Futebol
E agora, Debast? Depois do erro do central do Sporting, De Bruyne atira: "Não é aceitável"
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Fernando Peyroteo faria hoje 103 anos. Nas redes sociais, o Sporting lembrou a efeméride, recordando a lenda do futebol mundial. https://twitter.com/Sporting_CP/status/1369604296707293189 O avançado dos leões teve 334 aparições com a Listada verde e branca, sendo o autor de 569 golos de leão ao peito, sendo por isso considerado como o maior goleador de todos os tempos dos leões. Recentemente, aquando de Lionel Messi se ter tornado no jogador com mais golos por um só clube, o Barcelona não esqueceu Peyroteo (LER AQUI). https://twitter.com/FCBarcelona/status/1341510016583561223 O Stradivarius dos cinco violinos, como era carinhosamente apelidado, chegou ao Clube em 1937 e, apesar das tentativas de outros clubes em levar Peyroteo para o estrangeiro – como o Bordéus, em 1945 – por cá ficou até 1949. Peyroteo: caçador de águias Para lá dos 569 tentos marcados de leão ao peito, Peyroteo tinha um gosto especial em marcar ao eterno rival do Sporting: o Benfica. A lenda leonina marcou um total de 46 golos frente às águias. O avançado português esteve presente em jogos tão memoráveis como o 6-1, em casa, no dia 16 de fevereiro de 1947, em que marcou um golo, ou no 4-1, no Estádio da Luz, no dia 25 de abril de 1948, em que fez um poker. Peyroteo marcou presença também no 5-0, em 1941, no qual marcou dois golos, ou no 5-1, em 1949, em que marcou um golo. Em 12 temporadas ao serviço do Sporting CP, Peyroteo conquistou 19 títulos: seis Campeonatos Nacionais, quatro Taças de Portugal, oito Campeonatos de Lisboa e uma Taça Império. É apenas superado por João Azevedo (23 títulos em 17 épocas) e por Manuel Marques (21 títulos em 16 épocas).
Fotografia de Sporting
Pupilo de Rúben Amorim alinhou os 90 minutos em jogo de qualificação para o Campeonato Africano das Nações em 2025
|
0A seleção de Moçambique venceu a Guiné-Bissau por 2-1, esta terça-feira, dia 10 de setembro, em jogo da segunda jornada de qualificação para o CAN-2025, que terá lugar em Marrocos, em dezembro. Geny Catamo alinhou os 90 minutos e ajudou a derrotar os comandados de Luís Boa Morte, antigo jogador do Sporting.
Em Maputo, a turma de Chiquinho Conde inaugurou o marcador aos cinco minutos, através de um remate colocado do médio Ricardo Guima, ainda de fora da área. Os guineenses restabeleceram, pouco depois, o empate. Nanu cruzou para o coração da área, onde apareceu a finalizar o avançado Mama Baldé (24'), mais um antigo jogador ligado ao futebol nacional, com formação realizada no Sporting.
Na etapa complementar, Moçambique conseguiu chegar à vitória, aos 72 minutos, por Elias Macamo, que aproveitou uma saída de Manuel Baldé. Com este triunfo, Moçambique assumiu a liderança do Grupo I, com 4 pontos, os mesmos do que o Mali. Guiné-Bissau está na terceira posição, com três pontos, ao passo que Eswatini não somou ainda qualquer ponto.
Na temporada atual, Geny Catamo – avaliado em 10 milhões de euros – foi aposta em cinco partidas, e já contabilizou um golo (frente ao Porto), somando ainda uma assistência ao longo dos 454 minutos em que foi opção para Rúben Amorim dentro das quatro linhas.
Já em 2023/24, disputou 41 jogos ao serviço do Sporting. Durante os 2.401 minutos em que esteve em campo, o extremo marcou seis golos e realizou cinco assistências. O jogador foi o grande herói dos verdes e brancos frente ao Benfica (2-0), ao bisar e arrecadar três pontos importantes para as contas do título.
Astro português conheceu jovem que sobreviveu ao desastre em Vila Nova de Milfontes, poucos meses após a tragédia ter acontecido
|
0No passado mês de junho, uma suposta fuga de gás em Vila Nova de Milfontes, em Beja, resultou num incêndio trágico. Francisco, de 13 anos, foi o único sobrevivente, tendo perdido os pais e a irmã. Sensibilizado com sua a história, o influenciador canadiano Zach Dereniowski decidiu agir para ajudar o jovem português, lançando uma campanha de angariação de fundos.
A iniciativa foi um sucesso e, passado praticamente um mês, Dereniowski deu conta, através de uma publicação no instagram, que já angariou cerca de 100 mil euros, sendo que a dita campanha ainda está online. Além desse gesto solidário, Zach Dereniowski teve direito ainda a outra surpresa.
Durante um treino da Seleção, o jovem conheceu um dos seus ídolos, de seu nome Cristiano Ronaldo, além dos outros craques que estão às ordens de Roberto Martínez. Zach Dereniowski não esteve presente por motivos profissionais, mas ajudou a organizar a surpresa e ainda arranjou quem captasse o momento, tendo agora agradecido a ajuda do internacional português Nélson Semedo em todo este processo.
Cristiano Ronaldo, em 2023/24, realizou 51 partidas ao serviço do Al Nassr: 31 no Campeonato Nacional, nove na Liga dos Campeões Asiática, seis na UAFA Cup, quatro na King’s Cup e uma na Supertaça da Arábia Saudita. Ao todo, nos 4.447 minutos que disputou, o astro do futebol mundial marcou uns impressionantes 50 golos e fez 13 assistências.
Aos 39 anos, Cristiano Ronaldo, que ainda está avaliado em 15 milhões de euros, prepara-se para a terceira temporada no Médio Oriente. O Al Nassr prepara-se para o seu primeiro desafio oficial dia 14 de agosto, frente ao Al Taawon, a contar para as meias-finais da Saudi Super Cup.
Atual líder do organismo vai abandonar cargo devido aos mandatos consecutivos que já acumula
|
0José Couceiro, antigo treinador do Sporting, vai ser candidato à presidência da Federação Portuguesa de Futebol, segundo avança o jornal Record. O dirigente de 61 anos - que é sobrinho neto de Fernando Peyroteo - já comunicou à FPF e a vários presidentes de Associações a intenção de suceder a Fernando Gomes.
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) terá eleições para eleger um novo presidente do organismo no próximo mês de outubro - ao fim de 11 anos, uma vez que Fernando Gomes está prestes a abandonar o cargo, devido aos mandatos consecutivos que já acumula.
Depois de ter sido selecionador de sub-20 e sub-21, em 2006 e 2007, o antigo candidato à presidência do Sporting regressou à FPF em 2018 para ser Diretor Técnico Nacional, tendo a seu cargo a coordenação das seleções. Dois anos depois, em 2020, foi promovido a vice-presidente e tornou-se também o representante da FPF na direção da Liga Portugal.
Como dirigente foi também presidente do Sindicato dos Jogadores (de 1993 e 1997), diretor desportivo (1997/98) e diretor geral da SAD (2010/11) do Sporting e ainda administrador da SAD do Alverca (de 1999 e 2002). Como treinador, além dos verdes e brancos, passou ainda por Porto, Estoril, Vitória de Setúbal, entre outros.
Até agora, Nuno Lobo, líder da AF Lisboa, foi o único a assumir publicamente a intenção de entrar na corrida pela presidência da Federação, mas, segundo o mesmo diário desportivo, Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, continua a analisar todos os cenários. Pedro Proença, presidente da Liga, é visto como um possível candidato.