sporting reagiu, e voltou a colocar-se em controlo do marcados. Pauleta fez o 4-2, seguido do hat-trick de Bruno Pinto. Tomás Paçó e Felipe Valério dilataram ainda mais a vantagem verde e branca, que atingiu números expressivos no final da partida. O melhor que o AEK conseguiu foi reduzir, para 7-3, mas Pauleta voltou a atirar a diferença para cinco golos.
Com esta vitória – a 15.ª em 17 jogos na nova temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias ultrapassam o AEK de Atenas nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os verdes e brancos avançam, com agregado final de 19-3, e ficam à espera do Benfica, que deve ser o adversário nos quartos-de-final da competição internacional.
O Clube de Alvalade vai, agora, voltar a virar atenções para o campeonato nacional. Os leões recebem o Torreense, numa partida que se vai disputar no Pavilhão João Rocha. O apito inicial está marcado para as 15h00 da próxima segunda-feira, dia 8 de dezembro.
Clube de Alvalade esteve com uma vantagem importante nos últimos dez minutos da partida, mas acabou por deixar escapar uma vitória que seria preciosa
04 Dez 2025 | 19:29 |
A equipa de andebol do Sporting perdeu, com o Veszprém, por 32-31, esta quinta-feira, dia 4 de dezembro. Em duelo da 10ª. jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Clube de Alvalade não conseguiu repetir o feito que tinha alcançado no Pavilhão João Rocha, depois de ter esmagado o Avanca no último fim-de-semana.
Num duelo disputado no Pavilhão João Rocha, a turma verde e branca sentiu algumas dificuldades na primeira parte. O Veszprém entrou com tudo no encontro, e acabou por ganhar vantagem de cinco golos no final da primeira meia hora de jogo (19-14).
A segunda parte foi uma história completamente diferente. O Sporting veio com tudo, determinado a equilibrar a partida que parecia muito complicada. Os leões conseguiram uma recuperação incrível, e chegaram a estar com dois golos de vantagem nos últimos 10 minutos. No entanto, os húngaros foram superiores nos instantes finais, e passaram para a frente no seu último ataque do jogo, ditando, assim, a derrota verde e branca.
Com esta derrota - a quinta em 25 jogos na nova temporada - os comandados de Ricardo Costa estão, agora, no quarto lugar do grupo A da Liga dos Campeões. Os leões somam 10 pontos, e estão já sete pontos atrás do Aalborg, equipa que ocupa o segundo lugar nesta fase da competição, que dá acesso direto à fase seguinte da prova.
Os leões voltam, agora, a virar atenções para o campeonato nacional. O próximo jogo, a contar para a 13ª. jornada da Liga Portuguesa, está marcado para o próximo domingo, dia 7 de dezembro, frente ao ABC. O encontro tem apito inicial às 15h00, e joga-se no Pavilhão João Rocha.
Responsável do emblema da Catalunha foi questionado acerca da possibilidade de contratar um jogador dos quadros verdes e brancos em breve
04 Dez 2025 | 18:31 |
Joan Marín deixou em aberto uma possível investida do Barcelona por Kiko Costa, jovem prodígio da equipa de andebol do Sporting. O jogador verde e branco tem sido apontado à saída de Alvalade de forma insistente, depois de demonstrar um nível tremendo nas últimas temporadas.
Joan Marín sobre Kiko Costa: "Em Portugal há bom bacalhau, é bom para pescar"
Dika Mem, lateral-direito do Barcelona, está em vias de deixar o emblema da Catalunha. Joan Marín, diretor do clube espanhol, foi questionado acerca dessa possível mudança no plantel blaugrana, acabando, depois, por falar também nos substitutos em vista.
"Dika Mem está a avaliar uma mudança na carreira, não é questão de dinheiro. Vai ter de decidir se quer continuar ou não. Só queremos que cumpra o seu contrato até final", explicou Joan Marín, depois do jogo que o andebol do Barcelona disputou com a equipa do PSG.
O diretor do Barcelona foi, depois, questionado sobre a possibilidade de Kiko Costa, e até do seu irmão, Martim Costa, reforçarem o emblema catalão em 2027. Sem querer abrir o jogo, acabou por dar uma resposta que pode indicar mudanças no Sporting em breve.
"Em Portugal há bom bacalhau, é bom para pescar, mas também há outros sítios", disse Joan Marín, ao jornal catalão 'Sport'. Relembrar que, nos últimos meses, Kiko Costa tem sido um dos nomes que mais vezes foi mencionado, em relação a uma reconstrução do plantel do clube espanhol.
Confira, aqui, mais um golaço de Kiko Costa: