Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirBasquetebol
|
0Frederico Varandas quer que a equipa de basquetebol do Sporting lute pelo título, sabe o Leonino. O Presidente do Clube de Alvalade fez regressar Luís Magalhães ao comando técnico, precisamente com o objetivo de ver os verdes e brancos mais perto de voltar a erguer troféus.
Depois de uma época aquém das expetativas, e das consequentes saídas de nomes como Nuno Baião e Pedro Nuno Monteiro, os leões também operaram várias modificações no plantel, de forma a dar ao ex técnico do Porto as ferramentas necessárias para voltar a guiar o Sporting à glória.
Dos reforços contratados destacam-se Isaiah Armwood, os bases Reggie Johnson Jr e Sérgio Silva, o extremo/base Kenney Funderburk, os extremos Jeremiah Bailey, Uwais Razaque e Bruno Araújo e ainda os postes Ludgy Debaut e Nick Ward. Diogo Ventura, André Cruz, Arnett Hallman, Salvador Gomes, Denis Cherepenko e Denilson Tavares são os jogadores que transitam da temporada anterior.
Em 2023/24, os leões somaram 42 encontros disputados – 24 na Liga Portuguesa, 10 na FIBA Europe Cup, seis na Taça da Liga e dois na Taça de Portugal. Ao longo de todos estes, venceu 25 e foi derrotado 17 vezes, o que perfaz uma percentagem de 60% triunfos.
O técnico de 66 anos já levou a turma de Alvalade a vencer um Campeonato Nacional (2019/20), três Taças de Portugal (2019/20, 2020/21, 2021/22), uma Taça da Liga (2021/22), uma Supertaça (2021/22) e uma Taça Hugo Santos (2021/22) – no total, sete títulos de leão ao peito, ao longo de três temporadas.
A equipa de basquetebol já se deu a conhecer com o Media Day. Confira aqui:
Contratação feita no verão fez exibição de encher o olho, mas resultado ditou igualdade no marcador, adiando a passagem à próxima fase para um jogo decisivo
|
0A equipa de basquetebol do Sporting empatou com o Charleroi (69-69), esta terça-feira, dia 24 de setembro, em jogo da primeira mão da FIBA Europe Cup. Num encontro disputado no pavilhão adversário, na Bélgica, Luís Magalhães regressou ao comando técnico dos leões com um resultado pouco usual. Veja AQUI como decorreu a partida.
Os verdes e brancos começaram o encontro de forma avassaladora, chegando a ter 12 pontos de vantagem. Ao intervalo, a formação leonina vencia o adversário, por 40-33, e tudo parecia encaminhado para um segundo tempo semelhante.
Os últimos 20 minutos do duelo viram o Charleroi aproximar-se, mas o Sporting conseguiu segurar a vantagem até aos segundos finais, tendo estado em vantagem durante 39m e 25s. Os belgas passaram para a frente numa das últimas posses, mas os leões concretizaram com sucesso o último ataque. O oponente viria a dispor de dois lances livres, já depois da buzina, que poderiam dar a vitória. Apenas um foi convertido e a partida terminou igualada.
O destaque do Clube de Alvalade vai para Nick Ward. O novo poste dos leões terminou com um duplo-duplo, apontando 13 pontos e uns impressionantes 17 ressaltos. Reggie Johnson foi o melhor marcador, com 16, e Kenney Funderburk (13), também esteve em bom plano.
Com este empate - o primeira da temporada - os comandados de Luís Magalhães adiam a passagem à próxima fase e terão de vencer o a segunda mão da qualificação da FIBA Europe Cup. O encontro decisivo está marcado para as 19h30 de sexta-feira, dia 27 de setembro, no Pavilhão João Rocha.
Acompanhe aqui todas as emoções do duelo entre os leões e a formação belga, válido para a primeira mão da qualificação para a competição europeia
|
0O oponente marca apenas um dos lançamentos e a partida termina igualada. Charleroi 69-69 Sporting
A buzina dita o final do encontro, com o Sporting a vencer, por 69-68. No entanto, uma falta descoberta no challenge pedido pelo adversário coloca os belgas na linha de lance livre.
37' - Grande triplo de Reggie Johnson! Importantíssimo lance do base (59-62)
36' - Quarta falta de Isaiah Armwood (57-61)
35' - Fica curto o gancho de Nick Ward (57-61)
Final do terceiro período: Charleroi 51-58 Sporting
28' - Sérgio Silva aumenta a vantagem leonina para oito pontos (48-56)
24' - Os leões com dificuldades em defender o lançamento exterior (42-45)
21' - Arranca o segundo tempo. Acredita, Sporting!
Intervalo na Bélgica: Charleroi 33-40 Sporting
18' - Armwood com um belíssimo arremesso (30-38)
16' - Mais um grande lançamento da linha de três pontos, desta vez por Reggie Johnson (27-34)
12' - Triplo para Hallman (21-27)
Termina o primeiro período: Charleroi 18-22 Sporting
7' - Kenney Funderburk vai brilhando. Bom screen de Arnette Hallman (9-21)
6' - Bom arranque dos comandados de Luís Magalhães (9-17)
3' - Grande triplo de Funderburk (5-11)
1' - Nick Ward abre o placard! (0-2)
1' - Arranca a partida. Força, Sporting!
0' - Na passada edição da competição, o Sporting (3.º lugar) caiu na segunda ronda, com Bahçesehir (1.º lugar), Légia de Varsóvia (2.º lugar) e Jonava (4.º lugar)
0' - As duas formações nunca se enfrentaram na sua história.
0' - Os belgas estão na mesma situação que os verdes e brancos.
0' - Este será o primeiro jogo oficial da época para os comandados de Luís Magalhães.
0' - Acompanhe aqui todas as emoções do encontro válido para a primeira mão da ronda de qualificação da FIBA Europe Cup.
0' - O basquetebol do Sporting desloca-se ao pavilhão do Charleroi, esta terça-feira, dia 24 de setembro, pelas 19h30.
Boa prestação dos leões na prova milionária da UEFA trará 'prenda no sapatinho' do técnico verde e branco, que já sabe o que o espera
|
0Rúben Amorim poderá ter uma 'prenda no sapatinho', caso a prestação do Sporting na Champions League assim o dite, sabe o Leonino. Frederico Varandas reuniu com o técnico verde e branco e com Hugo Viana para definirem os objetivos até ao mercado de janeiro.
Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, um brilharete na competição da UEFA trará boas notícias ao treinador dos verdes e brancos. A Direção garantiu a Amorim que as quantias da prova milionária permitem segurar os maiores ativos do plantel.
Além de evitar a venda das grandes estrelas da equipa, os milhões da Liga dos Campeões irão servir para aproveitar possíveis oportunidades no mercado de inverno. A saída de Morten Hjulmand está a ser preparada, tal como noticiou em Exclusivo o Leonino, e um sucessor do dinamarquês está em equação.
Recorde-se que, após vencerem o Lille, por 2-0, os atuais campeões nacionais vão visitar os neerlandeses do PSV e aos austríacos do Sturm Graz, a 01 e 22 de outubro. Na quarta e quinta jornadas, os leões terão pela frente os dois adversários previsivelmente mais fortes no seu caminho, ambos no Estádio José Alvalade: Manchester City, a 5 de novembro, e Arsenal, no dia 26 do mesmo mês.
As visitas ao Club Brugge (10 de dezembro), e ao Leipzig, (22 de janeiro de 2025), antecedem o derradeiro encontro na Champions, diante do Bolonha, a 29 de janeiro, em Itália. Estes dois últimos duelos, com alemães e transalpinos, serão os únicos em que o Sporting jogará à quarta-feira. Os restantes disputam-se à terça-feira.