
Futebol
Revelada acusação de Boaventura contra Matheus Reis! Todos os detalhes do ataque ao Sporting
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting está a entrar na reta final do campeonato, com apenas cinco partidas por disputar e tudo por decidir. Rui Borges trocou de equipa a meio da época, e tem em mãos a luta pelo título. O jornal A Bola foi falar com outro jogador que já acompanhou o técnico leonino em dois finais de época para perceber como funciona o transmontano.
João Camacho trabalhou com Rui Borges em dois emblemas diferentes: primeiro esteve com o treinador português na ilha da Madeira, no Nacional. Depois, acompanhou Rui Borges em Moreira de Cónegos, no Moreirense. Falou sobre como é trabalhar com o técnico do Sporting.
"O Rui Borges é igual desde o início do campeonato até ao final. É cem por cento rigoroso, especialmente no final do campeonato onde, por vezes, os jogadores têm um pouco mais de desleixo por estar a chegar o fim, mas o Rui é muito rigoroso e acho que o Sporting está cem por cento concentrado no título, vamos ver como vai ser", começou por explicar João Camacho.
Prosseguiu, acerca da relação com os jogadores: "É de muita proximidade, sempre preocupado. É um treinador que gosta de perguntar como é que os jogadores se sentem, tanto física como psicologicamente, para tirar o melhor proveito, tanto dos que jogam como dos que não jogam. Gosta de ser transparente com todos e isso faz dele um treinador que todos acarinham. Aliás, isso é evidente no Sporting, nota-se perfeitamente que ele é muito acarinhado", disse, depois.
Por último, uma palavra sobre a corrida pela título: "Depois de ter apanhado uma equipa um pouco em baixo, após a saída de João Pereira e de alguns resultados negativos, conseguiu levantar o Sporting e o resultado está à vista, luta pelo título com o Benfica. Foi meu treinador durante dois anos, dou-me bem com ele e gostava que o Rui Borges tivesse muito sucesso no Sporting e que fosse campeão", rematou João Camacho, que atualmente representa o Karagumruk da segunda liga turca.
Avançado internacional sueco supera forte concorrência e destaca-se como o melhor da Europa num dado muito significativo
|
Viktor Gyokeres realizou mais uma grande temporada ao serviço do Sporting, com 54 golos marcados em 52 jogos. Este registo coloca o goleador internacional sueco como o avançado do futebol europeu que apresenta uma melhor relação preço-qualidade, tendo em conta o ordenado que aufere no Clube de Alvalade.
Os dados são apresentados pela Sportingpedia, uma plataforma que se dedica à análise estatística sobre futebol. De acordo com o estudo, cada golo de Gyokeres, em 2024/25, custou ao Sporting menos de 100 mil euros, o valor mais baixo do futebol europeu. A par do “camisola 9”, no topo do ranking, surge Mika Biereth, que a meio da temporada trocou os austríacos do Sturm Graz pelo Mónaco.
Vale sublinhar que a análise incidiu apenas nos jogadores que terminaram no top-10 da classificação da Bota de Ouro – Gyokeres ficou no segundo lugar. De resto, cada remate certeiro de Kylian Mbappé, Robert Lewandowski, Harry Kane ou Erling Haaland, na presente temporada, custou aos respetivos clubes mais de 1 milhão de euros.
Recorde-se que Gyokeres continua com o futuro indefinido. O avançado de 26 anos é pretendido por vários tubarões europeus, aos quais se juntaram, nos últimos dias, Chelsea e Juventus. Ainda assim, o Sporting não desiste de tentar manter o internacional sueco em Alvalade, planeando oferecer-lhe um aumento salarial significativo. Gyokeres tem contrato com os leões válido até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
Em 2024/25, Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – participou em 52 encontros, ao serviço do Sporting: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Trio de jogadores que fazem parte dos quadros verdes e brancos podem vencer, no final da presente temporada, o galardão muito importante
|
Geovany Quenda, Conrad Harder e Dário Essugo, trio de jovens jogadores do Sporting, estão nomeados para o Golden Boy, o prémio de referência no futebol mundial que todos os anos elege o melhor jovem jogador do mundo.
O conceituado galardão é entregue jornal italiano 'Tuttosport'. A lista inicial de 100 nomeados foi revelada ao público na última quarta feira, dia 28 de maio, e ficou-se a saber da possibilidade do trio do Sporting vencer a corrida. Relembrar que Harder e Quenda vão ser rivais este verão.
Relembrar que o troféu, destinado ao melhor jogador sub-21 do mundo, foi conquistado, na edição anterior, por Lamine Yamal. O extremo do Barcelona tem idade para concorrer outra vez ao prémio, no entanto está impedido de o fazer, uma vez que as regras impedem que o mesmo jogador ganhe a competição por duas vezes.
Sendo assim, o campo fica aberto para os restantes concorrentes. No que toca à presença "portuguesa", a Liga Portugal Betclic tem quatro nomes nos nomeados, sendo que dois deles são do Sporting. O Porto (Mora) e o Braga (Roger), também têm um jogador cada um. O Sporting tem ainda Dário Essugo na corrida, que este ano esteve emprestado ao Las Palmas, equipa espanhola.
No que toca às restantes ligas, Inglaterra e França são as que colocam mais jogadores nos 100 nomeados, com 14 nomes cada. A Alemanha tem 11 nomeados, Espanha, Países Baixos e Bélgica surgem com oito, e Itália tem os mesmos cinco que Portugal.
Confira a programação televisiva desta quinta-feira, com destaque para o duelo entre lusos e transalpinos, nas meias-finais da competição
|
O Futebol na TV desta quinta-feira, 29 de maio, tem como prato forte o Portugal – Itália, das meias-finais do Campeonato da Europa de sub-17. O jogo tem início marcado para as 19h30 e terá transmissão no Canal 11, num dia que pode ser histórico para as cores lusas na competição. Confira a programação semanal.
Na outra meia-final da prova, França e Bélgica medem forças. A partida começará antes do Portugal – Itália, às 17h00, e também terá transmissão no Canal 11. Os franceses chegam a esta fase da competição depois de terminarem no primeiro lugar do grupo A, com sete pontos, precisamente os mesmos que Portugal.
Nota ainda para o Portugal – Noruega agendado para as 11h00 e que diz respeito ao Torneio de Desenvolvimento da UEFA. A partida terá transmissão no Canal 11. Stade de Reims e Metz (19h30, Sport TV 1) é outro dos destaques do dia, isto para lá dos encontros relativos à Taça Libertadores e à Taça Sul Americana.
Confira o Futebol na TV desta quinta-feira, 29 de maio: