
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Frederico Varandas diz que "há uma forte probabilidade" de Viktor Gyokeres deixar o Sporting este verão, mas mantém-se firme na intenção de não permitir uma venda por 60+10 milhões de euros. O Presidente verde e branco falou aos sócios sobre a novela que tem marcado a atualidade do Clube de Alvalade, antes do início da Assembleia Geral dos leões.
Frederico Varandas: "O Sporting não precisa de vender o Gyokeres"
"Primeiro, o Sporting está muito tranquilo em relação ao dossier Viktor Gyokeres. Segundo, e é importante transmitir isto, o Sporting não precisa de vender o Gyokeres, felizmente o Sporting já passou a fase em que tem de vender os seus maiores ativos. Não temos que o fazer, mas não deixamos de ser sensíveis aos objetivos e sonhos dos nossos jogadores e do Gyokeres", começou por explicar Frederico Varandas.
O dirigente leonino prosseguiu, reforçando algumas ideias que já tinha partilhado: "O Sporting tem um compromisso. Pela voz do Presidente, que após várias semanas de pedidos entre agentes e diretores desportivos, terminou numa reunião onde estava presente e garanti duas coisas: o Sporting não vai exigir a cláusula de rescisão, o Sporting vai ser razoável em relação à performance do Viktor nesse ano".
Frederico Varandas: "Posso dizer com certeza absoluta que o Viktor não sai por 60+10, simplesmente não sai"
Depois, abordou a saída do sueco: "Se me perguntar hoje, eu acho que há uma forte probabilidade do Viktor sair. Nas últimas duas semanas, estamos atentos ao mercado, e vi um jogador como o Zubimendi a ir para o arsenal por 65 milhões de euros. Vi dois jogadores da Premier League, Matheus Cunha e Bryan Mbeumo, que não têm o valor de mercado do Viktor, nem a sua qualidade, a serem negociados na ordem dos 75 milhões de euros. Por isso, dadas as exigências que nos consideramos o valor justo do Viktor, eu acredito sinceramente que o Viktor possa sair, a não ser que tenha o pior empresário do mundo".
"Não vou dizer qual é o valor, posso dizer que foi transmitido ao agente e o jogador sabe. Posso dizer com certeza absoluta que o Viktor não sai por 60+10, simplesmente não sai. O que quero é que os Sportinguistas aproveitem um fantástico verão onde são bicampeões. Só há dois cenários, um clube aceita o valor de mercado do Viktor e o Sporting respeita isso, e estamos até já preparados para atacar o alvo. segundo cenário, o clube não quer o Viktor, o Viktor só quer esse clube, e com três anos de contrato, o Viktor fica no Sporting (...) Eu estou no futebol há 20 anos, 20 janelas de transferências. Já passei por muitos dramas. O fecho de mercado é cura para todos os males. jogadores contrariados não são um problema nesta fase de maneira nenhuma", rematou Frederico Varandas, Presidente dos leões.
Reveja, aqui, as declarações anteriores de Frederico Varandas sobre a novela Gyokeres:
Guarda-redes, que joga em Espanha, está na mira do Clube de Alvalade, que pode receber o jogador já nesta janela de transferências
|
Guilherme Fernandes é alvo do Sporting para a próxima temporada desportiva de 2025/26. O guarda-redes do Bétis está na mira do Clube de Alvalade, que pode receber o jogador nesta janela de transferências. Estoril Praia, Real Zaragoza e Real Valladolid também estão na corrida.
A informação está a ser avançada pelo jornalista Matteo Moretto que, na sua conta oficial da rede social 'X', que indica que o jogador pode sair da cidade de Sevilha por empréstimo: "O guarda-redes do Betis, Guilherme Fernandes, é alvo de interesse de Zaragoza, Valladolid, Sporting e Estoril. Possível cedência", pode ler-se.
Na última temporada, o guardião - que passou pelos escalões de formação do Clube de Alvalade entre 2012 e 2018 - foi o titular absoluto da equipa B do Bétis, realizando 35 partidas, e marcando presença no banco suplentes de vários jogos da equipa A. O valor de mercado do jogador é de 150 mil euros, segundo o Transfermarkt. O seu contrato termina em junho de 2026.
A possível chegada do guardião a Alvalade não deverá ser para integrar a equipa A, mas sim a turma secundária dos leões. Vale a pena recordar que a formação de João Gião fechou o apuramento de campeão da Liga 3 em segundo lugar com 26 pontos e assegurou a subida de divisão.
De resto, a equipa B dos leões já tem um reforço garantido: Paulo Cardoso. Com apenas 18 anos, o jovem cabo-verdiano chega proveniente do Estrela da Amadora, emblema liderado por Paulo Lopo. Na última temporada, o avançado somou 35 jogos e 14 golos, entre os escalões de sub-19, sub-23 e a equipa B do clube da Reboleira (Saiba mais AQUI).
Rui Borges é um admirador das qualidades de Jota Silva, com quem já trabalhou, no início da última temporada, no Vitória de Guimarães
|
Rui Borges quer reforçar o ataque do Sporting e pediu à SAD leonina a contratação de Jota Silva. O treinador trabalhou com o internacional português no Vitória de Guimarães e apelou a um esforço de Frederico Varandas para tentar o regresso do jogador do Nottingham Forest ao Campeonato Nacional.
De acordo com a informação avançada pelo Mais Futebol, Rui Borges pediu expressamente a Frederico Varandas para não poupar esforços, no sentido de assegurar a contratação de Jota Silva. Apesar de as conversações entre os clubes já terem começado, o Sporting ainda não apresentou qualquer proposta formal ao clube inglês. O atleta também é cobiçado por José Mourinho.
De resto, o clube da Premier League exige uma verba na ordem dos 20 milhões de euros para aceitar a venda do internacional português. Contratado ao Vitória de Guimarães, no verão passado, a troco de 7 ME, Jota Silva tem contrato válido com o emblema inglês por mais três temporadas, ou seja, até junho de 2028.
Vale sublinhar que Rui Borges é admirador das qualidades de Jota Silva, com quem já trabalhou, no início da última temporada, no Vitória de Guimarães. Um ano depois, o treinador de 43 anos gostaria de repetir essa parceria, caso as condições o permitam. Por sua vez, o jogador também estará recetivo à mudança para o Sporting e consequente regresso ao futebol português.
Em 2024/25, Jota Silva – avaliado em 15 milhões de euros – participou em 37 encontros, ao serviço do Nottingham Forest: 31 na Liga Portugal Betclic, cinco na Taça de Inglaterra e um na Taça da Liga inglesa. Raramente opção inicial de Nuno Espírito Santo, o extremo de 25 anos marcou quatro golos e fez duas assistências, nos 1.098 minutos em que esteve em campo.
Este será um dos últimos dias de férias do novo pupilo de Rui Borges, que se prepara para viajar rumo a Lisboa para estar no primeiro dia de trabalho dos leões
|
Giorgi Kochorashvili celebra este domingo, dia 29 de junho, o seu 26.º aniversário. O próximo reforço do Sporting fez questão de partilhar os momentos de celebração em família através de stories na rede social Instagram, a poucos dias de se apresentar na Academia Cristiano Ronaldo.
Este será um dos últimos dias de férias do georgiano, que se prepara para viajar rumo a Lisboa para estar no primeiro dia de trabalho dos leões, agendado para terça-feira, dia 1 de julho. O jogador teve direito a um período mais alargado de descanso do que o habitual.
O médio, que é presença assídua nos convocados da seleção da Geórgia, ficou de fora dos eleitos do selecionador Willy Sagnol para os jogos particulares frente a Ilhas Faroé e Cabo Verde, marcados para junho. Assim, o atleta gozou o período de férias durante todo o mês de junho.
A polivalência do atleta - que está ansioso para chegar a Alvalade - será aproveitada por Rui Borges, visto que pode atuar como trinco ou numa posição mais adiantada do meio campo. No setor intermédio, o treinador leonino também deverá continuar a contar com Morten Hjulmand, uma das peças-chave da equipa na conquista do bicampeonato.
Em 2024/25, com a camisola do Levante, Giorgi Kochorashvili – avaliado em 5 milhões de euros – fez 35 encontros, todos eles na segunda divisão espanhola. Ao todo, nos 2.608 minutos que disputou, o internacional georgiano marcou seis golos e fez quatro assistências.