
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Frederico Varandas foi eleito como Presidente do Sporting em 2018, e desde então tem somado vários títulos com o Clube de Alvalade. No que diz respeito à secção do futebol, a reta final da época ganha valor acrescido para o líder máximo dos leões, uma vez que pode ultrapassar João Rocha no que toca aos troféus conquistados.
Começar por destacar que João Rocha, reconhecido como um dos maiores Presidentes da história do Sporting, arrecadou sete títulos no futebol profissional entre 1973 e 1986, anos em que ocupou o cargo de dirigente máximo dos leões. Foram estes três campeonatos nacionais, três Taças de Portugal e uma Supertaça.
Desde que Frederico Varandas chegou ao Sporting, já conseguiu arrecadar sete competições e igualar o antigo Presidente João Rocha: dois campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal, três Taças da Liga e uma Supertaça.
Numa época de altos e baixos para a equipa verde e branca, com três treinadores, o Sporting pode terminar a temporada a festejar e Frederico Varandas tem a possibilidade de ultrapassar João Rocha por duas vezes: este sábado, contra o Guimarães, com a conquista do título nacional, ou na final da Taça de Portugal, contra o Benfica, com o triunfo na prova rainha.
Os leões tentam o primeiro bicampeonato em mais de 70 anos, algo que também seria importante para o legado de Frederico Varandas no Sporting. Para isso, precisam de vencer o Guimarães (ou imitar o resultado do Benfica em Braga), em Alvalade, este sábado. Relembrar que a festa já está preparada pelos adeptos.
Muitas emoções, nervos e ansiedade em mais um fim de semana de futebol português, que pode terminar com os leões a vencer o campeonato
|
O Sporting entre em campo este sábado, dia 17 de maio, para defrontar o Guimarães no jogo que pode carimbar o título nacional para os leões. O dia espera-se grande e pintado a verde e branco: os adeptos leoninos têm o plano delineado para demonstrar o seu apoio à equipa, sem esquecer da despedida a Viktor Gyokeres, que deve jogar o seu último jogo em Alvalade.
Começar por apontar que, apesar da normal ansiedade e euforia dos adeptos leoninos, o discurso interno de Rui Borges e da sua equipa técnica tem sido de tranquilidade, confiança e ambição para fechar a temporada da melhor maneira possível, tal como ficou espelhado na conferência de imprensa do transmontano.
Mas nem por isso a festa deixou de se preparar. Logo pelas 16h00, quando o autocarro da equipa deixar a Academia rumo a Alvalade, espera-se a primeira demonstração de carinho dos adeptos do Sporting. Haverá cordão humano na chegada a Lisboa e um mar de gente para receber o autocarro perto do estádio dos leões. Antes disso, a equipa almoçará em Alcochete, onde também vai ter a primeira palestra, liderada por Rui Borges.
Em Alvalade, caso o Sporting vença o campeonato, já está escolhido quem entrega o troféu, para começar a festa da equipa e dos adeptos: será Beto Pimparel, antigo guarda redes dos leões, que também é embaixador da Liga Portugal.
Por último, destacar que o Sporting também se prepara para se despedir de Viktor Gyokeres. Com o avançado sueco prestes a fazer o seu último jogo na casa do leão, em Alvalade, será também a oportunidade para os adeptos dizerem adeus ao Viking, que apontou 95 golos em 100 jogos com a Listada verde e branca.
Jovem do Nordsjaelland deixou mensagem a jogador dos verdes e brancos, numa altura em que SAD está no mercado para reforçar a posição
|
Lucas Hogsberg surpreendeu Conrad Harder, avançado do Sporting. O lateral-direito do Nordsjaelland partilhou escalões de formação e estreia na equipa principal dos dinamarqueses com o 'camisola 19' dos leões e admite ter desejo de voltar a partilhar balneário com o pupilo de Rui Borges.
"Se pudéssemos voltar a jogar no mesmo clube seria engraçado”, disse o defesa de 18 anos, em declarações ao programa Totalfodbold, no qual o craque do Sporting foi convidado, por videochamada, para surpreender o amigo e antigo companheiro de equipa.
As declarações do lateral direito nórdico surgem num momento em que o Sporting procurar reforçar a posição. Bernardo Palmeiro, diretor geral do futebol leonino, está empenhado em fechar um reforço que tem dado trabalho aos verdes e brancos.
Esta época, com a camisola do Sporting, Conrad Harder - avaliado em 18 milhões de euros -, leva 45 jogos: 27 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Durante os 1.579 minutos disputados, o reforço de verão dos leões fez dez golos e seis assistências.
Por sua vez, Lucas Hogsberg vem sendo muito utilizado no Nordsjaelland, participando em 29 dos 33 jogos oficiais esta temporada. No total, disputou 2.271 minutos, média de 78 por partida, tendo contribuído com uma assistência para os companheiros.
'Camisola 20' dos leões não esconde grande admiração por companheiro de equipa em Alvalade e faz até comparação com craque mundial
|
Maxi Araújo é admirador das qualidades de Viktor Gyokeres. O avançado do Sporting é a estrela maior da equipa e o ala dos leões reconhece a capacidade do goleador, principalmente em momentos de aperto, fazendo uma comparação com Luis Suárez.
"É uma besta, um animal. Surpreendeu-me muito desde o dia em que cheguei. Ele é assim nos treinos, é um animal competitivo. Pode ter três golos e quer fazer o quarto. Faz-me lembrar muito o Luis Suárez. Só sabe fazer golos, golos sempre e corre a todas as bolas", disse, ao programa En Ultimo el Arco.
O 'camisola 20' do Sporting garantiu ainda que "quando a equipa necessita de algo", o sueco "tira um coelho da cartola, algum canto, alguma falta. Às vezes quando a equipa não está tão bem, nesse minuto ele é muito importante", revela o internacional uruguaio.
No mesmo momento, Maxi abordou a sua adaptação ao futebol europeu, após te sido reforço do Sporting, oriundo do Toluca, no mercado de verão. O ala canhoto tem mira apontada à conquista do campeonato e da Taça e garantiu ficar encantado a disputar os dérbis frente ao Benfica.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 50 encontros: 32 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.040 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 13 assistências.