Futebol
Adán fala da saída de Gyokeres do Sporting e revela clube de destino: "Penso que talvez..."
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting B venceu, no passada sábado, 21 de fevereiro, o Fontinhas, por 0-3. No rescaldo da vitória, Filipe Celikkaya estava muito contente com o desempenho dos seus jogadores e considerou que os leões estão no caminho certo. “Foi um jogo bastante competitivo. Tal como já tinha dito, não sabíamos como é que a equipa iria apresentar-se porque estivemos quase um mês sem competir. Ainda assim, demos uma boa resposta perante um adversário extremamente difícil, competitivo, com ambições e bem orientado. Estamos muito satisfeitos com o que fizemos hoje, foi um momento importante para o desenvolvimento destes jogadores”, começou por dizer o técnico, em declarações aos meios de comunicação do Clube. Celikkaya considerou que esta vitória é o resultado do trabalho que os jogadores têm vindo a fazer: “Este triunfo valoriza o trabalho que eles têm feito diariamente. Têm-se entregado por completo nos treinos, tal como fizeram neste jogo. Demonstraram que têm a ambição de fazer grandes carreiras e se olharmos para o passado, muitos dos grandes jogadores passaram por campos como este. Eles sabem disso e têm de percorrer esse caminho, tal como têm vindo a fazer até aqui e bem. Todo o grupo está bastante unido, satisfeito e feliz com esta vitória, que é muito importante pela forma como foi conseguida”. A finalizar, o treinador do conjunto secundário do Sporting defendeu que é normal que a equipa tenho altos e baixos: “Falo muito com eles sobre isso. Não é por haver um jogo menos conseguido em termos individuais que é negativo. Por vezes há retrocessos e é preciso analisar, reflectir e melhorar as nossas competências. Temos de trabalhar mais e também é importante ver jogadores de referência da mesma posição. E temos vários na Academia ao serviço da equipa A. Tudo isso somado faz com que a evolução ocorra e por consequência o rendimento”. Os leões voltam a entrar em campo na próxima quarta-feira, pelas 16h00, na deslocação ao terreno do Belenenses. O Sporting B está no segundo lugar da série G do Campeonato de Portugal, com 34 pontos em 14 jogos. O Estrela da Amadora é líder, com 37 pontos, mas mais dois jogos. Nesta fase, os dois primeiros classificados qualificam-se para a fase seguinte, que, num grupo com quatro equipas, lutarão por uma vaga na Segunda Liga.
Fotografia de Sporting
Futebolista dos leões vem sendo titular da formação verde e branca, ganhando, inclusive, pretendentes no campeonato italiano
|
0Zeno Debast causa aflição ao Sporting. O central foi titular na derrota da Bélgica, por 1-0, frente a Israel, tendo saído ao intervalo, a contas com uma lesão. O responsáveis verdes e brancos irão avaliar o jogador esta segunda-feira e esperam não ter más notícias quanto a uma paragem prolongada-
O defesa sentiu uma dor na perna esquerda, após a execução de um passe longo aos 45+2', agarrando-se à coxa logo de seguida. O jogador recolheu aos balneários com a restante equipa, mas não mais voltou, tendo sido substituído por Matte Smets.
Já com os compromissos internacionais dados por terminados, o 'camisola 6' vai regressar a Lisboa e ser observado pelo departamento médico dos leões. A lesão de Debast seria um contratempo para o técnico verde e branco, visto que o jovem vem sendo titular - e até já desperta interesse na Serie A.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast – avaliado em 22 milhões de euros - cumpriu 17 encontros. Nos 1.177 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o central fez duas assistências e, ainda, um golo na Champions League - o primeiro da carreira.
O defesa internacional belga assinou um contrato válido por cinco épocas, com uma cláusula de rescisão fixada em 80 milhões de euros. A SAD do Sporting pagou pelo seu passe 15,5 milhões de euros, num negócio que pode chegar aos 21 milhões mediante o cumprimento de objetivos.
Treinador dos red devils tem estratégia bem pensada e já sabe como irá atacar mercado ao serviço do emblema de Old Trafford
|
0Ruben Amorim nunca escondeu que Pedro Gonçalves é um dos seus jogadores preferidos e uma das contratações que, em caso de saída do Sporting, pediria ao novo clube. O momento parece ter chegado e o 'camisola 8' é alvo do Manhcester United.
Segundo a imprensa inglesa, Pote poderá estar na mira dos red devils. O The Mirror aponta uma possível cobiça do emblema de Old Trafford, motivada pela admiração do treinador ao internacional português. No entanto, recordam as palavras de Amorim, colocando um entrave ao negócio.
Ainda antes de deixar Alvalade, o técnico garantiu que, em janeiro, não levava qualquer jogador dos leões para o Teatro dos Sonhos. Assim sendo, a fonte em questão 'atiça' a saída de Pote durante o mercado de verão, não esquecendo a cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – começou a temporada 2024/25 em grande plano. De momento, soma já cinco golos e seis assistências em 12 partidas, nas quais disputou um total de 884 minutos dentro das quatro linhas.
Desde que chegou ao Sporting no verão de 2021, oriundo do Famalicão, Pote contabiliza 190 partidas, 81 golos, 49 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Adepto do Clube de Alvalade elogiou as palavras do internacional sueco, mas deixou um aviso sobre necessidades dos verde e brancos
|
0Perante as especulações em torno do futuro de Viktor Gyokeres, as suas recentes declarações foram recebidas com entusiasmo no universo leonino: "(Saída) Não é algo em que eu pense, nem algo a que dê importância. São rumores, nada concreto. É claro que quero terminar a época no Sporting, desfruto do meu tempo lá. Não me sinto stressado para fazer uma mudança no futuro. Vamos ver quando o tempo chegar", disse, ao Fotbollskanalen. André Pionotes Batista, adepto dos leões e colunista do jornal 'Record', manifestou-se satisfeito com a postura firme e comprometida do internacional sueco.
Ter um dos melhores avançados do Mundo a reafirmar o seu compromisso com o Sporting e com o sucesso é um selo de grandeza", disse. "Estamos num rumo em que nunca tínhamos estado", acrescentou. No entanto, relembrou que "quem está no topo tem que se ir reinventando", enfatizando a necessidade de Frederico Varandas ir reforçando a equipa para fazer face a possíveis saídas.
Voltando atrás no tempo, ao momento em que o 'camisola 9' dos verdes e brancos foi operado ao joelho, muitos alimentaram as dúvidas sobre o seu regresso ao mais alto nível. Porém, Pinotes garantiu: "Podem fazer as profecias que quiserem que a vida vai correr sempre bem a este colosso. Um portento será sempre um portento e, apesar de não parecer, Gyokeres também é humano".
Considerando que os recentes resultados da turma leonina reforçam a luta pelo bicampeonato, o também dirigente nacional do Partido Socialista constatou: "O Sporting atual confronta-se muitas vezes com a fatura do sucesso, com os maiores colossos da Europa a cobiçarem os nossos dirigentes, os nossos treinadores e os nossos jogadores".
Viktor Gyokeres - avaliado em 70 milhões de euros – foi utilizado em 18 encontros (1.526 minutos) esta temporada ao serviço do Sporting, onde apontou 23 golos e fez quatro assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação pelo ‘camisola 9’. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.