
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Os últimos dias têm sido de muita ação no Sporting, com a SAD verde e branca a trabalhar para concluir os negócios que vão levar Geovany Quenda e Dário Essugo para o Chelsea. Fabrizio Romano, especialista em transferências, já ofereceu mais informações acerca da operação.
O jornalista italiano aproveitou a sua conta pessoal da rede social X para partilhar com adeptos do Sporting e do Chelsea todos os detalhes acerca do negócio que vai levar o médio defensivo dos leões, Dário Essugo, para a capital de Inglaterra.
Fabrizio Romano escreveu o seguinte: "O negócio do Dário Essugo para o Chelsea não vai incluir nenhuma percentagem de venda futura ou bónus por objetivos. O Sporting vai receber 22 milhões de euros como valor fixo", começou por explicar o especialista no mercado de transferências do futebol internacional.
Acrescentou mais alguns detalhes à informação: "O Essugo assina com o Chelsea até junho de 2032, com uma opção para mais um ano, até junho de 2033. Vai estar pronto para disputar o Mundial de Clubes", concluiu Fabrizio Romano, deixando assim os adeptos do Sporting com uma melhor noção dos termos em que se concluiu o negócio do jovem médio defensivo.
Relembrar que Dário Essugo está emprestado pelo Sporting ao conjunto espanhol do Las Palmas para a época de 24/25. O jogador vai transferir-se para o Chelsea no final da temporada, juntamente com Geovany Quenda, numa operação que deve deixar mais de 70 milhões de euros em Alvalade.
Estrela do conjunto verde e branco poderá estar de novo com problemas físicos, e vai falhar os próximos jogos, onde a sua presença era esperada
|
A pausa das seleções que o futebol de clubes atravessa durante as próximas semanas deixou o Sporting sem grande parte do seu plantel principal, uma vez que foram vários os convocados para as respetivas seleções. Este também foi o caso de Viktor Gyokeres - mas a situação alterou-se para o sueco.
Isto porque o selecionador da equipa nacional sueca, Jon Dahl Tomasson, anunciou que Viktor Gyokeres não faz, afinal, parte da lista dos convocados para o duplo compromisso da seleção. O jogador foi retirado dos eleitos devido a debilidades físicas que demonstrou no Sporting.
O selecionar da Suécia explicou, da seguinte maneira: "O Viktor teve problemas durante toda a semana. Jogou com dores este fim de semana, 90 minutos, mas no final da partida não estava nas melhores condições. Ele não vai estar aqui e o Gustaf Nilsson (Club Brugge) vai substituí-lo", disse Jon Dahl Tomasson.
Uma situação preocupante para o Sporting, que tinha recentemente recuperado Viktor Gyokeres, que parecia de volta ao seu melhor nível. No entanto, esta alteração também pode ser positiva, uma vez que o avançado sueco poderá evitar as viagens, e aproveitar a folga na competição para recuperar e descansar, algo que não tem feito muito desde o ingresso no Clube de Alvalade.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 41 encontros: 25 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.252 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 40 golos e fez dez assistências.
Médio nipónico abandonou Alvalade a seguir ao jogo contra o Famalicão, e embarcou imediatamente para o novo destino. Técnico faz contas à vida
|
A vitória caseira por 3-1 contra o Famalicão, do passado sábado, dia 15 de março, marcou o início do interregno das seleções para o Sporting. Com muitos convocados para as equipas nacionais, os jogadores começaram a deixar Alvalade logo a seguir à partida com os famalicenses, como foi o caso de Hidemasa Morita.
Como o Leonino já tinha noticiado, o médio nipónico está numa situação vulnerável, uma vez que teve pela frente cerca de 30 horas de viagem, e mais de 20 mil quilómetros, entre Lisboa e Saitama - cidade do Japão onde a seleção vai defrontar Bahrain e Arábia Saudita, em partidas a contar para a qualificação para o Mundial 2026.
Ora, Hidemasa Morita já chegou ao Japão, e já está reunido com os restantes colegas da sua seleção. A Federação Japonesa de Futebol partilhou um vídeo onde se via a chegada dos atletas ao estágio da equipa nacional, e onde salta à vista a presença do médio do Sporting.
Recorde-se que a situação de Hidemasa Morita é preocupante para o Sporting. Depois de várias semanas indisponível, devido a condicionantes físicas, o jogador, peça importante para Rui Borges, voltou recentemente às opções do treinador português.
Ainda sem estar a 100%, como se nota pela gestão de minutos que foi feita até ao momento pela equipa técnica de Rui Borges, Hidemasa Morita perde alguns dias de possível descanso, o que aconteceria se tivesse ficado em Portugal. Vai fazer dois jogos em cinco dias, para além da viagem de volta para Portugal - deverá ser o último dos internacionais do plantel a aterrar em solo nacional.
Elemento ligado à vida do rival da capital concedeu entrevista em que deixou duras críticas ao líder máximo dos leões, com menção às arbitragens
|
Depois de muitos casos de arbitragem a envolver o Sporting, o Presidente dos leões, Frederico Varandas, veio a público reclamar algumas das decisões dos árbitros. Nem toda a gente gostou das declarações do líder da Direção verde e branca, como é o caso de Bruno Costa Carvalho, antigo candidato à presidência do Benfica.
Em entrevista à Antena 1, fez o argumento de que a liderança isolada que o Sporting tem neste momento do campeonato, se deve aos casos de arbitragem que, segundo Bruno Costa Carvalho, têm beneficiado os leões, e prejudicado os rivais de Lisboa.
"Todos os jogos, há casos e escândalos em que o VAR tem ajudado, inacreditavelmente, o Sporting, portanto, enquanto for assim, é muito difícil que o Sporting perca pontos, porque, com este empurrão da arbitragem que se tem visto, desde essa entrevista, claro que as coisas se tornam mais difíceis", começou por dizer.
Prosseguiu, com a mesma ideia: "É preciso que os jogos tenham resultados naturais e não sejam completamente desvirtuados pela intervenção do VAR. Em todos os jogos têm acontecido coisas estranhas e pouco compreensíveis, nos jogos do Sporting", explicou depois.
Terminou, com o seguinte: "Acho que o Rui Costa, neste momento, não se justifica que venha a falar. O que se justificava era que as arbitragens não se deixassem influenciar por Frederico Varandas, que criticava métodos antigos, mas utilizou métodos antigos de outras pessoas", rematou Bruno Costa Carvalho, mencionando Frederico Varandas e Rui Costa, Presidentes de Sporting e Benfica, respetivamente.