Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirAndebol
|
0Martim Costa pode estar de saída da equipa de andebol do Sporting no final da temporada. Apesar de não ser certo o adeus do lateral ao Clube de Alvalade, Frederico Varandas já está no mercado em busca de uma alternativa ao internacional português, sabe o Leonino.
Ao que o nosso Jornal apurou, o Presidente do emblema verde e branco quer assegurar que encontra uma alternativa viável ao jogador de 22 anos ainda antes do final da presente temporada. Por outro lado, Mohsen Ramadan, lateral de 26 anos que tem jogado nas últimas épocas, ao serviço do Al-Ahly, do Egito, tem sido apontado como possível reforço
Martim Costa, filho de Ricardo Costa tem estado em destaque na presente época desportiva, nomeadamente na EHF Champions League. O plano dos leões é acautelar uma eventual saída do final da época, dado o assédio internacional de que o jogador tem vindo a ser alvo.
Martim Costa chegou ao Sporting em 2021, oriundo do Porto, com Frederico Varandas a pagar a cláusula de rescisão. Desde então, participou em 162 jogos e conseguiu 841 finalizações certeiras. Em Alvalade, já conquistou seis títulos: um Campeonato Nacional (2023/24), três Taças de Portugal (2021/22, 2022/23 e 2023/24), duas Supertaças (2023 e 2024).
Nas competições europeias, os leões têm nove pontos e estão no quarto lugar do grupo A. Já o Veszprém lidera com 12. O andebol do Sporting volta a jogar apenas no sábado, dia 16 de novembro, diante do Águas Santas, às 18h30, no Pavilhão João Rocha.
Não perca este golaço de Martim Costa:
Jogador do Clube de Alvalade assinou exibição para mais tarde recordar no encontro da segunda jornada do Grupo E da primeira fase do Mundial
|
0A seleção portuguesa de andebol venceu o Brasil por 30-26 esta sexta-feira, dia 17 de janeiro, em jogo segunda jornada do Grupo E da primeira fase do Mundial. Martim Costa, lateral do Sporting, assinou uma exibição para mais tarde recordar - depois da prestação frente aos EUA - e apontou nove golos.
Na Unity Arena, em Oslo, na Noruega, a equipa de Paulo Jorge Pereira foi para o intervalo a perder por três golos, mas, num segundo tempo arrasador, partiu para o triunfo, muito graças a grande exibição de jogador verde e branco que foi eleito o melhor em campo.
Além de Martim Costa, houve vários jogadores do Clube de Alvalade em destaque. Francisco Costa (cinco golos), Pedro Portela, Salvador Salvador (dois), Diogo Branquinho e João Gomes (um) ajudaram ao triunfo da equipa das quinas diante da turma liderada por Marcos Tatá. Dos 30 golos de Portugal, 20 foram apontados por pupilos de Ricardo Costa.
Com duas vitórias em dois jogos, Portugal já sabe que levará, no mínimo, dois pontos para a segunda fase. No próximo domingo, a seleção nacional mede forças com a Noruega, às 19h30. Recorde-se que para a segunda fase seguem os três primeiros, com os pontos que conseguirem face aos outros apurados.
Na ‘main round’ da competição, o Grupo E cruzar-se-á com o F, que integra as seleções de Espanha, medalha de bronze no Mundial de 2023 e nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Suécia, bronze no Euro 2024, Japão e Chile - os dois primeiros apuram-se para os ‘quartos’.
Equipa das quinas estreou-se na competição internacional com uma vitória frente aos Estados Unidos; Jogadores leoninos estiveram em destaque
|
0A Seleção Nacional de andebol entrou a vencer no Mundial, esta quarta-feira, dia 15 de janeiro, com um triunfo sobre o Estados Unidos da América, nesta quarta-feira, por 30-21. Martim Costa, com sete golos, esteve em grande na estreia da equipa das quinas na prova e foi considerado o homem do jogo.
Desde bem cedo que Portugal mostrou superioridade diante da turma norte-americana. Aos dez minutos de jogo, os lusos venciam por 6-2. No apito de intervalo, a equipa liderada por Paulo Jorge Pereira vencia 15-10, após uma ligeira recuperação na parte final da primeira parte.
A segunda parte alargou um pouco o fosso de qualidade entre as duas equipas e Portugal assegurou a vitória, por 30-21. Além de Martim Costa, outro dos grandes destaques portugueses foi Pedro Portela, também jogador do Sporting, que apontou com sete golos, os mesmos do colega em Alvalade
O próximo duelo está marcado para sexta-feira, dia 17 de janeiro, pelas 17 horas, diante do Brasil. De recordar que o central Miguel Martins (antigo jogador do Porto) foi baixa última hora na competição internacional depois de ter testado positivo no controlo anti-doping.
Martim Costa tem estado a realizar a melhor temporada da carreira e conquistou recentemente o prémio relativo ao melhor jovem jogador da Europa de 2024. Esta época, ao serviço do Clube de Alvalade, o lateral participou em 31 jogos e conseguiu 172 finalizações certeiras.
Federação Portuguesa de Futebol emitiu comunicado, esta quarta-feira, dia 15 de janeiro, para esclarecer polémica com antigo jogador dos dragões
|
0Miguel Martins, antigo central da equipa de andebol do Porto (na altura presidido por Pinto da Costa)l foi suspenso, esta quarta-feira, dia 15 de janeiro, por doping e vai por isso falhar o Mundial da modalidade. O castigo decorre de um processo sobre o qual a Federação de Andebol e o jogador, atualmente no Aalborg, da Dinamarca, já haviam sido notificados, em 2024.
Em comunicado, a Federação informa que "o atleta e a Federação de Andebol de Portugal foram notificadas, no ano de 2024, da pendência de um processo instaurado pela unidade de antidoping da EHF, relacionado com alegadas violações de normas de Dopagem pelo atleta, na sequência de controlo realizado no âmbito dos trabalhos da Seleção Nacional A".
A entidade refere que tanto o atleta como a FAP exerceram a defesa, apresentando "todos os elementos considerados por adequados ao esclarecimento da situação ocorrida". O organismo enaltece, no entanto, o profissionalismo sempre demonstrado pelo jogador de 27 anos, que conta com 111 internacionalizações pela equipa das quinas.
O andebolista integrou a seleção portuguesa nas cinco últimas fases finais em que esteve presente, sendo sempre aposta de Paulo Jorge Pereira nos Europeus de 2020, 2022 e 2024, nos Mundiais de 2021 e 2023 e nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, em 2021.
Portugal estreia-se no Mundial, frente aos EUA, e tem como objetivo chegar aos quartos de final, o que representaria o melhor resultado de sempre. Recorde-se que no dia da partida para a Noruega, foi incluído no grupo o central Miguel Oliveira, que foi uma surpresa de última hora e pode agora ocupar a vaga do jogador que atualmente representa os dinamarqueses do Aalborg, e dividiu a formação entre Águas Santas, Maia e Porto. Recorde-se de que o Porto viu-se recentemente envolvido num outro caso de doping.